Canas OnLine

14/06/2008

TERRENO MINADO

De Asnelas tudo velho, afinal!...
por Sousa Craveiro

O jornal que por ali se publica, pelos vistos de 3 em 3 semanas, traz a actual Presidente em grande plano na 1ª Página e publica uma entrevista, efectuada pela jornalista Margarida Prata, cujo principal destaque vai para o tabu da Srª Doutora relativamente à sua eventual re-candidatura à Presidência da Câmara. Apesar de ocupar a 2ª, 3ª e metade da 4ª página, por incrível que possa parecer -sobretudo aos menos avisados- a verdade é que apesar da extensão da entrevista, sobre Canas, ou melhor, sobre obras em Canas - NADA. Rien de rien! Nem uma linha... É certo que no início se refere ao clima de apaziguamento, face à hostilidade do executivo anterior dito "socialista" chefiado pelo José Correia.

Sobre a eventualidade de haver uma forte corrente abstencionista em Canas de Senhorim, a Senhora diz que vai apelar à consciência cívica, blá, blá, blá... Depois fala das Caldas da Felgueira e da sua eventual riqueza geotérmica, da Sivenner, devido ao facto da criação de postos de trabalho ter defraudado as expectativas, do acordo com a Câmara de Mangualde para a eventual criação de uma plataforma logística com um cariz rodo-ferroviário entre os dois Munícipios...
É curioso que afinal não era só o ex-seminarista que se recusava "olhar para Canas"!...

Ao ler-se estas coisas fica-se sempre com aquela sensação de que há uma intenção declarada de "isolar Canas"!... E depois não nos venham falar em complexos de perseguição ou teorias da conspiração!?...Isto são factos.

Confirma-se, por outro lado, que a "nelite aguda" não é só uma virose rosa. De facto, instalou-se em todo o espectro partidário nelense, e até na representante da classe médica. Fica-se também a saber que está prevista a criação de uma central de biomassa, mas sobre a sua localização a Senhora "fechou-se em copas", remetendo a localização da dita-cuja para o Governo. Sobre a enxurrada de treinadores numa só época e de brasileiros no futebol nelense, que já se estendeu aos juniores, nada!... Depois, claro que fala do novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Asnelas! Mais a Qtªdo Cerco, Museu do Vinho em Santar, A Casa dos Senas em Senhorim,enfim o costume.
Sobre a eventual candidatura do Dr. Borges da Silva disse que não comentava "fait-divers"... E aproveitou para acusar o seu antecessor de ter fugido, uma vez que se recusou a ocupar o cargo de vereador, mas sobre um eventual regresso do seu conterrâneo disse que"era bemvindo" (sic). Em suma uma entrevista exactamente igual aquelas a que o "nosso velho conhecido" nos habituou durante o seu longo consulado de ódio e ostracismo a Canas de Senhorim!...

É caso para se dizer que afinal só mudou a cosmética, de facto o rosto da senhora é mais respeitável e sorridente, mas a real-politik de segregação e de aniquilamento da nossa terra, continua a estar sempre presente em todos os projectos camarários. E ainda há quem queira boicotar a LUTA de CANAS e tenha o descaramento de falar em "terceiras-vias"!

5 comentários:

PortugaSuave disse...

Cada vez que ouço falar em "apaziguamento de relações", entre a Câmara de Asnelas e Canas, fico todo eriçado. É que já estou saturado de eufemismos políticos, a coberto dos quais, descansa a presidente à sombra da sua inércia, e adormecem os canenses na expectativa de coisa nenhuma.
De tão à vontade a doutora nem disfarça. Numa entrevista com estas dimensões reserva duas palavras a Canas:
- Tomem lá beijinhos meus, tomem lá que vos dou eu!
Ai doeu, doeu.

Anónimo disse...

muito medo têm voces das terceiras vias. nõ percebo porque é que continuam com a vossa cabeça debaixo da areia.

Anónimo disse...

contra os abutres


Basta de "cantos de sereia"!
Para os verdadeiros canenses só há uma via: A ABSTENÇÃO!
* é a única maneira de se poder continuar a LUTA com dignidade e chamando a atenção da IMPRENSA
( mt importante, claro!) e sem provocar novas divisões entre os canenses!

MANUEL HENRIQUES disse...

@craveiro

De facto a linguagem que usa e abusa - qual deja-vu de 2005 - é a melhor forma de unir os canenses....( os não abutres claro!!!)

Ana Mafalda disse...

Mais uma vez a actuação deste executivo camarário deixa todos os Canenses de um só lado ... somos TODOS oposição ( apesar de esta não se fazer sentir ), porque lhe demos o nosso voto !!! O que não significa darmo-lhes a nossa alma!
Situações como esta põem os canenses em polvorosa ... mas tenho dúvidas que a abstenção nos ajude.
Com o Dr. José Correia, ajudámmo-lo a eleger na sua primeira candidatura!!! e fizemos boicotes nas seguintes três, resultado ???
Um marasmo desesperante!!!!!!!!!
Confesso que já não aguentava mais, fiquei feliz por votar e fazer-lhe sentir o amargo de boca de perder umas eleições ... afinal provar um bocadinho do veneno que costumava dar aos outros, curiosamente aprende-se muito, principalmente os caminhos da humildade!!!
Creio que só com muito trabalho, afinco, sentido de missão, persistência, irreverência, tenacidade, "confronto" de ideias pelas nossas causas, conseguiremos, NÃO O QUE NOS CABE POR DIREITO, afinal a raíz do nosso protesto e inconformismo foi sempre essa injustiça na divisão do orçamento autárquico. Todas as gerações o sentiram, por isso é que o MRCS está activo quase à 35 anos... durante este tempo às vezes esmorece, troca-se de "liders", mas ciclicamente como qualquer Primavera, surge de tempos a tenpos com os mesmo sintomas premonitórios: a SUPREMA injustiça e falta de respeito pelo que somos , pelos o que fomos, pela nossa história, substimando completamente os Canenses, o que não nos surpreende, é já TIPÍCO dos elencos camarários ... dos politicos em geral, depois da obtenção do nosso voto, consideram-nos uma "chatice" ...
Só há um caminho, trocarmos tanto de presidente, até encontrarmos o que mais nos satisfaça e depois em equipa que está a ganhar não se mexe!!Mantê-lo.
E mesmo ssim continuo duvidosa!