Canas OnLine

16/05/2007

ORC - A Juventude

Esta rubrica era para se chamar “As Escolhas de Marcelo”, depois “As Escolhas de Cingab”... Ficou o “Relinchar do Cavalo”... E ficou porque estava eu a olhar para o Brazão de Canas de Senhorim, vi os cavalos e imaginei todas as lendas, contos, história, estórias, notícias e mexericos... Logo que vieram à memórias todas aquelas mentiras ditas muitas vezes, hoje verdades indesmentíveis, lembrei-me dos leitões, das gárgulas, dos cavaleiros medievais... Enfim, lembrei-me de Canas de Senhorim... E como alguém deste blogue acha (erradamente, diga-se) que eu tenho informações interessantes propuseram-me este espaço... Pois então vamos lá!... Na verdade estava à espera que o Homem Novo que Partiu mudasse a roupagem do Mcs para depois iniciar a rubrica, mas o rapaz anda sem tempo, o que se por um lado é compreensível, por outro só lhe faz mal à figadeira... Depois o @Portuga atira logo com o Editorial, o irmão do Homem Novo que Partiu, com a entrevista e eu tenho de iniciar também a função...

E nada melhor do que começar este espaço com um tema na sequência da entrevista do @tomahoc:
A Juventude, de Canas claro!...

Correndo o risco de parecer um Velho do Restelo, ou de estar a olhar para baixo verborreando algo sobre a juventude, informo já que eu estou velho e acabado... Por isso... Nada!...
A Juventude de Canas de Senhorim não é muito diferente de qualquer outra, de qualquer local de Portugal, de qualquer país do Mundo... Mas, como todos esses têm particularidades, desde logo porque Canas de Senhorim é, por definição um caso particular e especial...
É a Juventude desta terra que mantém o Carnaval! Neste caso os do Rossio são sempre melhores que os do Paço, mas são eles o cerne, a força, desta festa estranha que nós erradamente chamamos Carnaval... Erradamente porque se confunde com o Carnaval... De Ovar, Torres Vedras, Brasil etc, etc... A Juventude de Canas é responsável pela vinda, ano após ano, de milhares de verdadeiros foliões, que ao descobrirem o espírito da coisa, depressa adoptam este como o melhor...
É a Juventude, neste caso os escuteiros, que fazem um encontro denominado “Quo Vadis?!?...” e trazem até nós centenas de jovens (escuteiros) de todo o Portugal Continental e Ilhas... Parece pouca coisa, passa-nos ao lado, mas em Canas de Senhorim há o Melhor Encontro de Escuteiros Caminheiros (jovens) deste país socrático... Quantos vocês não sabiam?
É a Juventude que pulula pelas ruas e cafés, que entra no desporto, cultura e informação... Não é por acaso que 3 jovens iniciaram o que é hoje o Jornal Canas de Senhorim...
Porque eu não esqueço, ao contrário do que muitos nos fazem querer, que é a juventude a força desta luta eterna pelo nosso concelho... Eu não me esqueço que a mesa de voto da juventude de Canas foi onde o MRCCS teve maior percentagem de votos. Isto mesmo sem que nas listas do Movimento constasse qualquer jovem ou qualquer mulher... Eu não me esqueço das músicas da luta de Canas trazidas por jovens das suas Universidades (que não a UNI)... De onde acham que veio a música do CANAS È NOSSO? (Por exemplo)... Eu não me esqueço dos jovens confrontarem o Aldra com a afirmação:
- Sr. Presidente veja lá se faz alguma coisa por nós!...
Foram os jovens que conseguiram pôr um polícia a gritar:
- Eles são tantos! Aparecem por todos os lados!...
São os jovens que enfrentam a Feira medieval, os santos populares, o Canas em Movimento, os Bombeiros, o Teatro...
Não são os jovens que são rascas... rascas são aqueles que não aproveitam a sua força para construir!

7 comentários:

Tomahock disse...

Falta dizer que é preciso dar mais oportunidades aos jovens! Para terem um trabalho mais activo por canas!

E também... Como a Inês disse na entevista são precisas mais actividades lúdicas e culturais para ver os jovens de Canas na rua (sem ser à noite na casa alegria, no quebra ou em qualquer outro lado!)

É preciso mais canas em movimento! É preciso mais canas mais jovem!

ibotter disse...

Vamos ter (tb por aqui)um Cingab com garra "neste país socrático".
Bravo!

@Tmhk Juv. inteligente+garra= Canas em movimento.
(O melhor exemplo é a entrevista o entrevistador e a entrevistada.)

PortugaSuave disse...

Os jovens canenses são maioritariamente generosos e participativos, assim lhes dêem oportunidade e os meios para porem no terreno as suas ideias, o seu talento e a sua energia.

Mr Kunami disse...

@Cingab

Tem razão em tudo o que diz, excepto na parte em que se refere ao Paço, mas adiante. Deveria ser criado o JMRCCS (Juventude do Movimento de Restauração do Concelho de Canas de Senhorim) ou apenas JM (Juventude Movimentalista).

Anónimo disse...

Hello!!!`
Welcome to my blog!!!
Thank you!!!

®efeneto disse...

Saudações...Concordo plenamente com o Sr."portugasuave" pois também tenho juventude em casa e pelo vivacidade demonstrada na publicação anterior essa juventude está viva e bem viva apenas precisa de oportunidades...A ideia de Sr."kunami" do JMRCCS, embora um pouco dificil (acho eu!) é de louvar. Talvez um dia quem sabe...abraço.

Farpas disse...

Eu acho que uma "Juventude Movimentalista" deveria ser algo desnecessário, deveria porque o próprio Movimento devia ter isso em atenção.

Há, em Canas, muita vontade, haja coragem para fazer ver e aplicar essa vontade. Haja vontade em apoiar também!