Canas OnLine

02/05/2007

A arte de Maria Keil



    No auditório municipal Augusto Cabrita, Barreiro, vai estar patente ao público, a partir de 5 de Maio, no âmbito da Ilustrarte (Bienal Internacional de Ilustração para a Infância), a exposição de homenagem à pintora, ilustradora e ceramista Maria Keil sob o título “A arte de Maria Keil”.
    Trata-se de uma mostra retrospectiva que propõe passar em revista a multifacetada obra da artista, cuja visibilidade maior se revelou na ilustração.


    Maria Keil, hoje com 92 anos, é natural de Silves e casou com o arquitecto Francisco Keil do Amaral do qual tiveram um filho, Pitum (Francisco Keil do Amaral), também arquitecto e actualmente a viver em Canas de Senhorim.
    Paralelamente à ilustração e à pintura, notabilizou-se na azulejaria, nomeadamente com o projecto de revestimento das primeiras nove estações do Metropolitano de Lisboa. Para além de diversos são também muitos os trabalhos que exibem a sua assinatura, dos quais se destacam os painéis para a Avenida Infante Santo, em Lisboa, para os escritórios da TAP, em Paris e Nova Iorque, e ainda para a União Eléctrica Portuguesa e para o Aeroporto de Luanda.

    Estação do Metropolitano dos Anjos, Lisboa

    Painel da Av. Infante Santo, em Lisboa

    Em 1937, integrou o Pavilhão de Portugal na Exposição Internacional de Paris e dois anos mais tarde, realizava a primeira individual em Portugal, onde está representada no Museu do Chiado e no Museu do Azulejo.
    Dos tempos passados em Canas de Senhorim já demos conta em post anterior.

    Inf. recolhida do Jornal Correio da Manhã
    fotos: (DDF-IPM);Paulo Cintra e Laura Caldas

    Sem comentários: