Canas OnLine

02/12/2006

Arquitecto Gonçalo Byrne


O Arquitecto Gonçalo Byrne, natural da Urgeiriça , residiu muitos anos em Canas de Senhorim , onde passou toda a infância e fez a Escola Primária. É autor de uma vasta obra, várias vezes premiada a nível nacional e internacional. A sua produção tem mostrado particular relevo nos planos patrimonial e cultural.Professor catedrático, convidado em Portugal e no estrangeiro, recebe em 2005 o título Honoris Causa pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, e é condecorado pelo Presidente da Républica com a Grande Ordem de Santiago da Espada. Da sua obra, diversificada em termos de escala, de tema e de programa, destacam-se como exemplo a recente intervenção no Mosteiro de Alcobaça e área envolvente, o edifício da Sede do Governo da Província do Brabant Flamengo em Lovaina, Bélgica, a Torre de Controle de Tráfego Marítimo da APL em Lisboa, Quarteirão da Império no Chiado, Teatro de Faro, no Algarve, e o Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra.
Farmácia da Santa Casa da Misericórdia de Viseu, 2002

Gonçalo Byrne_Projecto Vila Utopia _ Carnaxide


GONÇALO BYRNEGeografias Vivas - Exposição no CCB
24 de Novembro de 2006 a 25 de Fevereiro de 2007

Exposição baseada na participação de Gonçalo Byrne na VI Bienal Internacional de Arquitectura de São Paulo, em 2005, dedicada ao tema “Viver na Cidade, Arquitectura, Realidade e Utopia”.

créditos:

http://www.vozdasbeiras.com/forum/message.asp?IdMsg=341&idForum=1

http://www.ccb.pt/ccb/

http://www.byrnearq.com/

Informações sobre a O Arquitecto Gonçalo Byrne e o Eng. Byrne podem ser enviadas para mun.cds@gmail.com

8 comentários:

Anónimo disse...

Realmente, bem vistas as coisas talvez um dia Canas de Senhorim deveria ter também uma rua com o seu Nome.

O proprio Pai de Gonçalo Byrne, o Eng. e Ex-Deputado Joaquim Byrne que foi condecorado pela Rainha Isabel após a II guerra mundial sobre o papel que desempenhou nas minas durante a Guerra, talvez tb tivesse esse direito.

Anónimo disse...

Poderiamos acrescentar a lista de projectos a Marina de Lagos, futura pousada de Viseu e de Estoi (Algarve), o futuro edificio do Estoril-sol, a recuperação do palacio da Ajuda, varios projectos em curso em Italia e outros já construidos e em curso na Austria.

É incrivel como este arquitecto quase ao nivel do Siza Viera é tão pouco conhecido em Portugal. É como tudo o resto, musica, ciencia, etc, 1º é necessário ser conhecido lá fora, para depois ser reconhecido no nosso país.

ibotter disse...

Caro anónimo
Quer fazer o favor de fornecer informações sobre a relação do Eng Byrne com Canas ?
Que papel/cargos desempenhava nas Minas etc obrigado
e-mail mun.cds@gmail.com
PS É urgente fazer um refresh na toponímia de Canas

ibotter disse...

jsn
É sem dúvida um arq. fabuloso e uma referência na arquitectura contemporânea.
Faria ,com gosto, algo em Canas.
Quem sabe, a falada futura Escola de Artes e Ofícios, nas antigas instalações da ENU.

Cingab disse...

É pena ter-se só falado!...

Anónimo disse...

Relativamente a "Quer fazer o favor de fornecer informações sobre a relação do Eng Byrne com Canas ?"

Peço desculpa responder só agora, mas tive de fazer algumas investigações para poder responder a esta pergunta. Informação que consegui obter:

Eng. Joaquim Byrne (1900-1967) pai de Gonçalo Byrne viveu e foi trabalhador/Director das minas da Urgeiriça entre 1941 e 1962.
Sendo que durante a sua vida dedicou-se à pesquisa e aplicação em Portugal de medidas para minimizar a Doença da Silicose (comum em trabalhadores, de pedreiras e minas, cujos pulmões perdem aos poucos a sua capacidade respiratória).

Entre 1961 e 1965, foi deputado por Viseu na assembleia da Républica.

Em 1962, recebe das mãos do Duque de Windsor (Marido da Rainha Isabel II) uma condecoração assinda pela Rainha em Nome do Imperio Britânico, pelo seu contributo e trabalho realizado.

É importante lembrar que durante a 2ª Guerra Munidial, as minas da Urgeiriça (de posse britânica), tinha uma grande relação com UK. Pela natureza do produto, deveria ser um local muito procurado por espiões alemães.
Nessa altura e posteriormente, a Urgeiriça, incluindo o seu hotel, era um local muito frequentado por ingleses que até um ministro que casou com a Filha do Churchill passou lá parte da sua Lua de Mel.

Desta forma, identifica-se que o Eng Byrne não tem uma relação de sangue directa com Canas de Senhorim, mas é notório que foi o local em que viveu grande da sua vida e onde a maioria da infancia e crescimento dos seus filhos ocorreu.

ibotter disse...

Obrigado pelas informações por si recolhidas.(pode escolher um nickname pf)
Com mais alguns dados será possível postar algo sobre o Eng Byrne, que é sem dúvida uma das figuras mais importantes das Minas da Urgeiriça no pós-guerra.
O Arq. Gonçalo Byrne numa entrevista a Ana Sousa Dias no programa "Por outro lado" do canal2 recordou com saudade a infância feliz em Canas e um fabuloso professor(??)
Quem seria?

Anónimo disse...

Tudo o que é de fora é que é bom| Na "tradição corrente", são eles os verdadeiros canenses. É só qualidades e virtudes. O Arqº Byrne sente saudades de Canas? Quantas vezes cá veio depois daqui sair? O que na sua vida privada ou profissional o liga a Canas? Saudades? Talvez dos tempos que o pai, enquanto director das minas, dizia que para um mineiro um naco de broa e uma sardinha por dia chegava muito bem. Com direito a estátuas? Desçam à terra e deixem-se de "provincianismos" de procurarem "gente chique". Esta terra vale pelas suas gentes, mais humildes ou menos humildes,que de uma forma ou de outra se empenharam pelo seu progresso. Vocês são iguais aos lá de cima, que encontraram um escritor que por lá passou uns dias de férias na infância para se sentiram realizados. Que ridicularia!