A blogosfera canense em 2008
O ano de 2008 depurou a blogosfera canense (BC). Após um entusiasmo inicial (entre 2005 e 2007 a BC chegou a contar com cerca de vinte e seis blogues em simultâneo) alguns projectos esmoreceram e outros extinguiram-se. Sendo muitos deles de carácter pessoal outra coisa não seria de esperar. Criar um blogue é fácil mas alimentá-lo exige dedicação e persistência, nem sempre ao alcance de um único colaborador. Podemos também associar este fenómeno a uma espécie de moda, findo o “alvoroço” sobreviveram aqueles que por este ou aquele motivo ganharam solidez e espaço de referência.
Um desses espaços é indubitavelmente o b’MCNS, que ao longo dos últimos três anos pautou o seu trajecto de forma sóbria e discreta, ainda que recentemente tenha assumido algum protagonismo. Para isso contribui certamente a inactividade do Canas&Senhorins, mas tal não invalida o reconhecimento do excelente trabalho dos colaboradores do b’MCNS.
Igualmente dignos de referência continuam a ser o “Ai o Camandro” do Farpas (blogger por demais identificado), com uma projecção que ultrapassa as fronteiras cá da terra, o Efeneto, dinamizador incansável na gestão de vários blogues (MSport, EscolinhasGDR, IniciadosGDR, InfantisGDR, Grito do Poeta, Urgeiriça em Peso, b’MCNS e outros) e o “Desacreditado” do Tomahock, excelente no design e em franca ascensão.
Por outro lado, lamenta-se a “apatia” do “ACR da Póvoa”, um projecto que merecia ser revitalizado, do “Mulherio”, que parece estar em “banho maria” e do “Voando sobre um ninho de cucos” do Cingab, em tempos blogger muito activo, autor da célebre frase “há vida para além dos blogues”, à qual, pelos vistos, decidiu dar cumprimento.
Por fim assinala-se com agrado a criação do blogue e do "site" do Sport Vale de Madeiros e Benfica, já se justificava colmatar esta lacuna. Entramos então em 2009 com 19 blogues activos, um registo ainda assim assinalável para a dimensão da nossa vila.
Aproveito igualmente para evidenciar o papel dos blogues (e dos bloggers) na sociedade canense, afinal alguns foram (e são) particularmente enérgicos e opinativos no que concerne à vida social e política da vila, e em muitas circunstâncias substituem-se à clássica imprensa, noticiando, divulgando e até “fazendo notícia”. Parece indiscutível que a sua existência é saudável, pese embora o amadorismo e um ou outro equívoco. Claro que existe sempre o risco da “inconveniência”, da crítica gratuita, da insinuação, do comentário irreflectido ou mesmo leviano, mas, em última análise os canenses saberão distinguir o trigo do joio e filtrar o que realmente vale a pena.
Deixo um apontamento estatístico de 2008 sobre o comportamento dos blogues activos de Canas em 31/12/2008 que disponibilizam contadores. Continuação de boas “postagens” em 2009.
Evolução
Indicadores | 2006 | 2007 | 2008 |
Nº de blogues activos | 20 | 25 | 19 |
Nº de páginas visitadas | 134 652 a) | 301 237 | 304 095 |
Nº de artigos | 2134 | 3152 | 2169 |
a) N.º de visitas
5 comentários:
Grande Portuga!
Sempre a actualizar as contas!
Bom trabalho.
Bem, havia aqui blogs que nem sabia da sua existencia. Parabéns a todos os aventureiros que se atrevem a dizer coisas por este planeta da blogosfera. Abraço
Canas de Senhorim continua a ser uma referência na Blogosfera, continua de parabéns pelo debate que provoca, verdadeiro "brainstorming" de ideias.
Exelente trabalho como é seu timbre. O nosso "estatistico" Portuga.
Como é um resumo anual noto apenas a falta de alguns blogues particulares como o caso do André Jeus, efeneto, Helena.
Abraço e vamos continuar com a qualidade que sabemos fazer.
Efeneto
A estatística só considera os blogues activos em 31/12/2008 que possuem contadores. Não é o caso da Helena, que tem o seu blogue inactivo/encerrado e do André Jesus que não tem contador. Quanto ao seu, como pode verificar, só não consta no gráfico das postagens, isto porque a "mocinha" que faz a análise dos dados não vislumbrou o arquivo de mensagens. Fui verificar e efectivamente o Efeneto não disponibiliza o arquivo... mas se souber quantos posts publicou em 2008 terei muito gosto em reformular o gráfico.
Cumprim.
Enviar um comentário