Canas OnLine

16/03/2007

Património Arqueológico - Orca das Pramelas

O monumento megalítico da Orca das Pramelas em Canas de Senhorim, foi descoberto em 1985 por Horácio Peixoto. Do seu interesse arquelógico dão conta os registos da Base de Dados do Instituto Português de Arqueologia (IPA), que descrevem as sucessivas intervenções bem como as características do momumento.


ORCA DAS PRAMELAS

Tipo de Sítio: Anta
Topónimo: Pramelas
Periodo/Notas: Neolítico
Classificação: Imóvel de Interesse Público
Descrição: Monumento de planta trapezoidal e de corredor muito curto. O nível de ocupação inicial, aparentemente bem conservado, forneceu geométricos, machados de secção oval, lâminas e lamelas, e foi selado por um nível de derrube e utilização posterior de época romana imperial.
Espólio: Geométricos, lâminas de sílex, lamelas, machados de anfibolito polido, braçal de arqueiro em xisto, colar de contas discóidais em xisto, dormente de mó manual.
Trabalhos: Escavação
Ano do Trabalho: 1986
Objectivos: Intervir na área central do monumento de modo a definir a estrutura e planta do monumento determinando ao mesmo tempo, as respectivas etapas de construção. Determinar a estrutura da mamoa e respectivas etapas construtivas, procedendo para tal à decapagem do seu quadrante Nordeste e à abertura de um corte transversal segundo a linha de quadrados 16 e 19.
Resultados: Trata-se de um monumento de planta trapezoidal e corredor. O nível de ocupação inicial encontrava-se selado por uma utilização posterior de época romana imperial, provavelmente do século IV d.C.. Os materiais da primeira ocupação, bem como a morfologia do monumento, parece claramente arcaizantes, atribuíveis ao Neolítico.
Arqueólogos: António Carlos Neves de Valera; João Carlos Freitas Senna-Martinez

Trabalhos: Escavação
Ano do Trabalho: 1987
Objectivos: Concluir a escavação da câmara do monumento, tendo em vista a localização e escavação dos restos e fossas de implantação dos esteios. Concluir o estudo da violação do monumento, escavando parte do anel de pedra que circunda os esteios. Terminar a escavação do corte transversal da mamoa.
Resultados: Os trabalhos efectuados nesta campanha vêem confirmar os dados aferidos na campanha anterior, quanto à morfologia e cronologia da construção, e posterior violação do monumento.
Arqueólogos: António Carlos Neves de Valera; João Carlos Freitas Senna-Martinez


Trabalhos: Valorização
Ano do Trabalho: 2003
Objectivos: Conservar e proteger o que resta das estruturas do monumento e travar o processo de abandono a que estava submetido. Selar com sombra toda a área intervencionada na década de 80, tendo em vista a preservação e futura valorização do sítio.
Resultados: Todos os elementos pétreos que restavam da estrutura tumular passaram a ficar devidamente protegidos e consolidados, salvaguardando-se desta forma, não só a integridade física do mesmo, mas também a continuidade do seu interesse científico e turístico. O monumento passará a usufruir de uma manutenção regular e continuada, sobretudo com limpezas superfíciais pelos funcionários da junta de freguesia.
Arqueólogos: Evaristo João de Jesus Pinto/Responsável



Obs: Monumento Megalítico, descoberto em 1985. Possui "planta trapezoidal, com nove esteios na câmara, três deles na cabeceira, com um pequeno corredor constituído por seis esteios, (três de cada lado), abrindo a leste".

Ref. Bibliográficas:
- Orca de Pramelas; Informação Arqueológica; 1987; SENNA-MARTINEZ, João Carlos de; VALERA, António Carlos Neves de; Lisboa. 8, p. 107-108.
- A Orca de Pramelas, Canas de Senhorim; Actas do 1º Colóquio Arqueológico de Viseu; 1989; SENNA-MARTINEZ, João Carlos de; VALERA, António Carlos Neves de; Viseu: p. 37-50.
- Orca de Pramelas; Informação Arqueológica; 1994; SENNA-MARTINEZ, João Carlos de; VALERA, António Carlos Neves de; Lisboa. 9, p. 92-94.
- Contributo para o inventário arqueológico da Freguesia de Canas de Senhorim; Beira Alta; 1999; PINTO, Evaristo João de Jesus; Viseu. 58:1-2, p. 105-140.

2 comentários:

ibotter disse...

É urgente dar visibilidade ao nosso património arqueológico que já se encontra classificado.
São precisas "placas" "painéis" ,"outdoors", com design contemporâneo, legível e apelativo.

hp disse...

Para quando,a candidatura das Orcas da Beira Alta a Património Mundial