Canas OnLine

11/11/2008

A noite na Praia Fluvial



47 comentários:

Ana Mafalda disse...

@pombo correio, das fotos parece espetacular!

O grau de humidade é que deve ainda ser baixo!

Viu por lá pirilampos?

:)

Pombo correio disse...

Estavam 3ºC!!! E muita humidade.
Sorte já ter bebido uma Jeropiga.

A humidade naquela zona já é muita, faltam agora as chuvas para a encher!

Nem os pirilampos saem há rua!

®efeneto disse...

Quer queiram quer não está a ficar um lugar aprazivel como demonstra o exelente registo fotografico.Parabéns @PomboCorreio.
E vivam os pirilampos com jeropiga

Ana Mafalda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Mafalda disse...

Confesso que gosto do lugar, gosto da requalificação feita, tem um "ar aprazível", sereno, mas menos tranquilo do que o desejável pela proximidade à Nacional nº 234 ... mas não se pouparam no seu embelezamento!

Desafio os blogistas a uma voltinha de bicicleta, pela Urgeiriça, seguindo o caminho da quinta da Vitória até à "Praia" e depois um pique-nique no mobiliário urbano que por lá existe ... muito agradável!

Receio apenas no futuro, pela qualidade da água, que já vem em muito mau estado a montante, receio também pela possibilidade real de um elevado grau de eutrofização, palpita-me que já venha "inundada" de sultatos e nitratos, etc...

Para a poluição verde existem também soluções técnicas, hajam para isso sensibilidades e meios!

Os pirilanpos hão-de surgir na época própria, porque o ecossistema que ali se está a criar, é-lhes favorável...

:)

Pombo correio disse...

O acesso pela EN 234 também não é o melhor, a dificuldade de entrar e sair é muita.Fica muito em cima da curva.

Quanto há praia fluvial e parque de merendas julgo estar espectacular, com a plantação de árvores de grande porte, o espaço ainda vai ficar mais bonito.

Que bom era que, pelo percurso que a @ana mafalda, indicou, se fizesse uma ciclovia e circuito de Manutençção, com ligação ao Complexo Desportivo do GDR, isso sim seria uma obra perfeita.

Ana Mafalda disse...

@pombo correio, eu "ipsis verbis".

Saudações

carlosdasserras disse...

e porque não um circuito de manutenção no ex-monte amarelo,

não tarda estão a homenagear a EDM e a câmara

Ana Mafalda disse...

@carlosdasserras e porque não?

Afinal o grau de perigosidade radioactiva do Monte Amarelo actualmente, é infinitamente menor do que o era há uns tempos atrás!

Não se chamava "Monte Amarelo" mas Barragem Velha e era o local para onde conduziam as águas lixiviantes do minério,essas sim ai! ai!
Mais tarde deixou de ter poder de encaixe e outras barragens tiveram de ser contruídas!

O perigo não existe HOJE, existiu sobretudo na época do silêncio!

É assim a nova era da geologia, em que as depressões dão lugar a elevações.

lol

carlosdasserras disse...

sim, tem menos radiação,
o que era perigoso eram as aguas lixiviantes? então e o radão?

está mal informada, mas as coisas são assim mesmo, de repente tudo está bem,

basta com esperteza alguns subsidios e embelezamentos e tudo se esquece, é da nossa natureza.

As pessoas vão continuar a estar sujeitas a contaminação, efctivamente e potencialmente, mas pronto que vão passar uns dias na "praia fluvial" com piqnic oferecido pela EDM e CMN.

tix disse...

Finalmente um post a dizer bem de Canas!!! Já começava a ficar preocupado... Pensei que só existiam coisas más... Parabéns pela reportagem fotográfica Pombo Correio!

Pombo correio disse...

@tix

Bom,
Eu costumo dizer que nem tudo está bem!

Afinal também há coisas boas!
Pena é, que as coisas que estão menos bem, ou seja mal, sejam em maior numero!

Ana Mafalda disse...

@carlosdasserras o radão é: "um gás radioactivo incolor e inodoro que é, e sempre foi um componente natural do ar que o homem respira".

Duma maneira geral podemos dizer que o radão se forma no seio das rochas ( no nosso caso no granito) e materiais de construção por desintegração do 238 U ( que dá origem a uma série de elementos de filiação):-O tório 230 o rádio 226 e o 222Rn.

Devido às suas propriedades, passa facilmente nos fluídos, (ar ou água). Depois mediante um processo de difusão entra na constituição da atmosfera, com os seus descendentes, devido à conjunção de vários mecanismos e fenómenos físicos sobre as moléculas e partículas ultramicroscópicas acabando por vir a ser inalado sob a forma de aerossol atmosférico.

A concentração do radão varia na atmosfera e no interior das nossas habitações consoante o clima.

O que está selado no Monte Amarelo não é radão é a ganga do minério extraído e as águas que até ali eram conduzidas, que têm efectivamente propriedades radioctivas e que também emanam radão ( mas está selado).

Existe na atmosfera uma quantidade natural de radão e esta na nossa região encontra-se aumentada por ser uma zona de afloramentos de plutonitos graníticos (rochas ígneas ou magmáticas) onde pode ocorrer uma maior concentração deste gás e maior ainda quando associado há ocorrência de filões de urânio, como é o nosso caso!

O problema do material radioactivo está parcialmente resolvido, está selado e a propria natureza encarregar-se-á de fazer a sua reconversão, (embora demore centenas de anos); pelas águas radioactivas nada foi feito(!), elas alimentam a bacia hidrográfica do Mondego e abandonam estas paragens; quanto ao radão e com o material radioactivo selado, tem concentrações atmosféricas consoante a sua desintegração do granito, serão as normais para estas paragens, as cidades da Covilhâ e da Guarda têm níveis de radão superiores aos nossos!

Agora as pessoas que foram expostas a níveis anormalmente elevados de radão, durante longos periodos de tempo, devido ao desenvolvimento da sua profissão, devem ser devidamente acompanhadas, vigiadas , indeminizadas, respeitadas, homenageadas, porque há inalação persistente de elevados niveis de radão estão associados riscos de cancro, sobretudo nos órgãos constituintes do sistema respiratório.

Quanto ao radão tenho dito!

Posto isto e para qualquer dúvida posterior, terei muito gosto em lha esclarecer.

Atenciosamente

Ana Mafalda

tix disse...

@pombo correio

Eu só não compreendo é a exultação das coisas más de Canas nestes últimos tempos aqui no blog. Parece que anda tudo a fazer-se às migalhas que o actual elenco da Câmara vai dar para ver se amealha alguns votos pras eleições. Ou isso ou anda aqui algum candidato escondido a tentar contar o mesmo conto de sempre, que agora é que é, que nós é que fazemos e acontecemos... estes últimos tempos até me fazem lembrar o Movimento Perpétuo Associativo dos Deolinda. Ora ouçam e vejam se não tenho razão...

Pombo correio disse...

@tix

A mim, já ninguém me engana!
Eles andam por aí a fazer vénias e a soltar sorrisos para todos.

Quanto ao resto, este blog pelo que sei foi feito com o intuito de divulgar Canas, as suas gentes, costumes, Festas e outros. Defender sempre os interesses de Canas acima de tudo.
Se estamos a ser enganados, todos devem saber, sem puxar ao partido A,B ou C, eu pelo menos penso assim.
É óbvio que as politiquice em excesso também cheiram mal, mas à gostos para tudo.

Denunciar tudo o que de mal vai por Canas, é um dever de todos, caso não fosse assim, ninguém tinha tomado medidas em relação aos estragos feitos na Villa Romana do Fojo e outras.

cumprs.

MANUEL HENRIQUES disse...

@ TIX

Também me parece pouco certeiro falar num excesso de negativismo.
Acho que esta "tribuna" é do mais livre que temos entre nós e penso haver um cuidado, que não houve no passado em outros locais, em cortar cerce com má-eduacação e os exageros.

Acredito que - mea aculpa - os posts criticos excedam os vangloriadores. Mas não é esta a história recente da nossa terra? Se quiserem consultar um site onde só se diz bem podem ir, por exemplo, a um site de uma Câmara Municipal, aqui, no nosso contexto, é normal e saudável ( por já não se usar resolver as coisas à sacholada :) ) haver criticas.

@ Pombo Correio

Estou com vontade de conhecer o parque. Vale a pena levar uma manta?

@ Ana Mafalda

Obrigado pelos esclarecimentos mais cientificos. Como não sou especialista, acho nunca é demais combatermos os "fantasmas" do radão e do urânio. Já nos bastam os problemas reais.

Pombo correio disse...

@manuel henriques

A manta e o farnel!!!

Lá para a primavera, junta-mos todos os colaboradores e simpatizantes do blog e podemos fazer um lanche.
Fica a ideia no ar!

Há! temos que levar comer para os Pirilampos!

Ana Mafalda disse...

@pombo correio, está de parabéns 17 comentarios num post :)

Aceito o desafio para o lanche e já agora arrisco dizer que teremos os pirilampos lá para os finais da Primavera!

Observam-se melhor ao escurecer, agora estão num estado letárgico, quase como eu ;)

A Jeropiguita mesmo fora de época não é de desprezar ...

Obg, por nos oferecer um bom momento!

carlosdasserras disse...

@ana mafalda, só tenho que lhe agradecer o grande esforço para o esclarecimento do radão e não só, de facto estavamos a ter "exagerados alarmismos" quanto à matéria, pena foi que o Governo e EDM não tivessem acesso a estes "pareceres cientificos", que evitariam o "desperdicio de dinheiros públicos" que poderiam ser aplicados em praias fluviais, anfiteatros e outras construções de embelezamento urbanistico,

como também era desnecessário a reivindicação da intervenção ambiental feita pelo povo de Canas,

não queria, mas resta-me a ironia;

será que o Governo não se apercebeu que a zona da Guarda devia ser intervencionada em detrimento da de Canas?

é que da sua resposta, tirando o caracter cientifico a que nos habituou, passa bastante ao lado da situação oculta de vários pontos de Canas contaminados, constantes de relatórios da própria EDM e ironia das ironias, eles não desvalorizam esses resultados,

a titulo de exemplo, na zona habitacional da Urgeiriça há vários, cito-lhe o recreio da escola primária, hoje ocupado pelos escuteiros

"será que o gás emanado é inofensivo e absorvido pela natureza"...

bom, conceitos

Farpas disse...

Ora já cá faltava! Agradecemos a preocupação, de facto o "recreio" da antiga escola primária da Urgeiriça tem uma leitura de radão positiva no relatório da EDM, essa questão está a ser trabalhada sem alarmar ninguém e sem ir a correr fazer "queixinhas" a quem quer que seja, é uma zona ao ar livre o que só por si é uma vantagem, quanto ao resto não me cabe a mim dizer, de qualquer das maneiras, da parte que nos toca agradecemos a preocupação mas esse assunto já está a ser tratado. as familias dos escuteiros sabem que podem confiar em quem está à frente do agrupamento e que nunca o agrupamento iria colocar os escuteiros em perigo.

Cumprimentos

Ana Mafalda disse...

@Carlosdasserras, uma coisa é pormo-nos para aqui, indefinidamente a trocar comentários, como se de peças de arremeço se tratassem, outra coisa e bem diferente é ter um amplo entendimento sobre estes conteúdos e sobre eles opinarmos.

O governo não fez mais do que ressercir a Urgeiriça pelos danos causados e aplicou ali uma infinitézima parte do que ganhou ao longo de várias décadas com a exploração do urânio!
Muito mais deveria ter feito e é necessário continuar a lutar!

Se ainda persistem ( como sabemos) locais onde em tempos foram depositadas as escórias do minério, ou produtos resultantes da extracção mineira, que até são facilmente detectáveis com instrumentos de medida de radioactividade, DEVEM SER TOMADAS MEDIDAS PARA A SUA REMOÇÃO E SELAGEM, e devemos lutar por essas medidas e claro com o povo de Canas (onde eu me incluo), como é o caso da Av. dos Bombeiros Voluntários entre muitos outros...

A exploração do Urânio no nosso país não se resume às Minas da Urgeiriça ... existem múltiplas minas abandonadas por exemplo no distrito da Guarda e também noutas localidades do distrito de Viseu ( Cunha baixa por ex.) zonas onde ainda não se fez( e duvido que se venha a fazer) a sua requalificação ambiental, e neste ponto as Minas da Urgeiriça foram pioneiras e MUITO BEM!

Quanto aos niveis de radão das cidades que referi proveêm da desintegração da rocha ( dos maciços graníticos), volatilizam para a atmosfera e uma vez na atmosfera diluiem-se, deve-se contudo promover o arejamento das habitações e o risco adajacente ao radão é o mesmo desde à milhoes de anos atrás, quando afloraram as Rochas Plutónicas nesta área( ex. granito)!

Que são a "fonte" de radão, que como já lhe disse é um gás desde sempre presente na atmosfera ( esta é composta "grosso modo" por : oxigénio, dioxido de carbono, azoto, vapor de água e gases raros, e é aqui que sempre se incluíu o radão bem como outros gases em que o seu grau de perigisidade se torna inócuo devido às suas baixíssimas concentrações na atmosfera).

A "praia fluvial" não apresenta niveis de radiactividade, porque era uma zona de envase de águas sobretudo pluviais, depois eram conduzidas até à quimica para serem utilizadas na lavagem, separação e enriquecimento do minério, findo deste processo eram conduzidas para as zonas das barragens, aí zona perigosa.

Sou absolutamente favorável a toda e qualquer requalificação ambiental, e também no que concerne às Minas da Urgeiriça, bem como a todo o apoio que deve ser dado à população ... mas não vou viver em pânico pelo radão, não há necessidade!

A zona da Barragem Velha e a Praia Fluvial foram os locais intervencionados e os que menos riscos oferecem!!!!!

Não é tecnicamente possivél remover da natureza a fonte natural do radão, que são as rochas, como eliminaríamos a Serra da Estrela?

Não sei o porquê desta BIRRA!

Cordialmente

Ana Mafalda disse...

@Carlosdaserras, os meus filhos são escuteiros, conheço bem o relatório da EDM, entre outros, conheço bem os efeitos do radão e toda a temática subjacente ...

Não me advém qualquer preocupação por se servirem do recreio da Escola Primária da Urgeiriça, ele sempre lá esteve quando outros por lá passaram ... o tempo de exposição e ao ar livre tranquiliza-me!

Saudações

Unknown disse...

queria apenas acrescentar e esclarecer, segundo os poucos conhecimentos que tenho, 2 pontos aos comentários proferidos. O rádão tem uma unidade de medida que se chama bequereis, na Urgeiriça existem os pontos negros já referenciados nas vias públicas e no parque habitacional que apresentam um elevado índice de rádão.
Nota importante esses pontos necessitam de intervenção técnica devido à sua PERIGOSIDADE.

O segundo ponto é que @ana mafalda já foram efectuadas outras requalificações ambientais noutros pontos do país pela EDM. Embora um pouco desactualizado aqui fica o site; www.edm.pt.

Em relação ao rádão ser característica da nossa região, uma é ter numa casa nova cerca de 200 bequereis outra é ter numa casa em granito 400 bequereis e outra na Urgeiriça é ter 7000 num quarto, em que o parecer técnico é que se podia estar exposto áquele índice 1 hora por dia...

Unknown disse...

Não tenho qualquer dúvida que o Agrupamento de escuteiros tivesse tomado todas as medidas preventivas e ao seu alcance para solucionar a questão.

Ana Mafalda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Mafalda disse...

@Falancio,
Eu disse:
- A exploração do Urânio no nosso país não se resume às Minas da Urgeiriça ... existem múltiplas minas abandonadas por exemplo no distrito da Guarda e também noutas localidades do distrito de Viseu ( Cunha baixa por ex.) zonas onde ainda não se fez( e duvido que se venha a fazer) a sua requalificação ambiental, e neste ponto as Minas da Urgeiriça foram pioneiras e MUITO BEM!

Pioneiras não é sinónimo de unícas!

Reveja o site não houve requalificação ambiental, em nenhuma zona de extracção mineira com propriedades radioactivas como se fez na Urgeiriça.

Não há contradições!

Sem mais

Atenciosamente

Unknown disse...

Não vamos discutir preciosismos deste género nem comparar o nível de investimento na recuperação ambiental, mas conheçoa alguns destes sítios e algus deles já foram recuperados ao nível da remoção e selagem de minérios radioactivos...

Raismepartam disse...

Para acalmar os mais "nervosos" com o hipotético problema dos níveis de radiação no recreio da antiga Escola da Urgeiriça, actual sede dos Escuteiros de Canas de Senhorim, bem como os níveis de radão dentro das ditas instalações, quero informar que foi iniciado um novo estudo ontem dia 13 de Novembro.

Foram instalados os respectivos equipamentos para detecção do radão dentro das instalações, (lá para Fevereiro/Março do próximo ano saberemos os resultados).
Está também programado o estudo do logradouro (recreio) para muito breve.

Assim todos os Pais e Amigos do Agrupamento 604 de Canas de Senhorim podem estar descansados que estão a ser tomadas todas as medidas, como sempre foi feito por este Agrupamento, para salvaguardar a boa saúde física e mental dos escuteiros.

carlosdasserras disse...

vejam se se entendem, faz mal, não faz mal, já está a ser tratado, já estão a ser feitos estudos, terão resultados em Março, etc..

se não faz mal, se são alarmismos, para que continuar com estudos,

definam-se de uma vez, digam que é inocuo e pronto

Pombo correio disse...

@carlosdasserras

Quanto às águas da praia fluvial, a Ana Mafalda tem razão.
E mais lhe digo que em 1992/93/94/ bebi muita água directamente do poço que lá se encontra no meio do lago. E que bem que sabia.

Os Pirilampo são testemunhas, eles também lá bebiam água
:)

Abraço

Raismepartam disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
manuel disse...

Penso que não há necessidade de nos afrontarmos. O que está feito, feito está. Se bem ou mal, será sempre a eterna dúvida de cada um de nós. Eu, por ex., teria iniciado os trabalhos de requalificação ambiental na Urgeiriça, própriamente. É por demais evidente a urgência. A ter sido feita a intervenção, neste momento não teríamos tantos receios e dúvidas na utilização de todos espaços e habitações. Lamento os milhões que se enterraram...que bem aplicados revolucionaria toda a nossa Vila. Mas como não é bem essa a perspectiva que os donos do dinheiro têm, teremos que nos ir aguentando com intermináveis e onerosos estudos científicos.

A praia está bem sim senhor. Veremos que utilização terá. Para já, bem poderíamos fazer lá uma patuscada!!!

Manuel Vieira

carlosdasserras disse...

@pombo correio, obrigado,

não quero continuar isto, porque podemos correr o risco de concluirmos que há mais espaços poluidos na Lapa do LObo que na Urgeiriça, mas não resisto a contar-lhe dois episódios veridicos que constitui a minha resposta:

1- quando da instalação e inauguração do aterro do Planalto Beirão na zona do barreiro-Tondela, o então Presidente da Câmara de Tondela assegurou e convidou os presentes a beber agua oriunda do aterro, segundo ele esta passava por um sistema especial de decantação, bem, para dar o exemplo ele bebeu mas os convidados não o fizeram,

2- Na década de 90 a câmara de nelas introduziu àgua dos valinhos na rede pública de Canas, denunciado o caso(presidente da junta da época), foi a tribunal e admoestado pelo Juiz, justificando-se o infractor (cmnelas) que a àgua era boa,a politica é que não prestava;
se na altura fosse conhecido o seu testemunho de beber lá àgua, teria agravado a pena do nosso conterrâneo

Cumprimentos, não se esqueça de levar um Chapéu de praiae um colchão aquático.

carlosdasserras disse...

@ana mafalda,
para terminar e por curiosidade, onde é que leu o relatório da EDM?
recebeu-o?

Ana Mafalda disse...

@carlosdasserras, tenho acesso a pequenas partes, só não lho forneço porque me foi facultado a nível pessoal...por alguém que faz investigação...

Mas pode sempre consultar o site, está publicado no pracard informativo da "Barragem Velha"

Quem sabe encontra o que procura!

tb nos sites:

http://dminas.ist.utl.pt/OG2008/Congresso%20Geotecnia%20(resumos)/Congresso_Actas%20(D)/Volume%203/V3-12.pdf

http://www.onsa.pt/conteu/pub_relat_minas_onsa.pdf

http://www.dct.uc.pt/lrn/6i4.pdf

http://www.dct.uc.pt/lrn/Canas-Nelas_7.pdf

http://www.dct.uc.pt/lrn/radao_felgueiras_A40.pdf

Tese de Mestrado:
VICENTE, A.M.P. (2004) - Potencial de exalação do gás radão em escombreiras de antigas explorações de urânio. Dissertação de mestrado, Universidade de Coimbra, 114 p.

São basicamente os documentos que tenho consultado, pese embora conheça outros e o Prof. Britaldes Rodrigues ensinou-me o que aqui não escrevi ...

Cumprimentos

MANUEL HENRIQUES disse...

Pombo Correio,

Ideia aprovada. O nosso ilustre POrtugaSuave já tentou organizar um convivio- no carnaval deste ano-mas sem sucesso, por indisponibilidade "carnavaleira" da maioria. É irmos avançando com datas!!!

carlosdasserras disse...

@ana mafalda,
como eu imaginava está completamente às escuras quanto ao relatório, mas também não tem culpa, esconderam-no aos interessados que somos todos nós, e a falta de informação é fatal, é a grande arma dos manipuladores, dos adeptos do faz de conta e daqueles que pensa que a informação deve ser q.b, para duma forma batoteira daí recolherem beneficios,

acho que já falei demais, temo falar para o "boneco",

o que me custa são situações por conhecimento real, verdadeiras, serem minorizadas, mas é uma situação do tipo ler "pato" e a pessoa repete "marreco"...

O_ATENTO disse...

Já conhecia o espaço e o projecto dos Valinhos, sou sincero que nunca tinha parado para ver in loco.
Mas de facto deparei-me com um local bastante aprazível, a que só falta a água.
Preencha-se o espaço com água em bom estado, algumas árvores de grande porte e sol. De certeza que eu e a minha prol lá iremos molhar os pés ou talvez mais.
No entanto a EDM só fez uma pequena parte do que devia até agora ter feito.
Quanto a relatórios da EDM, nem a edilidade possui sequer a pista, ainda bem que alguns privilegiados já leram, no fundo a situação não é boa , mas também não é assim tão má.
já agora o projecto da EDM para a Urgeiriça(núcleo populacional e industrial)também não está nada mal.
Se não fossem os interesses imobiliários, poderia ser ainda melhor.

carlosdasserras disse...

sr o_atento,

procure o relatório, está quente, quente, quentissimo ...

já o estou a ver na praia fluvial a chefiar, numa regata Canas-Nelas a equipa de Nelas;

"iamos ficar estarrecidos e contribuiamos pra um concelho robusto com as freguesias unidas...AI! AI!"

carlosdasserras disse...

@raismepartam,

creia-me amigos dos escuteiros, sem qualquer dúvida

cumpr.

O_ATENTO disse...

@ carlosdasserras

Não me ponha a representar Nelas, ou a chefiar comitivas, se for aos Valinhos, cheios, será com as cores de outra freguesia, e será para nadar, gosto pouco de andar a reboque, seja dum remo ou até do próprio vento.
Gosto de puxar sozinho por mim próprio, à força de braços e pernas.

Pombo correio disse...

Ora, ora!

Venha lá a água!
Já temos a "Ponte Seca" mais acima, assim corremos o risco de em vez de chamar Praia Fluvial dos Valinhos, chamar-lhe Praia Seca dos Valinhos. LOLOLOLOL

Ana Mafalda disse...

@carlosdasserras, a sua falta de luminosidade enternece-me.

"Somente o ignorante fica irado, o sábio compreende"
Provérbio Indiano...

Cordialmente

Ana Mafalda

carlosdasserras disse...

@ana mafalda, tem um comentário reconhecidamente de figura de estado, naturalmente ignorante nesta matéria, por opção direccionada em causa prória.

@o_atento, não me parece que queira puxar com as suas pernas, opiniões claro.

cumpr.

xuxa a lista disse...

É com agrado que vejo politica discutida aqui.

Sem discussão de ideias e apresentação de pontos de vistas só servimos o poder instalado nos diversos níveis.

Parabéns a todos. Tenho gostado de ler.

Ana Mafalda disse...

@carlosdasserras,

Consulte o site, tire as suas proprias conclusões e não se irrite!

http://www.dct.uc.pt/lrn/6i4.pdf

Bom Dia

carlosdasserras disse...

@bem me parecia que se limita a consultar sites e despejar o seu conteudo nas respostas, mas a realidade, o terreno´, são bastante diferentes, e issi V. Exa. desconhece,

mesmo assim obrigado pelos endereços

Cumprimentos