Canas OnLine

03/11/2008

3 Anos de Isaura Pedro: Um desastre total? ( na visão de um seu eleitor)


Confesso-vos que ganho alento para escrever estas palavras depois de ler a hilariante entrevista da Dr.ª Isaura Pedro ao “Folha do Centro de Nelas” (Este periódico, refira-se, sempre amigo de ouvir a Dr.ª Isaura e a sua equipa, mas estranhamente omisso sobre outras situações de relevo politico no concelho).
Na referida entrevista, depois de entronizada naquilo que resta do PSD concelhio (em tempos uma força “moral” e defensora da equidade, não bairrista, das freguesias do concelho, hoje uma agremiação quase familiar, reverencial como se quer, de boa gente concerteza, mas sem “visão” para além da mata das alminhas) a Dr.ª Isaura dá-se a verdadeiras “boutades” pré-eleitorais como insinuar que Canas deve agradecer-lhe o bom ambiente que agora se vive no concelho; ou referir, sem detalhe que a entrevista era curta, que fez muitas obras em Canas neste mandato; ou – pasme-se – que o grande trabalho em Canas foi, neste mandato, inventariar as necessidades (sim, que aqui a malta tacanha e desinformada até nem sabe o que quer e nada como a Sr.ª Dr.ª para elucidar o bom do povo).
A meu ver estes 3 anos ficam marcados pelos seguintes (e negativos) factos:
Oportunidade perdida” – Para quem defendesse genuinamente a “unidade” do concelho este mandato tinha tudo para a Dr.ª Isaura brilhar. Tinha Canas “pacificada” (domesticada?). Tinha fundos comunitários para fazer obras – nas várias freguesias e já agora naquela que não teve nada em décadas – e levantar a auto-estima canense. O que aconteceu – muito por culpa da falta de “estofo” político deste executivo – foi a continuação das mesmas politicas discriminatórias do passado. A Dr.ª Isaura Pedro, perde uma oportunidade, para quem a defende, de atirar o “activismo canense” para as calendas gregas. A gestão que fez dos fundos comunitários foi um desastre e prejudicou, uma vez mais, o interesse da freguesia de Canas de Senhorim. Não é nada contra Nelas: é apenas alertar que esta maneira estúpida de fazer politica agrava as divisões!!!
Acessos” – O concelho de Nelas foi bafejado pela sorte. O traçado proposto do IC 37 – antes da douta intervenção dos políticos - dava ao concelho vantagens competitivas inquestionáveis, por passar no meio do mesmo. De uma forma totalmente irresponsável o traçado é alterado para uma extrema. Todos perdem com esta decisão. Hipocritamente diz-se agora que foram “questões ambientais”. Então que as demonstrem!!!
Incumprimento de promessas” – A Dr.ª Isaura fez obra nas várias freguesias. O objectivo era claro: Diminuir o peso/dependência do voto de Canas de Senhorim - com o qual cumpriu o "sonho de ser presidente". O cálculo eleitoral foi uma miséria. O aparecimento de várias candidaturas independentes (andam por ai os dinossauros!!!) só prova o resultado falhado desta estratégia acintosa. Cara Dr.ª, não quer denunciar o ideólogo desta estratégia?
Outro aspecto que importa sublinhar é a fraqueza política e intelectual do executivo. A gestão do dossiê Borges da Silva foi o que se viu. As lunáticas parcerias público-privadas – provaram que temos de um executivo pouco rigoroso, inexperiente e errático.
Acreditem, com grande sinceridade, que gostava de nos próximos meses mudar de opinião sobre este executivo. Gostava de vir a achar que fui precipitado no juízo que faço hoje da Drª Isaura e dos seus pares. O executivo da Dr.ª Isaura Pedro desgastou-se mais em 3 anos que o anterior em 16. Isto não dá para tirar ilações?
Cara Dr.ª: está em tempo de assumir com humildade que está mal rodeada (Porque lhe fogem as pessoas de bem em Nelas e em Canas?) Corrija a rota. A prazo, a estratégia de isolar Canas trará dissabores, divisão e pobreza a todos. O concelho é assim tão grande para abdicar de um dos seus braços? Como diria o Dr. Soares, "só os burros é que não mudam…"e se não mudar, volte então para o Centro de Saúde. Fará concerteza um trabalho melhor, para o qual terá mais qualificações.
Podia ficar na história como “unificadora” e promotora do desenvolvimento. Arrisca-se a ficar como a pior presidente da Câmara de sempre. Espero que não.

18 comentários:

PortugaSuave disse...

É verdade Manuel, a presidente perdeu o brilho (se é que alguma vez o teve). E se calhar até nem era preciso muito para que os canenses lhe continuassem a dar o benefício da dúvida...

Espero que o PSD/Canas saiba tirar daqui as respectivas conclusões. Também gostava de saber qual é a posição oficial do PSD/Canas perante tudo isto. Talvez lá mais para a frente... se dissipe o nevoeiro.
Cumprim.

Ana Mafalda disse...

@Manuel Henriques, obrigado pelo belíssimo texto, uma excelente crónica de opinião com carácter informativo.
Como é óbvio partilho das mesmas angústias, acrescentava apenas que os "biscates" feitos em Canas não resolveram coisa nenhuma, nalguns casos vieram dificultar ainda mais a vida das pessoas ...

Não li a folha do centro , como não sou masoquista, confio no que apresenta no Post, abstenho-me de o lêr, sempre me poupo um pouco :)

Esta Câmara e este PSD/Concelhio, com todas as suas decisões, quer no plano rodiviário, quer pelo absoluto desprezo pela Zona Industrial da Ribeirinha, quer pelo desrespeito pelo nosso património e pela nossa história, quer pelos "biscates" que aqui fizeram/atamancaram, etc ... não SERVEM a CANAS (podem servir a alguns) mas não ao seu TODO!

Também não servem sequer ao Concelho, pois não têm dele uma visão globalizante!

Então, demoraram 3 anos para fazer o levantamento das necessidades (?) em Canas, eu ouvi e acredito que o MRCCS entregou um Caderno de Encargos onde estariam expressas essas necessidades, bastaria para tanto lê-lo e confirmá-lo ... in loco!

Se calhar não tinham pessoal suficiente, nesse aspecto temos de lhes dar alguma razão (!), 230 funcionários municipais são claramente insuficientes para inventariar todas as nossas mais do que muitas necessidades, lol

Pessoalmente creio que quando tomamos decisões erráticas, não é tanto por estarmos mal rodeados, é mesmo por impreparação própria ... não vale a pena sacudir a água do capote!

Contrariamente ao que muitos porventura pensam, quem faz mesmo a diferença, é o Presidente da Câmara, esse é que tem peso ... os outros se hajem por iniciativa própria é por fraqueza/impreparação ou falta de tacto do presidente ...

O apaziguamento "aparente" que se vive em Canas não é mérito da Presidente muito pelo contrário esse mérito é do mrccs que abandonou a luta e cedeu ao "charme", não sei propriamente de quem...

A verdade é que as três conclusões que o Manuel nos apresenta , e que são muito graves, estão correctíssimas.

Qualquer um de nós em honestidade terá de assumir que este, foi mais um mandato, que nos atirou para o MARASMO!

Cordialmente

Ana mafalda

Cingab disse...

ainda assim, sem estar a defender a Drª Curandeira, sempre atirou menos pró marasmo do que mandatos anteriores...

Ana Mafalda disse...

@Cingab concordo, mas neste momento a Srª não tem oposição, não tem como dizer, "se querem ser Concelho então ao esperarem por ele, esperem também pelas obras"...

Concordando ou não comigo a verdade é que tinha condições e não fez uma só obra de vulto em Canas, as tais que ansiamos desde o dia 6 de Outubro 1987, quando foi o veredicto final de falência para a CPFE ... e mais tarde o fecho da ENU ...

Não querendo de modo menhum defender o anterior executivo autárquico, registo que foi num dos seus mandatos que foi criada a Zona Industrial da Ribeirinha e mais tarde desprezada pelo próprio e também pelos seus subsequentes ...

Andamos de Marasmo em Marasmo ...

As obras "biscateiras" nada resolvem, cada um tem obviamente a sua opinião, eu respeito-a, mas alguns desses "biscates" são de uma falta de gosto ... enfim eles pensarão " Para quem é ....

Cordialmente

Ana Mafalda

MANUEL HENRIQUES disse...

@Cingab

Pelo comentário e pela data que o faz parece-me embevecido pela revista informativa da Srª Presidente :)

manuel disse...

Sem duvida! O partido ainda manda, apesar de aludirmos o contrário, na hora da verdade, somos traídos...foi assim há 3 anos. Palpita-me que o seremos novamente!

Manuel Vieira

Ana Mafalda disse...

Esta "forca" dos partidos, em meios tão pequenos, pasma-me!

Mas não serão todos, todinhos, iguais ???

O que vale são as pessoas, a sua força de carácter, a capacidade de trabalho, de entrega, de visão, de liderança, de justiça!!

Pessoalmente penso dos partidos o seguinte:
Os grandes estão tão distantes das bases que ficam cegos e insensíveis aos seus problemas, maravilhados e fascinados pelo poder de terem poder, e exercem-no ferozmente;
Os pequenos partidos acorrem a "qualquer unha encravada" a fim de obterem publicidade gratuíta, concordam com qualquer reivindicação, depois viram costas e não fazem mais caso;
Os partidos infímos são verdadeiros asílos para fósseis, que tiveram alguma importância estratigráfica nalguma era;
E quando um partido alcança uma maioria, bom aí é o fim, comporta-se pior que uma Ditadura!

Uma nova forma de democracia procura-se /precisa-se / deseja-se ...

Yes, we can!

Unknown disse...

Os pequenos partidos servem essencialmente para ser utilizados como sustentação e fundamentação para apresentação de candidaturas, ex: não serem necessárias X assinaturas para a formalização da lista candidata.

Não vejo o Dr. Vaz incomodado pelos princípios e ideais da Monarquia portuguesa e o PPM.

Ana Mafalda disse...

@Falancio manisfestei, sobre os partidos, uma opinião pessoal...

Aquilo que o @Falancio pensa, o que o Dr. José Correia pensa, o que a Dr.ª Isaura pensa, o que o Dr. Vaz pensa,

NÃO SÃO OPINIÕES PESSOAIS MINHAS

... e eu, suponho ter, liberdade de expressão e consciencia cívica para opinar, ou considera que não...

Não sei que tem a ver o Dr. Vaz e o PPM, com a minha opinião pessoal sobre os partidos.

Mas verifico que quando dou uma mordiscadela nomeadamente ao PS o amigo @Falancio dói-se!?!?

Saudações

Unknown disse...

@ana mafalda, relativamente ao meu comentário o exemplo que referi do Dr-Vaz é porque o partido que o apoia é o partido monárquico.

Em relação aos pequenos partidos e ao seu comentário é que eu defendi as candidaturas em detrimento dos partidos que as apoiam, ou seja não deveria ser necessário nenhum partido pequeno para que fosse mais fácil e preciso para apresentar uma candidatura independente...

Relativamente ao PS está redondamente enganada...concordarei com uma candidatura apartidária longe de compromissos eleitorais, ... não é o caso...

Unknown disse...

Hoje tirei a noite para ler algumas paginas do "imperio dos pardais" e depois passei os olhos neste blog. Está interessante, mas devia ser mais contundente. Apenas um resistente do Movimento, defende a politica da Dra.Isaura. Defende essa politica de uma forma envergonhada. Sabemos porque é que o faz.Não é capaz de atirar a toalha ao chão, como faz a Dra.Ana Mafalda.Ainda espera pela noite das bruxas e dos comicios na Praça.
Quem não se lembra desses comicios?
Lindos ... eram só aldrabices. E o zé povinho? palmas !!!!


De vez enquando chegam-me notícias fresquinhas sobre o que se vai fazendo por este quintal da Dra. Isaura. Sim, Canas passou a ser um Quintal desta Senhora. Tudo é possivel fazer-se nesta terra e aqueles que a defenderam estão calados, numa especie de anestesia sepulcral.
Ganhem coragem ... venham para a rua. Aceitem que foram todos muito bem enganados. Visitem o Canas de Senhorim e coloquem os olhos no caderno de encargos que apresentaram `a Camara. Que desilusão. Será que vão ter coragem de se candidatarem outra vez à Junta, de uma forma directa ou encaputada pelo PSD? Vão fazer outra vez acordos com o Dr. Correia traindo os interesses de canas? Desta vez para onde é que vai cair a balança? Correia ou Isaura? É que o Correia está também apoiado com o Dr. Borges da Silva, e este pelo que se lê vai fazer a ponte com Canas. Os próximos tempos vão ser preciosos, mas pelo tempo que já vivi nesta tão propalada terra, a politica nunca calcorreou terrenos tão movediços como agora. Tenho pena como perdemos o nosso protagonismo tão depressa. O nosso "balao politico" estoirou. Essa forma de fazer politica não nos interessa. É preciso gente nova, sem telhados de vidro ou de lusalite. Mesmo de lusalite, também partem com tanta pedra. Precisamos de gente com sangue novo, sem vicios. Precisamos de uma limpeza geral.

xuxa a lista disse...

Como diz o Helder se duma vez por todas não lutarmos pelo desenvolvimento de Canas em vez do desenvolvimento da conta bancária de alguns iluminados que não mais fizeram do que usar de forma descarada e insultuosa uma aspiração colectiva estamos condenados à pasmaceira do costume para todo o sempre.

Temos em mãos uma oportunidade de colocar um canense na CM.
Solução ideial? Claro que não.
Haverá melhor? Não me parece.

galegoportugues disse...

Qual é o Banco?
Será o BPN?

Cps.

miguel disse...

@helder, fantastica prosa,
então e o que é que o Canense na câmara vai fazer? Obras para Canas? diga lá como vai fazer isso?
Será que os seus vereadores lhe prestarão vassalagem? Não tentem enganar as Pessoas, já chega.

imagina que Canas vai a reboque de um partido que 150 anos depois,através de um só elemento (Ex- PR) destruiu Canas? Imagine o plural, UI!UI!UI! socorro.

aceito que deve haver mudança nem que sejam outras figuras, mas não mudar por mudar, têm que apresentar a cartilha devidamente fundamentada e não com essa de "um" Canense para a cm; era mesmo UM entre SETE,
então permita-me desafiá-lo a arranjar QUATRO Canenses entre SETE.

Unknown disse...

@helder
a balança vai cair nos valores compensatórios em acordo com o lider MRCCS.

@miguel, certo o comentário, mas diga-me o que faz o MRCCS actual,
negoceia à revelia do povo, lá estão as tais compensações,

por isso vamos à aritmética dos votos, seja quem for é uma questão dou-te isto, dou-te aquilo

Unknown disse...

Miguel@:
Ninguém é dono dos votos dos eleitores deste concelho, mesmo que ofereçam viagens a Marte, a Alvalade, à Luz ou a Fátima.

Se quer ter 4 vereadores, os outros também querem ter esses 4 vereadores, ou seja, pretendem todos ter a maioria.

As candidaturas não são formalizadas por freguesias, mas nada impede que um determinado candidato concorra com esse pressuposto. O Senhor pode muito bem partir para uma candidatura desse género, não é proibitivo. Tem a faca e o queijo na mão, se assim o entender.

Em segundo lugar, permita-me que lhe pergunte?
Quem é que disse ao Senhor que eu vou liderar uma candidatura?
Até à data, só conheço uma pessoa de Canas que já se apresentou como candidato. Mas podem aparecer mais candidatos. O Senhor pode também ser um deles.
Eu nem sequer concorri a nada, como é que já me coloca vereadores nas mãos?
A não ser que o Senhor já saiba que, se eu concorrer, vou ganhar!
Quanto à cartilha, com certeza que todas as candidaturas vão apresentar o seu caderno eleitoral. Os eleitores é que vão julgar os políticos e as suas intenções. Mas são todos os eleitores. Lembra-se do caderno apresentado à Câmara de Nelas pela Junta de Canas ? Onde é que está esse caderno? Esconderam-no?

“Não tentem enganar as pessoas”. Eu sei, que você sabe quem é que enganou as pessoas de Canas. Espere mais uns meses e vai ver as cambalhotas que vão aparecer em Canas. Se Deus me der saúde, cá estarei para as denunciar. Não tenham medo das obras que alguém possa fazer. Eu já não posso é com aqueles que estoiraram o dinheiro e não fizeram nada. O Senhor conhece – os.
Continuarei a respeitar as suas ideias e percebi perfeitamente a questão dos 4 e dos 7. A vida é uma luta constante e é essa luta que nos dá prazer de viver. Lutar por 4 vereadores de Canas na Câmara de Nelas, não é fácil, mas não é impossível. Basta que sejam eleitos dois cabeça de lista e dois segundos. Porque é que o Senhor não formaliza a quinta via? A terceira e a quarta já existem.
Cumprimentos

xuxa a lista disse...

Esta gente que foi espoliada da verdade e do desenvolvimento, quando posta perante a possibilidade de eleger uma achadiço para a CM de Asnelas o que é que diz?
"Antes votar no Zé Correia ou na Isaurinha do que no vaz porque... bla bla bla". Assim vamos longe vamos.

Vaz a Presidente

miguel disse...

@helder, acho que sim, denuncie todas as cambalhotas, eu não me aventuro a essas "piruetas" porque nunca tive elasticidade suficiente;

agora, faças-as por forma a que as pessoas tenham tempo de as analisar;

quanto ao regime e aos quatro Canenses, aí, não me convence.

não me recordo de o considerar candidato.

Cumpr. e saúde