Canas OnLine

08/03/2007

Património Arqueológico

Em tempos, escrevi um texto com o título “Caminheiros do Túmulo”, no qual, ao referir-me aos túmulos das Pedras da Forca, questionei o seu valor arqueológico, dada a ausência de qualquer referência no local da qual se pudesse avaliar o seu verdadeiro interesse. Passo a transcrever:

[…] Esculpido na pedra maciça e talhado na forma poupada de um corpo humano, remete para tempos remotos mas de nada nos serviram especulações sobre a época e os costumes, pois a sepultura no seu silêncio granítico nada confirmou. Das duas uma: Ou um túmulo com esta simplicidade, sem qualquer inscrição, não é susceptível de grande interesse arqueológico ou, caso contrário, se efectivamente foi possível datá-lo e relacioná-lo historicamente, carece de tratamento patrimonial e de alguma referência informativa local, à semelhança do que foi feito e muito bem no caso da sepultura da Orca das Pramelas. […]

Pois o(s) dito(s) túmulo(s) têm efectivamente interesse arqueológico, patente no registo da Base de Dados do Instituto Português de Arqueologia (IPA), cuja investigação foi levada a cabo pela arquóloga Sandra Clara Alves Lourenço em 1998.
Embora não tenham sido classificados de interesse público pelo IPA (de referir que a anta da Orca da Pramelas foi considerada de interesse público), constituem valor histórico e patrimonial que interessa preservar e dar a conhecer. Inserem-se num vasto conjunto de sepulturas escavadas na rocha na região de Viseu que já foram objecto de vários estudos e de dissertações de mestrado.
Deixo aqui os registos das sepulturas das Pedras da Forca constantes na referida Base de Dados.

Pedras da Forca 1


Tipo de Sítio: Sepultura
Topónimo: Canas de Senhorim
Periodo/Notas: Medieval Cristão
Descrição: Duas sepulturas antropomórficas abertas lado a lado no mesmo afloramento granítico. As cabeceiras, em arco ultrapassado, possuem um bordo bem delineado. Ambas se encontram parcialmente destruídas, sendo a mais afectada, a localizada a Sul.
Trabalhos: Relocalização/Identificação
Ano do Trabalho: 1998
Resultados: Localizam-se num pinhal a ocidente da Urgeiriça. As sepulturas foram abertas no mesmo afloramento granítico.
Arqueólogos: Sandra Clara Alves Lourenço (responsável)


Pedras da Forca 2


Tipo de Sítio: Sepultura
Topónimo: Canas de Senhorim
Periodo/Notas: Medieval Cristão
Descrição: Sepultura escavada na rocha, implantada num pinhal numa vertente suave. Apresenta tipologia antropomórfica de traçado rectangular e cantos delinedos. Destinar-se-ía a um adulto. O topo da cabeceira encontra-se parcilamente destruído.
Trabalhos: Relocalização/Identificação
Ano do Trabalho: 1998
Resultados: O topo da cabeceira encontra-se parcialmente destruído.
Arqueólogos: Sandra Clara Alves Lourenço (responsável)

Referências Bibliográficas:
- Sepulturas escavadas na rocha na região de Viseu; 1995; MARQUES, Jorge Adolfo de Meneses; Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
- Património arqueológico da vila e freguesia de Canas de Senhorim; Canas de Senhorim. História e Património; 1996; PINTO, Evaristo João de Jesus; Canas de Senhorim. p. 11-51.
- Contributo para o inventário arqueológico da Freguesia de Canas de Senhorim; Beira Alta; 1999; PINTO, Evaristo João de Jesus; Viseu. 58:1-2, p. 105-140.

Sem comentários: