Canas OnLine

12/04/2008

EMPESA NACIONAL URANIO


8 comentários:

André jesus disse...

Posso ir? Vamos todos!

®efeneto disse...

Amigo André, ainda pergunta?!! Devemos ir todos, ex trabalhadores e população, não nos podemos esquecer que a doença é geral pois há pessoas que nunca trabalharam nas minas que estão afectadas só que são pouco divulgadas. Abraço.

®efeneto disse...

...esqueçi, aliás o proprio Doutor Américo afirmou num orgão de comunicação que o rastreio deve ser alargado a toda a população da Urgeiriça e arredores. Á alguem melhor que um médico para saber como está a saude da população??!!.
Ele para afirmar isso é porque sabe os casos que apanhou e apanha.
Não oficialmente outro médico de Canas já o teria afirmado tambem.

Anónimo disse...

sr. efeneto,não seja parvo, não brinque com coisas sérias.

®efeneto disse...

Amigo anónimo. Agradeço a sua gentileza. Sei que sou parvo pois felizmente tenho espelho em casa. O que infelizmente falta a muito boa gente. Agradeço.
Não sei qo que se refere mas não brinco com coisas sérias. Não lhe vou pedir que se apresente com outro nome, claro, pois atraz do anonimato toda a gente deixa de ser parvo mas se é em relação as minhas afirmações em relação aos medicos pode ler essas afirmações no blog da Urgeiriça no artigo: Abril 11, 2008
Lamas radioactivas.
Saudações.

MANUEL HENRIQUES disse...

A causa dos mineiros merece todo o nosso apoio e a maior divulgação possível nos meios Comunicação Social.

O estado português tem de mostrar que é pessoa de bem e fazer os possíveis para "estancar" esta chaga que nos foi legada.

Anónimo disse...

sr. efeneto, peço-lhe desculpa pelos termos usados. Na verdade o que pretendia dizer-lhe era o que dizia é uma parvoice.
Sem qualquer prova científica é pura especulação colocar toda a população da vila, mesmo da Urgeiriça, gravemente atingida por um alegado mal maligno das minas. Não esqueça que devido também a elas Canas foi e é o que é.
Os ex- mineiros que têm perecido, e que merecem o nosso respeito, caso se confirme a relação causa-efeito enquadram-se no chamado "risco profissional acrescido", agravado por falta de informação e protecção adequada. Em qualquer dos casos, o Estado tem responsabilidades acrescidas para com todas estas pessoas, pelo que as suas reivindicações são absolutamente justas e merecedoras do apoio e solidariedade de todos.
Mas sem necessidade de aumentar o dramatismo da questão para além do razoável. A vila não precisa que lhe agravem desnecessariamente os problemas que enfrenta, em especial da qualidade de vida dos seus habitantes. Como última nota, não se diabolize agora a qualquer preço o que foi um dos baluartes do desenvolvimento de Canas, e que fez dela, com os Fornos, uma referência geográfica. Não escarneçamos o nosso passado porque é desistirmos de lutar pelo futuro. Não se dê a ideia, errada e despropositada, que Canas é uma terra de risco para se viver. Só se for essa a intenção, que não quero acreditar.
Quanto ao meu nome certamente lhe dirá tanto como o seu me diz a mim, o que para o caso pouco interessa. Mas o meu nome é Miguel Castro, passei alguns anos em Canas nos tempos áureos das Minas, e também dos Fornos, a ela me ficando a ligar laços de grande fraternidade. Há já tempos na região de Lisboa não deixo de acompanhar, sempre que me é possível, tudo o que a Canas diga respeito. Feliz com as coisas boas que lhe aconteçam, ultimamente bem poucas, mas triste com as menos boas, que infelizmente parecem estar na razão inversa das boas. Não pensem que com notícias do género da questão que nos levou a esta troca de opiniões, a juntar a outras nos últimos anos, a imagem de Canas ganha alguma coisa, bem pelo contrário. E julgo que para além de injusto é desnecessário. Não se ganham causas apenas ampliando as coisas negativas, e Canas tem muitas coisas boas para apresentar, a começar pelas pessoas que é o melhor que uma terra pode ter.
Volto a pedir-lhe desculpa por a imprecisão das minhas palavras o tenham molestado.
Saudações para todos e boa sorte para Canas.

®efeneto disse...

Amigo Miguel. Saudações. Grato pelo seu esclarecimento. Eu apenas me baseei em declarações feitas por um dos mais conceituados médicos canenses. Quando respondi ao amigo André para ir-mos todos apoiar os ex mineiros é porque eles merecem. Aliás, temos dois objectivos aqui em Canas que é a restauração do conselho e o bem-estar da saúde dos canenses que a avaliar pelas referidas declarações públicas do referido médico e por outras declarações que me foram transmitidas pessoalmente por outro médico embora não confirmadas á fortes possibilidades que pessoas que moram perto das minas estarem também afectadas embora em grau menos preocupante.
Tem razão quando diz que não estamos aqui para dramatizar mas a nossa função como cidadão é alertar pois não nos podemos esquecer que vivem muitas crianças nas minas e nas imediações.
Curiosamente sou e vim de Lisboa e estou aqui á 18 anos. Venho a Canas desde moço por causa de familiares e tenho ideia dos Fornos e das minas a elaborarem, realmente foi um dos baluartes do desenvolvimento mineiro e será sempre recordado como tal, agora se um desses baluartes deixou marcas nas pessoas temos que corrigir essas marcas e pedir ao estado a correcção dessas marcas. A Urgeiriça não serve só para virem buscar dinheiro em forma de pó, á que zelar pela saúde de quem trabalhou e de quem vive nela e perto dela. É bom saber que acompanha a nossa gente, pois Canas merece ser recordada por quem por aqui passou. Um abraço e saudações. Volte sempre.