Canas OnLine

16/08/2006

Enciclopédia online [II]

História
Com o foral de Abril de 1196 (D. Sancho I) confirmado pelo segundo foral de Março de 1514 (D. Manuel I), Canas de Senhorim foi sede de município. Era constituído inicialmente apenas pela freguesia da vila. Tinha, em 1801, 770 habitantes. No início do século XIX foi anexada ao concelho a freguesia de Carvalhal Redondo. O município tinha, em 1849, 3 074 habitantes.
Foi extinto em 1852, embora a sua extinção nesta data não tenha ainda até hoje qualquer justificação legal, porque o decreto que a promulgou nem sequer foi publicado na Folha Oficial. Porém os Canenses, aproveitaram com o desenvolvimento da sua terra e a incerteza concelhia de então a reconquista do seu município em 1866 a que a revolução da Janeirinha determinou (ver António José de Ávila), algum tempo depois a sua extinção.
A maioria da população deseja que a freguesia seja elevada a concelho, reavendo o estatuto que a vila já teve anteriormente. Para esse efeito, o Movimento de Restauração do Concelho de Canas de Senhorim (MRCCS) tem realizado diversas acções políticas e mediáticas. Esta pretensão é fortemente contestada pelos políticos do concelho de Nelas, ao qual pertence Canas de Senhorim. Depois das eleições autárquicas de 2005 esta pretensão é tolerada e apelidada de romântica pelo executivo autárquico nelense, eleito pelo PSD e as manifestações públicas de exigência pela restauração do concelho praticamente cessaram.
A elevação a concelho esteve prestes a acontecer quando a Assembleia da República assim o decidiu em 1 de Julho de 2003, mas o presidente Jorge Sampaio vetou, no mês seguinte.
Durante muitos anos Canas de Senhorim constituiu o mais importante pólo industrial da região centro. As suas industrias mais significativas eram a CPFE – Companhia Portuguesa de Fornos Eléctricos, e a ENU – Empresa Nacional de Urânio responsável em Portugal pela extracção de urânio e que operava na Urgeiriça. Ambas as empresas cessaram a sua actividade, lançando no desemprego mais de um milhar trabalhadores e criando uma situação social muito complicada.
Em termos de festividades destaca-se o Carnaval, celebração enraizada entre os Canenses e que conta já com mais de 300 anos de tradição.

7 comentários:

Anónimo disse...

É preciso rigor no que se escreve.

Anónimo disse...

Em que itens do "tio Sam" refere que em 1849 o concelho de Canas tinha 3047 habitantes e que o decreto que em 1852 extinguiu o concelho não foi publicado? E que só em 1801 Carvalhal Redondo entrou para o concelho de Canas? E que D. Sancho I deu foral em 1196 a Canas?

ibotter disse...

Pode corrigir (e acrescentar)essas e outras infos sobre Canas em http://pt.wikipedia.org/wiki/Canas_de_Senhorim
(esta info da Enciclopédia foi postada pela curiosidade da actualidade)
Se tiver "material" sobre Canas que queira ver postado pode enviar para :
mun.cds@gmail.com

Anónimo disse...

Isso não responde à questão de fundo: Só se deve escrever sobre o que se tem certeza absoluta. De contrário é pura especulação.O que sucede com muitos dos vossos dados inseridos. Se querem ter credibilidade têm de ter cuidado pois estes escritos podem ser lidos por muita gente. Uma regra é referir a fonte. De contrário confunde-se com propaganda sem principios e sem rigor.

ibotter disse...

A "fonte" está colocada com toda a clareza no post
http:/enciclopedia.tiosam.com

Se se interessa por Canas e possui conhecimentos históricos científicos ou de qq outro tipo sobre a nossa terra pode "rectificar" o q não está publicado com rigor na wikipedia
e já agora colaborar com este blog!
obrigado

Anónimo disse...

tioSam nada refere do que já foi dito, entre outras coisas. Não é fonte sobre nada de específico que diga respeito a Canas. Não metam a peta ...Não são sérios, por isso a coloboração só poder ser crítica.

ibotter disse...

repito que pode corrigir o q entender em http://pt.wikipedia.org/wiki/Canas_de_Senhorim
lembro, pq me parece desconhecer , que a Wikipedia é de edição livre, terá sido portanto um conterrâneo nosso ou não a colocar aqueles conteúdos que podem ser corrigidos e editados para melhor ou para pior! já aconteceu várias vezes.
Quanto às suas opiniões negativas sobre o blog são surpreendentes...