Canas OnLine

18/03/2007

Arquitecto Gonçalo Byrne [3]


Gonçalo Byrne (Urgeiriça, 1941) é um dos protagonistas do extraordinário período que a arquitetura portuguesa atravessa. No trabalho de Byrne combinam-se os traços mais característicos de uma cultura de projeto que soube aprender com as experiências contemporâneas, sem trair as condições locais. Desde o início, Byrne manteve intensos contatos com as experiências realizadas na Europa, nomeadamente em Itália e em Inglaterra. A sua primeira obra importante, o conjunto residencial de Chelas, em Lisboa (1972-74), despertou o espírito e a abertura cosmopolita. Não menos importante se revela o bairro de Casal das Figueiras, construído no âmbirto das iniciativas SAAL, que se desenvolveram após 1974 com o objetivo de dar resposta à procura urgente de habitações com baixo custo. A partir de meados de 70 a carreira de Byrne desenvolve-se numa direção que parece não ter ainda alcançado o seu limite, como é possível verificar pelas obras que se apresentam. As encomendas tornaram-se cada vez mais importantes; tal como as obras iniciadas em Portugal para dotar o país de infra-estruturas e serviços à dimensão das nações européias mais evoluídas, que se tornam cada vez mais ambiciosas. Atento às implicações urbanas de seus projetos, e preocupado em conseguir com que cada construção sua seja o resultado do diálogo e da interpretação dos contextos históricos e paisagísticos destinados a recebê-la, Byrne possui uma linguagem formal rigorosa e simples, que é desprovida de ostentação e satisfaz da melhor maneira as suas refinadas técnicas compositivas.
Capaz de imaginar pequenas boîtes à miracles, ou de dar vida a exercícios de grande simplicidade e elegância - veja-se, por exemplo, a agência bancária de Arraiolos (1982-92), consegue dar prova da mesma sensibilidade assumindo projetos de grande escala, como por exemplo o projeto de concurso para o Centro Cultural de Belém em Lisboa (1988). Gonçalo Byrne é um modelo para a nova cultura arquitetônica européia e para todos que se obstinam em encarar o projeto como um complexo e arriscado exercício, capaz de proteger a arquitetura das tentações unitárias que a invadem com crescente insistência.

Gonçalo Byrne. Obras e ProjectosCoordenação e introdução Antonio Angelillo. Ensaio de Ignasi de Solà-MoralesEditorial Blau, Lisboa, 199822 x 28 cm - 196 p - ilustrado, cor ISBN 972-8311-15-X
http://www.vitruvius.com.br/

Projectos de Requalificação,consolidação e valorização na Região Centro(Coimbra _ Guarda _ Viseu)

1999-Projecto de Remodelação e Ampliação do Museu Nacional Machado de Castro
Coimbra
, Portugal
É tão desesperante quanto fascinante ver desfilar mais de dois mil anos de história concentrados num conjunto urbano-arquitectónico onde se é chamado a intervir projectualmente.

1999-Plano de Pormenor da Cava de Viriato e áreas envolventes
Viseu, Portugal
O Plano de Pormenor da Cava de Viriato e Áreas Envolventes, congrega num só instrumento, vários Planos já delimitados no PDM de Viseu, gravitando em torno de uma estrutura defensiva de origem historicamente indeterminada que desenha através de um sistema de fosso e de talude uma figura octogonal com um perímetro de 2100 metros e uma area inscrita de cerca de 33 hectares.


2004-Pousada de S. Teotónio - Viseu
O antigo Hospital de S. Teotónio da Santa Casa da Misericórdia em Viseu será recuperado e adaptado às funções de Pousada de Portugal

2006-Castelo de Trancoso - Projecto de Consolidação e Valorização
Trancoso, Portugal
A intervenção visa requalificar e dinamizar o espaço do Castelo de Trancoso (cerca de 960 d.C.) classificado Monumento Nacional, designadamente a criação de acessibilidades, de atendimento, espaços com carácter multifuncional e infra-estruturas de apoio a visitantes e funcionários.

http://www.byrnearq.com/

Sem comentários: