Canas OnLine

01/11/2008

Pesadelo

O comunicado da Junta de Freguesia é um autêntico pesadelo e confirma as preocupações que este blogue tem trazido à ribalta. Podemos até extrair dele outro significado do que a simples constatação dos factos nele contidos. O comunicado assume abertamente uma posição oficial de reprovação, e, julgo poder afirmar, mais do que informativo, o documento parece configurar um ultimato à presidente de Asnelas, do género: “Faça alguma coisa Sra. Presidente, senão diga-nos lá como vamos apoiá-la nas próximas eleições”.
Ora, ainda que o comunicado sirva “romanticamente” essa intenção, parece evidente que qualquer apoio a Isaura Pedro está definitivamente comprometido. Por mais obras que se venham a fazer já nenhuma compensará as opções rodoviárias recentemente preteridas e a ausência de intervenções há muito reclamadas.
Os canenses já deram para este peditório e daí não obtiveram qualquer benefício, afinal a câmara não é nossa, nem ela (a câmara) se revela preocupada em sê-lo, seja quem for o seu timoneiro, ou candidato a timoneiro. Claro que, perante a acção governativa de Isaura Pedro em relação a Canas, outra coisa não seria de esperar da Junta que não salvar a honra, admitindo publicamente o descalabro. A Junta (e não só, não podemos esquecer que o MRCCS é o suporte político da lista mandatada) perderia a relativa credibilidade política que ainda reúne se calasse a evidência.
Já aqui manifestei a minha completa indiferença relativamente a estes cenários, se a Câmara de Asnelas está virada de costas para nós porque haveremos nós de lhe dar o flanco!? Também não me surpreende a falta de tacto político de Isaura Pedro, talvez confiante na possível reverência partidária da Junta e do Movimento ao PSD. O que me ocorre perante os factos oficialmente confirmados no comunicado é que os canenses não têm qualquer espaço de manobra neste contexto autárquico. Impõe-se portanto retomar com urgência a ideia “sempre viva” de Canas a concelho. E já agora, como diz o Frankie, com elevação e inteligência.

30 comentários:

Ana Mafalda disse...

@portugasuave, a acrescentar a todas as sua considerações e conclusões, que fez e BEM, só uma ressalva: deste comunicado só consta o que convém!

Muitos Canenses não leêm o blog ou o Jornal de Canas, nada sabem do que se passa na Câmara ... e nem tudo que lá está escrito é absolutamente verdade ...

A certa altura encontra-se escrito que nada se sabe do projecto da feira, porquê?
Não souberam quando foi da requalificação dos espaços envolventes da Piscina?
Não souberam quando foram calcetados pontos estratégicos do Rossio de Baixo?
Não souberam das "obras" na Avenida da Igreja?
Não souberam da rotun...na Rua Dr. Eduardo Mª dos Santos?
Não souberam do arranjo do Jardim P. Manuel?
Não souberam quando nos delapidaram património arqueológico?

Pois basta ir ao local ou procurar saber...
Mas trabalhar dá trabalho, é dificil, eu compreendo!
Entre estas, existem outas inconguências ... a seu tempo!

No entanto e num ponto estou absolutamente com eles, esta Câmara que ajudamos a eleger é execrável...

Apesar objectivo desta informação poder ser, dizer à Sr.ª Presidente:
-Como quer que apelemos ao voto em si, se não faz cá nada?

Veremos se resulta!

Saudações

FP disse...

O pânico está no ar...

Unknown disse...

Esta questão de não saberem nada sobre o projecto da feira é extraordinário.... dá vontade de rir...

Preparem-se que está para breve o grande anúncio da inolvidável obra para Canas de Senhorim anunciada com toda a pompa e circunstância que caracteriza a época de eleições, e que poderá ser o factor decisório para a canalização dos votos de Canas para a Dra. Isaura....

O que será?

Eu avanço no meu palpite... uma churrasqueira para um dos principais intervenientes de Canas...

Pombo correio disse...

@Portuga

Não sabem aquilo que não querem saber.
Ainda há uns dias atrás, estiveram alguns elementos da Junta de Freguesia com uns caríssimos da Câmara municipal de Asnelas, numa bela patuscada, ao fundo da rua onde habitam os seus seus Pais, na casa de um ilustre empresário da construção civil.
Se calhar o cozinhado era mesmo uma churrasqueira como palpita o amigo @falancio e não tiveram tempo de cozinhar o projecto da nova feira!
Bom, deve ficar para outra merenda!

lol

carlosdasserras disse...

a patuscada qualquer um faz @pombo correio, tirando a patuscada,diz-me a Junta com a Câmara, HA então sabem, mas acha que nesse evento estavam em condições de fazer o projecto,

diga quem eram os ilustres, até porque acredito, que mesmo nas patuscadas, o interesse de Canas é salvaguardado

PortugaSuave disse...

Não orientem mal a vossa/nossa frustração... a Junta não é tida nem achada nestas decisões (digamos que não "chupa" nada, lol, com alguma boa vontade pode ser auscultada e pouco mais), nem tem qualquer competência na orçamentação e/ou execução das obras referidas no comunicado - ou da falta delas. Pelos vistos nem acesso tem aos instrumentos técnicos, plantas, projectos, etc., das obras em curso.
A única responsabilidade que a Junta (a lista mandatada) tem é mesmo política... mas essa é igualmente repartida pela maioria dos canenses, que na tentativa ou esperança de mudar o curso da política de Asnelas, favoreceu a actual equipa camarária. Mas isso é fácil de dizer agora...
O problema está mesmo na aversão que a "Câmara de Asnelas" tem a Canas e aos canenses.
Cumprim.

Pombo correio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pombo correio disse...

@carlosdasserras

É óbvio que não vou dizer quem estava presente, mas lhe garanto que estavam alguns da Junta e alguns da Câmara.

@portuga

Eu apenas me refiro ao facto de em várias sessões de esclarecimento ouvir o Movimento dizer
"nós não somos como eles"
Lembre-se que ouve em tempos uma determinada Quinta em Canas que foi quase invadida, e o proprietário chamado de traidor por ter feito uma jantarada com alguns políticos de Asnelas.

Não defendo uns nem outros, apenas a verdade e o bom nome da minha terra, Canas de Senhorim

MANUEL HENRIQUES disse...

@PortugaSuave

Muito lúcido como sempre.

O comunicado da junta apenas confirma a névoa que cai sobre Canas.....

Muita literatura ainda se vai fazer sobre os 4 anos de (des) entendimento entre junta e MRCCS.

Ana Mafalda disse...

Mais uma vez nós aqui uns contra os outros ...

Até o fóssil Josezix correiix, se vai re-candidatar, desta vez pelo Partido da Terra ...he he he com um conjunto de fósseis de menos importância estratigráfica, talvez fosséis de "fácies" mas não de idade como o próprio!

Definitivamente estamos muito mal servidos, as variáveis agora são tantas que é dificil alvitrar qualquer resultado!

Ainda assim considero que em breve hão-de tirar um coelho da cartola, para recolher mais tarde os dividendos, só não me ocorre o quê?
Talvez seja cansaço ou falta de iluminação, agora com o horário de inverno (!)

A Informação lançada pela Junta, que dá inicio à sua própria campanha eleitoral, acaba por ser um tiro no pé ...

Daqui deviamos retirar que devemos unir-nos em torno de um projecto que salvaguarde os superiores interesses de Canas, fazer tombar o barco a nosso favor.

O Concelho não se vai buscar a Nelas ... eles não têm esse poder!

Mas aquela Câmara recheada de Canenses independentemente das suas força políticas, com 1 ou mais vereadores, ou até com um presidente, etc, com certeza que a distribuição do orçamento não passaria tão impunemente como até aqui ...

Temos de tomar de "assalto" aquela Câmara, com inteligência e elevação cívica e intervir na redistribuição daquilo que nos pertence!

O Concelho é algo que nos ficou a dever o Presidente da Republica de então, é um desejo quase genético dos Canenses, é-nos inato, atravessa gerações, e volta ciclicamente com determinadas gerações, como se de uma estação do ano se tratasse ... agodiza-se quando se verificam as maiores injustiças e actos terrorismo para Canas...

Mas mais uma vez "hábeis" políticos com pequenos "rebuçados" conseguem destroçar-nos, desacreditar-nos, fazer-nos perder a vontade de lutar ...

Se por enquanto não podemos ser Concelho, então que nos seja atribuido com justiça a parte que nos cabe do orçamento municipal, com absoluto respeito pelas mais elementares necessidades bem como pela nossa história industrial.

Estes últimos 15 anos foi de absoluto MARASMO!

Unknown disse...

Para quando a formalização de uma candidatura à Junta de Freguesia das vozes discordantes ao regime?

O valor que foi investido em infra-estruturas em Canas não foi abaixo daquilo que em situações normais seria investido, portanto não são apenas rebuçados, é relativo e proporcional.

jfernandes disse...

Objectivamente os Canenses já foram “chupados” até ao “tutano”!
Já há uma grande dívida para connosco, e não é com mais umas “obrazecas” de pó de arroz que nos vão ressarcir do que não investiram e do que nós perdemos.
É bom que os Canenses percebam que nos vão atrair ao anzol com um isco venenoso. Mas esse só come quem quer.
Os verdadeiros Canenses têm que perceber que está na altura de viragem de estratégia e de políticas. Chega de aldrabices!
Façam uma visita atenta à capital concelhia, passem pelos sítios que nunca antes passaram e relatem o sentimento que vos assalta. A mim, uma grande “angústia”!
Não podemos ficar presos, depois de cumprido o objectivo Zé Correia, a qualquer presidência. Temos um peso muito grande no que toca a eleições, e isso tem necessariamente que jogar a nosso favor. Mas para bem aproveitado, seria necessário que alguns Canenses vestissem a camisola de Canas e pusessem de parte a “gula” do “tachito”. Mas não é fácil…pois não?

Ana Mafalda disse...

@falancio, o valor investido em infra-estruturas, em Canas, é relativo e proporcionado ??? seria o mesmo em condições normais????

Chamo a isto "tabelar por baixo" ou "trabalhar com objectivos mínimos", pior do que isso substimam sistematimamente a nossa Terra e agora até nós nos substimamos, já nem precisamos que outros o façam!

SOMOS a 2ª MAIOR FREGUESIA A MAIS POPULOSA do Concelho, temos um PATRIMÓNIO HISTÓRICO e um CAPITAL HUMANO INIGUALÁVEL por qualquer outra, mesmo a freguesia sede, e afirma que o investimento em Canas é relativo e proporcionado ...
Que em condições normais seria o mesmo(?) quais são afinal as condições anormais!!!!

Falta-lhe ambição ...

Canas ( a Freguesia no seu todo) merece muito mais:
ACOMPANHAMENTO,
INVESTIMENTO,
PRESERVAÇÃO,
RESPEITO,
MANUTENÇÃO DOS ESPAÇOS COMUNS,
etc, etc, etc,

Um forno comum, ou um sino, não satisfazem este povo ...

Nós somos, exigentes, protestativos, críticos, mas somos também merecedores, pois pagamos os nossos impostos e durante 12 anos não fomos deles ressercidos,
há pois que reclamar uma discriminação positiva por Canas, porque É JUSTO que aconteça!

Cumpri.

Cingab disse...

15 anos de absoluto marasmo? porquê só 15 anos?!... ora deixa cá ver... 3 anos de curandeira e 3 mandatos de colmeia dá 15... antes disso não estávamos no marasmo... hum!!!!! ah! entendi!

Ana Mafalda disse...

@Cingab, escrevi apenas quinze porque subtraí o mandato que o Sr. Mouraz fez o Eng. José Manuel e também antes deles o Dr. Vaz, mais para trás não recordo, mas Canas era então uma terra próspera!

Recuso-me a verbalizar uma palavra que seja contra um Canense, espero que esses tempos de brigadas populares, vaias publicas, junto às mesas de voto, etc, tenham definitivamente terminado...

Nunca gostei sequer de ouvir desvirtuar um Canense, como foi frequentemente feito nos comícios da praça, mesmo que concordasse em pensamento ...

Há 15 anos eu tinha 25, desde os 18 fora de Canas, pouco recordo das tricas da época ... regresso a Canas e ainda não em definitivo com 28, estou fora em 2002/2003 e por motivos tremendos alheio-me de tudo entre Agosto de 2004 e Agosto de 2008!

Certas conclusões são de uma extrema injustiça, não o tinha nessa conta.

Cordialmente

Ana Mafalda

Unknown disse...

@ana mafalda por acaso sabe quanto foi investido em Canas nos últimos 3 anos?
Muito mais do que o proporcinal relativamente ao Concelho, não mais do que o merecido...

O investimento foi feito, se ele foi mal gasto deve-se à vontade, desculpem a expressão, de mamar dos nossos principais intervenientes...
Deixemos os saudosismos para outra altura, Canas e as suas Gentes precisam de uma mudança na forma como se gerem os projectos, de uma mudança de atitude em relação à política do venha a nós que "será bem gasto"...

PortugaSuave disse...

Falancio
Seria muito útil disponibilizar esses dados... para avaliarmos essa alegada proporcionalidade.
Mesmo que as verbas ainda não tenham sido todas afectadas dáva-nos uma ideia do que já foi gasto e em quê.
Cumprim.

Ana Mafalda disse...

@Falancio em abono da verdade e em rigor, (apesar de já ter pesquisado), não sei as verbas gastas em Canas neste mandato ... creio terem sido superiores aos dos mandatos anteriores???

Outras Câmaras Municipais publicam na sua página a distribuição do orçamento, a nossa não o faz, deve ser por falta de pessoal!

Ouço murmurar que o anfiteatro custou X, a rot... custou Y, que as (des)obras na Av. da Igreja custaram Z, a feira Medieval W etc, etc... nas povoações gastaram algum?? Acho que não!

Mas ao circular pela vila sede que tem menos eleitores do que a nossa (!), averiguo que aí foram feitos verdadeiros investimentos, foram abertas novas artérias (muitas até), devidamente pavimentadas e com passeios concluídos convenientemente infra-estruturados para suportar futuras habitações; o PDM foi suspenso para ampliação da Zona Industrial I, que se encontra em fase de concretização; conciliaram, todos os partidos representados na Câmara, esforços pela alteração do traçado da IC37, prejudicando todo o Concelho a Sul; e embora não o considere investimento, mas imagino também o custo de manutenção das rotundas( essas sim dignas desses nome), em que, mais ou menos de 2 em 2 meses são totalmente substituídos os espécimes vegetais, (quando termina o seu período de floração) e logo prontamente substituídos por outros ... e muito mais haverá que eu não dou conta e nem sei!

Não vejo essa tal proporcionalidade relativamente ao Concelho!!! Já foi concerteza a Santar, às Carvalhas, Vila Ruiva, Senhorim, sente-se satisfeito com as verbas que chegam a Canas ???

Tudo o que foi feito em Canas é pouco, é noves fora nada, não houve investimento sério, e nós desejávamo-lo e merecíamo-lo !!!!

Suponho saber que tudo o que foi "gasto", que é muito diferente de dizer investido, em Canas, foi substancialmente inferior ao custo da Feira ou Festa do Vinho do Dão(!) não sei se em conjunto com as festas do Concelho ou só por si!

Mas não há dia que não me confronte com a Zona Industrial da Ribeirinha e o com desinvestimento projectado para lá ... mais gravoso ainda é o "esquecimento" premeditado da sua existência.

A nossa ETAR, que como muito bem sabe é um grave problema ambiental!

É o persistir na política anterior( ou não tivessem eles próprios sido discípulos do Dr. José Correia),de transformar aquele que foi o maior pólo industrial do distrito de Viseu durante 70 décadas, e que nos colocou no top industrial português enchendo-nos de orgulho, numa qualquer zona rural ... em profundo desrespeito pela nossa história e pelos nossos anseios.

Se são mal gastos, se alguém se anda a encher, não o posso afirmar, não tenho provas ... sinceramente não sei.

Mas como diz o amigo @Portuga seria um excelente serviço público prestado a toda a Freguesia de Canas se nos pudesse disponibilizar-nos esses dados...

Sem mais.
Cump.

Ana Mafalda

Ana Mafalda disse...

Correcção, onde se lê 70 décadas, dever-se-á ler 7 décadas, obg.

miguel disse...

generalidades, muita preocupação com candidaturas á cmnelas,
apetece-me perguntar se ainda queremos ser Concelho?

reivindicar, falar, exigir o que é nosso de direito, isso sim.

distribuir o orçamento, faz-se através da câmara, exprimindo essa execução com o voto de cada membro, por maioria no respectivo orgão;

isto como toda a gente sabe, obtém-se com 4 votos favoráveis no conjunto de 7 membros que formam a câmara, tudo o resto é "faz de conta"

Unknown disse...

poderei ser mal interpretado quando sou demasiado sucinto nos meus comentários.

proporcionalmente às outras freguesias (área, nº de habitantes e nº de projectos apresentados e aprovados pelas juntas), Canas tem sido beneficiada em detrimento de outras.- Conscientemente é verdade, um habitante da Cagunça poderá pensar e dizer exactamente a mesma coisa de Canas.(sem qq abjecção para a Cagunça)

MAS, concordo que esse investimento não se vislumbre nas obras em decurso, por começar, já adjudicadas sabe Deus como, ou já acabadas, porque algumas são tão ridículas pelo seu carácter, tão impopulares e que afectam um número tão reduzido de habitantes.

Vejamos os maiores gastos nos últimos 3 anos,

campo pelado GDR e GDR 5 % da população da freguesia é afecta a este investimento;
praça/mercado da vila 10% da população;
campo vale de madeiros e clube de Vale de Madeiros afecta 1% da população;
feira 5%;
piscinas 10% e o apócrifo dono;

@ana mafalda, não menosprezo estas percentagens reduzidas concordo que não se realizou nenhuma obra de fundo como uma ETAR, como uma Casa da Cultura, como um Centro Educativo, e não enumero os arruamentos, os esgotos e os passeios, mas foi muito dinheiro mal gasto, mal gerido e mal utilizado, eu chamo-lhe a política do “venha a nós que será bem gasto”.


Se eu especulasse um valor de 3 000 000 € gastos ou investidos na freguesia?

Tenho consciência que o dinheiro está cá, mas, onde está enterrado?

manuel disse...

O dinheiro está onde estão os líderes do mrccs! Se quiserem, o líder. E não me venham cá com falta de provas, disto e daquilo, sinceramente não sei, etc! E, descansem que está tudo dentro da normalidade. Os beneficiados, efectivamente, de tais verbas são os de sempre. Ou não os conhecemos já de outros carnavais?
Seguem o rasto do dinheiro. Vejam o caso da A.R. do Rossio...ou então não convirá ver!

Manuel Vieira

PortugaSuave disse...

Falancio
Eu pensava que tinha números concretos... especular, especulamos todos, embora alguns tenham algum pudor em atirar valores e deduzir proporções.
Esses raciocínios são recreativos, admito, mas perfeitamente inconclusivos.
Cumprim.

miguel disse...

subscrevo na integra @portuga,

quanto aos valores em concreto, para já, só os do ano anterior (importâncias mesmo gastas), do ano corrente não nos deixam aceder às contas, contudo temos o Plano de Investimentos Previsional, aqui podem-se divulgar as obras que pensavam fazer, que se comprometeram fazer...

manuel disse...

Meus amigos, planos de investimentos, planos de actividades, etc, etc, para mim não contam. Quando se chega ao ridiculo de orçamentar uma qualquer obra por 1 Euro, toda e qualquer verdade está inquinada, logo à partida. As contas reais são as que não nos permitem acesso. Aquilo que na realidade é nunca nos mostram. Portanto o melhor será especular sempre e forçar a realidade. Um dia será dia!

Manuel Vieira

Unknown disse...

@miguel e portuga o valor que adiantei 3000000@ obriga as pessoas a pensar, é óbvio que não é conclusivo, como o manuel diz, mas retiram-se algumas ilações.


Adianto outro valor quase 2 000 000€. E este já serve!!!????

Este comentário serve apenas para demosnstrar que o valor não é importante mas sim o significado e a afectação que tem sobre a população...

MANUEL HENRIQUES disse...

@Caríssimos

O acesso às contas não pode ser um capricho da Câmara ou da junta.

SE pretendem ter acesso acesso ao mesmo façam-no com os instrumentos que a lei faculta.

Se houver obstáculos divulguem-nos ( por exemplo, aqui)

manuel disse...

@Manuel Henriques, o acesso ás contas para quê? Como sabemos estão corretas. Se é justo ou não o valor que atribuam a A, B ou C é discutível. A realidade é que resulta bem diferente. Orçamentos esvaiem-se duma forma duvidosa e pendem sempre para o mesmo lado. Bem sei que o amigo até conhece bem esses meandros, logo saberá que fácilmente se sonega tudo o que não poderá ser conhecido pelos contribuintes. Pois, mas existem os mecanismos legais. Concordo, mas passarão tempos inglórios até que a realidade surja. Logo continuo na senda do @falancio: especulemos e tiremos daí tudo de bom e útil! Participemos, inteligentemente no jogo que decorre, é o meu voto.

Manuel Vieira

miguel disse...

@manuel, lamento mas é altura de não ir em especulações, estas, servirão os que têm culpas no cartório e ajudam a lançar o nevoeiro que lhes interessa,

sou apologista de numeros concretos, ou seja, que não se possa dizer que não é bem assim, e para exemplo, como aliás consta da informação da junta, quem atribui uma dotação de € 1 euro para a Casa da Cultura, é porque não tem qualquer intenção de executar a obra, ou está a espera de um milagre para a financiar

xuxa a lista disse...

Eu gostava mesmo era de ver "falar" nas ETARs e nas obras privadas feitas na freguesia.

Já agora parece-me que Canas deveria capitalizar o descontentamento de todas as freguesias e não apenas da nossa. Acho que seria estratégico.