Canas OnLine

27/07/2007

As Meninas da Floresta

O IPJ (Instituto Português da Juventude) lançou novamente este ano um programa de voluntariado para a protecção florestal. Este programa consiste em pôr jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos de idade a patrulhar as florestas da sua zona de residência, em bicicleta, orientados pela corporação de bombeiros dessa mesma zona.



Para publicar este post, fui ao encontro de duas destas voluntárias, a Inês e a Joana. A zona de vigilância de hoje era na Quinta da Vitória, onde se tem uma vista privilegiada sobre o Vale do Mondego. Quebrando-lhes um pouco a sua rotina de vigia, tentei perceber o motivo que as levou a "perder" 15 dias das suas férias. Percebi, pouco depois, que o que as levava a estar ali era o amor pela sua terra e o amor pela natureza, a vontade de dar um bocadinho de si sem receber nada em troca.

Apesar de serem 15 dias cansativos, a calcorrearem os caminhos da nossa zona em bicicleta, segundo elas e segundo muitos outros jovens que participam neste programa, é uma experiência a repetir.

10 comentários:

marta disse...

porque nao foram a sra do viso, carvalhal!!! grd ponto de vígia...o melhor da região!!! as florestas merecem tudo lol é pena o ipj ter reduzido os fundos e este ano as florestas contam com menos vigilantes =( é pena..

A rambóia florestal é brutal!!

( gostei de ver a inês aka beri a trabalhar!!!)

Anónimo disse...

sra do viso???? altamente. costumo lá jantar.

(apenas uma aparte vá)

Abraço

Anónimo disse...

sim senhor.. ficámos bem na foto :)
a ramboia florestal é uma maravilha. agora que já estou calejada ja fazia mais 15 dias (ou nao :P)

ibotter disse...

Voluntariado/serviço cívico
Brutal estreia Tix!
A Inês já é uma estrela do blog!

PortugaSuave disse...

Tix, muito bom post.
As guardiãs florestais ficaram muito bem no retrato... e a floresta agradece... eu é que precisava de um ofício desses para abater a teimosa da barriguita.
Cumprim.

Tomahock disse...

Vou fazer queixa da 'Inês' à Sr.Engenheira da câmara... Onde anda a bela da t-shirt e do lindo boné?

Rita disse...

'percebi, pouco depois, que o que as levava a estar ali era o amor pela sua terra e o amor pela natureza' inês n te sabia tão devota! (adoras a natureza :)) ficaram mt bem, são um bom braço de trabalho lol

Anónimo disse...

@ibooter: lol
@ toma: as t-shirts tambem se lavam e como este ano so nos deram uma... e quanto ao bone nao tava a dar ali o sol.
@ rita: ja devias saber cm é!

Anónimo disse...

ups ibotter

miau disse...

É assim mesmo, o amor pela natureza!
As meninas da floresta, são demais...
Parabens pelo empenho.