Canas OnLine

22/05/2008

Visite

[todo e qualquer "material"
para este espaço é bem-vindo]

4 comentários:

Anónimo disse...

O amarelo apresentado na fotografia até assusta. Se não foi uma composição, a foto até parece que cheira a urânio.
Quantas e quantas gerações de mineiros, vindas dos pontos mais reconditos deste pequeno país plantado à beira mar, foram trespassadas pelas radiações das centenas de galerias iguais à que foi publicada. Quantas e quantas famílias ficaram sem os seus familiares vítimas destas radiações. Dos milhares de mineiros que por ali passaram horas de trabalho arduo, com o suor a percorrer todos os cantos dos seus estoirados corpos sabiam o risco que estavam a correr? Quantos e quantos mineiros trabalharam o dobro do tempo do que humanamente pertenceriam trabalhar? Quantas e quantas pessoas desta nossa terra já partiram vítimas do excesso de radão que nos rodeou durante dezenas de anos. Quantos e quantos anos vamos continuar a sofrer dos efeitos secundários dos metais pesados que andámos a ingerir da água dos nossos poços? Quantos e quantos anos ainda vão esperar todos aqueles que merecem e anseiam uma reforma mais cedo por terem trabalhado na ENU? Porque é que uns tiverem reformas e outros nas mesmas circunstâncias ainda não tiveram as mesmas regalias? Para terminar mais dois apontamentos:
1 - Já que há tantas reformas para gente que nada produziu, já que há tantos subsidios para gente que nunca trabalhou porque é que o Estado Português não indemniza as pessoas desta freguesia?
2 - Nos últimos anos temos assistido para os lados da Urgeiriça a uma mina de coisas que nunca chegaram à luz do dia.Esses coisas ficaram nos confins das galerias, por isso é que também não percebemos porque é que A Casa do Pessoal foi parar às mãos da Câmara Municipal. Negócios são negócios meus senhores e como o segredo é a alma do negócio, só se os formos descobrir nos confins das galerias.

®efeneto disse...

Amigo/a "anónimo".
Claro que não é uma composição fotografica. Possivelmente não será uma galeria das minas da Urgeiriça, mas certamente será igual ás que estão agora seladas. Apenas usei esta foto como "pano de fundo" ao espaço onde se publica slides e vidos referentes a esta terra, tentei criar uma espécie de museu virtual.

Oportuno este seu comentário. Tanto de oportuno como de verdade.
E como de verdade se trata, pena é que fique escondido aqui como comentario. Vou tomar a liberdade de o copiar e fazer uma publicação neste espaço que é para isso mesmo. Divulgar. Espero que não se importe e desde já agradeço.
Saudações.

MANUEL HENRIQUES disse...

Efeneto

Parabens pela cobertura sempre atenta de tudo o que respeita à urgeiriça. É de grande qualidade o que faz.

Sobre a casa e pessoal devo dizer que não vejo grandes inconvenientes em a CMN ter-se tornado proprietária do imóvel. Como diria o Keynes " o que interessa não é ter as coisas, é usá-las". De igual forma se este Senhorio se armar em engraçado terá concerteza mais amargos de boca que o antigo. Em suma, acho que no actual contexto a situação é muito benéfica para a Casa do Pessoal.

®efeneto disse...

Amigo Manuel Henriques.
Em relação á Casa de Pessoal, julgo que está em aberto a entrega aos sócios. Para isso terá que haver alterações de estatutos proprios pois como se sabe nas listas concorrentes a eleições era obrigatorio a inclusão de socios beneméritos (obrigatoriamente mineiros ou ex)pois os socios auxiliares agora em numero muito mais elevado tinham pouco acesso a cargos directivos.
Vamos aguardar para ver o que dá as "movimentações" em curso.
Segundo julgo saber a entrega á CMN foi uma tábua de salvação encontrada.