Um "Post" de antigamente
Carta de António João Pais Miranda meses antes dos acontecimentos de 2 de Agosto
Canas de Senhorim, 15 de Fevereiro de 1982
Minha querida Madastra:
Espero que esta minha carta a vá encontrar cada vez mais gorda. Nós, por cá, piores que estragados.
Tal como você pediu já seguiram para aí os Correios, o Rápido, o Posto Médico, a casa do Povo, o Alcatrão e o Entrudo. Não compreendi se quer já as Escolas ou se ainda vão ficar cá mais um tempito.
As retretes que prometeu já cá chegaram. Foi uma grande Festa. Naquele dia toda a gente Mijou. A Sr. Antero disse que foram lá 8.000 Gajos.
Os buracos que a Madrasta viu já foram todos alargados e o entulho foi puxado para os passeios. As valetas estão agora cheiinhas de erva, por isso, pró gado NÃO VAI HAVER CRISE.
É pena não ter vindo o Viaduto sobre os Caminhos de Ferro mas, como você disse, estavam as cancelas fechadas.
Já informei os Clubes de Escravos que não esperassem este ano a Esmola do costume porque a Madrasta me tinha dito QUE NÃO HÁ NADA PRA NINGUÉM.
O meu irmão Zé Penúria, queria libertar-se, mas eu disse-lhe que já um dia eu também tentei e você mostrou-me a Catana.
Quanto às luzes que você ia enviar, a minha Madrasta é quem manda, mas eu acho asneira: Aquelas luzernas ou escuro pouco monta.
Também já nos foi entregue o pedaço de cemitério que você nos ofereceu, mas aquilo está ainda muito esguelhado. Diga agora a minha Madrasta se nos quer enterrar a prumo ou a viés.
Até à próxima se Deus quiser
O escravo português (século XX)
Zé Canas
PAMIR 85
Peças teatrais, jograis e quadras fazem parte do espólio de luta do António João... a rever em Setembro peças como a “Varanda” (a da má língua) e os Buracos...
6 comentários:
Muito boa recolha amigo Cingab.
Cumprim.
Ainda tenho mais...
Fotos, peças de teatro, jograis e letras de canções... Tudo fazendo parte da luta do António João pela restauração municipal... E olhe que há coisas, que de tão actuais, até parece bruxedo... Parece que o grupo de teatro vai levar a cena uma peça de 1983 (os Buracos) em Setembro durante a homenagem
Então vá-nos dando conhecimento desse fantástico legado.
Fabulosa "herança"!
Um dos mais antigos registos de "Restauracionistas" -anos 30- referem um familiar de Pamir: um dos mais ilustres canenses, o prof. João Miranda "que muitas horas perdeu, consultando arquivos (que lhe eram constantemente negados pela "madrasta") a estudar o antigo Concelho de Canas com vista à sua restauração"
...
há sempre alguém que resiste...
muitos dos textos têm de ser primeiro protegidos na sociedade portuguesa de autores e autorizados pelos familiares... só aquilo que já é público é que se pode transcrever!
Enviar um comentário