Canas OnLine

25/11/2007

Lapa do Lobo Celebra hoje o dia de Santa Catarina


fotos HP
Santa Catarina nasceu em Alexandria no ano 294, quando recebeu o nome de Doroteia. Considerada padroeira dos estudantes, sábios e profesores.
Diz a tradição católica que Santa Catarina era uma princesa de
Alexandria, mesmo assim, comenta-se que era genuinamente humilde. Sabia ler e escrever, o que, para uma mulher, naquela época era muito raro.
O imperador
romano Maximus certa vez convocou os reis e rainhas, principes e princesas, para adorar seus ídolos. Entretanto, Santa Catarina não compareceu. Indagada pelo imperador, teve de se dirigir a Roma para se esclarecer.
Em
Roma, ela respondera ao chefe romano que não seguia falsos deuses e que seu Deus era o único realmente vivo, também disse que o qrande Rei dela era Jesus Cristo. O imperador mandou-a prende-la no cácere, até que viessem os 50 maiores sábios do mundo, e a humilhassem quanto a sua argumentção aparentemente simples.
Quando chegaram, os sábios riram-se do imperador, pois, este, convocou-os apenas para contra-argumentar uma simples garota (ela possuia menos de 25 anos de idade) princesa. Porém o imperador adverteu-os: se conseguissem convencê-la, ele os presentearia com os melhores bens do mundo, mas se não conseguissem,ele os mandaria ao cárcere.
Todavia, os sábios não conseguiram convertê-la aos ídolos, pelo contrário, foram, por ela, convertidos ao cristianismo. Não só eles, mas também a rainha, esposa do imperador, e a guarda real de
Roma, que se desfizeram dos antigos costumes pagãos.
A rainha foi assassinada pelo rei quando este soube de sua conversão, os guardas foram lançados aos leões no coliseu.
Após isto ocorrer, o rei tentou convencer Catarina a abandonar seu Deus e se casar com ele, mas sem sucesso. Então, ela foi torturada e decapitada pelo imperador
romano Maximus por ela o criticar por adorar "ídolos pagãos".
A lenda diz que o corpo de Catarina desapareceu milagrosamente, sendo transportado por
anjos para o topo de Jebel Katerina, o pico mais alto da península do Sinai. Três séculos mais tarde, o seu corpo, supostamente incorrupto, foi encontrado por monges e levado para o Mosteiro da Transfiguração, onde algumas das suas relíquias e o seu nome ficaram até hoje.

3 comentários:

PortugaSuave disse...

Não fazia a mínima ideia da história desta santa que também é da Lapa. Boa informação Pombo Correio... também gostei das fotos.
Cumprim.

ibotter disse...

o Cingab diria que isto é SP (serviço público).

quinhas disse...

Também reza a história local que santa catarina era disputada pelso habitantes da lapa do lobo e de vale de madeiros. Fixou-se na Lapa do lobo quando lhe construiram uma capela.

Há na localidade da lapa do lobo uma fazenda denominada de SANTA. Na Santa há uma laje com "escavações naturis" em formato de malga e colher. Aqui se alimentava a santa quando andava nos trabalhos do campo.