Canas OnLine

04/06/2008

Aquilo que os passarinhos nos dizem

Tenho uma relação... Digamos… hummmm!... Digamos positiva com alguns passarinhos. E eles gostam de me contar algumas coisas que ouvem quando sobrevoam as cabeças de todos nós. Quando se está dentro de portas costuma-se dizer que as paredes têm ouvidos, contudo no exterior, os pássaros também podem ser muito mexeriqueiros…

Toda a questão “filantrópica” da problemática da “ca(u)sa”, a coisa parece simples e de resolução rápida… Rumores, certamente fundados, indicam já uma conquista para os escuteiros de Canas de Senhorim. O campo escola vai ser uma realidade… Em Lapa do Lobo!... Existirá também a possibilidade de a Sede dos mesmo ser na Lapa do Lobo?

Irá esta Vila “perder” os seus escuteiros para a Lapa? Sim, porque mesmo argumentado acertadamente, que o Agrupamento 0604 do CNE é da Paróquia de Canas de Senhorim (logo também da Freguesia da Lapa do Lobo), considerando que nada me move contra a freguesia, quer-me parecer que, depois da saída do IC12 de Canas passar para Lapa-Fiais, continuando a placa de delimitação da Lapa a seguir em direcção Às quatro Esquinas, concluindo que o limite de asnelas já estará muito próximo do Hotel da Urgeiriça, qualquer dia temos os Bombeiros de Canas em Carvalhal, o GDR a jogar na Aguieira, a Escola em Beijós, o Teatro em Asnelas, a Estação da CP em Oliveira do Hospital e a junta de Freguesia de Canas na Lapa… Já que os escuteiros parecem estar a seguir o seu caminho…

Querem a escola da Urgeiriça, eu pessoalmente não gosto do local (edifício, não a Urgeiriça) para sede de escuteiros, mas parece ser a melhor solução para os próximos anos… Só que os pássaros ouviram também e disseram-me que, talvez já esteja prometida a outros… E isto na política temos de “pagar” apoios e como os donos do edifício preferem passar a bola e olhar a coisa pegar fogo, aqui ficamos nós com mais um imbróglio tipicamente canense.

“Em casa onde não há pão todos choram e ninguém tem razão”, dizia-me o passarinho antes de se despedir… Pois é passarinho, e eu ainda não escrevi tudo o que me contaste… Gosto de preservar esta terra que adoro…

15 comentários:

Farpas disse...

Já o tinha dito aqui num comentário mais a baixo

"Custava-me bastante ver sair o Agrupamento de Canas para outra localidade, mas também te digo, se esta situação não se resolver brevemente vou-me juntar ao lado daqueles que nos querem e que acham que esta associação é suficientemente importante para serem criadas condições para existir."

Não se pode querer ter as coisas em Canas só para se dizer que elas existem... Imagina que moravas na rua e alguém te oferecia uma casa noutra localidade aqui bem pertinho... ias não ias?

Claro que a escola já está prometida, nós queremos é saber porquê! Qual o método de selecção que permite que a escola seja usada pelo grupo a quem está prometida e não aos escuteiros que também a tinham pedido. Sendo que aquele é um edifício público é importante que haja transparência suficiente para que estas coisas se saibam, até porque, a meu ver, é uma comparação ridícula as das respectivas necessidades, mas é para eu não andar aqui com opiniões que estas coisas deviam ser públicas!

Mas se mesmo assim nos conseguírem explicar que o tal grupo tem maior necessidade e que é mais importante ceder a escola a eles do que a nós, então que nos proponham outro local REAL, não imaginário e a curto prazo. Caso contrário, por muito que me custe, não temos outra solução...

Anónimo disse...

está prometido a que grupo?
Isto é algum dialogo de surdos?
é uma situação de tal forma urgente, que a contrapartida é sair de Canas, ou é o negócio que não pode esperar mais, ponham-se as questões com clareza.

Anónimo disse...

A situação (falta de sede) é urgente à muito tempo.
O problema agora é que as pessoas não querem mais promessas, querem soluções.
Se as soluções existem noutro sitio aproveitam-se, ainda mais quando Canas não sabe valorizar aquilo que tem

Farpas disse...

Caro anónimo das 14:04, negócio? Que eu saiba os escuteiros não vendem nada... quanto muito uns calendários! Não existe urgência por nenhum motivo em especial, apenas existe um acordar para a realidade, e a realidade é simples, todos os sítios que nos têm prometido ao longo dos anos foi para nos terem calados, não é mais urgente agora do que há um ano, é urgente desde o primeiro dia!! A única diferença é que agora passa a ser uma luta pública, ou resolvem de uma vez por todas aquilo que andam a adiar há anos ou então temos de procurar outras alternativas.

miau disse...

Cingab, não vejo incompatibilidade no agrupamento mudar para a Lapa.

A realidade é que é precisa uma casa, e se essa casa estiver noutra freguesia ou aldeia da paróquia de Canas, não haverá mais tempo a perder.

Nada se tem feito para ajudar os escuteiros, remamos contra a maré à 25 ANOS...
É hora de dizer: BASTA

Os espaços existentes são "mal empregues" para os escuteiros, então os escuteiros partem desta terra, ninguém dará pela falta dos meninos de lenço ao pescoço!!

®efeneto disse...

...negócio com os escuteiros? Claro que há dinheiro metido nisso, aquele que eles dispendem para lá estarem...

Atenção que há passarinhos mentirosos... tal como os humanos.

Cingab disse...

Sim há humanos mentirosos!... Já os passarinhos dizem sempre a verdade!

@miau,
não há incompatibilidade nenhuma, sei bem isso, só que eu não gosto da solução... aliás, a bem dizer, nem gosto de nenhuma se bem que a Opção Urgeiriça e de longe melhor que a da Lapa. Contudo, a verdade, é que as duas são soluções!...

@Farpas,
Com frontalidade te digo que não estou a gostar do rumo da contestação, porque sei que quem se vai queimar são sempre os mesmos... "nós"

Farpas disse...

@Cingab: e já não éramos nós a ficar queimados? a única diferença é que se desta vez voltarmos a ficar queimados ao menos podemos mostrar as queimaduras... sempre lutámos por isto e nunca conseguimos nada... por isso o pior que pode acontecer é termos uma sede e Canas deixar de ter escuteiros...

Anónimo disse...

fiz o comentário anónimo 05 Junho, 2008 14:04 e tenho que pedir desculpa, simplesmente porque soube que a vossa sede passa pelo jogo de interesses de responsáveis locais nos costumados jogos politicos, mas também é preocupante a divulgação da situação na "3ª pessoa", seja vai-se falando sem melindrar muito os responsáveis, porque então é que não há mesmo nada.

Cumprimentos, viva o escutismo.

Cingab disse...

Um passarinho disse-me que parece que o problema está resolvido... sede dos escuteiros na antiga escola da Urgeiriça

®efeneto disse...

...hummm...então passarinho mentiroso.
O que está em cima da mesa é que a Escola da Urgeiriça é da Junta de Freguesia.
Ela irá ser adaptada a um centro de internet, estudo e apoio á escola principal.

É a previsão. Embora sempre salvaguardando que em Portugal o que hoje é verdade amanhã é mentira até a conclusão final.
Era bom que esse passarinho tivesse dito a verdade. Ou será que disse?!!...

Farpas disse...

Eu nunca falei com pássaros...

®efeneto disse...

...hehehehe...boa.

Cingab disse...

Eu falo...
Tenho o Espírito de S. Francisco de Assis...

A ver vamos!...

Anónimo disse...

lá vão cantando e rindo com os segredismos do costume, escola da Urgeiriça, que antro de lixo radioactivo patrocinado pela cm nelas; abram os olhos agrupamento 604.