Canas OnLine

31/12/2007

Votos para 2008


"Canense:

A tua terra é mais linda do que pensas, mais nobre do que supões, mais rica do que julgas e tem encanto que os estranhos descobrem e apreciam.

É tua obrigação instante concorrer, segundo os teus recursos, para o seu progresso e desenvolvimento.

Se mais lhe não puderes dar, dá-lhe a correcção dos teus actos, a honestidade da tua vida, o amor da tua profissão.

Sê previdente e que essa virtude te leve a levantar, em qualquer iminência, a casinha esbelta a que te acolherás na velhice e que, valorizando a tua terra, atestará a tua passagem por ela."

Prof João Miranda, 1930

Estou certo que dificilmente poderiam haver palavras mais inspiradoras para o ano de 2008 do que as escritas pelo Prof João Miranda em 1930. As dificuldades e provações a que as nossas gentes estão sujeitas não são de agora, nem vão terminar no curto prazo. O ano agora findo trouxe algumas coisa boas (o re-lançamento da conclusão do IC 12, a subida de escalão do GDR), manteve outras na mesma (o despotismo orçamental que a Câmara de Nelas tem para com esta freguesia) e teve outras más (o encerramento de escolas primárias e o agravamento do desemprego na região).

Devemos manter o optimismo. Cabe-nos contudo estar vigilantes e ser combativos perante os poderes politicos que nos tutelam. É missão fundamental exigir, de forma categórica, aos nossos eleitos (a começar pela Srª Presidente da Câmara Municipal) que dêem cumprimento ao mandato popular que lhes foi conferido, defendendo os interesses da freguesia e investindo nesta terra o que é devido (pela sua dimensão e como compensação pelos 20 anos de verdadeiro fascismo da "correia" que nos foi imposta).

Ninguem duvide da importância que a nossa terra teve e continua a ter. Mais: Cabe aos cidadãos de Canas de Senhorim encontrar soluções politicas, dentro dos constrangimentos conhecidos, que permitam que não nos atrasemos mais no caminho para o desenvolvimento, e que possamos, nas sedes próprias, defender os interesses da vila. Porventura esta formas terão de nascer fora da lógica partidária que nos atrofia à decadas. Não tenho esperanças em promessas vãs nem condescendência para com quem foi eleito por um povo e não honra a confiança que lhe foi dada (também aqui a começar pela Srª Presidente da Câmara Municipal). Existe nesta terra gente muito capaz ( e diria até com vontade !!) para encontrar soluções alternativas e independentes da partidocracia: temos pessoas com experiência autárquica do mais alto nível - ex-presidentes, vereadores, presidentes de junta, de diversas cores partidárias e ideologias. Temos igualmente, como aliado, um descontentamento crescente nas restantes freguesias do concelho, que poderá certamente ser uma base de apoio para uma gestão mais equitativa dos dinheiros públicos em prol de todas as freguesias e não, como acontece há 30 anos, apenas para satisfazer os luxos e caprichos da sede de concelho.



Um bom ano para todos!!!

3 comentários:

PortugaSuave disse...

Caro Manel, não é a primeira vez que as suas palavras me dão alento e me fazem continuar a perseguir este ideal de levar a nossa terra mais longe. Excelente retrospectiva e saudável incentivo.
O ano de 2007 deixou-me a sensação de que politicamente continuamos preteridos nas opções do executivo camarário, nada de novo se perfila e a obra iniciada arrasta-se lamacenta lá para a Avenida da Igreja. Vale-nos não ter chovido muito… ainda que a falta de chuva não seja bom augúrio…
Saúdo com agrado a requalificação das escombreiras da Urgeiriça e o aparente projecto(?) para os Valinhos (desconheço em absoluto o que vai sair dali, onde se pode consultar o projecto?). De qualquer das maneiras estas obras não são da competência da Câmara, pelo que, neste aparte, não lhe assiste os louros.
Faço votos para que 2008 nos traga algo visível, mesmo sabendo que enquanto estivermos debaixo da alçada de Asnelas os desejos de bom ano novo estarão sempre comprometidos. Ainda assim votos de um bom ano de 2008 para Canas e para todos os canenses.
Uma saudação especial para os colaboradores do MCdS: que este ano que se aproxima seja pródigo em todas as vertentes da vossa vida.

ibotter disse...

O talento dá alento!

Fascismo nunca mais!
Tutela nunca mais!
...
Bola baixa nunca mais!
...
Bom ano para todos e que seja um ano de "retoma" para a nossa terra

Anónimo disse...

ACraveiro disse...
CANDIDATURAS INDEPENDENTES?!
O EMBUSTE DA 3ª VIA FACE À NELITE AGUDA DOMINANTE!...

A auto-proclamada 3º VIA de um candidato, que não passa de um can didatura nado-morta, pk é uma can didatura de alguém desesperado,por ter ocupado o Poder há 30 anos! Sim 30 anos, sabiam?... Ad alguns dos mais activos bloguistas não eram nascidos!...E apesar de ter dado, na altura, todas as cambalho tas políticas imaginárias, desde oferecer-se ao PSD e ao CDS - sim ad me lembro de o ver com o falecido Lucas Pires na lapela-, até à presente "santa aliança com o A. Minhoto, com a benção óbvia do n/ krido Zé Correia", o facto é k o Cavalheiro nunca mais foi a jogo!... Claro que sp que há elei- ções,já todos sabemos k aparece, põe-se em bicos de pés, mas, felizmente - o povo não é tão estúpido- como ele pensa que é - e tem-lhe dado ouvidos de mercador!.. Desta vez, vem com a mais que requentada cena da 3ª Via!... Auto considerando-se ele mm como a 3º Via! Mas 3º Via de quê?... Todos os canenses já perceberam que com ele ou com a"incógnita" personagem do Adelino Amaral, ou com a DrªIsaura ( com ou sem LP), ou com o Engº J. Manuel - afilhado do Matias, ou com o Dr. Borges da Silva- que, verdade seja dita, teve a coragem de denunciar as trapalhadas em que o actual executivo se preparava para envolver a CMN nas próximas décadas - nenhum destes perso- nagens tem (ou terá)um PROJECTO POLÍTICO que faça JUSTIÇA a Canas, certo?... O problema não está nas pessoas, mas sim na falta de condições pra haver uma política LOCAL diferente da que temos verificado nestes anos ditos de democracia!... Para Canas estarão sempre reservadas umas migalhas, como aliás para o resto do dito concelho já que o UMBIGUISMO NELENSE É INFINITO...E A NELITE AGUDA nÂO TEM LIMITES!... Neste contexto indiscutível, a quem é que o Cavalheiro da pseudo-3ªVIA pretende enganar?!
Apetece perguntar: o k é k o auto-candidato fez por Canas desde esses longínquos 30 anos?????.. ALGUÉM o VIU NAS LUTAS DE CANAS?... NAS IDAS A A.R.?...O k é k fez ao longo destes anos para lutar contra essa NELITE AGUDA - cujo mentor-mor ( k não único-diga-se)foi o SOBA de V. SECO, ad por cima com o beneplácito do seu compadre JJunqueira!!.Aliás, essa ausência não é só dele como da pseudo-doutorite canense diga-se, em abono da verdade!...
O que se sabe é k o Cavalheiro, nos últimos tempos apareceu no palanque no Centro de saúde como PORTA-VOZ do Movimento de Nelas ao lado do inefável A.Minhoto-obviam/ com a mãozinha do Cacique Zé Correia!... Claro que o ex-seminarista ad não digeriu a derrota na Concelhia do PS, apesar da chantagem que, ao que parece, fez junto de vários militantes de ASnelas!... Em suma, a 3ª via não passa de um EMBUSTE!...
i) Claro que o Man está "saudoso" deses já longínquos anos e das benesses k, pelos vistos, lhe deixam tt saudades!...
ii) É tempo dos CANENSES não irem em foguetes venham lá eles de onde vierem!...
iii)Aproveito para apelar aos cola boradores do blogue que escre vam... manifestem as suas opiniões sobre este assunto vital para o futuro de CANAS!...Com a certeza de k - da m/ parte- tudo farei para que a VERDADEIRA 3ª VIA SEJA A ABSTENÇÃO!... - como forma de prolongar a LUTA sem passar cheques em branco a ninguém!É urgente lembrar que o Gandhi resistiu ao gr império Britânico pela via pacifista!

saudações anti-demagógicas