Canas OnLine

21/01/2008

O Relinchar do Cavalo

Chover no molhado...

Depois da boa entrevista do @Manel (não o vou chamar Sr. Dr.!), apraz-me comentar...

Em 1º lugar o simples(?) facto de o Deputado Hélder Amaral conceder uma entrevista a um Blogue, ainda por cima de nome “Município de Cannas de Senhorym”, isto apesar das suas respostas intrigantes, irritantes, desmoralizantes, mas sérias. O simples facto de ele deixar o seu pensamento ser escrutinado pelo povo é de saudar... e eu saúdo-o por isso.

Parece claro que PSD e CDS nacionais estão juntos e apoiam a coligação “todos juntos pelo concelho de asnelas”; que o facto de Canas ter votado maciçamente na mesma, não foi mais que um suicídio colectivo, se bem que continuo a achar que não havia outra solução... Hélder Amaral lá foi dizendo de Canas de Senhorim que se não vota no CDS, logo, não pode contar muito com fidelidades cegas...

No entanto, noto que “vai dando uma no cravo outra na ferradura”, pois sabe muito bem que esta coligação só “renova contrato” se Canas de Senhorim quiser... e toda a gente sabe que não quer!... CDS e PSD preparam já a derrota neste concelho que tanta luta lhes deu para ganhar... juntaram Canas contra Zé Correia e assim derrotaram o PS... se bem os canenses sempre se estiveram a “borrifar” para querelas politico-partidárias. O PS, como um todo, nunca foi o inimigo!...

Contudo, também não é o CDS que me preocupa muito, para sermos Município temos de contar com o apoio de pelo menos um dos dois grandes partidos...
E ficou por perguntar o que raio esteve a fazer o Sr. Hélder com o ex e novo presidente de partido Paulo Portas num palco da Praça, com uma promessa inequívoca, favorável às nossas aspirações, na altura e no futuro. Só que parece haver outra palavra em política para transmitir o que está para além do futuro... eu não sem bem é qual é!...

Não se assume politicamente uma discriminação positiva da mais elementar justiça; propõe-nos, como se fosse o bastante, uma ténue igualdade, o respeito, a simpatia e o reconhecimento que temos razão. Mas alguém vive da razão? Quer-me parecer que não! Relembro o exemplo do subsídio a cada bairro carnavalesco do concelho, logo no 1º ano de mandato: 10.000€ para os de Canas, 25.000€ para os de asnelas... sintomático?!...

Não esqueço, e seria politicamente sério, que em vez de se alterar o PDM para possibilitar a implementação e ampliação de novas industrias, se recorresse às zonas industriais já existentes e votadas as abandono, ou seja em Canas de Senhorim. Haverá, neste aspecto, alguma diferença entre Zé Correia e Isaura Pedro?... Só a simpatia!

Por tudo isto e muito mais, o Sr. Hélder Amaral, já que não quer, ou não pode, estar com a luta municipal dos canenses, pelo menos promova a equidade entre todos os munícipes asnelenses, nos quais eu, infelizmente, me incluo para efeitos administrativos, mas nunca me incluirei em pensamento. O meu concelho é Canas de Senhorim!

Mas obrigado por esta entrevista, do fundo do coração, obrigado... ao entrevistado e ao entrevistador!...

3 comentários:

MANUEL HENRIQUES disse...

@Cingab

Muito obrigado pelo peso que tira dos ombros. Ansioso que já estou pelo Carnaval, já pensava numa entrada em Canas à "Armando Vara" pelas traseiras,para não me vergar ao peso dos títulos académicos :)

Estou totalmente na sua linha de pensamento: Ao deputado Hélder Amaral pede-se que promova a equidade e evite o "HaraKiri" que Isaura Pedro e a sua "malta" se preparam para fazer.

Discordando, percebo o Hélder Amaral. O Sr. responde pelos resultados eleitorais no Distrito e no concelho,e do nada volta a ser poder no concelho ( A última vez que o CDS foi poder foi com o nosso bem conhecido Zé Colmeia - nos tempos da AD). Neste contexto a "Sinistra" REALPOLITIK manda mais alto e...nas contas dele, vale mais um como o " DR. Marques" do que nenhum.

Percebo também o desencanto quanto aos resultados eleitorais: Nas últimas legislativas perdeu metade dos votos que tinha na freguesia, quando os coveiros das nossas aspirações cresciam..

No resto, é a politica no seu melhor. Mas que este banho de realidade nos sirva para despertar da letargia....e ver que estamos sós, mas com muitos canenses muito valorosos prontos para as batalhas autárquicas futuras.

PortugaSuave disse...

Cingab, se ao Manel tirou um peso dos ombros a mim aliviou-me de uma tarefa a que já me tinha proposto e que me era particularmente desagradável - "malhar" no Sr. Deputado Helder Amaral.
E era-me desagradável tão somente porque lhe reconheço amabilidade e lhe confiro elevada consideração por aceitar sem qualquer tipo de reserva dar esta entrevista ao nosso blogue (ao Manel). Já quanto ao conteúdo, desagradável seria deixar passar as considerações do Sr. Deputado sem "relinchar"...
Pois o Cingab tirou-me as palavras da boca e evitou assim que eu perdesse o bom senso e a "suavidade"... é que às vezes apetece.
Subscrevo totalmente o seu texto Cingab, os meus cumprimentos

ibotter disse...

para já
...idem