Aldeia + Digital de Portugal
Beijós XXI _ 5º Melhor blog (cidade/região)de 2007
Compreendo os argumentos canenses
por Peixeira
in Beijós XXI
Se há no país alguma freguesia que não pode ser acusada de "sobrecarregar o contribuinte", ela é Canas de Senhorim.
Durante muitos anos, a CPFE e a ENU geraram uma quantia considerável de impostos e de divisas (sobretudo num período em que elas eram muito necessárias). Durante este período agora comemorado em congresso do "Poder Autárquico", a contrapartida do "contribuinte" para a freguesia foi pouco mais de zero.
Canas tem alguns equipamentos desportivos, recreativos e culturais e tem um conjunto mínimo de serviços, devido ao que foi ANTES dos tais 30 anos de "Poder Autárquico". Talvez devido ao papel da cultura e da cidadania na vida dos canenses, Canas tem os melhores alunos do secundário do Distrito de Viseu (e os melhores a nível nacional, dentre os que não residem numa cidade).
Um análise honesta não pode deixar de admitir que, até finais do séc. XX, Canas sempre teve muito melhores condições do que o Carregal para ser sede de concelho. Só a desigualdade de investimentos, quer os que são pagos pelo "contribuinte", quer os que não o são, mas têm de passar pelo "Poder autárquico", verificada nos últimos anos, está a alterar essa situação.[...]
Sem comentários:
Enviar um comentário