ORC - A Juventude
E nada melhor do que começar este espaço com um tema na sequência da entrevista do @tomahoc:
A Juventude, de Canas claro!...
Correndo o risco de parecer um Velho do Restelo, ou de estar a olhar para baixo verborreando algo sobre a juventude, informo já que eu estou velho e acabado... Por isso... Nada!...
A Juventude de Canas de Senhorim não é muito diferente de qualquer outra, de qualquer local de Portugal, de qualquer país do Mundo... Mas, como todos esses têm particularidades, desde logo porque Canas de Senhorim é, por definição um caso particular e especial...
É a Juventude desta terra que mantém o Carnaval! Neste caso os do Rossio são sempre melhores que os do Paço, mas são eles o cerne, a força, desta festa estranha que nós erradamente chamamos Carnaval... Erradamente porque se confunde com o Carnaval... De Ovar, Torres Vedras, Brasil etc, etc... A Juventude de Canas é responsável pela vinda, ano após ano, de milhares de verdadeiros foliões, que ao descobrirem o espírito da coisa, depressa adoptam este como o melhor...
É a Juventude, neste caso os escuteiros, que fazem um encontro denominado “Quo Vadis?!?...” e trazem até nós centenas de jovens (escuteiros) de todo o Portugal Continental e Ilhas... Parece pouca coisa, passa-nos ao lado, mas em Canas de Senhorim há o Melhor Encontro de Escuteiros Caminheiros (jovens) deste país socrático... Quantos vocês não sabiam?
É a Juventude que pulula pelas ruas e cafés, que entra no desporto, cultura e informação... Não é por acaso que 3 jovens iniciaram o que é hoje o Jornal Canas de Senhorim...
Porque eu não esqueço, ao contrário do que muitos nos fazem querer, que é a juventude a força desta luta eterna pelo nosso concelho... Eu não me esqueço que a mesa de voto da juventude de Canas foi onde o MRCCS teve maior percentagem de votos. Isto mesmo sem que nas listas do Movimento constasse qualquer jovem ou qualquer mulher... Eu não me esqueço das músicas da luta de Canas trazidas por jovens das suas Universidades (que não a UNI)... De onde acham que veio a música do CANAS È NOSSO? (Por exemplo)... Eu não me esqueço dos jovens confrontarem o Aldra com a afirmação:
- Sr. Presidente veja lá se faz alguma coisa por nós!...
Foram os jovens que conseguiram pôr um polícia a gritar:
- Eles são tantos! Aparecem por todos os lados!...
São os jovens que enfrentam a Feira medieval, os santos populares, o Canas em Movimento, os Bombeiros, o Teatro...
Não são os jovens que são rascas... rascas são aqueles que não aproveitam a sua força para construir!
7 comentários:
Falta dizer que é preciso dar mais oportunidades aos jovens! Para terem um trabalho mais activo por canas!
E também... Como a Inês disse na entevista são precisas mais actividades lúdicas e culturais para ver os jovens de Canas na rua (sem ser à noite na casa alegria, no quebra ou em qualquer outro lado!)
É preciso mais canas em movimento! É preciso mais canas mais jovem!
Vamos ter (tb por aqui)um Cingab com garra "neste país socrático".
Bravo!
@Tmhk Juv. inteligente+garra= Canas em movimento.
(O melhor exemplo é a entrevista o entrevistador e a entrevistada.)
Os jovens canenses são maioritariamente generosos e participativos, assim lhes dêem oportunidade e os meios para porem no terreno as suas ideias, o seu talento e a sua energia.
@Cingab
Tem razão em tudo o que diz, excepto na parte em que se refere ao Paço, mas adiante. Deveria ser criado o JMRCCS (Juventude do Movimento de Restauração do Concelho de Canas de Senhorim) ou apenas JM (Juventude Movimentalista).
Hello!!!`
Welcome to my blog!!!
Thank you!!!
Saudações...Concordo plenamente com o Sr."portugasuave" pois também tenho juventude em casa e pelo vivacidade demonstrada na publicação anterior essa juventude está viva e bem viva apenas precisa de oportunidades...A ideia de Sr."kunami" do JMRCCS, embora um pouco dificil (acho eu!) é de louvar. Talvez um dia quem sabe...abraço.
Eu acho que uma "Juventude Movimentalista" deveria ser algo desnecessário, deveria porque o próprio Movimento devia ter isso em atenção.
Há, em Canas, muita vontade, haja coragem para fazer ver e aplicar essa vontade. Haja vontade em apoiar também!
Enviar um comentário