Canas OnLine

09/11/2008

Quem espera Desespera!


O cartaz já perdeu a cor, nele não consta a data de início nem do terminus da obra , nem o custo, nem o financiamento nem dos co-financiamentos, nem o responsável, nem o irresponsável...
Em Canas a Dão Sul não tem investimentos, não se lhes oferecem rotundas, sim porque Santar não acolheria "aquela" rotunda pelos seus moradores, mas sim devido ao investimento da "Dão Sul" não se iludam!!
As pessoas que morreram por estas bandas ( Nacional 234) atropeladas e os outros peões que diariamente a cruzam, não tiveram prioridade na execução destas obras !
Porque, a Dão Sul, movimenta biliões de euros e isso é incomparavelmente "superior" ao custo de uma vida humana...
Seria até interessante sondar a opinião dos mentores de tal obra de propaganda, talvez num circulo mais restrito rejubilem de ironia ao desculparem-se que afinal não enganaram ninguém....pois:
Não estabeleceram prazos...
Não definiram a empresa responsável...
Não admitiram o custo e averbamento da obra...
Tratou-se ou trata-se tão só, de uma manobra de propaganda que se vai esbatendo à medida que os agentes erosivos da atmosfera actuam sobre a referida estrutura.
" Traz-nos à memória, também, uma frase batida" ... fomos novamente enganados!
Ou será esta "obra" estrategicamente deixada para o final do mandato com o intuito de ser a colectora dos Votos em Canas???

44 comentários:

miguel disse...

naturalmente são as obras em "esboço" "rascunho", que constam no boletim da câmara, vejam-no, analisem,
´"só uma dica" - diem que estas rotundas foram negociadas simultaneamente com a de Santar, agora façam o vosso juizo...

GiGa disse...

Fonte da CMN, diz que o facto das obras não terem se quer começado deve-se a políticas.

miguel disse...

AH! AH! a politicas, que politicas? de desinvestimento claro ou são as bandeiras que estão no ar,

ou então foi a informação da Junta a dizer verdades, se foi, temos que fazer calar a Junta e pedir desculpas ao elenco câmarário,
vamos servir umas morcelas e um dão de honra

Ana Mafalda disse...

Pois, serão sempre opções políticas, essas que estiveram na base do adiamento das rotundas em Canas e de se dar prioridade à rotunda de Santar ...

Não houve sensibilidade, por quem de direito, pelos brutais atropelamentos ocorridos aqui na Nacional 234, 2 deles junto às bombas de gasolina hoje da Total, que ceifaram a vida à D.ª Piedade, moradora em Vale de Madeiros e ao Sr. Alberto, pai da D.ª Marília (um grande defenfor do MRCCS e da Luta, hoje por eles esquecido ...), junto aos " Candeeiros" deu-se o atropelamento da D.ª Lusitana, irmã do Sr. Vasco e esposa do Sr. José da Eufrasina, assim como o do Sr. Manuel Coimbra, quando ia de mota também para Vale de Madeiros onde residia, o da irmã do Sr. Alberto Pira, ocorreu no "Alto da Fábrica".

Todos atropelamentos mortais!

Como morreram já não têm voz, por eles também ninguém se bate!

O que não acontece na Dão Sul, essa "grande" empresa tem voz, e tem sobretudo muitos milhões de euros, o dono é "Gente Muito Bem", há pois que o "mimar"... é também um destacado líder do PSD...

Não contabilizo (porque desconheço) os acidentes e os atropelamentos de desconhecidos, ou dos que tiveram a sorte de sobreviver ... só investigando o que com facilidade se conseguiria quer junto da ABVCS ou da GNR ...

Mas para mim estas cinco mortes( que recordo, poderá haver muitas mais ) são um número mais do que suficiente para ter sido dada prioridade máxima quer às rotundas, quer a semáforos reguladores de velocidade, quer à colocação de lombas, também estas para abrandamento da velocidade, aqui em Canas na Estrada Nacional nº234.

Em Santar a rotunda fazia falta, é bem verdade, está bonita, não o nego ... mas havia semáforos para abrandamento de velocidade e até para regulação do trânsito, o perigo não era tão eminente como AQUI!

Sem dúvida que os Santarenses também merecem investimento, também merecem a dita rotunda!

Mas qual seria a prioridade mais justa?

O que pensam os Canenses?

O que pensam ou fizeram os nossos representantes??

Aos que ali morreram prestamos-lhe a nossa homenagem, às suas famílias as nossa sentidas condolências ... às potenciais vítimas, por favor tenham muito cuidado, pois ninguém zela por vós!

Haja respeito pela memória dos que ali perderam a vida, lutem por prioridades justas e que as " obras" feitas em Canas resultem na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Não nos eludam mais!
Não nos "empaliem" mais!
Não nos substimem mais!

Não contem com uma população totalmente acrítica!

Não pensem que ao deixarem esta obra estrategicamente para o fim, esta faça o milagre da proliferação dos votos.

Nós estivemos aqui, nós vivemos aqui, nós observámos o que aqui se fez e não fez durante este mandato...

Os responsáveis de lá e de cá, talvez venham a obter o perdão divino, porque o nosso, esse jamais vos será concedido!

Unknown disse...

Está renhido... obras, promessas, projectos...jobs for de boys, filhos dos boys e enteados.. e cunhados, o alcatroamento da rua do vizinho...

@ana mafalda, é bem capaz de ser esta a grande obra a ser anunciada, aquela que se estava à espera... aquela que pode ser o factor decisório... aquela que o meu palpite seria a churrasqueira de um dos primcipais intervenientes...

miguel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
miguel disse...

não devia ser preciso morrer ninguém para haver intervenção, tamanha é a evidência da perigosidade,
mas esta câmara num claro desafio e ofensa, nem sequer se deu ao trabalho de colocar semaforos, uma acção muito simples existente em qualquer localidade, mas que a câmara, entenda-se por motivos financeiros, se recusou a colocar.

Deixem-me também dizer que o desprezo, neste caso, pelas vidas das pessoas de Canas, atinge aqui o seu auge.

Há dois ou três anos atrás quando havia a fabrica das camisas, o atravessamento pelas trabalhadoras ponha a sua vida em risco quatro vezes ao dia.

A liberdade e omissão da câmara nestes casos vai até onde nós quisermos, infelizmente não reagimos a estes atentados.

Ana Mafalda disse...

@Falancio, acredite que não estou por dentro dos meandos desta politica rasteira que por aqui se joga, mas foi efectivamente um comentário seu, que me pôs de "sobre aviso" ...

Tive o palpite que fossem as rotundas e não a dita "churrasqueira", sei bem que o disse a brincar mas com acentuado sentido irónico!

Ainda assim acho que não vai ter o efeito desejado, as pessoas de Canas não são iguais às de outras Freguesias que me escuso a nomear ...

Somos exigentes, ambiciosos, críticos, protestativos, temos amplo sentido de justiça e também de injustiça, consoante o grau de esclarecimento dos nossos conterrâneos!

As rotundas são das obras mais fáceis e baratas de se fazer, não necessitam de grandes recursos nem de grandes técnicos!

Basta vê-las em Nelas, nas Caldas da Felgueira, em Carvalhal, em Santar, na Aguieira, em Senhorim, no Folhadal, só aqui em Canas é que houve pouco empenhamento e só exímios camionistas a conseguem contornar sem a "albarroar", para um carro ligeiro não há problema, mas um autocarro ... também isso não preocupa ninguém porque haveria de me preocupar a mim!

Penso que nós, em conjunto, não perdoaremos o facto de primeiro terem optado pela de Santar.

É que a Estrada Nacional nº 234 , a nossa "Estrada Nova", é muito mais perigosa, TODOS os cruzamentos são potenciais perigos eminentes: na "Noémia", nos "triângulos" para Vale de Madeiros, na entrada para Canas sobre o Viaduto, na Zona Industrial, no Hotel Urgeiriça, todos mal sinalizados, a maioria sem luz, um absoluto desleixe, uma falta imensa de respossabilidade!

Também de todos nós, pelo nosso silêncio!

Pombo correio disse...

Falta falar dos Acidentes que não foram tão poucos como isso, que levaram à morte algumas pessoas que não eram da nossa zona.Só são contabilizados os que morrem no local, os que vão morrer ao Hospital não contam para estatísticas.

Recordo-me, uma família que vinha de Canas e ao entrar na EN 234 junto ao Hotel, foi projectada Por um TIR, levando a jovem de cerca de 18 anos a falecer no Hospital de Viseu ainda nessa tarde.

Provavelmente alguns foram assistidos pela Dra. Isaura, mais motivos para não se adiarem este tipo de obras.

Cingab disse...

Obviamente as obras vão começar para o ano para tentar sacar votos aos canenses, tal como o pavilhão do rossio a rua Fonte da Cruz, os passeios da 1 de Julho e outras que tais... Naõ vão fazer mais nem menos que muitos aí por todo o lado...

até zé colmeia borrifou com alcatrão quase todas as ruas de canas

Unknown disse...

Se concluída a tempo das eleições é sem dúvida uma obra de fundo.

Se realizada com rigor técnico é sem dúvida uma obra que agradará a toda a população, uma obra que afectará não apenas uma percentagem reduzida da população, uma obra de grande envergadura que faz falta a Canas de Senhorim e a quem a visita..

Mas, não há dinheiro nem tempo para a realizar...

manuel disse...

@ana mafalda, quero acreditar que os Canenses estejam imbuídos de todos esses predicados...e não seja uma churrasqueira que os venha submeter. Mas, olhe, uma churrasqueira talvez não. Com uma vaca no fogo alí às 4 esquinas, começo a duvidar da certeza que tão veementemente sublinha.
Não é por acaso que os candidatos se acoitam nos PT ou PPM`s, é que trabalhar para conseguir apoiantes traria grandes dissabores. Estalava-se logo o verniz. E, teríamos de novo o conto do melro. Daí que os predicados se desvaneceriam...A ver vamos!

Quanto a obras será mais do mesmo: de última hora e mal feitas. E haverá quem apoie. Porreiro pá!

Manuel Vieira

Ana Mafalda disse...

@Falancio mais uma vez e num pequeno ponto discordamos, não sou obviamente especialista no assunto, mas considero serem as rotundas as obras mais baratas que se podem oferecer a uma população, há quem ironize dizendo "quando um presidente de câmara não sabe fazer mais nada faz rotundas".

Pois não envolvem materiais muito caros, nem necessitam de grandes recursos técnicos e muito menos são obras de "grande envergadura"... aqui até para facilitar, o tipo de relevo é favorável bem como o solo, não trazem por isso quaisquer problemas técnicos adicionais, o que falta mesmo é: RESPONSABILIDADE, VERDADEIRO SENTIDO DE PRIORIDADES, VONTADE POLÍTICA e JUSTIÇA!

Eu atrever-me-ia a especutar que, todo o dinheiro que já foi gasto em Canas, aqui e ali ( tipo pó-de-arroz ), todo reunido, daria para realizar esta obra!

Para Canas , Vale Madeiros, Felgueira e Zona Industrial, ela torna-se PREMENTE, devia ter sido iniciada e concluída no primeiro ano de mandato, em vez do Placard Publicitário, sobretudo pelo grau de perigosidade adjacente às áreas que afecta, devia também merecer igual tratamento a entrada do Hotel Urgeiriça ( que ficou esquecida!).

Obras de envergadura, que implicam grandes despesas e que Canas deseja e merece são um Pavilhão Gimnosdesportivo, um Polidesportivo ( com campos de ténis, andebol, basket,etc ), um Complexo de Piscinas cobertas, uma Casa da Cultura com amplas valências ... estas sim poderiam ser assim adjectivadas...

Obras de fundo, seriam dotar toda a Freguesia de saneamento Básico e fazer a recolha e tratamento dos efluentes numa ETAR com capacidade de débito e tratamento ( uma verdadeira reciclagem da água residual)!

Obras de fundo seriam, dotar a Zona Industrial da Ribeirinha de infraestruturas atractivas para que houvesse efectivo investimento, e PROMOVÊ-LO, porque nós temos tradição industrial, porque a indústria fixa pessoas, revitaliza o comércio, põe o dinheiro a girar, etc...

Obras de fundo seriam, pavimentar as artérias viárias já existentes dota-las de passeios e infraestruturas para futuras construções...

Agora rotundas???
Por rotunda entenda-se: "praça de forma circular para onde confluem várias ruas e em que o trânsito se processa em sentido giratório".

Para aquela obra haverá dinheiro, não envolve grandes verbas e a publicidade está feita, e é feio voltar com a palavra atrás, ainda por cima quando está ali "escarrapachada" para todos verem!

As rotundas são um mal necessário e neste caso urgente!

@manuel, eu acredito mesmo que os canenses reunam estes predicados!

Também receio que a obra surja à última da hora e mal feita, já estamos a isso habituados, mas se isso vier a acontecer, ao contrário do @manuel não creio que agrade há larga maioria dos canense, vai agradar ao empreiteiro, vai agradar aos apoiantes de sempre, vai agradar aos fornecedores de material, mas depois deste grupo, nada mais...

Não costumo abordar estes assuntos, senão aqui no blog, não tenho a mínima noção do que seria preciso para concorrer não "acoitado", mas se também os outros se acoitam sob partidos mais mediáticos, estes também têm esse direito ...

A diferença está somente na nossa escolha e em Canas somos muitos, e temos peso, e colocamos e derrubamos presidentes de câmara, quando fazemos convergir o nosso voto!
Seria até muito pertinente promover um verdadeiro e sério debate de ideias, pelos superiores interesses de Canas para que se encontrasse o melhor candidato, e "nele" fizessemos todos pender o nosso voto...

Mas Cristo, que foi Cristo, também não reuniu todas as paixões....

Nós "partidos" somos mais fracos e teremos menor importância ... o umbiguismo também não joga a nosso favor, a disciplina partidaria dos jobs, pior ainda!

Vai ser uma estatística dificil!

Cumprimentos

O_ATENTO disse...

Agrada-me verificar o empenho da Ana Mafalda, o seu sentido de justiça talvez não esteja muito desenvolvido e sofra um pouco do umbiguismo de que fala.
O concelho tem 9 freguesias e todas têm as suas necessidades, se todos tivessem uma posição como a sua teríamos de ter 9 concelhos com orçamentos recheados e um sentimento de egoísmo levado a excessos.
Parece-me que pelas posições que tem tomado que guarda Grande rancor ao PS ou ás pessoas que o representaram durante muitos anos,o que só se compreende se tiver sido esse o seu quadrante politico.
De qualquer modo como me tenho mantido bem atento ao que nos últimos meses se tem dito neste blog, e porque tenho apreciado algumas das suas posições, lanço um desafio, não perca tempo com retóricas fúteis e entre no mundo difícil da governação, pondo as suas ideias em prática, ou talvez não.
P.S.
Olhe que em Santar também morreu muita gente antes da rotunda,um dos últimos acidentes graves deu-se com uma ambulância do Bombeiros de Canas de Senhorim

Ana Mafalda disse...

@o_atento, por acaso anda um tanto ou quanto distraído, o PS Concelhio tem feito propostas que considero lesivas para as freguesias que se situam a Sul do Concelho, como no caso do IC37, deliberadamente essa opção prejudica Canas, e com isso não obterão o meu apoio!

Num passado ainda muito recente e sob a protecção do PS, a freguesia de Canas foi violentamente ostracizada ... palavras do próprio!
Não tenho motivos para simpatizar com o Ps Concelhio!

Também quanto ao desenvolvimento da sua politica nacional, tenho uma infindável lista que não vou obviamente dar-me ao trabalho de lha descever e/ou publicar, não estou efectivamente com ESTE PS ... este PS governa mais à direita que alguma vez algum governo PSD ousou fazê-lo!

É a minha opinião pessoal, e creio ter direito a ela, mesmo que colida com a sua ... que no entanto respeito, mas fico com a minha e com os meus motivos.

Quanto ao meu alegado "Grande rancor" ( ódio profundo e reservado, ressentimento, grande aversão, etc), concerteza sabe do que fala mas eu desconheço de todo esse tipo de sentimento, ainda não nasceu em mim, muito menos nasceria por um partido!

Com muita gentileza e serenidade reafirmo a minha opinião, ESTE PS não obrigado!

Quanto ao meu alegado umbiguismo por Canas, agradeço-lhe desde já esse forte elogio que me tece! Ruborizou-me!

Pois Canas esteve um longo período de tempo, 16 anos salvo erro, em que a percentagem do orçamento autárquico que lhe foi atribuído ou foi anedótico ou inexistente!
Não deu conta???
Isso incomodou-o??
O que fez nessa altura??

Considero absolutamente justo que Canas seja ressercida dessa verbas em falta, das quais outros usufruiram sem pudor!

Não sei se me entente!

Tenho duvidas que o consiga!

Alguma vez aleguei que em Santar não devia ter sido construída a rotunda???? NÃO!

As prioridades pelas quais são executadas as obras, é que foram por mim questionadas e não a pertinência das mesmas!

Em Santar existem e existiam semáforos para abrandamento de velocidade e até para regulação do trânsito!
Em Canas nada!

O seu umbiguismo não consegue avaliar o grau de perigosidade na Estrada Nacional nº 234 ?!?!?

É assim tão dificíl avaliar o tráfego nesta via, que faz a ligação da IP3 à A25?!?

Não precisava de descer ao ponto de referir o acidente com a nossa ambulância ... como depreederá eu conheço o caso.

Talvez também conheça as regras de trânsito e saiba que uma ambulância é um veículo prioritário e que, as normas não foram escrupulosamente cumpridas por todos, o que veio a dar origem ao dito acidente.

Mas asseguro-lhe, que em Canas os houve em maior número, queira para isso fazer um breve trabalho de investigação!

Para terminar, as suas avaliações quanto ao meu perfíl psicológico carecem de amplos conhecimentos na área ... anda longe, está muito frio!

Cordialmente

Unknown disse...

@ana mafalda já que discordamos apenas num ponto, e ainda bem, eu acrescentaria só mais um para não ficar órfão... a situação que Canas viveu ostracizada durante 16 anos e sem qq tipo de investimento(palavras suas) deveu-se a várias razões que não vale a pena enumerá-las muito menos descrevê-las senão dava uma novela e uma troca de palavras e comentários que hoje são desnecessários;
Porque é que Canas tem de ser "recompensada" pelo "esquecimento" de alguns intervenientes?

Ana Mafalda disse...

@Falancio não encontrará no seu próprio comentário as razões??

Não admitiu também a ostracização??

Imagine que durante um ano descontavam directamente do seu ordenado os duodécimos com a espectativa de lhe serem ressercidos aquando do 13º mês, chegada a altura de lho pagarem o "patrão" mudava de ideias, não o fazia, e desviava a verba para um quarquer monumento piroso colocado estratégicamente à porta da empresa!

Imagine que isso acontecia durante 16 anos consecutivos?

Quando se trata da casa alheia é mais fácil opinar ;)
ou melhor quando se é de Nelas!

Onde tudo foi feito, muito com a verba desviada da Freguesia de Canas de Senhorim ... porque não se insurgiu nessa altura contra??

Qualquer beliscadela no PS, aqui ou ali e o @Falancio chega-se logo à frente!

lol

O_ATENTO disse...

Minha Cara Ana Mafalda

Gostaria de fazer alguns pequenos reparos, começando pelo fim.
Não sou presunçoso ao ponto de traçar perfis psicológicos de pessoas que só conheço pelas opiniões postadas, não me tenho em tanta conta.
Quanto ao umbiguismo até acho saudável, desde que não nos faça perder a visão periférica.
Ainda bem que não é de rancores, e muito menos políticos,levam-me a pensar que uma boa proposta nunca a deixa indiferente.
Quanto à Rotunda eu não digo que alegou o que quer que seja, só digo que também lá existiram acidentes graves e mortes, falar da ambulância não quis que fosse um golpe baixo, só o referi por ter sido o ultimo acidente grave, logo depois iniciaram-se os trabalhos.
Não concebo que seja necessário fazer contabilidades mórbidas, para se apurar a urgência das coisas, quando ela é gritante.
Concordo quando diz que Canas foi ostracizada durante 16 anos (não se enganou), mas pergunto, terá sido tudo culpa só de uns?
Nada me move contra Canas, antes pelo contrário,mas acho estranho que uma terra de gente com ideais e que luta por eles, não se considere mal representada pelos políticos que elegeu, e nada tenha dito ou feito, de facto para que essa posição fosse alterada. No fundo mesmo depois de ter alcançado um dos seus intentos( derrotar Zé Correia)continuou tudo na mesma, tendo um anfiteatro, uma nano- rotunda e as obras da rua Fonte da Cruz, trocadas por um trompete.
Onde estava o representante do povo
? A preparar mais uma negociata pré - eleitoral?
Quanto ao IC37 acha que uma obra dessa envergadura a dividir as duas maiores freguesias do concelho, não era contraproducente?
Porque acha a posição do PS concelhio lesiva para Canas?
Também considera a posição e luta assumida pelo PS concelhio na alteração dos nós do IC12 lesivos para Canas?
Sabe que a única força politica do concelho a organizar debates e públicos sobre o IC12,IC7 e IC37, foi o PS, assim como sobre os problemas da Educação e Carta Educativa do Concelho?
Não se pode confundir a árvore com a floresta.
Este PS parece-me ainda um pouco tímido e talvez sem força para recuperar um bastião socialista como o era Canas de Senhorim, mas pelo que sei e já vi, esta nos antípodas do PS do Zé.
Para finalizar gostaria que me desse pistas, a mim e a quem nos lê, de como é possível ressarcir Canas de Senhorim dos anos de Vazio sem com isso prejudicar as restantes freguesias, e não caindo no Centralismo Umbiguista(parece-me ser uma palavra de que gosta)de Nelas?

Também Cordialmente

Ana Mafalda disse...

@o_atento, obviamente não vou falar pelos nossos representantes, mas sim por mim, como uma natural, residente e fã incondicional de Canas!

O MRCCS não impediu que se fizessem obras em Canas, viessem os projectos, os materiais e as equipes e veria se as obras eram ou não feitas, o PS da altura, ou o seu expoente máximo, dizia num vernáculo insolente e a todos os ventos " que não se fazem filhos em mulher alheia", e foi a justificação, não me venha com desculpas que a culpa é de sermos ( porque também aí me incluo) Movimentalistas!

Quanto às vias de comunicação dizer que servem para dividir concelhos ou outra coisa qualquer (?), só por deformação, muito pelo contrário, promovem a união e estreitam a comunicação entre as suas populações, a IC37 junto à Nelcivil, estaria equidistante dos extremos do concelho serviria com igualdade todos os seus habitantes, estaria também equidistante das Zonas Industrial I e III e sob a Zona Industrial II, favorecia as três no seu todo, facilitaria também o acesso às duas unidades hoteleiras sedeadas na Freguesia de Canas de Senhorim: Hotel da Felgueira e Hotel da Urgeiriça e também ao Balneáreo Termal bem como outras unidades de prestígio no campo da restauração.
Por tudo isso considero que a proposta do PS neste propósito lesou Canas.
O PS concelhio é que não tem uma visão globalizadora e periférica do Concelho!
Mas tem uma visão de lince para a sua sede!

As contabilidades mórbidas sempre foram apanágio dos políticos, usei apenas as mesmas armas, aliás foi o argumento do PS concelhio, para ser construída a variante em Nelas, recorda-se??

Não teve pudor quando o orçamento que caberia a Canas durante 16 anos, foi ano após ano vilipendiado ??

Não gostaria de corrigir esse passado ??

Claro que não, pois pertence ao PS concelhio!!

Conhece a Fábula dos sete Feixes?

Já velho, e portanto próximo a despedir-se do mundo, um homem que tinha muitos filhos, reuniu-os
em redor de si, e mandando vir um feixe de varas, assim disse: Qual de vocês meus filhos, será capaz de
quebrar esse feixe de varas? Experimenta, João. João procurou fazê-lo; não pôde. Vê tu, Pedro. Pedro também o não pôde; nenhum dos outros o conseguiu. Ora, eu, já velho e alquebrado, vou fazer o que vocês, moços e valentes, não fizeram, disse o pai, e desatando o feixe, tomou uma por uma todas as varas, e as foi quebrando. Então, prosseguiu: Aproveitai, meus filhos, esta lição. Enquanto estiverdes unidos, resistireis facilmente a todas as agressões e violências; os vossos inimigos, porém, hão de procurar desunir-vos; para isso aproveitar-se-ão das vossas paixões, e se o conseguirem, um por um ficareis todos perdidos.
MORALIDADE: Da união nasce a força; todos o sabem; não há verdade mais trivial: entretanto todos parecem ignorá-la.

Um concelho é tanto mais forte , quanto mais fortes forem as suas freguesias, investindo apenas numa gera desequilibrios, gera desunião ...
Já imaginou o que seria este concelho, com 9 Freguesias equipadas com elevado nível ??

As infraestruturas existentes em Nelas são insuficientes para cobrir cabalmente todo o Concelho, seria uma medida inteligente de grande elevação cívica investir em Canas e com esse investimento afectar toda a zona sul libertando o próprio Concelho na sede!

Quantos idosos da Aguieira ou do Pisão fazem hidroginástica na Piscina Municipal, e da Lapa ou mesmo de Canas??
Quantos frequentam o Pavilhão Gimnodesportivo ???
Pois é não chega para todos e mesmo assim consideram que nós não temos esse direito!

Ciumisses!

É tudo isto que nos distancia...

Mas felicidades para o seu projecto que não é de todo o meu.

Respeitosamente

Ana Mafalda

miguel disse...

@ana mafalda e @o_atento, li ao atravessado os vossos comentários, pelo que me penalizo se incorrer em algum "pontapé na gramática" por falta da leitura atenta,

o_atento propõe 9 concelhos para concretizar as ideias de desenvolvimento da mafalda, este senhor que para mim é do aparelho do PS, devia em sede de reunião de câmara pugnar pela distribuição de recursos em conformidade com critérios, Canas, só pedia que utilizassem nos investimentos, os critérios que o estado usa para as transferências para ô Municipio, alguns, que podiam ser: a população e a àrea,
faça contas sr. o_atento

O_ATENTO disse...

Minha cara Ana Mafalda

Não posso deixar de continuar achar que a Ana é muito boa a apontar problemas, mas de facto carece das soluções, ou então furta-se a apresentar as que tem.
Quanto a eu ser do PS é um facto, mas o Manuel Alegre também é.
Concelhio?
Sim, porque vivo no concelho, ma o Zè Correia também cá vive.
Projectos tenho sim senhora, mas a Ana também os deve ter. Senão o que seria de nós.
Eu vou até onde a minha consciência me levar, e note, não estou preso a nenhum imperativo que me obrigue a subordinar.
Contrariamente ao que julga, somente fui um observador distanciado durante os 16 anos anteriores, não tendo quaisquer relações de proximidade com o poder da altura e a partir de um determinado momento, promovendo a distancia para com o mesmo.
Quanto aos " filhos em mulher alheia"também não tenho nenhuma responsabilidade, se bem que a minha opinião pessoal é de que o Sr. usava preservativo e por qualquer descuido, podia sempre culpar um dos seus colaboradores mais próximos, mal que não me atinge.
Mas sei que que nas ultimas eleições ganhas por esse Sr. também foi posto por alguem, um preservativo no povo de Canas de Senhorim, impedindo este de votar e assim promover mais uma vitória do Zé.
Mas isso são outras lides.
Quanto a estradas é uma questão de opinião,já agora o nó do IC37 era na Urgeiriça e não ou pé da Nelcivil e apenas um nó,Canas ficava cercada de estradas e segundo o seu argumento ligada ao mundo, digo eu. Mas não me respondeu ao IC12.
Eu não acredito que uns metros de alcatrão fossem suficientes para pagar o transtorno da solução "Boiça".
As fábulas andam sempre perto da realidade mas quando chegamos a toca-las desvanecem-se.
Foi ou é o caso do MRCCS.
Mas o fogo continua aceso no peito das gentes, o mesmo orgulho, os mesmos sentimento, a mesma vontade de lutar.É esse sentimento que dá força a Canas e a torna única,no entanto e do meu humilde ponto de vista tão desproveitado.
Por fim diz
"Um concelho é tanto mais forte , quanto mais fortes forem as suas freguesias, investindo apenas numa gera desequilibrios, gera desunião ...
Já imaginou o que seria este concelho, com 9 Freguesias equipadas com elevado nível ?? "
Não me explicou é como se consegue isso ressarcindo Canas por 16 anos de esquecimento, com um orçamento de +- 11M€ em que mais de 80% são despesa corrente?
Já agora quando a câmara foi gerida por um canense (Dr José Vaz) qual foi a dotação orçamental
Como resposta se calhar a fábula do Velho do Menino e do Burro algum teria de ser o desgraçado.

O_ATENTO disse...

Pois é Miguel

O PS agora tem um aparelho e dantes estava aparelhado com um jugo.
Deve perguntar ao PS se não precisam de "mecânicos" inteligentes, práticos e competentes para a manutenção do aparelho. E podem ser também de Canas de Senhorim, pelo que sei terra de longa tradição em artífices industriais.
Quem sabe eles aceitam e fazem umas avenças?
Já agora meu caro se cada uma das 9 freguesias tivesse somente aquilo que o nº de eleitores e/ou área lhes define em FEF era o fim do mundo.
O dinheiro que existe são entre 10 a 15 M€ consoante a megalomania, o que eu procuro são critérios práticos.
Se me puder ajudar, ficar-lhe-ei agradecido.

Ana Mafalda disse...

@o_atento, a fábula do velho do rapaz e do burro era recorrentemente contada pelo Dr. José Correia e seus Delfins...

E servia para explicar o descontentamento permanente vivido e sentido em Canas, e em como nada que se fizesse inverteria tal sentimento!

Afinal do PS Concelhio nada de novo, não servem a Canas, atrevo-me até a opinar, como poderão ter por aqui um único voto, mas isto dos jobs explica-o de facto...

Mas não me leve muito a sério, a minha opinião sobre os partidos é tranversal!

Não faça campanha comigo, é perda de tempo, não consideram Canas a 2ª freguesia do Concelho e não lhe dariam por isso o tratamento e o respeito merecido, ainda bem que por aqui adiantou as reais intenções do PS Concelhio.

Obrigado mas, não nos servem!

Felicidades para o resto do Concelho, são menos protestativos, exigentes e críticos ....

Cordialmente

Ana Mafalda

Ana Mafalda disse...

@o_atento, não lhe forneço as minha ideias, porque não vou EU ajudar a construir o seu programa eleitoral para Canas ...

Quanto ao IC37 continuamos em desacordo, do nó IC12 em acordo!

O que pensa fazer com uma câmara que absorve 80% do orçamento, isso é ingovernável !?!?

Mudem-se para cá e façamos uma Câmara de raiz, sedeada em Canas...

;)

O_ATENTO disse...

Minha cara Ana Mafalda

A Ana é como os feixes de varas, da sua fábula, impossível de quebrar, não é essa a minha intenção, mas aprecio de facto a resistência e a combatividade, pois são elas que muitas vezes nos fazem continuar na procura de um qualquer objectivo.
Não pretendo que me ajude a construir o meu programa eleitoral para Canas, por não sou candidato a nada. Acho no entanto que os canenses só teriam a lucrar se lhes apresentar o seu programa eleitoral, mesmo como independente, visto que os partidos, ao que parece lhe causam uma certa urticária.
Se a fábula que referi era utilizada pelo Zé, lamento desde já a minha escolha, mas como sabe não a apresentei no contexto específico de Canas, o que é difícil e por vezes injusto são as escolhas, o que não quer dizer que as deixemos de fazer.
Quanto ao descontentamento eu compreendo e até estou solidário, o que me deixa surpreso é a imobilidade, que eu compreenderia em Nelas, Santar ou Senhorim mas que me causa surpresa em Canas, que tenho como a mais empreendedora e autónoma freguesia do concelho.
Basta estar um bocadinho atento ao pulsar cultural e associativo da vossa terra, ou até mesmo a este blog para se sentir isso, Um post destes num blog de Nelas num dia bom poderia gerar entre 0 e 3 comentários este já leva 24.
Como disse acima deixa-me surpreso.
Quanto ao orçamento e se fosse candidato a algo, saberia onde ir buscar pelo menos mais 1 ou 2 M€ anuais, o que não é muito para as necessidades mas certamente ajudaria.Alguém ficaria descontente mas não se pode agradar a todos sempre.
Quanto a mudar a Câmara para Canas, a engenharia hoje faz milagres e a mim não me chocaria nada, pois como já disse nada me move nem contra nem a favor,se calhar iria mais longe e mudava a Câmara todos os anos para uma freguesia diferente, no espírito das Presidências Abertas do Soares ( lá esta a minha veia socialista) o que, se fosse candidato, me garantiria pelo menos dois mandatos, lol.
Certo de que continuarei a encontrar a Ana neste ou noutros posts.

Cordialmente

Ana Mafalda disse...

@o_atento, gosto dessa ideia de uma câmara itenerante ... se até a presidencia da União Europeia se faz dessa forma, olhe que ... quem sabe, é de facto pertinente e justo!

Gostei de trocar consigo ideias, esteve à altura, mostrou respeito e elevação, mas reconheço que os partidos me fazem mesmo urticária.

Estou completamente fora desses sitemas e por opção!

Agora numa coisa acertou em cheio, por Canas sou ainda mais inquebrável que os feixes

;)

Havemos concerteza de trocar novamente impressões senão neste, que seja noutro blog ou noutro post.

Mas acredite que é um gosto ver os partidos a interessarem-se por Canas e a compreenderem a sua importância estratégica, chega de falta de representatividade...

Embora eu não esteja disponível!

Saudações

O_ATENTO disse...

Minha cara Ana Mafalda

A disponibilidade e como um fogo -fátuo, quando acontece verdadeiramente, pode até ser fugaz mas é sempre bela.
Quanto a temos, pelas causas em que nos empenhamos, devemos aproveita-la.
Quanto aos partidos, são ainda um mal necessário, digo ainda, porque mais tarde ou mais cedo iram ser os cidadãos sérios empenhados e disponíveis a tomar as rédeas da governação, com o povo e para o povo. É que os partidos acomodaram-se e com isso levaram uma grande maioria a fazer o mesmo, eu até milito, mas não sou crente,sou cauteloso e prevenido e escuto a minha consciência.
Dirá porventura que sou que sou utópico, mas sou daqueles que se puder mudar, nem que seja só um pouco, já fico satisfeito.
A politica interessa-me, porque é uma ciência de todos, em que todos podemos ensinar e aprender, se para isso estivermos dispostos.
O problema é a politiquice, dessa estamos todos a ficar fartos, porque já são tantos anos no concelho e no país a ver fazer o mesmo.
Em estando diponivel minha cara Ana, faça o que acredita, mude.
Vai ver que se sente satisfeita.

Cordialmente

Unknown disse...

@ana mafalda, não se traçam perfis psicológicos nem políticos apenas pelos comnetários.

Errou, sou e milito à direita...

Afinal discordamos em mais do que 2 pontos...

Ana Mafalda disse...

@Falancio, pois eu na minnha fico!

Palpita-me que o @Falancio não é de Canas e é PS!

Se diz o contrário que remédio tenho eu senão aceitar!
Está "acoitado" num nick!

Até à próxima.

Cumprimentos

Farpas disse...

@Ana Mafalda: ele também não disse que não era do PS, apenas disse que era de direita, e hoje em dia todos sabemos onde se posiciona o PS! :D

miguel disse...

@o_atento, compreendo o seu trabalho, imagino que seja candidato por um partido, mas as coisas não se apagam fácilmente ou talvez nunca,

a sua história dos milhões é um desvio de conversa, o que eu lhe sugeri em termos de distribuição de recursos, era (repare, era, era): do Total de Investimentos a fazer (previstos) que normalmente ascendem a € 1.500.000, obtêm-se os valores para cada freguesia com base nos Habitantes da Freguesia/habitantes concelho + area da freguesia/area do concelho
multiplicando as %(percentagens ) pelo valor a investir, o que daria por exemplo € 600.000

então iriam figurar no plano obras no valor apurado,
igual procedimento para as restantes freguesias incluindo a de Nelas.

Destes cálculos admitia retirar 10% destinados a um fundo solidário, que se destinava a financiar uma obra prioritária numa qualquer Freguesia que não tivesse plafon

Isto "doía" a quem costuma comer 60 a 65% dos investimentos.

Critérios completamente exequíveis e justos

Cumprim, se pretender mais algum contributo, ao dispôr

Ana Mafalda disse...

@farpas, pois é bem verdade, com este PS para que precisamos do PSD ???

Podem mesmo ir todos de férias para as Bahamas, que este PS faz-lhes o trabalhito todo e ainda vão um bocadito mais longe ...

Tão lindinhos que eles são, tão trabalhadores ;)

E a convicção com que dizem assombrosas asneiras e aquela forma pseudo-feminina?!?!?

É um pasmo!

Estamos mesmo mal servidos.

:(

Unknown disse...

Continuo a não traçar perfis psicológicos nem muito menos ataques personalizados, aquilo que eu considero, e permita-me , do seu perfil é que é uma habitante fervorosa de Canas, e não a conheço a não ser daqui...

Fui eu a única pessoa antes do atento que tomei uma posição em relação a uma candidatura...

O_ATENTO disse...

Não me venham com arquitectura politica, essa coisa de esquerda e direita e como os bolos, só servem para enganar os tolos.
O que conta são as intenções e as acções.mas se distribuímos isso entre direitas e esquerdas mais vale sermos ambidextros.
Nesse caso estaremos preparados para qualquer posicionamento.
Será possível que uma questão de posicionamento no espectro politico seja mais importante do que qualquer ideia?
Nesse aspecto a Ana Mafalda parece-me mais consistente do que qualquer um de vocês,pois acredita em ideais e não em geografias ou geo-estratégias meramente politicas.
O que importa e transportar aquilo que acreditamos ser melhor para a realidade do quotidiano.
devemos viver com actos e não com intenções.
Ao Miguel devo dizer, antes perguntar onde foi desencantar 600.000 mil € isso sã +- 30% do total de investimento para o concelho, e este tem 9 freguesias. tendo em conta que todos os últimos executivos investiram mais de 60% na sede do concelho o que é que resta para fazer obras de funda nas restantes freguesias?
Já agora volto a dizer que não sou candidato a nada, se o for este blog será primeiro a saber.
Parece-me que não se pode ter opiniões sem se ser candidato.
Eu sou dos que acredito, que só se pode ser candidato se se representar várias opiniões.
Falâncio, traçar perfis psicológicos é coisa de especialistas, ou inspectores da Judiciária, como acho que o único crime que se comete aqui é o da opinião, não vale a pena perder tempo com inutilidades. Já agora o_atento não toma posições em relação a candidaturas, e sou um assumido mas, ao contrário de si sou de uma ala muito mais á esquerda, Sinistra se for em italiano, lol.
A diversidade de opiniões é importante, mas as birrinhas de ""eu fui o primeiro" deixam-me desolado.
Se quiser uma medalha, escreva ao Cavaco e no próximo 10 de Junho pode ser que tenha sorte. Julgo que uma Comenda lhe ficava bem.
Eu sou de facto do PS como já assumi, mas concordo com o Farpas e m relação ao Falâncio, mais á direita que o PS só mesmo o UM CERTO PS.
Tenham juízo meus senhores, e quando quiserem falar falem de coisas sérias.

MANUEL HENRIQUES disse...

@ o atento e Ana mafalda

Um diálogo estonteante entre o atento e a Ana Mafalda. Mas muito desigual. Um com rosto outro sem rosto. A Ana Mafalda amanhã será inquirida no "Loirinho" sobre este assunto. O Atento manter-se-à na penumbra.

Numa coisa concordo com o atento: virão os tempos em que ao nível local será bizarro as partidarites. Espero que nesse tempo os anónimos deixem de ter receio e falem pelo próprio nome.

@Ana Mafalda

Parece recuperada a tese de que o "desvio" do IC 37 visou proteger Canas. Então e Nelas não terá o IC 12 e o IC 37 a cercá-la?
Os argumentos são falaciosos. No inicio do ano ilustres socialistas deste concelho foram mais sinceros : Nelas não podia perder a centralidade. Esta é a verdadeira razão.

Outra mentira: O IC 37 passaria à nelcivil e não na Urgeiriça. É só consultar o estudo prévio. A REvisão do PDM, e a reconfuiguração das áreas industriais vão mostrar o o verdadeiro objectivo destas manobras.

Sobre os partidos

Por cá este assunto é bizarro. Vejam quem liderou e quem lidera os destinos do concelhos. nÃO EXISTE IDEOLOGIA. Apenas poder.

@ Miguel

A sua ideia é generosa ( e justa). Mas os poderes fácticos deste concelho nunca o aceitariam.

miguel disse...

@o_atento,

os valores são aproximadamente correctos, são calculados naturalmente com base nos instrumentos financeiros da câmara,considerei:
1.500.000-despesas capital-invest.
14200 habitantes concelho
3800 habitantes freguesia
area concelho 135
area da freguesia 25

vários anos o investimento em nelas cifrou-se nos 60%, as outras freguesias levaram o restante.

retribuo a pergunta, onde foi apurar que 600.000 são 30%?



podem calcular~se valores exactos, mas o que se pretendeu, foi mostrar a exequibilidade da forma de distribuir recursos, justamente e com critérios.

e ainda que Canas e Nelas têm sensivelmente 50% da população, logo deviam absorver 50% dos recursos, esta teoria assenta nas atribuições das autarquias, que é como sabe, satisfazer necessidades públicas colectivas das populações.

Canas não precisa de tangas, precisa é de investimento e esse é feito com dinheiro, afectação de verbas.

O_ATENTO disse...

@ MANUEL HENRIQUES

Meu caro tenho pena de não ir ao "Loirinho", o que até gostaria de fazer só para conhecer a Ana Mafalda, e defende-la no caso de sofrer represálias por ter trocado comentários comigo, que sou só O_Atento, sou do PS e tenho opiniões.
Já agora não me parece que a pessoa em questão tenha medo das suas próprias opiniões.
Era só que faltava.
Na penumbra se fez luz e só com luz se fará sombra.

@ Miguel
Partindo de uma estimativa de pouco mais de 2M€ de despesas de investimento, não sei qual a % actual de cumprimento do orçamento, 600.000 € são +- 30% do total, este nº foi dado por si anteriormente como sendo o nº possivel de investimento em Canas segundo os seus critérios de popul/área.
Eu digo +- 60% gasto em Nelas(1.200.000€)+Canas (600.000€)sobram +- 300.000€ para as restantes 7 freguesias, em que pelo menos 1 tem áreas superiores a Canas.
Sem discutir mais critérios acha Justo?

Unknown disse...

@atento
Peço desculpa ter utilizado o seu nome, em proveito apenas da verdade, não lhe feri o seu perfil com nenhuma inverdade pois não?

Relativamente ao nosso posicionamento nas candidaturas vem de comentários passados, onde provavelmente o @atento não esteve presente. Não foi meu intuito defender os ideais da esquerda e da direita apenas posicionar-me e defender-me a alguns ataques pessoais.


Em relação ao meu perfil, gostava que fosse apenas reconhecido como uma pessoa que defende o progresso para Canas de Senhorim com justiça e mérito, e ser contra a política do compadrio e do "venha a nós que será bem gasto". Tenho dito

manuel disse...

Pessoalmente não creio na direita nem na esquerda. Já concluí que nos tempos que correm estas ideologias políticas só servem para o ataque ao poder e sua manutenção, a todo o custo. E o mais grave é que o custo cai sempre sobre aqueles que andam nisto com boa fé. Para a nossa Vila, temos sonhos de justiça, igualdade e prosperidade. Expômos por aqui essas vontades, mas a realidade é dura. Sem $ nada feito. Lá se vão os sonhos e as obras! E mesmo que viesse todo o $ do mundo difícilmente haveria consenso na aplicação de tais verbas. Reparem que as que vieram ninguém quer saber por ondem andam...Silêncio, porque não se deve incomodar!

Temo que nos tenham enfiado um colete de forças sem dó nem piedade. Não temos representatividade, nem capacidade de influência. Os que a teriam ou até têm, não querem a sua vida devassada por um qualquer mrccs.
O mais grave é que tendo nós a consciência de que em qualquer eleição poderíamos "tomar asnelas", permitimos que nos submetam ao desprezo. E note-se que são bem amparados pelo mrccs.
Lí algures, aqui, sobre outras "lides" de outrora: Boicotes que permitiram chegar a este estado de situação. Por estas e por outras é que ainda há muitas pessoas de costas voltadas umas com as outras. Já o disse aqui e repito: enquanto todos os Canenses não se voltarem uns para os outros e tomarem em mãos o seu futuro, não iremos mais longe do que até à "ponte seca".

Manuel Vieira

carlosdasserras disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
miguel disse...

@o_atento,baralhe as contas como quiser, podem apurar-se os valores para todas as freguesias e expô-los aqui, com base nos critérios referidos,

se acho justo? claro que acho, são critérios perceptiveis por todos,(estes entre outros, também utilizados pelo estado nas transferências para as câmaras) ao invés de arbitrariamente investirem maioritariamente em Nelas, ano após ano.

Estas ideias irritam e furam-vos completamente os discursos pré-eleitorais,

as dotações para as obras é que contam, o resto é tudo treta, filosofia de entertenimento.

Cumprimentos

AMPF disse...

Bom Dia.
Já vi que deram conta das pequenas obras que foram realizadas em canas, mas por pena minha deparei-me com uma realidade. Fala-se da má distribuição de verbas, mas interessante, corri todos os comentários e não deslumbro um comentário em defesa de Vale de Madeiros, de Povoa de Stº. António ou Felgueira. Por ventura fazem parte de outra freguesia. Urgeiriça?
Desde logo é fácil concluir que só olham para o vosso umbigo. O melhoramento do campo de futebol de Vale de Madeiros? As obras de fundo que foram realizadas na Felgueira?
Quem ambiciona um concelho e de momento, ao defender os seus interesses já se esquece dos povos vizinhos da Freguesia. Dá que pensar!

Cumprimentos a todos.

xuxa a lista disse...

ampf

Essa é que é essa! Isso é uma tendência muito colada ao actual MRCCS.

Acontece é que na sede da freguesia as coisas continuam de mal a pior e a malta esquece-se do resto do "corpo".

Estranho é o silencio. O silencio....

As eleições estão à porta. Jogue-se com inteligência o jogo destes senhores que se governam à nossa custa.

PortugaSuave disse...

Caro AMPF

Ainda que o conteúdo dos comentários seja da responsabilidade de quem os faz, creio que quando se fala de investimento em Canas e obras realizadas, a realizar ou por realizar, tais indicadores são extensivos às localidades vizinhas, designadamente Vale de Madeiros.

Acredite que no espírito deste blogue as localidades vizinhas têm o merecido reconhecimento, e só não as evidenciamos mais frequentemente por dificuldades na obter informação oportuna.

Assim, na sequência da sua observação, permito-me em nome dos colaboradores deste blog, convidá-lo a integrar esta equipa, quer dando conta das preocupações dos habitantes de Vale de Madeiros, quer divulgando aspectos relacionados com a localidade.

Caso exista disponibilidade da sua parte agradecemos que nos envie o seu e-mail para procedermos à sua adesão (pode enviar para o mail oficial do blogue ou para portugasuave@gmail.com).

Atenciosamente e com os melhores cumprimentos