Canas OnLine

11/12/2006

apego à terra

BRASÃO - de vermelho, um pelourinho de prata realçado de negro, acompanhado à dextra e à sinistra de dois cavalos de oiro, brincões, empinados e afrontados. Coroa mural de quatro torres de prata. Listel branco, com a legenda a negro: Vila de Canas de Senhorim.
Simbologia
O vermelho, que ilumina o campo, representa a energia criadora. Significa, este esmalte, a força, a vida e a alegria dos povoadores. Sugere a criação, a raiz da nacionalidade.
O ouro, que veste os cavalos, representa a riqueza do passado, a memória colectiva. os valores assegurados, significando, este metal, poder, constância e fé. 0s lendários cavalos são uma alegoria à Nobreza, Lealdade, Generosidade e Valentia.
A prata representa a riqueza patrimonial. Significa valor e prestígio. É, também, uma alusão à paz.
O negro, uma cor sem luz, que realça o pelourinho representa o apego à terra. Exprime trabalho honesto e coragem em busca do bem-estar económico e social.

BANDEIRA – esquartelada de amarelo e vermelho. Cordão e borlas de ouro e vermelho. Haste e lança de ouro.
SELO BRANCO - circular, tendo no centro as peças do escudo, sem indicação das cores dos metais, tudo envolvido por dois círculos concêntricos onde corre a legenda «Junta de Freguesia de Canas de Senhorim».


Desenho do Brasão e texto de Cardoso Oliveira
in catálogo Nucleo Filatélico e Numismátio AHBVCS

Sem comentários: