Jornal Canas de Senhorim [100]
por Portuga Suave
Quando desfolhamos um jornal raramente nos ocorre a multiplicidade de tarefas necessárias para que ele nos chegue comodamente à mesa do café, ao estabelecimento onde o adquirimos ou à familiar caixa de correio. De outras subjectividades vive um jornal que não só os processos técnicos de manufactura. Aspectos que se prendem com questões deontológicas, critério, isenção, equidade, verdade, qualidade literária e inspiração jornalísticas são determinantes no produto final.
Todos conhecemos o impacto do jornalismo nas sociedades actuais, nomeadamente o escrito: a sua influência nos círculos do poder, a sua capacidade de moldar opiniões; mas também a sua vocação para decantar, informar, promover e fiscalizar o exercício do mesmo poder que por vezes tende a servir. Esta diversidade comportamental pode parecer contraditória mas ao fim ao cabo um jornal reflecte as idiossincrasias das pessoas ou dos grupos que o elaboram e das pessoas que o adquirem. Em última análise é um produto humano.
O Jornal Canas de Senhorim não escapa a essa humanidade. Perfeito na maior parte dos casos, imperfeito noutros, poucos a bem dizer, consolidou-se ao longo da sua existência como o principal veículo informativo e opinativo da nossa comunidade. Contudo, há sempre quem se apreste a tomar a parte pelo todo e a desvalorizar o excelente trabalho daqueles que pugnaram pela sua existência e projectam a sua continuidade.
A sua subsistência não depende exclusivamente da boa vontade de uns quantos. É nossa obrigação estimar este projecto e a forma mais válida que me ocorre é acarinhando o esforço altruísta desenvolvido por todos aqueles que para ele contribuíram ao longo destes 100 números.
Já muitos canenses fizeram justiça a este trabalho, quer congratulando aqueles que o elaboram quer enaltecendo os objectivos alcançados na divulgação e promoção da nossa terra e do seu termo, como muito bem diz o Ibotter, mas nunca é demais elogiar o voluntarismo, a generosidade e a persistência de todos aqueles que mensalmente tiram um pouco de si às suas famílias para que o jornal nos chegue despreocupadamente.
Não tive oportunidade em devida altura de endereçar ao Jornal Canas de Senhorim as merecidas felicitações pelos 100 números dados à estampa. Assim, deixo agora a expressão do meu contentamento pelo trajecto cumprido e os votos de que no futuro me seja dado o prazer de continuar a ser seu leitor. Parabéns.
Nota final: Um obrigado especial ao Hélder Ambrósio que ao longo da sua participação emprestou o seu dinamismo ao projecto e garantiu um serviço informativo de elevada qualidade. Agora, que decidiu fazer uma pausa, impõe-se o desejo que seja breve.
9 comentários:
Leitor e colaborador caro Portuga Suave!
Onde está o Olly
O Cingab ultimamente anda com um humor apurado. A Páscoa fez-lhe bem :)
Cumprim.
Parabéns ao Jornal e parabéns ao Município pelo post 500!!
Parabéns ao @farpas
500!
venham outros tantos!
Já agora podiam enviar-me o .jpg da imagem das páginas centrais... Só assim poderei ler o que dizem as personagens...
Cingab
que tal renovar a assinatura anual do "CS"
... dá um trabalho enorme fotografar novamente com maior resolução...LOL
pois!... tem razão!
Enviar um comentário