Canas OnLine

29/03/2006

Canas_Felgueira


Saia da Felgueira pela estrada que o leva até Canas de Senhorim. Chegado ao centro desta vila, entre na Rua Keil do Amaral e percorra alguns metros por entre um bonito emaranhado de casario granítico. Nesta rua encontra um interessante Cruzeiro, antigo marco, mais adiante, já no fim da rua chega ao largo do Pelourinho, da sede que foi do antigo concelho e terras de Senhorim.
Aí chegado, vire na rua à sua esquerda que o leva ao Largo Abreu Madeira. Gosta-se de ver aquela residência de corpo central tripartido, a que se encontram dois torreões laterais, quando a luz mais mansa do dia joga com o branco da cal e a cor fulva da pedra. A Capela de Nossa Senhora da Conceição, adossada a norte do solar, mandada edificar por Simão Coelho Amaral, foi para ali trazida, ainda no séc. XIX, do sítio que na povoação, é hoje ocupado pelo Quartel dos Bombeiros Voluntários, construída em 1669, possui belíssimo retábulo maneirista.

No largo Abreu Madeira pode ainda visitar a Igreja Matriz de Canas de Senhorim, que tem por oráculo S. Salvador, é obra do Séc. XVIII (1776-77) a sua nave ampla e luminosa foi à poucos anos coberta com tecto 112 caixotões de madeira de castanho (risco de Keil do Amaral).

A capela-mor é um escrínio de arte, com um majestoso retábulo joanino de talha dourada onde o camarim se afunda entre pares de colunas pseudo-salomónicas revestidas de folhagem abundante. O tecto, apainelado, tem 35 caixotões com figuras de santos ao gosto popular. Uma imagem de S. Pedro em pedra de Ançã (Séc. XV) é outra jóia desta igreja.

http://caldasdafelgueira.no.sapo.pt/

Sem comentários: