Canas OnLine

14/11/2007

Salvem a Casa do Pessoal – Minas da Urgeiriça

Salvem a Casa do Pessoal – Minas da Urgeiriça

Fundada em 3 de Dezembro de 1951, a Casa do Pessoal das Minas da Urgeiriça tinha como objectivo essencial o desenvolvimento físico e intelectual dos seus associados, e ainda hoje, em conformidade e afinidade a este objectivo, procura visar a prossecução de interesses colectivos e comuns dos sócios, das famílias e amigos, de reformados, de trabalhadores e ex – trabalhadores das Minas da Urgeiriça.
Ao longo destes anos deu um forte contributo ao nível social, cultural, desportivo e recreativo à sociedade onde está inserida, criando, promovendo, organizando e participando em diversos projectos e actividades tais como:
- Desporto: grandes prémios nacionais de marcha atlética, campeonatos regionais e nacionais de futebol, andebol, basquetebol, ténis de mesa, pesca desportiva, ginástica rítmica, etc,
- Social: cursos básicos de ensino, cursos de inglês, colónias de férias, jardim escola, fundo de assistência social para doença, parque infantil, cantina, etc;
- Cultural/ Recreativo: Biblioteca e salas de leitura, bar, salas de jogos, sala de espectáculos/ colóquios e exposições; cinema - projecção de filmes semanais em película 35 mm ; teatro / música teatro revista, récitas, rancho infantil , orfeão, escola de música, agrupamento musica, etc;
Actualmente a Casa do Pessoal das Minas da Urgeiriça está em risco de encerrar ou preferível, está em risco de lhe retirarem abruptamente a sede que por unanimidade e analogia óbvia se chama edifício Casa do Pessoal das Minas da Urgeiriça.
Devido à ligação ainda existente entre a Casa do Pessoal e a EDM – Empresa Desenvolvimento Mineiro (que por isso não possui personalidade jurídica própria) não é possível elaborar novos, nem mesmo dar continuidade a estes projectos e actividades, isto porque a EDM não aceita nem propõe soluções justas e fidedignas que permitam à Casa do Pessoal funcionar com autonomia, querendo mesmo retirar o edifício àqueles que com muito trabalho e suor o construíram e o mantiveram vivo.
Esta casa há 56 anos que pertence a toda a comunidade, aos sócios, às famílias e amigos, dos reformados, dos trabalhadores e ex- trabalhadores das Minas da Urgeiriça.
Agradecemos àqueles que já demonstraram o apoio e se apresentaram solidários para com esta justa causa, tais como as associações vizinhas, os ex trabalhadores, os demais anónimos, o poder local constituído pelo Município de Nelas e pela Junta de Freguesia de Canas de Senhorim.
Apelamos ao bom senso, à solidariedade e à ajuda daqueles que se identificam de alguma forma com esta Casa, que não a deixem morrer. Obrigado.

Nota: Não tenho por habito a duplicação de noticias, pois foi publicada também no: Urgeiriça em peso mas julgo que se justifica.
Nota 2: Gentilmente enviado por email por um morador da Urgeiriça a quem agradeço.

7 comentários:

Pombo correio disse...

Foi o primeiro sítio onde vi um filme de cinema, na altura, há mais de 25 anos, fiquei estupefacto com tal descoberta.

Assisti a muitas festas lá realizadas. E que festas!

Durante algum tempo, frequentei o bar, e que consolo, beber café ou umas cervejitas e uns amendoins a preços incríveis.

Agora , vejo uma solução para este espaço, sem querer ofender ninguém com esta minha ideia, Por que não fazer da Casa do Pessoal da Urgeiriça, a tão proclamada casa da Cultura de Canas, que pelos vistos nunca saiu do projecto.

O nome continuava o mesmo Casa do Pessoal da Urgeiriça, era uma maneira de descentralizar alguns eventos do centro de Canas e aproveitava-se este magnífico espaço.
É apenas uma ideia.

Entendo bem esse "grito" e subscrevo Efeneto.

PortugaSuave disse...

A "Casa do Pessoal" não pode desaparecer assim, sem mais nem menos. É preciso reunir todos os esforços para a sua manutenção, nos moldes em que os seus directos beneficiários assim entenderem. Se não se encontrar uma solução concertada, entre a empresa que detém os direitos(?) e a Casa do Pessoal, é importante que os antigos mineiros juntem ao coro de reclamações mais esta, a da preservação deste espaço social e recreativo.

Pombo Correio, a ideia não me parece viável... para termos uma verdadeira Casa da Cultura, nas diversas vertentes e com o mínimo de condições, dotada de infra-estruturas e dos meios técnicos necessários, a Casa do Pessoal da Urgeiriça tinha que vir toda abaixo, circunstância que encareceria a obra. Nós precisamos é de uma Casa da Cultura ou um pólo cultural de raíz, que incluísse sala de espectáculos, cinema, biblioteca, museu, multi-média, etc... isto é o que eu penso.
cumprim.

Pombo correio disse...

PortugaSuave:

A ideia é essa.
Eu é que sonho muito baixinho, a queda é sempre menor! lol

Que a casa do Pessoal deve ser defendida disso ninguém tenha duvidas, até quem sabe ceder um pouco daquele espaço para um museu ao Mineiro!

Ideias não faltam, o que interessa é a sobrevivência daquele espaço.

Quanto há Casa da Cultura, fica para outra altura.

Abraço

®efeneto disse...

*Pombo correio*
...Essa do Museu do Mineiro é uma das grandes metas aqui do pessoal. Nos anexos (e há espaço para isso), fazer o referido museu que poderia funcionar como uma pequena "paga" das injustiças que têm feito aos mineiros. Não sou de cá mas há 18 anos que aqui estou e á 18 anos que ouço isso. Mesmo fora da Casa de Pessoal há diversos espaços, o antigo centro de estudos...o antigo posto médico...até porque não a escola. Como é da praxe, se fechou já não abre...Abraço.

Klatuu o embuçado disse...

Não se dá importância ao Portugal rural... que sempre foi o sangue da Nação.
Triste.

Cingab disse...

parece que vai ser feito um forcing... com todo o povo de canas... lá para Dezembro!

ibotter disse...

...estou na luta!