Canas OnLine

09/09/2007

Uma Dor Maior

Depois dizem que eu, é que tenho mau feitio!...

Então não é que no prospecto da Feira do Vinho de asnelas, a Canas de Senhorim é dado o orago de S. Bartolomeu em vez de SS Salvador?!?!?...
Mas não pensem que isto fica por aqui… Alguém, dentro daquela cavalariça, teve a infeliz ideia de escrever que somos Vila desde 1928!...
Uma provocação!
É-o, porque em mais nenhuma freguesia presente no livrinho tem a data de elevação a Vila!...
É-o, porque havendo algo de verdadeiro naquela data, está mais ou menos definido que um Foral dá estatuto de vila a uma localidade… Se o 1º pode ser discutido o 2º Foral de Canas de Senhorim, não pode deixar dúvidas!...
É-o, por ser uma clara tentativa de menosprezar Canas. Uma tentativa reles de apagar a história... Um “historicídio”, com precedentes no desaparecimentos dos marcos reais que delimitavam as terras do Cabido de Viseu…
É-o, porque Canas de Senhorim, quer os asnelenses e integristas queiram quer não, foi, é e será a maior, e a melhor… Isto mesmo considerando a continua degradação da honra, do sentir e do orgulho canense… Só que eles são tão grandes que nem milénios de falta de respeito e tentativas de genocídio cultural deitarão por terra esta luta…
Construam campos de morte, câmaras de gás, pelotões de fuzilamento… Apaguem as lápides, deitem fogo aos papiros… Chamem a polícia ou o exército, façam explodir um bomba atómica no centro de Canas… Nós continuaremos a ser grandes!!!
Abstenham-se de falar sobre nós… Quem tão desrespeita, cinicamente, Canas de Senhorim merecia estar pendurado no pelourinho, pois não tem a categoria para olhar sequer para a bandeira vermelha dourada!...

Uma provocação! Nada inocente!...

2 comentários:

ibotter disse...

Será importante lembrar que Canas nos últimos 821 anos de história (1186-2007 )é autónoma, tem foral e é Concelho até 1873, ou seja durante mais de 600 anos!
Está anexada à cerca de 150, número curto comparado com o tempo de autonomia canense mas enorme e insuportável nos danos, nas perdas e nas ofensas!

PortugaSuave disse...

É isso Cingab. As situações precisam de ser denunciadas, temos que zelar pela nossa terra e lembrar a nossa história, sob o risco de sermos completamente apagados se o nosso descontentamento não se fizer ouvir.
Cumprim.