Últimas Notícias sobre a Destruição da "Villa Romana" do Fojo
Aos interessados:
De acordo com informações obtidas junto do IPA foi hoje realizada vistoria ao local, por este instituto e pela Câmara Municipal de Nelas para averiguarem sobre o estado de conservação dos sítios arqueológicos do Fojo 1 e 2.
Da vistoria resultou a conclusão de que são visíveis materiais arqueológicos (de período romano) nas terras resultantes da abertura de um arruamento. A dimensão e natureza dos contextos afectados vão ser alvo de uma acção de diagnóstico, por uma equipa de técnicos especializados, cujos custos serão imputados ao dono da obra.
Informou também o IPA que ficou acordado que qualquer acção de loteamento no local deverá recolher o parecer prévio daquele instituto, o que de forma inexplicável e inusitada não aconteceu....
5 comentários:
Já valeu a pena!
E agora?...
Vamos ficar à espera que o IPA cumpra a sua parte, que nós por aqui ficamos atentos a futuras movimentações.
Parabéns e obrigado a todos os envolvidos nesta "CAUSA"
Espero que doravante todo o nosso património quer seja de carácter arquitectónico, biológico, hidrológico, geológico ou arqueológico, seja DEVIDAMENTE PRESERVADO, principalmente por aqueles que por inerência dos cargos que ocupam e dos conhecimentos que têm obrigação de ter nessas áreas ( se não os têm procurem quem os tem) têm o DEVER
DE SER OS SEUS GUARDIÕES, embora neste e noutros casos tivessem baixado demais a guarda!!!
Se não vejamos, são estas riquezas que diferenciam esta nossa Terra, que lhe conferem características únicas, quem como nós, se pode orgulhar de ter no seio da sua terra vestígios de ocupação pelos romanos?? Este achados podem ser potenciados em termos turisticos... e até como objecto de estudo, recolocando esta nossa Vila novamente na ordem do dia...
Contudo estes acontecimentos estalam sempre no elo mais fraco ... saberia o actual proprietário aquando da compra do terreno, que este estaria sinalizado??
Terá sido induzido em dolo??
As entidades que licenciaram a obra, agiram em conformidade???
Procederam às devidas verificações???
Nesta terra tratam-se certos assuntos com um amadorismo infame!
Não tem a CMN técnicos destas áreas??
Que andam por lá a fazer, 230 tarabalhadores???
Não poderá o actual proprietário exigir à CMN responsabilidades pelo licenciamento, afinal esta estava na posse destes dados, ou tinha a obrigação de ter feito um estudo prévio!!!
Afinal quarquer um de nós consultando o site do IPA lá chega, não tendo nós a obrigação.
Finalmente começa a surgir em Canas o emergir de uma geração com elevado sentido cívico com um papel moralizador, mais uma vez se confirma, "quem voa mais alto vê mais longe", estais todos de parabéns!
Lamento, apenas, termos perdido parte do Passal!
Concordo farpas...
Se não fosse o "anuncio" aqui no blog, a obra continuaria com naturalidade! Esta realidade é muito triste.
Não posso deixar de enaltecer o envolvimento de alguns de vós neste processo, designadamente daqueles que passaram da indignação à intervenção activa.
Cumprim.
Enviar um comentário