Ranking das Escolas
Saiu hoje na comunicação social o ranking das escolas do país. Apesar de não ter feito uma leitura profunda do documento foi com grande desilusão e preocupação que vi os resultados deste ano da Escola EB 2,3/S Eng. Dionísio Augusto Cunha ou não fosse uma descida de 242 lugares em relação ao ano passado e com uma média quase negativa (10.13). Escolas como a do Carregal do Sal, Mangualde e de Viseu todas em posições muito superiores à nossa... E já lá vai o tempo em que eramos a primeira escola do distrito de Viseu, e das melhores escolas públicas do país.
Apesar de tudo ainda se tem melhor educação em Canas do que do outro lado da ponte seca...
Apesar de tudo ainda se tem melhor educação em Canas do que do outro lado da ponte seca...
13 comentários:
eu ainda sou desse tempo dos primeiros dos rankings :P em que haviam almoços de comemoraçao e diplomas.. fico triste
Se não estou em erro o meu ano foi o de 2006, ficamos em 105 e o teu foi em 2005 que ficaram em 110 (hahah ganhei!!!!)
Mas sim... Outro tempos, outros métodos de ensino, outros ministros outra conjuntura bastante diferente...
P.S. Sempre em cima Inês.. já é a segunda hoje!!
lolol nada me escapa ahaha
ps: vendido
Apenas um pensamento...
«...Devia existir uma lei que obrigasse os politicos e suas familias a estudarem em escolas públicas e a ser tratado em hospitais públicos.
Não dava um ano para tudo estar uma maravilha.»
Taxista anónimo
Tenho a firme convicção que estes rankings só servem para promoção comercial dos Colégios Privados!
Afinal como se pode proceder à hierarquia das escolas sem a caracterização socioeconómica do meio e dos seus alunos(?), sem entar como variavel as condições da própria escola, a estabilidade e/ou motivaçãodo corpo docente, as ambições e expectativas dos alunos e dos seus pais?
Como explicam que o Colégio S. João de Brito, com 3 escolas, só uma delas esteja bem posicionada?? Apenas 2 dos seus alunos são de um meio socioeconómico desfaforecido, todos são entrevistados antes de admitidos, bem como as suas famílias, não há áreas de projecto, formações cívicas nem estudos acompanhados têm um desenho curricular e projecto educativo próprios!
Nos outros colégios ( do S. João de Brito) têm alunos das mais diversificadas proveniencias, os métodos pedagógicos são os mesmos do primeiro, assim como o projecto educativo... os resultados não são sequer semelhantes, são piores do ,que em muitas escolas publicas.
Os rankings são antes de mais falaciosos, facciosos e tirar conclusões a partir deles revela ignorância, principalmente de quem os elabora e permite a sua publicação.
Por norma os alunos com resultados inferiores provêm de familias onde reina a ilíteracia, embora as excepções confirmem a regra, onde os Encarregados de Educação não podem, não sabem, nem conseguem ajudar os seus filhos, apesar de muito o quererem!
Resolva o governo o problema das assimetrias sociais, melhorando as condições de vida das populações, promovendo uma verdadeira igualdade de oportunidades, em vez de subverter os resultados, com passagens "quase administrativas", facilitandos nos exames ....etc.
Não se brinque com a educação, nem com os seus actores, estamos a gerar jovens, sem qualquer exigência, sem rigor, vazios de conhecimentos, opiniões, sem espírito crítico .... os professores e as escolas estão de tar maneira embrulhados em burocracia que não conseguem fazer aquilo que realmente lhes compete, ENSINAR, FORMAR, DESENSOLVER!
Já leram o novo Estatudo do Aluno, ainda acentua mais as injustiças! Vós estais livres dele, e os vossos colegas, ainda hoje nas escolas???
É mau demais para estar a acontecer...
Cumprimentos
"ana mafalda"
Claro...sem mais comentários.
Abraço
também foi com grande desilusão que encontrei a nossa escola nesse lugar, depois de ter corrido a longa lista.
@Ana Mafalda Estou completamente ciente disso, agora não me vai dizer que não lhe custa um bocadito ver durante anos a nossa escola nos lugares de cima e este ano cá para o fundo. Agora faço uma pergunta (não retórica!) Mudou tanto a situação socioeconómica dos alunos de à anos para cá para os do ano passado?
Sei perfeitamente que esta estatística é muito subjectiva! Faz-me lembrar aquela estatística que diz se a criança africana não comer nada hoje, e se eu comer um frango inteiro hoje estatisticamente falando eu comi metade e a outra criança outra metade!
Mas por exemplo, eu lembro-me no meu ano vir um rapaz do Carregal para a nossa escola estudar por causa deste ranking e tenho conhecimento de outras pessoas de Nelas e afins... (ok, se calhar foram estes que estragaram tudo....)
@Tomahock, é claro que tenho pena!
Mas não acredito neste ranking, porque os resultados estão falseados à partida...
Houve inflação de notas, e Canas sempre se pautou por não se falsearem os resultados (!), a prova disso é que desceu nos rankings!
As comparações com anos anteriores são ainda mais ilusórias, vocês não foram submetidos às actuais provas nos 11ºs anos, essas é que vieram inverter o panorama em Canas!!
Bjs
Pois, há justificações, mas os cenários são iguais para praticamente todas as escolas (as privadas não contam!). A conjuntura económica é cada vez pior e o desmazelo dos pais para com os filhos é cada vez maior. É também certo que há zonas bem piores do que Canas e não muito longe de nós. Felizmente a nossa escola, pelo que sei, ainda não é problemática, mas talvez devido à inclusão dos cursos profissionais (é assim que se chama?) as médias também tenham descido. Apesar deste cursos serem uma mais valia para a escola.
Hoje em dia estuda-se muito pouco, os alunos já compram tudo feito. Na minha opinião, a escola até tem apresentado uma boa evolução ao longo dos tempos, os alunos é que pronto...vão entrando e saindo e muitos não deixam a sua marca, aliás, até deixam, mas pelo lado negativo.
@tomahock, as variaveis são tantas e algumas são as que referiu ...
Os critérios de correcção dos exames do 11º ano de BG e FQ favorecem, não quem realmente estuda, mas aqueles que têm acesso a um maior contacto com literacías várias, nomeadamente os alunos dos grandes meios...
Os alunos e os Encarregados de Educação aperceberam-se tarde, pelo menos aqui em Canas, que os exames chave, de acesso à Universidade são afinal realizados no 11º ano, conclusão investiram pouco... quando falo em investir é no sentido de lhes dar toda a prioridade ...
Noutros meios, onde há maior esclarecimento e percepção antecipam-se melhor os desaires!
E depois há gerações e gerações mas as comparações tendo por base fenómenos diferentes também não são esclarecedoras.
Resumindo os rankings valem o que valem e para mim que já ando nisto há muitos anos, fui correctora os últimos 4 anos, e tenho visto muita coisa, nada valem ... mas ainda assim o posicionamento da nossa Escola melhorará no próximo ano.
IoI
@ Caros Amigos
Deixem-me que não partilhe do vosso pessimismo.
Acho que os rankings, sem terem valor cientifico ou outro, são uma forma de numa sociedade livre a imprensa categorizar, com dados objectivos ( Notas dos exames) os resultados escolares. E isto é positivo!!!
A sociedade entende contudo que há outros valores, nomeadamente sócioeconómicos, que explicam diferenças nas notas. É verdade. Mas isto não justifica qualquer censura aos rankings.
Para os amigos da escola pública - que penso todos seremos - estes sinais de alerta devem merecer reflexão e adopção de estratégias na própria escola que permitam a melhoria dos resultados.
Penso que a queda nos rankigs, já verificada no ano passado, é conjuntural ( dependerá sempre das gerações, da capacidade de mobilização dos professores, etc).
É importante relativizar estas classificações, sem contudo deixar de tentar melhorá-las...
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