Canas OnLine

11/07/2008

CanasCriativa


Porque "Criativar" Canas passa por Todos


Canas de Senhorim é uma vila em desenvolvimento, que pede por mudança, empenho e novas ideias por parte dos seus habitantes.

Assim, pretendemos com este trabalho projectar ideias rentáveis e económicas para melhoria/evolução da vila.

É necessário para isso estudarmos a nossa vila e conhecermos os ideais dos Canenses para conseguirmos com isso beneficiar ao máximo a nossa vila, com as nossas ideias…
[...]
Canas foi desde sempre uma grande área industrial de grande investimento, coisa que veio a ser perdida aos longos dos anos. Provocando aumento da taxa de imigração e falta de emprego. Assim, pensamos, que apostar no desenvolvimento poderia contribuir em muito para a evolução de Canas. Aumentaria a taxa de população visto a abertura de postos de trabalho.

Seria também rentável para o aumento económico da Terra, o que ajudaria a que houvesse um maior investimento na mesma.

Outro ponto de importante relevância é o Ensino, investir de forma a incentivar os jovens e a motivá-los para a criação de um futuro mais promissor. O que também poderia contribuir com o aumento de jovens na Terra e mesmo o contacto com mais pessoas de outras localidades.

A Arte e a Cultura são pontos essências na formação de uma Pessoa, assim, achamos que este ponto é um ponto de importante exploração e investimento futuro! Porque uma sociedade Culta está mais facilmente apta a mudanças e a adoptar novas ideias.

Por ultimo, mas não menos importante, achamos que a Saúde associada ao desporto é indispensável. Pensamos então que o incentivo à actividade física regular é muito importante bem como todo o controlo a nível de saúde. [...]

CanasCriativa é um projecto académico da autoria de Carlota Ambrósio e Rita Camões.
visite em http://canascriativa.blogs.sapo.pt/

5 comentários:

PortugaSuave disse...

É muito importante os jovens canenses pensarem e debruçarem-se sobre estes problemas. Foi com muita satisfação que tomei conhecimento deste trabalho, parabéns à Carlota e à Rita pela escolha do tema, Canas agradece a vossa criatividade.

®efeneto disse...

Estamos em sintonia. Engraçado que eu já tinha escrito email a pedir autorização para publicar e já tinha sido dada. Parabéns ás jovens, parabéns á juventude canense que muita gente diz estar distraida mas é apenas impressão dos "kotas".
Parabéns pela publicação

Tomahock disse...

Por acaso já conhecia o blog, mas infelizmente parece mais um projecto morto...

Carlota Ambrósio disse...

O projecto Canas Criativa nasceu no âmbito da disciplina de Área de Projecto. Depois de decidirmos o que queríamos fazer, ou seja, as áreas que podemos e devemos mudar, chegámos á conclusão de que das coisas que mais falta faz a Canas é um pólo cultural; um espaço onde se vivesse e transpirasse cultura.

Sendo assim, e devido a uma forte presença do associativismo em Canas, decidimos apostar na Casa da Cultura de Canas de Senhorim – carinhosamente apelidada de CCC. A CCC tem como principal objectivo promover a cultura e eventos culturais em Canas de Senhorim. A nossa idealização da CCC passa por várias salas (tipo sala de reunião), onde qualquer associação se pudesse reunir para tratar dos mais variados assuntos; Auditório Multi-Usos, onde pudesse haver desde concertos, a apresentações de projectos de interesse; os mais variadíssimos ateliês, para todas as idades; um bar convívio; exposições…

Infelizmente, um ano lectivo é um curto espaço de tempo para se investir num Projecto como a CCC. Por isso mesmo, o projecto não foi tão dinamizado como poderia (deveria) ter sido. Aliás, este é um projecto que merece ser continuado, melhor trabalhado e reformulado até se for preciso. A base está lançada. O projecto foi proposto á avaliação da professora da disciplina e dos alunos do 12ºA, e pode ser até “repescado” por um grupo de alunos de Área de Projecto do próximo ano lectivo, que o tornem de melhor conhecimento geral, ou mesmo até por pessoas dinâmicas, como aquelas que fazem do Município um pólo cultural canense.

O Projecto está lançado. Pode não passar de uma (grande) utopia, mas deve contar com a participação de todos, não só apenas de um grupo de alunos, de um grupo de pessoas interessadas em dinamizar o sítio onde vivem ou de conhecidos que até escrevem num blog. Deve ser algo da comunidade, deve ser algo dinâmico e aberto a opiniões!

Cumprimentos

®efeneto disse...

Nesse caso tem pernas para continuar.