Canas OnLine

31/12/2007

Votos para 2008


"Canense:

A tua terra é mais linda do que pensas, mais nobre do que supões, mais rica do que julgas e tem encanto que os estranhos descobrem e apreciam.

É tua obrigação instante concorrer, segundo os teus recursos, para o seu progresso e desenvolvimento.

Se mais lhe não puderes dar, dá-lhe a correcção dos teus actos, a honestidade da tua vida, o amor da tua profissão.

Sê previdente e que essa virtude te leve a levantar, em qualquer iminência, a casinha esbelta a que te acolherás na velhice e que, valorizando a tua terra, atestará a tua passagem por ela."

Prof João Miranda, 1930

Estou certo que dificilmente poderiam haver palavras mais inspiradoras para o ano de 2008 do que as escritas pelo Prof João Miranda em 1930. As dificuldades e provações a que as nossas gentes estão sujeitas não são de agora, nem vão terminar no curto prazo. O ano agora findo trouxe algumas coisa boas (o re-lançamento da conclusão do IC 12, a subida de escalão do GDR), manteve outras na mesma (o despotismo orçamental que a Câmara de Nelas tem para com esta freguesia) e teve outras más (o encerramento de escolas primárias e o agravamento do desemprego na região).

Devemos manter o optimismo. Cabe-nos contudo estar vigilantes e ser combativos perante os poderes politicos que nos tutelam. É missão fundamental exigir, de forma categórica, aos nossos eleitos (a começar pela Srª Presidente da Câmara Municipal) que dêem cumprimento ao mandato popular que lhes foi conferido, defendendo os interesses da freguesia e investindo nesta terra o que é devido (pela sua dimensão e como compensação pelos 20 anos de verdadeiro fascismo da "correia" que nos foi imposta).

Ninguem duvide da importância que a nossa terra teve e continua a ter. Mais: Cabe aos cidadãos de Canas de Senhorim encontrar soluções politicas, dentro dos constrangimentos conhecidos, que permitam que não nos atrasemos mais no caminho para o desenvolvimento, e que possamos, nas sedes próprias, defender os interesses da vila. Porventura esta formas terão de nascer fora da lógica partidária que nos atrofia à decadas. Não tenho esperanças em promessas vãs nem condescendência para com quem foi eleito por um povo e não honra a confiança que lhe foi dada (também aqui a começar pela Srª Presidente da Câmara Municipal). Existe nesta terra gente muito capaz ( e diria até com vontade !!) para encontrar soluções alternativas e independentes da partidocracia: temos pessoas com experiência autárquica do mais alto nível - ex-presidentes, vereadores, presidentes de junta, de diversas cores partidárias e ideologias. Temos igualmente, como aliado, um descontentamento crescente nas restantes freguesias do concelho, que poderá certamente ser uma base de apoio para uma gestão mais equitativa dos dinheiros públicos em prol de todas as freguesias e não, como acontece há 30 anos, apenas para satisfazer os luxos e caprichos da sede de concelho.



Um bom ano para todos!!!

29/12/2007

Emigração Canense para o Brasil (Anos 20)





" Rogo a todas as autoridades a quem este passaporte for apresentado não ponham embaraço algum ao portador, antes lhe prestem todo o auxilio e favor de que ele possa necessitar para seguir a sua viagem"

26/12/2007

Post It


21/12/2007

Memória municipalista



Os pelourinhos apresentam-se como monumentos do municipalismo, foram emblemas de autonomia municipal e, ao mesmo tempo símbolos de jurisdição e instrumentos de justiça.
O nosso pelourinho remonta, provavelmente, ao primeiro quartel seiscentista. Erguia-se na Praça, ao lado dos Paços da Câmara, edifício vendido em hasta pública em 6 de Junho de 1862 e posteriormente demolido. Não é possível determinar o preciso local onde estava implantado. Certo é que foi utilizado para a afixação de editais e de éditos de convocação para a correição.
Não se sabe, em rigor, se foi instrumento penal, mas testemunhou um dos episódios mais trágicos na vida dos habitantes de Canas. Nele foram fuzilados, por soldados de Massena, dois agricultores que não se subjugaram ao exército francês.
Deslocado do seu lugar primitivo para defronte dos novos Paços Municipais, onde hoje se vê, aquando da restauração do concelho de Canas de Senhorim, em 1867, o secular padrão iria assistir, por pouco tempo mais, ao funesto esboroar da autonomia que simbolizava.
Em 1897, a pretexto de estorvar o trânsito, não resistiu aos “desatinos destruidores de uma torva conjura de botica”. Um grupo de cidadãos decidiu derrubá-lo.
Assim se manteve 38 anos até que, em 15 de Dezembro de 1935, foi reerguido no mesmo local do anterior, o pequeno largo então denominado Praça da República.
Em 1 de Setembro de 1984 voltou a ser derrubado, mas desta vez inadvertidamente, por um veículo que o abalroou.
Por deliberação da Junta de Freguesia, de 29 de Janeiro de 1987, foi mandado reconstruir, sendo inaugurado no dia 2 de Agosto de 1987, por altura das festas da Freguesia.
Colocado no Largo a que deu o nome, apresenta ainda o granito alvo. Não sendo o pelourinho original, é um monumento, porque está agarrado à história do velho burgo municipal. Perpetua a memória de tempos idos e clama, silencioso, por esses foros municipais perdidos.


adaptado do texto "O Pelourinho de Canas de Senhorim", de António José Cardoso de Oliveira, publicado no livro "Canas de Senhorim, História e Património",JFCS, Evaristo João de Jesus Pinto

17/12/2007

Galerias

new*

Viaje pelas nossas galerias. Conheça o nosso património, desfrute a paisagem, relembre tempos antigos, interiorize a vontade de um povo e aprecie os principais eventos que têm lugar em Canas de Senhorim e nas localidades vizinhas.

13/12/2007

Bandeira Liberdade subindo o Rossio


Consulta Pública do estudo sobre o IC12

O Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional encontra-se a efectuar a avaliação do impacte ambiental do projecto IC12 - Canas de Senhorim / Mangualde. O público interessado neste procedimento pode consultar o processo, durante 40 dias úteis, de 12 de Novembro de 2007 a 8 de Janeiro de 2008. Nas Câmaras Municipais de Nelas e Mangualde, na Agência Portuguesa do Ambiente, em Lisboa e na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

O resumo não técnico pode, ainda, ser consultado nas juntas de freguesia de Mangualde, Lapa de Lobo, Canas de Senhorim, Nelas, Vilar Seco, Moimenta de Maceira Dão e Fornos de Maceira Dão.

in Jornal do Centro

[Adenda]
Por nos parecer de vital importância para Canas de Senhorim o projecto de conclusão do IC12, cujo estudo de impacto ambiental se encontra disponível para consulta pública em http://www.iambiente.pt, retoma-se o post de 07/12/2007.

12/12/2007

Inquérito


Inquérito promovido pelo jornal "Notícias de Viseu"
Veja os resultados aqui

11/12/2007

Blogosfera!

É com enorme orgulho que escrevo esta notícia! A Blogosfera Canense (vá e arredores!) conta com 2 blogs nomeados para os Melhores blogs portugueses de 2007!

Temos uma nomeação para Cidade /Região por parte do Beijós XXI, e uma nomeação para a categoria generalista do Ai o Camandro

A eles boa sorte e que vençam as suas categorias!!

EDITADO:

O Camandro foi nomeado também para a categoria de melhor blog de Humor!

Trovão & Faísca XII


08/12/2007

Ajuda aos nossos Idosos


07/12/2007

Diáspora Canense

ARTUR RAMA
Á frica do Sul

Só uma pequena nota para dizer que eventualmente encontrei uma página na Internet onde posso ver, ler e reviver a minha terra.

Ja saí de Canas há muitos anos ( 1972 ), mas é com saudade que nunca a esquecerei. Quando vou de visita a Portugal, passo sempre por Canas para matar saudades e visitar amingos de infância. Amigos como o Carlos Mota Veiga, Joaquim Cardoso, Francisco Camões Sampaio, os Irmãos Simões, Luís Rosa, Luís Pinheiro. Estes foram amigos de infância e depois tinhas os outros com quem joguei futebol nos Juvenis e Juniores antes de vir para Africa. O Nuno, Delfim, Pedro ( de Mortágua), Tonito, Monteiro de Vale de Madeiros, e muitos mais de que não me lembro agora dos nomes. Fiz parte dos primeiros alunos que abriram a então Escola Técnica do Dão e tenho ainda algumas fotos dessa altura e de vez enquando mato saudades quando as vou buscar e reviver dias de infância.Lembro-me dos carnavais de entao e os bailes tanto no Paço como no Rossio. Eu não tinha uma preferência porque vivi em ambos os lados e tinha amigos também em ambos os lados.

É bom ver fotos antigas pois do pessoal novo já não conheco ninguém. O meu pai era comandante antigo dos Bombeiros e passei muito tempo aí na sede, aos domingos e fui a muitos bailes na sede dos bombeiros.

Bem , por agora vou deixar este email e ficarei à espera e ver se vem daí uma resposta......seria porreirinho

Um abração a todos os Canenses
Artur Rama
Africa do Sul

PS janta!...

PS janta com apoiantes de Canas de Senhorim
Mota Veiga congratulou-se com o regresso do partido ao contacto com os militantes locais

É o “regresso” (destaco as aspas) do partido socialista a Canas de Senhorim, algum tempo depois das lutas que marcaram as relações entre o partido no poder até 2005 e a segunda maior freguesia do concelho.
Apesar da noite gélida, foram vários os destacados canenses presentes no jantar e que assinalaram esse facto.
Mota veiga realçou o “regressos de um partido que praticamente desapareceu do contacto com os militantes”, esperando que seja “o começo de uma nova era de uma nova forma de estar na política, depois da “quebra de confiança” que existiu durante vários anos...
In folha do Centro - “asnelas”...


A notícia tem como objectivo principal falar da apreensão do PS local à proposta da constituição de uma sociedade entre a Câmara de asnelas e parceiros privados e isso, merece desde logo o meu apoio, seja de que partido for, sejam quem forem as personagens...
Só que esta notícia cumpre outra missão, quiçá mais importante ...
Fiquei super feliz em saber que Mota Veiga é um “activista do Movimento para a Restauração do Concelho de Canas de Senhorim”... feliz, mas confuso com algumas votações nos seus tempos de vereador da Câmara Municipal de asnelas... são sinais dos tempos...
Quanto ao número de pessoas presentes no jantar fico a saber que são “vários destacados canenses”... Vários são quantos? 2, 3, 10? Ou o número das pessoas são para cima de 50 e não vale a pena contar? Para mim os “destacados canenses” são os mais de 300 de votaram PS nas últimas autárquicas... Mas, isso é para mim!
Ao ilustre líder da Concelhia e demais correlegionários se estão preocupados com os “momentos mais delicados dos últimos anos”... É bom que venham a Canas aprender... Os nossos momentos delicados têm décadas... Juntem-se ao clube!

No começo deste novos tempos que todos os partidos voltem então... se é que alguma vez foram embora!...

06/12/2007

Canas está de luto


É com muito pesar que informo que faleceu ontem o Zé Pelacinho.

"Figura" muito estimada em Canas, era ele que nos dava as más noticias, sempre que falecia alguém. Na memória fica aquela voz inconfundível e a celebre frase.


"A facavor catano!!!"


Até sempre Zé.


05/12/2007

125 anos a ver passar comboios



Fez este ano 125 anos que foi oficialmente inaugurada a Linha da Beira Alta. A inauguração oficial ocorreu em 3 de Agosto de 1882, na Figueira da Foz, onde a família real procedeu à bênção da locomotiva e iniciou a viagem com destino a Vilar Formoso.
Ainda antes da inauguração oficial, a Estação de Cannas já tinha visto passar o seu primeiro comboio, a 01 de Julho de 1882, facto que foi decisivo no desenvolvimento industrial que se viria a verificar na localidade.

Casa de Pessoal...56 anos de Vida



Ver Slide em:

04/12/2007

Exposição de Aires Santos

Pode ser vista, no espaço Atendimento Único da Câmara Municipal de Viseu, até dia 7 de Dezembro, de segunda a sexta-feira, entre as 8h30 e as 18 horas, uma exposição do artista Aires Santos.


Aires Santos, artista plástico, nado e residente na vila de Canas de Senhorim, Distrito de Viseu. Já efectuou 211 exposições (individuais e colectivas), estando representado em várias Câmaras Municipais, Museus, Postos de Turismo, Hotéis e outros.

Foi galardoado com as insígnias de vários Municípios, designadamente, de Nelas, Mangualde, Lescar (França), Santa Cruz (Madeira) e Ciudad Rodrigo (Espanha).Ao longo da sua carreira recebeu inúmeras menções honrosas com distinção, menções honrosas e prémios.

Artista multifacetado a sua área de intervenção é diversa e ampla: além da pintura, criação de colecções de postais, cartazes, organização de eventos ligados às artes plásticas, entre outros, também desempenhou funções na área política e do associativismo.

Está presente em várias colecções particulares, no estrangeiro: França, Espanha, Suiça, Alemanha, Luxemburgo, Estados Unidos, Jugoslávia, Austrália, Holanda e Inglaterra.

03/12/2007

A visita do "nosso" Bispo

D. Ilídio Pinto Leandro

CONVOSCO, POR CRISTO, PARA TODOS

28/11/2007

Obras da praia fluvial começaram







Desportivo


GDR TOTAL
no MunicípioSportZ

Plagiando… em baús.

“Plagiando… em baús” Pretende fazer uma viagem pela blogosfera canense. Publicações antigas mas sempre actuais. O remexer em memórias colocadas e que merecem ser recordadas.
Apesar de sempre identificadas, fica ao critério dos autores a sua retirada ou não deste espaço.








27/11/2007

Festa Santa Catarina

25/11/2007

Lapa do Lobo Celebra hoje o dia de Santa Catarina


fotos HP
Santa Catarina nasceu em Alexandria no ano 294, quando recebeu o nome de Doroteia. Considerada padroeira dos estudantes, sábios e profesores.
Diz a tradição católica que Santa Catarina era uma princesa de
Alexandria, mesmo assim, comenta-se que era genuinamente humilde. Sabia ler e escrever, o que, para uma mulher, naquela época era muito raro.
O imperador
romano Maximus certa vez convocou os reis e rainhas, principes e princesas, para adorar seus ídolos. Entretanto, Santa Catarina não compareceu. Indagada pelo imperador, teve de se dirigir a Roma para se esclarecer.
Em
Roma, ela respondera ao chefe romano que não seguia falsos deuses e que seu Deus era o único realmente vivo, também disse que o qrande Rei dela era Jesus Cristo. O imperador mandou-a prende-la no cácere, até que viessem os 50 maiores sábios do mundo, e a humilhassem quanto a sua argumentção aparentemente simples.
Quando chegaram, os sábios riram-se do imperador, pois, este, convocou-os apenas para contra-argumentar uma simples garota (ela possuia menos de 25 anos de idade) princesa. Porém o imperador adverteu-os: se conseguissem convencê-la, ele os presentearia com os melhores bens do mundo, mas se não conseguissem,ele os mandaria ao cárcere.
Todavia, os sábios não conseguiram convertê-la aos ídolos, pelo contrário, foram, por ela, convertidos ao cristianismo. Não só eles, mas também a rainha, esposa do imperador, e a guarda real de
Roma, que se desfizeram dos antigos costumes pagãos.
A rainha foi assassinada pelo rei quando este soube de sua conversão, os guardas foram lançados aos leões no coliseu.
Após isto ocorrer, o rei tentou convencer Catarina a abandonar seu Deus e se casar com ele, mas sem sucesso. Então, ela foi torturada e decapitada pelo imperador
romano Maximus por ela o criticar por adorar "ídolos pagãos".
A lenda diz que o corpo de Catarina desapareceu milagrosamente, sendo transportado por
anjos para o topo de Jebel Katerina, o pico mais alto da península do Sinai. Três séculos mais tarde, o seu corpo, supostamente incorrupto, foi encontrado por monges e levado para o Mosteiro da Transfiguração, onde algumas das suas relíquias e o seu nome ficaram até hoje.

19/11/2007

Natal na Lapa do Lobo




maior que o pensamento...







17/11/2007

Dois anos de Isaura Pedro...

O momento da cobrança chegou
por Manuel Henriques






Passaram 2 anos desde as últimas autárquicas no concelho que, transitóriamente, nos obrigam a fazer parte.
Não posso deixar de reconhecer que a actual gestão autárquica está a anos-luz do que se esperava e que o povo desta terra merecia. Dois anos e alguns buracos depois a nossa terra permanece numa estado de letargia do qual parece não querer sair. Uma profunda desilusão alastra a todos os que confiaram na coligação PSD/PP para tornar o ar "politico" mais respirável e a gestão autárquica mais equitativa.
A Drª Isaura Pedro tem ignorado completamente a nossa freguesia. A prioridade, em detrimento de Canas e das demais freguesias, é e continua a ser a sede do concelho. Na verdade estamos a assistir uma verdadeira "continuidade" nas politicas que o seu antecessor de forma tão brutal protagonizou durante 20 anos. Mas com uma desvantagem: anteriormente, a natureza da "besta" era por nós conhecida.Com isto não quero caucionar as terceiras vias que pretendiam uma aliança à criatura atrás referida. Também não é isso. Nunca poderá ser isso. Estes dois anos devem servir para tirarmos algumas ilações:
1) O definhamento da freguesia não se compadece com guerras civis como as ocorridas em 2005;
2) O espectro partidário terá sempre uma perspectiva oportunista da questão;
3) Urge voltarmos aos orgãos autárquicos principais (Câmara e Assembleia Municipal) para termos voz. Nestes poderemos berrar, protestar, auditar. De preferência fora dos espectros partidários. Ser contra o poder autárquico instituido só de forma independente (que o diga o Vereador Borges da Silva recentemente expulso do PSD por "ordem" da Srª Presidente da Câmara).
No entretanto, e nas nossas costas, discutem os "ilustres" do concelho uma Nova Panaceia: Uma Parceria Público-Privada que injectará 35 Milhões de Euros no Municipio para uma série de obras ainda a definir. Pessoalmente digo-vos: Não confio nas pessoas que fazem parte dos orgão autárquicos de forma a estar certo que os nossos interesses sejam acautelados.

16/11/2007

Diamante de Sangue... Suor e lágrimas!...

E se o jantar de Natal da CM Asnelas deste ano fosse em Canas de Senhorim?
Como o Natal é a quadra do perdão, do amor, da amizade, da concórdia e todas as outras coisas Boas da Vida deixa-me, ligeiramente, “atado”... Não me esqueço dos fardos de palha!...
No Natal os fardos de Palha estão directamente ligados as nascimento de Jesus... Para os mais distraídos o Natal comemora o nascimento de Jesus... Aquela coisa do Pai natal a descer pela chaminé é coisa do consumismo americano...
Mas isso não interessa nada!...

Mais perguntas de impõem...
E se todas as escolas primárias (1º ciclo) e prés, se juntassem todas num só espaço uma EB1+JI em Canas de Senhorim?...
Pois... É essa a proposta que até caiu no goto do ministério e Cmasn...
Será consensual a unificação, numa só escola das crianças de vale de Madeiros, Póvoa de Sto António e mais, quiçá, Lapa do Lobo e Aguieira?
Antes demais saibam que eu até sou a favor destas “unificações”, acho, que aumenta a qualidade do ensino, mas... mas...
Estamos preparados para o encerramento das escolas da Vale de Madeiros e Póvoa de Sto António? E se em nome dessa mesma qualidade formativa unificarem o Secundário em asnelas? Qual seria a minha (nossa) posição?

E ainda...
E se o Posto da GNR fechasse?

14/11/2007

Salvem a Casa do Pessoal – Minas da Urgeiriça

Salvem a Casa do Pessoal – Minas da Urgeiriça

Fundada em 3 de Dezembro de 1951, a Casa do Pessoal das Minas da Urgeiriça tinha como objectivo essencial o desenvolvimento físico e intelectual dos seus associados, e ainda hoje, em conformidade e afinidade a este objectivo, procura visar a prossecução de interesses colectivos e comuns dos sócios, das famílias e amigos, de reformados, de trabalhadores e ex – trabalhadores das Minas da Urgeiriça.
Ao longo destes anos deu um forte contributo ao nível social, cultural, desportivo e recreativo à sociedade onde está inserida, criando, promovendo, organizando e participando em diversos projectos e actividades tais como:
- Desporto: grandes prémios nacionais de marcha atlética, campeonatos regionais e nacionais de futebol, andebol, basquetebol, ténis de mesa, pesca desportiva, ginástica rítmica, etc,
- Social: cursos básicos de ensino, cursos de inglês, colónias de férias, jardim escola, fundo de assistência social para doença, parque infantil, cantina, etc;
- Cultural/ Recreativo: Biblioteca e salas de leitura, bar, salas de jogos, sala de espectáculos/ colóquios e exposições; cinema - projecção de filmes semanais em película 35 mm ; teatro / música teatro revista, récitas, rancho infantil , orfeão, escola de música, agrupamento musica, etc;
Actualmente a Casa do Pessoal das Minas da Urgeiriça está em risco de encerrar ou preferível, está em risco de lhe retirarem abruptamente a sede que por unanimidade e analogia óbvia se chama edifício Casa do Pessoal das Minas da Urgeiriça.
Devido à ligação ainda existente entre a Casa do Pessoal e a EDM – Empresa Desenvolvimento Mineiro (que por isso não possui personalidade jurídica própria) não é possível elaborar novos, nem mesmo dar continuidade a estes projectos e actividades, isto porque a EDM não aceita nem propõe soluções justas e fidedignas que permitam à Casa do Pessoal funcionar com autonomia, querendo mesmo retirar o edifício àqueles que com muito trabalho e suor o construíram e o mantiveram vivo.
Esta casa há 56 anos que pertence a toda a comunidade, aos sócios, às famílias e amigos, dos reformados, dos trabalhadores e ex- trabalhadores das Minas da Urgeiriça.
Agradecemos àqueles que já demonstraram o apoio e se apresentaram solidários para com esta justa causa, tais como as associações vizinhas, os ex trabalhadores, os demais anónimos, o poder local constituído pelo Município de Nelas e pela Junta de Freguesia de Canas de Senhorim.
Apelamos ao bom senso, à solidariedade e à ajuda daqueles que se identificam de alguma forma com esta Casa, que não a deixem morrer. Obrigado.

Nota: Não tenho por habito a duplicação de noticias, pois foi publicada também no: Urgeiriça em peso mas julgo que se justifica.
Nota 2: Gentilmente enviado por email por um morador da Urgeiriça a quem agradeço.

Casa do Pessoal da Urgueiriça


06/11/2007

Os riscos da exploração do urânio

[...] Vivemos num país em que a exploração de urânio do passado (nas 61 explorações mineiras existentes no país) acarretou um enorme passivo ambiental e impactes negativos na saúde pública das populações, que ainda hoje se manifestam e continuam por resolver. As minas encerradas continuam a ser responsáveis, além de poluição visual, pela presença de poeiras tóxicas na atmosfera e por situações de contaminação de solos, cursos de água e lençóis freáticos.
O acondicionamento dos milhares de toneladas de escórias, resultantes do tratamento do minério, em escombreiras e barragens de estéreis, sem que nada tenha sido feito durante décadas, deixou um pesado legado de degradação do ambiente e nas condições de vida em 18 concelhos do território nacional.
Existem cerca de 7,8 milhões m3 de resíduos, dos quais 3 milhões representam maior perigo de contaminação. As minas da Urgeiriça, no concelho de Nelas, em Viseu, têm as maiores fontes de radioactividade, representando a quase totalidade dos resíduos. O estudo MinUrar - Minas de Urânio e seus Resíduos: Efeitos na Saúde da População, coordenado pelo
Observatório Nacional de Saúde, concluiu que a população de Canas de Senhorim, exposta às minas da Urgeiriça, apresenta uma diminuição das funções da tiróide, da capacidade reprodutiva de homens e mulheres e do número de glóbulos vermelhos, brancos e de plaquetas no sangue. [...]
Texto na integra em Urgeiriça em peso

03/11/2007

MSportZone



O MCdS criou uma nova página que pretende acompanhar todas as actividades desportivas de Canas e das localidades vizinhas. Dada a quantidade de informação e a especificidade do tema entendeu-se criar um suplemento vocacionado exclusivamente para esse fim, o Município SportZone.
A cobertura das várias modalidades e dos diversos escalões pode revelar-se uma tarefa difícil, especialmente se quisermos manter a informação actualizada e extensiva às freguesias e aldeias limítrofes. Contudo, contamos com a boa vontade de todos os colaboradores e a participação activa dos leitores para que o MSZone esteja à altura do desafio.
A coordenação técnica deste trabalho fica a cargo do Efeneto e do André, grandes entusiastas deste projecto. As postagens, à semelhança do MCdS, são da responsabilidade dos seus autores.
Vamos então tentar dar a cobertura possível a todos os eventos desportivos que tenham lugar em Canas e no seu termo.

01/11/2007

Promessas do Futebol Canense (1990)

(em cima)Polónio, Tito, Guilherme Cardoso, Paulo, Guilherme Lobo, Paulito, Luis, Paulo Lourenço
(em baixo)Carlitos, Ricardo Santos, Manel, Ricardo Fonte, Nuno, Rui Fonte e Toni

Miguel Horta in "Canas de Senhorim"

Biblioteca José Adelino
Um espaço de cultura no coração de Canas

http://bibliotecajoseadelino.blogspot.com/


[...]Um trabalho invisívelHouve um tempo, pela mão de Ana Mouraz, em que esta biblioteca começou a ganhar estrutura, graças ao seu empenho e dedicação. Hoje, com a presença de Luís Miguel Marques e Cristina Marques, a biblioteca ganhou alicerces profissionais através do método de classificação de livros e documentação (CDU), estando lançadas as bases para o tratamento de doações que vêm chegando. Existem ainda muitos livros para classificar e quotas por atribuir. A base de dados ainda não é a ideal. Temos, pois, muito caminho para andar. Escusado será dizer da importância da presença destes profissionais que, generosamente, vêm pondo ao dispor da nossa biblioteca o seu conhecimento na área de documentação e bibliotecas.A catalogação e organização de base de uma biblioteca constituem os alicerces de uma construção; não se começa uma casa pelo seu telhado. Embora a animação e mediação do livro e da leitura sejam essenciais importa ter uma estrutura organizada a partir da qual tudo acontece.Considero fundamental a existência de um Coordenador/a de Biblioteca que dirija o local implementando um programa resultante de um consenso claro em torno deste espaço de leitura pública.

Miguel Horta
ler a totalidade do texto
publicado por GAIVINA no Canas & Senhorins

30/10/2007

Resultados GDR Canas de Senhorim




A equipa de seniores do GDR de Canas de Senhorim, promovida recentemente à Divisão de Honra, tem feito um campeonato surpreendente. À sexta jornada ocupa o 4ª lugar da tabela classificativa, a dois pontos do 1º classificado, o Lamego.
Embora cedo para embandeirar em arco a equipa já revelou que não se satisfaz com a simples manutenção no actual escalão. Tem obtido resultados expressivos, designadamente a vitória sobre o Mangualde, em casa deste, por 0-2, o que pode indicar que esta equipa luta por um lugar cimeiro na competição.
Perante os resultados é altura dos canenses se solidarizarem com a equipa, assistindo aos jogos e apoiando os jogadores e a equipa técnica. A época promete.
Também os Juniores têm estado à altura, demonstrando garra e gosto pela cor da camisola, circunstância que já no ano passado ficou bem patente. Este ano, à 4ª jornada, a vitória sobre o Mortágua por uns concludentes 4-0 catapultou-os para o 2º lugar da tabela, o que leva a encarar o próximo jogo com o Nelas com alguma tranquilidade. Força rapaziada, este “derbye” é para ganhar.
As camadas mais jovens ainda estão na fase educativa, aprendendo com as derrotas a humildade que habitualmente consagra os campeões. Mas já chega de pedagogia (lol), vamos lá marcar uns golitos pequenada.

28/10/2007

Escapadinha à Beira Alta [1]



GDR Escolinhas

É gratificante andar neste mundo da net e ver nascer coisas novas, ver nascer espaços de gente nova, gente que luta pelo emblema da terra, que se diverte, dá caneladas, corre e faz vibrar. Desapareceu o pai [?] depois de o ano passado nascer os infantis [Diário dos Infantis GDR ] Nasceram agora as escolinhas [Escolinhas do GDR ]. Afinal Canas tem filhos, sinal da vitalidade dos “miúdos/homens” cá da terra. Julgo que não vou fazer nenhum disparate em, dar as boas vindas em nome da equipa do "Município" ao espaço das escolinhas do Desportivo. Quer percam quer ganhem nunca se esqueçam que os adversários são nobres. E viva os “ESCOLAS” e os “INFANTES”. Tive o gosto de fazer um logótipo para eles, se estiverem interessados é só copiar e levar. Saudações desportivas.
Em cima: Sr. Zé Artur,Sr. Tojo, Pratas,João,Francisco,
João,Juka, Sr. Jõao Marques e Tonito
Em baixo: João Silva,Dinis,Xavi,Samuel e Francisco

Escolinhas do GDR