BVCanas - Dispositivo de combate a incêndios 2008
Com o calor a chegar, chega também a altura dos incêndios. E mais uma vez os Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim montaram um dispositivo de prevenção e ataque rápido pronto a intervir em qualquer foco de incêndio.
Englobadas no DECIF (Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais), as primeiras operações, denominadas por fase BRAVO, começaram a 15 de Maio e terminaram a 30 de Junho. Para a fase BRAVO esteve mobilizado um ECIN (Equipa de Combate a Incêndios c/ 5 homens e 1 viatura). Ainda no âmbito do DECIF decorre agora a fase CHARLIE que termina a 30 de Setembro e mobiliza um ECIN e um ELAC (Equipa de Apoio Logístico c/ 1 Auto tanque e 2 homens). Estas equipas têm a missão de vigilância e estão preparadas para combater um incêndio nascente.
Para além do DECIF, os Bombeiros juntamente com a Câmara assinaram um protocolo que prevê a atribuição de uma verba de 7500€ destinada a manter uma equipa permanente composta por 4 bombeiros e uma viatura. Esta equipa funciona durante 10 horas diárias trabalhando em 2 turnos de 5 horas. Começa a vigilância às 9:00 e volta ao quartel às 19:00. Percorre todos os dias caminhos previamente seleccionados por terem boa visibilidade e por estarem localizados em pontos altos. De modo a que haja uma maior cobertura do terreno, e porque a GNR também faz um trabalho de vigilância, estes percursos são previamente enviados e aprovados pela câmara e pela GNR de modo a não haver duas equipas a patrulharem a mesma zona. Estas equipas são compostas por Cadetes (elementos com idade entre 14 e 18 anos) e por bombeiros do Quadro de Honra (quadro a que pertencem os elementos que não podendo estar no activo, podem exercer funções auxiliares e de representação, para este quadro vão elementos com mais de 15 anos de serviço ou aqueles que prestaram serviços relevantes). A verba atribuída pela Câmara para além de ser usada para pagar o combustível dos veículos é também usada para dar uma pequena contribuição aos bombeiros que fazem este serviço.
Como em anos anteriores também existem equipas do IPJ (Instituto Português da Juventude) coordenadas pela câmara que têm como objectivo sensibilizarem a população para a defesa da floresta contra incêndios e também a missão de vigilância. Neste momento está a trabalhar apenas uma equipa de Santar que funciona em pontos estratégicos em Carvalhal Redondo e Moreira, mas, a partir de 15 de Julho haverá mais uma equipa que será apoiada a coordenada pelo quartel de Canas. Estas patrulhas estão equipadas com um rádio que devem usar sempre que virem algum indício de incêndio, comunicando para a Central dos bombeiros de modo a accionar de imediato os meios de ataque.
Contudo, embora haja bastantes meios mobilizados, nunca é demais a prevenção por parte da população, principalmente no chamado período crítico, este ano de 1 de Julho a 15 de Outubro. Muitas pessoas só se lembram do quanto importante é a limpeza das matas quando têm os seus terrenos a arder. As normas de segurança apontadas no Decreto-Lei 124/2006 devem ser rigorosamente seguidas pois o desconhecimento não é desculpa.
Para finalizar apenas queria agradecer ao 2º Comandante o Sr. João Marques por todos os esclarecimentos prestados e desejar um Verão de pouco trabalho a todos os bombeiros da nossa corporação!
2 comentários:
Este excelente texto do Tomahock, para além de informativo, é um alerta oportuno para todos nós, agora que se aproxima o mês crítico para a floresta. Todos sabemos da importância dos nossos pinhais, espero que este ano saiam intactos do habitual flagelo.
Cumprim.
É isso mesmo! Julgo até que este ano há mais cuidados por parte de toda gente (no geral). Bom trabalho. Abraço
Enviar um comentário