Canas OnLine

11/03/2006

A Outra Face

Largo 2 de Agosto_1de Julho 03
foto de AJSBorges
Capítulo novo, história nova?
Mais um capítulo que foi aberto na luta do nosso povo.
Troca de Presidentes, esperamos troca de políticas…
A passagem do ex-Presidente foi nefasta para o nosso povo, mostrando outra faceta do homem Jorge Sampaio, mentiroso e cínico. Mentiu ao povo de Canas quando afirmou que se o projecto fosse aprovado pela Assembleia da República não o vetaria, e foi cínico na sua visita a Asnelas, mostrando aí, algo que se desconhecia, num Presidente que tomou aquelas decisões - o medo e a cobardia.
Pode-se afirmar que foi um funcionário do seu partido, que neste último mandato esteve ao seu melhor nível.
Não esquecer que foi ele quem deu mais força à luta de Canas quando assinou por baixo a criação dos concelhos de Vizela, Trofa e Odivelas. Abriu um precedente aceitando estar ao lado do seu amigo e Primeiro-ministro Guterres, fazendo com que as promessas deste fossem cumpridas. Se bem sabemos Vizela e Trofa não estavam de acordo com a Lei-quadro vigente para a criação de novos municípios, mas o facto é que foram criados e assinados por Sua Exc.ª.
Com que legitimidade ele vetou Canas e Fátima? Unicamente razões políticas. Não é credivel que o tal livro branco que mandou criar venha trazer algo de novo porque me parece que o livro vai ficar mesmo em branco, dando jus ao nome, com que Sua Exc.ª o baptizou.
Diziam que iria abrir um precedente e que muitas freguesias iriam pedir para ser concelho, o mais interessante nisto é que a única que deu a cara e o corpo ao manifesto foi Canas de Senhorim. Fátima o que fez? Foi a reboque…
Dizem que é anormal a existência de dois concelhos com uma distância de 6 km, mas o facto é que foi feito um estudo da CCRC em que afirma que só trará vantagens para as duas localidades a separação, logicamente com a criação do novo concelho de Canas.
Mas hoje muda uma personagem, uma personagem que não deixa saudades, e a questão que se impõe neste momento, será que a nova personagem vai ser melhor que a anterior?
Sinceramente não acredito, e relembro que quando os Fornos Eléctricos estavam para fechar o mesmo senhor que hoje é Presidente da República e naquele tempo Primeiro-Ministro, quando um dia se dirigia para uma visita a uma localidade do distrito de Viseu em que o percurso passaria por Canas e ao saber que os trabalhadores estavam à Sua espera para darem conta do que sofriam não hesitou e desviou-se indo por um caminho mais distante para não ouvir as lamentações de milhares de trabalhadores que estavam prestes a ir para o desemprego.
Acho que o Movimento (se é que ainda existe e com aquele fundamento para que foi criado) já devia ter “apalpado” o pulso ao PR, dando a conhecer ao povo essa avaliação feita.
O tempo é o melhor conselheiro, e como diz o cego a ver vamos….
Deus esteja convosco, Amén

posted by ratzinger

Sem comentários: