Canas OnLine

06/05/2008

Pérola do Mondego






Caldas da Felgueira
antigas Termas de Vale de Madeiros
Companhia das Águas Medicinais da Felgueira, S.A.,
Caldas da Felgueira 3525–201 Canas de Senhorim
    ------onde ficar------

    Grande Hotel das Caldas da Felgueira (Hotel ***)Caldas da Felgueira3525-201 Canas de Senhorim
    Tel: 232 94 17 40Fax: 232 94 94 87
    Hotel Apartamento Pantanha (H.Apt. ***)Av. Dr. Aurélio G. SantosCaldas da Felgueira
    Tel: 232 94 99 95Fax: 232 94 99 99
    Pensão Maial (Pensão 2ª)Caldas da Felgueira3525-202 Canas de SenhorimTel: 232 94 92 39
    Pensão Moderna (Pensão 2ª)Caldas da Felgueira3525-202 Canas de Senhorim Tel: 232 94 42 61
    Apartamentos Turísticos Natália (Apt. Tur. ***)Caldas da Felgueira3525-202 Canas de Senhorim
    Tel: 232 94 97 40

    3 comentários:

    Anónimo disse...

    Há bonitos espelhos de água nas caldas da felgueira. Não há dúvidas. Tenho 52 anos e sempre conheci assim as termas. Perdão, já não está aberto o cfe canta galo e por outro lado estão abertas outras unidades hoteleiras, a funcionar por sinal muito bem. Mas do canta galo lembro-me muito bem, quando nós, os putos do Rossio de baixo íamos para o mondego tomar banho e no regresso matávamos a sede com um pirolito naquele café. Sabia tão bem. Não sei como é que os pirolitos eram feitos, mas também nessa altura a ASAE ainda não existia e por isso ... Velhos e bons tempos em que erámos todos muito felizes e a policia não nos ameaçava com metralhadoras quando fumávamos descontraidamente um cigarrito. É certo que nessa altura não havia charros, cocaina ou morfina. O haver havia, nós é quem nem sabíamos que existiam.
    Dizia acima que sempre conheci as termas tal e qual como estão. Dá-me a impressão que os dinheiros públicos ficaram infectados com as águas termais e nunca desceram de Nelas para baixo. Todos sabemos que as águas termais sobem ou ascendem até à superficie e que caíram na Terra há cerca de 15 mil anos. Nessa altura ainda não havia democracia mas olhem que as águas e o sol já caíam e nascia para todos. As águas eram limpidas e o Sol brilhava sem provocar cancros. Mas a intervenção dos Homens chegou até nós e fez com que hoje o Sol seja extremamente perigoso para a nossa saúde, apesar de continuar a ser vital. Há 15 mil anos provavelmente o MOndego teria aquele leito, as águas termais já ali brotavam, mas os provaveis homens que por ali viveram não devem ter descoberto que as águas sulfurosas fariam bem aos seus problemas respiratórios. A caça também fazia com que os seus pulmões abrissem o suficiente ao ponto das suas caixas toraxicas fossem fortes e limpas. Provavelmente os homens que viviam nas termas tinham as mesmas condições de habilitalidade que os homens que viviam mais acima, no lugar de Nelas. Provavelmente os caminhos por onde passavam os homens que viviam junto ao mondego eram feitos da mesma forma que os caminhos no cimo da montanha. Provavelmente a bolota fazia o mesmo pão e tinha o mesmo sabor.Depois desta minha explanação reflecti um pouco e depois de ter olhado um pouco pela nossa pré-história chego à conclusão de que a única e plausível justificação de que era tudo muito igual é de que na nossa pré-história não haviam autarquias e por isso não haviam grandes diferenças entre os que viviam lá em baixo e os que viviam mais em cima.
    As Caldas da Felgueira mereciam muito mais e se agora não há dinheiro para fazer obras em termos do futuro, apenas há dinheiro para fazer festas que ao outro dia já toda a gente esquece, ao menos que deixem um plano para ser discutido e aprovado, pode ser que apareça um homem de bom senso e que um dia dê uma volta de 180% nas Caldas da Felgueira. Afinal para que serve um posto de turismo se não pregam um prego há tantos anos. Mas olhem que um dia a ponte vai abaixo...

    PortugaSuave disse...

    anónimo:
    Foi com muito agrado que li a sua reflexão sobre a "a nossa praia de infância". Também me lembro do areal, dos banhos, tardes de Domingo, merendas, namoros, escapadelas... o ralhete em casa.
    As termas em si estão revitalizadas, o espaço envolvente é que deixa muito a desejar, de resto todos conhecemos a síndrome umbilical de que esta autarquia padece.
    Honra-nos muito o seu comentário, cumprimentos

    Anónimo disse...

    portugasuave:
    Obrigado pelas suas palavras e sei que as termas em si, o complexo termal é excelente. Já fiz um trabalho sobre elas e fiquei de boca aberta por tudo o que vi. Esse trabalho permite-me que eu todos os dias, em contacto com os clientes da empresa onde trabalho, recomende as termas. A moldura que eu criei, e percebe-se perfeitamente, é sobre o espaço que envolve o complexo termal. Também percebeu isso.Aliás os espelhos de águas publicados são naturalmente envolventes ás termas e foram eles que me inspiraram na minha reflexão. Prometo para a próxima fazer melhor. Dei conta que tb andou por pelos lados da Felgueira na sua infância.Quando comecei a escrever sobre as termas era só para escrever duas linhas, mas sabe que a noite é amiga para quem escreve e estendi-me um pouco.
    Cumprimentos
    Anónimo das 2 e 8 da manha