Canas OnLine

28/04/2008

Axiomas da Liberdade



... Ainda não tinha um ano de vida!...

Os habitantes, com representantes do MFA, concordaram em restaurar o Município de Canas de Senhorim... Parece ter sido no Largo da Igreja!...

Parece que não é dada legitimidade para se falar do 25 de Abril, a quem não tenha estado nos acontecimentos anteriores e posteriores à data... A esses só se permie dizer ou escrever frases feitas por outros como “25 de Abril sempre, fascismo nunca mais”, “falta cumprir Abril”.
Não esqueço, os muitos que lutaram, simplesmente para ficarem com o ceptro “Salazarista” ou de um outro regime ditatorial qualquer...
Não esqueço do medo actual dos nossos políticos com o “axioma” democrático de que é o povo que mais ordena... Cada vez é menos verdade!... Mais de 75% de trabalhadores de uma certa profissão disseram não às políticas, mas foi a política que venceu... Os representantes do Povo aprovam unanimemente uma lei que nunca foi aplicada... O que é que o Povo ordena?...
Ordena um Sócrates arrogante porque sempre é melhor estar mal que péssimo.
Posso não ter legitimidade para falar do 25 de Abril, não estive preso no Tarrafal, nunca fui torturado pela Pide, não estive no Terreiro do Paço, não fui para a guerra colonial, mas posso mostrar a minha mais elevada consideração por todos aqueles que sim. Mas a mim, nos pós 25 de Abril, já me foi recusado o direito a manifestar-me, já fui ameaçado pela GNR para não falar, já foram instaurados processos políticos mascarados de qualquer coisa... Só para amedrontar quem vai a luta!
Depois do 25 de Abril, já foram dadas benesses aos “bufos”, já se andou no beija mão a neo-regedores, já se gritou por Liberdade!...

A questão não é tanto como estaríamos hoje sem o 25 de Abril, mas onde poderíamos estar hoje com o 25 de Abril de 1974... Não posso responder-vos... Está-me vedado esse direito! Ainda não tinha um ano de vida e, para piorar, vivia em Canas de Senhorim!...

Portugal Sempre!...

2 comentários:

PortugaSuave disse...

Mas há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não

Talvez Abril não se tenha cumprido, pelo menos em termos socias, na distribuição da riqueza e no acesso gratuito ao ensino e à saúde... isto para não falar dos desvios ideológicos e políticos a que feriram o espírito da revolução, mas eu ainda acredito na força dos canenses para levar a cabo um dos preceitos da revolução de Abril - o respeito pela vontade de um povo, o respeito pelas gentes de Canas de Senhorim.

MANUEL HENRIQUES disse...

O inconformismo canense ultrapassa e muito o 25 de Abril. Os relatos oitocentistas da não aceitação da subjugação à "madastra" estão documentadas ( veja-se até o pouco "amistoso" Pinto Loureiro no seu "Concelho de Asnelas" de 1957).
Reconheço contudo que o 25 de Abril deu uma ajuda na nova chama da luta cujas variantes actuais vão ai buscar alguma da sua força.
Mantenhamos a esperança que o 25/04se cumpra por cá.