Canas OnLine

16/05/2007

Liceu António Enes [29º]

29º ENCONTRO DE ANTIGOS ALUNOS E PROFESSORES
DO LICEU ANTÓNIO ENES _ MOÇAMBIQUE
por AMEF
Com a descolonização dos antigos territórios de além-mar, milhares de pessoas tiveram que dar novos rumos às suas vidas. Para trás ficaram recordações, boas e más, projectos, iniciados e inacabados, sonhos...
O sentimento de fraternidade, comum à generalidade das pessoas oriundas daquelas paragens, provocou uma enorme vontade de se reunirem, periodicamente, como forma de manterem viva a sua ligação às terras onde nasceram, cresceram ou, simplesmente, passaram...
Assim acontece com um numeroso grupo de antigos alunos do Liceu António Enes, de Lourenço Marques (actual Maputo), que, de há vinte e oito anos a esta parte se vai encontrando anualmente.
O primeiro encontro ocorreu - como não podia deixar de ser - em Lisboa, onde se encontra uma boa parte daqueles antigos alunos. Aliás, de uma forma geral, os encontros são quase sempre realizados nas localidades onde se concentram grupos numerosos de ex-alunos, casos de Lisboa, como disse, Porto, Sines, Fogueteiro, Mem Martins ou Évora. Canas de Senhorim é uma excepção à regra, onde apenas reside um ex-LAE - eu próprio!
Curiosamente, os encontros de Canas (e já vamos no quinto...) são sempre aguardados com alguma ansiedade e, até, com alguma expectativa... Não me perguntem porquê, porque não sei responder!
Como beirão e Canense, cumpre-me procurar organizar as coisas de forma a que a malta que cá vem se sinta bem, se divirta e, sobretudo, que fique com vontade de... regressar! Muitos são, por sinal, os que, depois de virem aos encontros de Canas, vão passando e vão dando sinal de presença, ao longo do ano. Para mim, isso acaba por ser um reconhecimento da forma como são recebidos e, ao mesmo tempo, um lenitivo que me "obriga" a nunca dizer não, quando me propõem a organização de mais um encontro!
Recordo que a primeira vez que organizei o Encontro de Canas fomos almoçar às Caldas da Felgueira e, à tardinha, houve uma sardinhada no quintal dos meus pais. Foi nos primeiros anos da década de oitenta...
Já fizemos outro no Complexo Desportivo, com visita à Adega da Cooperativa Agrícola de Nelas, e outro, ainda, na Quinta da Boiça que - por sinal - fomos nós que inaugurámos... Ainda recordo a azáfama do pessoal que lá andava, para deixar tudo bonito... E como está agora, ainda mais linda!!!
2007 marca o regresso à Quinta da Boiça! E quando, em meados do ano passado, fiz a reserva das instalações para este evento, logo o António Mouraz me "informou" que ia haver uma surpresa para o grupo que inaugurou a Quinta! Já este ano me disse qual iria ser a dita surpresa... Outra inauguração! Desta feita... a Adega da Quinta!
Como não gosto de saber as coisas só para mim (pelo menos algumas...) vai de "avisar" o resto da malta! E acho que o maralhal vai ficar satisfeito com o que vai ver! É que, de facto, a Adega está um... espectáculo!!!
Acredito que, depois deste Encontro, os meus antigos colegas - mais ano, menos ano... - me vão sugerir que volte a fazer o Encontro em Canas! Até parece que já tem alguma... mística! Pois bem... haja saúde!
Para já, 2007 em Canas... antecede 2008... em Maputo!!!
Bora lá!!!
foto do 28º Caldas da Rainha
19 e 20 Maio 07 _ Canas de Senhorim
Bem vindos !
O Vazio [Memória do Liceu]
Há bocado recebi um mail que me provocou uma chuva de memórias em volta da minha fugaz passagem pelo Liceu António Enes de Lourenço Marques...[Carlos Gil]

10 comentários:

PortugaSuave disse...

Amef, os teus antigos companheiros(as) de liceu são uns afortunados por terem um anfitrião como tu. Espero que o encontro confirme as tuas melhores expectativas.
Já agora diz à malta onde é que estás na fotografia... se conseguires :)

MANUEL HENRIQUES disse...

AMEF,

Impressionante a força destes laços fraternais

Cingab disse...

Bem vindos!...

Anónimo disse...

Já ontem quis responder ao portugasuave, mas não consegui, porque me dava erro de password...
Agradeço as referências e... eu sou o segundo a contar da esquerda, no primeiro plano. O barrete encarnado não permite a minha identificação, à primeira... Mas a minha Maria identifica-se bem, e está ao meu lado...
Um agradecimento, também, ao Manuel e ao cingab.
Aquele abraço!

ibotter disse...

Amef está td a postos?
Tem q agradecer ao Farpas
o "Slide show" colocado na barra lateral.
LOL!
AA

PortugaSuave disse...

Daaaaa... Amef, eu estava a falar dos caloiros!!!

PortugaSuave disse...

Coitado do Ibotter, agora já não é dono disto, anda todo baralhado...
Abraço Ibtt

ibotter disse...

Não contava com um Portuga Suave "foto-editor"
muito bem!

Unknown disse...

AMEF...uáu X****! Tive de perguntar ao Mendes o significado. Mas que sigla conhecida! Até em Póvoa Dão sabiam pertencer a "um sr. lá de Canas, alto, de barbas grisalhas, muito bem apessoado e que pertencia a muita coisa"!
Os ex-LAÊ são mesmo uns sortudos de terem um anfitrião assim, tal como cita portugasuave no seu comentário.
Eu, que sou uma "penetra" nestes Encontros por ser casada com um ex-LAE, adoro os convívios de Canas (mesmo sem ela ser ainda concelho).
Todos os Encontros-LAE transbordam de boa camaradagem mas os de Canas são os que têm mais comparência (acho eu) e nos concedem muita energia positiva apesar de sabermos das radiações pouco saudáveis das minas e da poluição da "tadita" da ribeira de Pantanha.
Seja do que for, estes encontros têm muita magia e está de parabéns o seu organizador, único ex-LAE de Canas. E, ainda,parabéns pelo seu aniversário que, este ano, ocorreu no mesmo dia da farra.
Devo acrescentar que o AMEF tem a sorte de ter uma família que o apoia nestas festas para quem deixo um abraço...são uma simpatia!

Anónimo disse...

Caro Xixas,

A Delfina e eu gostámos imenso do 29º encontro do LAE. Queremos dar-te os parabéns por este evento e agradecer os momentos únicos que vivemos nestes dois dias.
A organização foi impecável, a gastronomia excelente e criativa, o alojamento fantástico na Urgeiriça ... e o convívio superou as expectativas!

Um grande abraço,
Rui Quental-Mendes