Canas OnLine

10/01/2008

La Dona è Mobile

Excerto da entrevista da Dr. Isaura Pedro ao Viseumais.com, em 14 Outubro 2005, aquando da sua eleição para presidente da Câmara de Asnelas.

Decisivos foram os votos de Canas de Senhorim?
Provavelmente. Foi o contributo de Canas de Senhorim, Carvalhal Redondo, Aguieira, Senhorim... Não digo que Canas ganhou e Nelas perdeu como já ouvi da oposição. O concelho tem nove freguesias. A coligação obteve 3200 votos de oito delas e de Canas vieram 700. É uma freguesia igual às outras.

Um dos seus compromissos é preservar a integridade de Nelas. Como irá compaginar esse propósito com a luta de Canas de Senhorim pela elevação a concelho?
Respeito os seus ideais, mas não concordo com eles. Uma coisa é certa a mensagem que passei é que sou contra a divisão do concelho. As pessoas leram a minha mensagem e votaram. Não enganei a população de Canas de Senhorim.

Canas vai ter discriminação positiva?
Não foi a única a ser discriminada. Senhorim, Santar e outras também o foram. As juntas que não eram socialistas eram penalizadas. É triste e lamentável. Canas tem uma zona industrial mas não se promoveu a instalação de empresas. Temos de criar pólos de emprego e outras infra-estruturas.

Prioridades de acção?
Dinamizar a indústria em Nelas e Canas, requalificar o ambiente (temos nove ETAR que não funcionam e o passivo das minas da Urgeiriça) e instalar centros de dia nas freguesias.


Discriminação positiva?

É mentira é mentira
É mentira sim senhor
Eu nunca pedi um beijo
Quem mo deu foi meu amor

9 comentários:

Anónimo disse...

Só apetece dizer:
Mobile è La Dona

MANUEL HENRIQUES disse...

É mentira pois claro.
O orçamento da CM continua o pagode em 2008 : Canas com Investimento Zero.

Nesta data já não dou o benificio da dúvida. A Srª presidente falha todos os compromissos a que se propôs.

Há hípoteses de corrigir isto? Certamento, no orçamento do próximo ano. Mas isso não nos devolve a confiança nesta gente.

Mas de uma coisa estou convencido: Não estarmos na Assembleia Municipal só nos prejudica.Com a saturação que existe face aos politiqueiros deste concelho é tempo de se avançar com uma solução de independentes para defender os interesses da nossa terra.

MANUEL HENRIQUES disse...

A entrevista tem outro lapso (certamente esquecido na euforia da vitória) - Teve em Canas 1118 VOTOS

Rui Caetano disse...

Só pode ser mentira.

Anónimo disse...

"Não estarmos na Assembleia Municipal só nos prejudica", Senhor Manuel Henriques, mas em quê? É a Assembleia Municipal que determina os investimentos? Claro que não, é a câmara que o faz e sempre da mesma maneira, utilizando os livros da câmara anterior.

Para rematar, a nova lei eleitoral autàrquica, irá destruir alguma tentativa de equilibrio originária da oposição, quando prevê que quem vence as eleições governa em maioria absoluta.

Saturação dos partidos politicos, de acordo, mas os partidos tudo fazem para absorver os independentes e levantar as maiores dificuldades, como é evidente não podem defender a sua extinção, que seria facilitar a vida aos independentes.

MANUEL HENRIQUES disse...

@Crédito,

A assembleia não determina nada mas dar-nos-ía voz ( que actualmente não temos), nem que fosse para protestar....
Queiremos ou não o nosso dinheiro vai sendo usado em outras freguesias...( e nós calados)

A nova lei autárquica de que falam os jornais, mas que ninguem conhece os conteudos concretos (Made in Bloco Central)dará, ao que dizem, possibilidade de as ASSEMBLEIAS vetarem orçamentos preparados pelo executivo.

No actual contexto,uma candidatura "rebelde" ao executivo pode ter força bastante para eleger vereadores..

Por todos os defeitos e fraquezas que tenham as candidaturas independentes parece-me, no nosso contexto de saturação com os partidos, a única solução de tentarmos fazer valer os nossos interesses.

A alternativa é a estagnação, é não ter um "policia" no meio daquela gente tão bem, intencionada que são os actuais vereadores e membros da AM.

Anónimo disse...

Só estava a ver a componente prática dessa represntação; é que começa-se a estar farto de integrar orgãos sem poder, embora podendo protestar, estou de acordo em utilizar todas as formas de contrariar o poder absoluto dos gastos de dinheiro, ainda que pense que tudo isto vai sempre dar ao mesmo, seja, algo que em 1 de Julho de 2003 julgamos ter conseguido: O Concelho.

ibotter disse...

Bem vindo caro Crédito

Somos um órgão estranho naquele corpo parasita. Somos rebeldes, índios e outras coisas marginais. Queremos simplesmente o que nos roubaram, o que nos tempos modernos,é quase um crime!(ex + recente Anadia)

...parece-me que o período de "expectativa estratégica" está a chegar ao fim, com mais do mesmo, ou seja, NADA.

Resta-nos voltar a tratar da papelada com diplomacia, reunir vontades com seriedade e regressar à estrada com renovado poder de comunicação e estratégia.

Julgo que tudo isto é possível com a nossa vontade e criatividade características!

MANUEL HENRIQUES disse...

@crédito
Concordo consigo. Isto é uma prisão.Mas acho que não podemos de deixar de, à falta de melhor no momento, arrancar da mão do carcereiro à ração que nos é devida.
Canas não pode parar!!