Canas OnLine

18/08/2008

Política Canense


Esta crítica surge de uma teoria já há muito minha e de uma pequena pesquisa apenas para confirmar que esta teoria não é nem nunca foi apenas minha.

Canas a Concelho

À medida que os anos vão passando e uma ou outra coisa vai mudando, aquilo que nunca se pode deixar de louvar e que eu próprio faço questão de fazer são as lutas antigas deste povo, visto isso ser, muito francamente (dentro deste assunto) a única coisa que Canas hoje tem. Infelizmente a Empresa Nacional de Urânio e a Companhia Portuguesa de Fornos Eléctricos desapareceram do mapa, e se Canas na altura em que tudo isto ainda estava vivo não foi elevado a Concelho, na minha opinião, nunca mais o será na vida. Não vale a pena lutar por algo que nos fui incrivelmente negado há uns anos atrás, este país é de loucos e prova disso é precisamente essa... e quem pagou por isso e ainda hoje está a pagar é o povo Canense. Aquilo que o povo hoje em dia anda por aí a cantarolar não é a luta pela elevação de Canas a concelho, mas sim, a crença de um dia conseguir vingar a injustiça do passado, não percebendo e não querendo perceber que não há senhor nem senhora (seja ela ou ele canense ou da Câmara Municipal de Nelas) que faça isso acontecer.
Sabemos todos bem ou mal, ou então não, que cada vez mais se confirma que no futuro não irá haver grande continuidade nesta luta, não há tantas pernas e tantos braços como antigamente, as pessoas não vivem esta vida para sempre, caso contrário, na recente comemoração do tão falado “2 de Agosto” teriam estado presente bastantes mais pessoas. Os próprios jovens no geral querem lá saber desta luta! Alguns são a favor da elevação de Canas a Concelho mas isso não chega, aliás, penso que isso acaba por não ser nada, a não ser que para vocês seja suficiente saber: “Aquele miúdo é a favor de Canas a Concelho”. Mas vamos por partes: de que vale ser a favor do Concelho e ficar em casa tranquilamente a ver televisão? Nada. Agora vamos um pouco mais longe: de que vale ser a favor do Concelho, aparecer na televisão, em todos os comícios e bater palmas mesmo sendo surdo e cego? Afinal de contas quem é que está a fazer melhor figura?
Eu por norma não costumo estar lá muito preocupado com isso, Canas a mim dá-me muitos anos de vida, mas não tenho andado a gostar de algumas opções políticas do povo, quer a nível externo quer a nível interno, afinal de contas, como é que se pode dizer num dia que o boi é branco e noutro dia que o mesmo boi é preto? E como é que se pode desvalorizar tudo aquilo a que chamamos “coisas giras de Canas” e incrivelmente esse valor esteja a ser tristemente gasto em algo que não merece o meu respeito e estupidamente eu é que ainda tenho "de não poder falar" sobre isso? Como diz o ditado, quem está mal que se mude, não julguem que tenho problemas com tudo isto, e muito menos julguem que eu sofro por isto. Senhoras e senhores, a terra de Canas de Senhorim já FOI algo, que hoje não é.

42 comentários:

André jesus disse...

P.S. Porque NEM TODAS AS OPINIÕES têm de dar ao mesmo caminho de sempre!

xuxa a lista disse...

Caro André

Muita gente pensa assim. O que mais irrita é que há uns quantos a quem a luta interessa (em Canas e fora dela) que gostam de fazer das pessoas parvas. Claro que só é parvo quem quer. Mas que irrita ver a nossa terra e a sua mais legitima e verdadeira aspiração ser usada e vendida a troco de interesses pessoais de meia dúzia isso irrita.

Vale mais ficar no sofá e empunhar uma bandeira 2 ou 3 vezes por ano do que lutar todos os dias pelo desenvolvimento. Vivam os traidores.

MANUEL HENRIQUES disse...

@André

A sua opinião é provávelmente expressiva do estado de alma de alguns canenses. Mas, no meu entender, sofre de um maniqueismo que temos tentado nos comentários evitar...( mesmo quando de sentido contrário).

Trata-se de um certo "Fim da história", não de Fukuyama más cá do burgo.

Esta tese podia ter sido aplicada, sem tirar nem pôr, durante toda a decada de 90...e entretanto o MRCCS renasceu e levou por diante uma memorável luta. E esta?

Estou certo que nos próximos 10 anos será aberta a discussão da extinção de alguns concelhos e esse momento politico poderá constituir uma oportunidade para Canas.

Também não é de excluir que a criação de novos concelhos passe a ser, de novo uma prioridade. Quem sabe? As ideias politicas mudam...

No momento presente o que importa é quebrar o maniqueismo dos a favor e dos contra e procurar soluções politicas dentro do mau quadro que vivemos, para tentar ficar menos mal....

O concelho de Nelas é um concelho péssimamente administrado, em que a propriedade continua indivisa...mas isso não nos torna menos comproprietários. Estou certo que os meus amigos, por mais peito que façam, se se tratasse de um interesse próprio não abandonariam a sua propriedade (ainda que indivisa e mal administrada).

No mais renovo o apelo: A história dos traidores, dos corajosos e demais epípetos morreu e não volta. Olhem para o futuro. Podemos melhorar a situação.

xuxa a lista disse...

O fim da história (dos traidores e dos demais epít(p)etos) foi decretado. Viva o fim história.

Agora contam-nos uma nova história cheia de compreensão, paz, amizade, tolerância e conjunção de interesses para que Canas possa ser concelho e desenvolver-se. Chegará, no entanto, um tempo onde novamente alguns contarão as favas e regressarão os velhos epítetos pois esse "fim da história" terá que ser orientada pelos princípios sagrados do liberalismo cá do burgo e dos seus beneficiários.

miguel disse...

Canas para sempre a CONCELHO, é a resposta;
estarei enganado?
Então, digam porquê?

Ana Mafalda disse...

Olá Miguel, perdoe-me a pretensão ao responder ao seu comentário.

Canas a Cancelho é de facto algo que nos é genético, sem dúvida que ansiamos por vir a ser concelho e não esqueceremos nunca essa nossa pretensão ... os passados, este e os próximos executivos camarários de Nelas, acabam tarde ou cedo por desencadear em nós essa vontade!

Mas a verdade é que, com o desenvolvimento das novas tecnologias ( internet), das acessibilidades, por via de mais e melhores vias de comunicação, o que se pretende hoje é fundir concelhos!!! Já existem estudos!!
Poupar em executivoas camarários.

Os políticos da Assembleia da Republica criaram 3 concelhos, também eles não reuníam todos os requisitos da Lei, mas quando " todos podem comer" não se "mordem" e assim foi, dessas novas 3 Câmaras foi uma para cada um dos grandes, Sabia???

Como Canas não "desarmava", dados os motivos e a qualidade deste povo, armaram-nos uma cilada!

Muiguel não seja ingénuo, estavam todos coniventes (desde o PSD, CDS, PS, CDU, BE) com o então Presidente da Republica, que veio a Vetar a criação do concelho de Canas ... a armadilha estava tão bem montada que se os partidos voltassem a agendar a elevação de Canas a concelho, era necessária que a votação se fizesse por uma maioria de dois terços ( nem o orçamento de estado precisa para ser aprovado de uma maioria assim)
e nós sabiamos, como sabemos que o PS estava contra não nos deixaria subir Concelho (e no entanto viabilizou Vizela, a tal nova Câmara PS!?!?)... o Nosso Concelho morreu à nascença de morte súbita e todos nós que lutámos, sonhámos ,desejámos , fomos indecorosamente ENGANADOS, MAS POR TODOS!!!

Resta-nos fazer um exercício consciente e livre de interiorização, de introspecção, para recuperar energias, analizar muito bem estes últimos anos (melhoramos-pioramos!?!?) enfim, cada um o sabe à sua maneira, assim o entenderá...

Creio que no futuro, pelo menos próximo, não seremos Concelho, por muito que isso nos doa ...

Mas acredite Miguel nós até ao mau nos habituamos, a Vida encarrega-se de a seu tempo nos dar essa lição!

Cabe-nos aqui e agora saber gerir as alternativas às nossas goradas pretensões.

Um abraço sincero.

Mafalda

xuxa a lista disse...

Mafalda.

Gosto da clareza e objectividade do seu comentário. Concordo com ele na totalidade. O óptimo é inimigo do bom e não podemos viver alheados da realidade onde nos inserimos. Sejam essa realidade de que índole for.

André jesus disse...

Amigo(a) Xuxa a Lista e Amigo Manuel Henriques

Eu entendo que custa a muitos (lutadores) ouvir isto, se tivesse na posição deles também me intrigava! SE eu fosse vivo em 1982 hoje (talvez) já nao era homem para escrever este artigo de opinião, ou talvez era, não sei (pornto). O que Faz confusão é a luta pelo concelho estr cada vez menos real...(Polítiquices estranhas) E para os mais bem entendidos de Política (onde não me englobo) Ainda mais deve custar entender certa coisas!


Abraço

miguel disse...

@anaq mafalda, lamento a sua visão do assunto "CANAS", considero-a mesmo semelhante ao "ovo de colombo", com a diferença que toda a gente, ficou a conseguir pôr o ovo em pé, enquanto que sobre Canas, cada um faz a sua análise, e a sua não é mais uma, mas sim igual`à que eu sempre ouvi dos Ps locais, quando respondem ao "carrego" de serem contra o Concelho e à tremenda penitência de nada terem feito, para junto dos seus amigos influentes,Junqueiro,etc. evitarem o veto.

Percebo as suas e outras intervenções, mas não respondem, não mostram as "virtudes" da vossa candidatura, ou melhor, efeitos que possam ser reais.

@andré, de facto custa a ouvir, porque são posições de submissão a nelas, eles dizem, vocês aos poucos vão ao rego e hão-de pagar caro o atrevimento do processo do concelho, também lhe digo, está muito mal informado.

manuel disse...

@manuel henriques, pelo que leio deduzo que é ponderado e que acredita ( mesmo a sério? ) piamente na boa fé dos que negoceiam a política. Eu não!

Por favor, não nos fale em mais 10 anos de coisa nenhuma para a nossa terra.

Convém relembrar que o maniqueísmo que suscita a sua tese do perdão e da paz teve a sua génese no seio do mrccs. E para que tenha fim tal vergonha, deveriam todos os que incitam ou incitaram aos epítetos fazer mea culpa; e concerteza teríamos de novos todos os Canenses devidamemte disponíveis e unidos! Enquanto houver mágoa entre irmãos nada nem ninguém se atreverá ao que quer que seja por Canas de Senhorim.

Manuel Vieira

Ana Mafalda disse...

@miguel, ofende-me quando me classifica como apoiante do PS!

Desconsidero por isso qualquer dos seus comentários, por acaso em momento algum fui grosseira consigo?

Pois releia o seu "post" e veja o que é grosseria.

Remeto para que leia o meu post em, https://www.blogger.com/comment.g?blogID=14001882&postID=2520060502509019853

Cometeu um enorme erro de avaliação, aceite um conselho, não o volte a fazer senão cai em completo descrédito!
Cordialmente
Ana Mafalda

miguel disse...

@ana mafalda, não, não é grosseria, nem eu disse que era apoiante do Ps, disse que a explicação, opinião, análise que fez é semelhante `à que normalmente o ps local emite, o que é diferente de dizer que era apoiante do ps,
queira crer, que se pudesse assistir em off a uma conversa de elementos, simpatizantes Ps, a explicação para o sucedido com a não promulgação da Lei Quadro de criação de municipios;

se achou ofensivo só me resta pedir desculpa.

xuxa a lista disse...

Que triste é vermos tanto cego mesmo ao fim de tanta coisa a abrir-nos os olhos!

Mas o que fizeram os partidos políticos (todos) para elevar realmente Canas a concelho? O que fazem e vão fazer? NADA. Que raio de conversa. Canas nem sequer tem representantes eleitos por partidos em órgão político nenhum! Fomos tão inteligentes que renegámos quem nos podia dar o concelho (mas nunca teve intenção de dar). Com isso hipotecámos o desenvolvimento, algum desenvolvimento.

Lamentavelmente continuamos a insistir na mesma tecla. Seria interessante organizar um fórum (mesmo aqui) com os resultados das políticas seguidas responsabilizando os seus responsáveis. Já seria bom que se identificassem todos os actos tentados para atingir esse objectivo. É disso que se trata não é? Desenvolver Canas. É esse o "goal"? Ou então digam logo que estão interessados é em "meia dúzia" de tachos, bem remunerados, com visibilidade e magnificência, e que se estão a cagar para o desenvolvimento da nossa terra.

Ainda dizem que é o "fim da história"

Ana Mafalda disse...

@miguel, aceito e acredito nas suas desculpas, demonstra ser justo, reconsiderou, aprecio isso nas pessoas.

Tem razão quando diz que eu desconheço as conversas dos apoiantes do PS.
Desconheço-as de todo, não me consigo rever nem na sua política local nem na sua politica nacional.
Mas também desconheço as dos outros partidos.
Não me considero apolítica, afinal quando temos consciência, opiniões, estamos a fazer opções eestas não são outra coisa senão políticas!

Vou confessar-lhe algo, quem me transmitiu os meandros que levaram ao veto do presidente e com isso à inviabilização do Concelho de Canas foi uma pessoa que me é próxima e integra(ou)o MRCCS ...não é do PS muito menos do PSD, embora tenha história política!

Continuando, o quadro partidário "disponível" desilude-me...

Espero que os Canenses não tenham má memória e se lembrem sempre que o responsável máximo por hoje não sermos concelho, foi o PS e os seus tentáculos...

Atrevo-me a dizer que este partido não mereciam um único voto em Canas!

Mas Miguel ainda acredita honestamente que num futuro próximo seremos concelho?

Pense seriamente nisso! Com a actual conjuntura, com a necessidade de cortar nas despesas do estado?? Fecham maternidades e acha que criariam Concelhos...

Já estão a decorrer estudos, em algumas universidades muito conceituadas, para se fazer precisamente o contrário, fusão de Concelhos!

Peço-lhe que não me avalie preliminarmente, acredito que o Miguel goste muito de Canas, mas asseguro-lhe que não gosta mais do que eu, no mínimo podemos gostar os dois de forma igual e mesmo assim tenho dúvidas!

Mas, encontre e proponha a melhor estratégia a seguir para o bem de Canas, se for credível segui-la-ei ...

Se conseguissemos unir-nos isso faria toda a diferença.

Cordialmente
Ana Mafalda

xuxa a lista disse...

Caro Manuel

Tenho por hábito ser simples e directo. Não leia nas entrelinhas coisas que não encontrará. Traumas, relativamente a este tema, é coisas que não tenho mas, sabe, causa-me alguma confusão que coisas importantes sejam de forma tendenciosa, apagadas da memória colectiva da nossa terra, ao abrigo do um suposto bem comum. O tal divã que refere serviria sim para que algumas almas enfrentassem as negações e os recalcamentos que os assolam.

Eu não proponho e nunca propus (declaradamente não me compete nem devo faze-lo), caminho onde o sangue seja a solução. Não esqueçamos, e com isso passemos uma esponja, porque seria potenciador dos mesmos erros, no que aconteceu por diversas vezes ao longo da história de emancipação Canense, como aliás reconhece. Combinado? A César o que a ele pertence. Não há futuro sem passado.

Quanto ao uso do Pelourinho a que se refere? Mas que tese é que eu defendi? Será o amigo capaz de me elucidar em concreto para que o desatormente? Como lhe disse anteriormente irritam-me as esponjas e as lavagens ideológicas. Irritam-me os unanimismos e as castrações de liberdade. Irritam-me os fachos travestridos de democratas. Insinua, por acaso, que defendo algum auto de fé? Se é o caso está enganado caro Manuel. Olhe que não. Olhe que não. E de que confessionário falamos? Perdoe-me a catadupa de perguntas mas como lhe referi gosto de coisas directas e as suas entrelinhas são para mim embaraçosas. As minhas desculpas por isso.

Já agora, e insistindo no que já foi debatido, a propósito de outros assuntos neste blog, em que é que o meu "anonimato" prejudica o rebater de ideias? Acha assim tão invulgar? Não me interessa a publicidade mas o debate de ideias. Respeito que o assume mas não lhe atribuo qualquer relevância ou acto pseudo-heroico". Acha, talvez, que alguns dos habituais "postadores" devessem mudar os seus "nicks", já que isso lhes retira credibilidade.

Quanto a estratégias parece-me que sou claro. Sou pelo desenvolvimento como objectivo final. Chegue-se lá da maneira mais conveniente. Não se exclua nenhuma desde que não seja imoral. Informem-se os Canenses de todas as componentes da luta, dos passos, dos cronogramas se os houver. Não nos usem para objectivos obscuros. Não usem uma pretensão secular e legitima em proveito próprio. Votem-se para as nossas autarquias. Todas. Até digo mais. Vote-se no único Canense que se candidata a Presidente da Câmara. Quer mais objectividade?

Abraços caro Manuel.

xuxa a lista disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
xuxa a lista disse...

Isto de retirar comentários é chato. Mas, realmente, isto não é propriamente um chat. Mas aproveitando a facilidade e complementando o anterior.

Perdoe-me a falta de modéstia mas julgo que compreendi o seu "fim da história". Não queria era que se tentasse vender esse conceito colando-o a uma opinião que não é de todo terminal. O amigo é que não compreendeu os meus "princípios sagrados do liberalismo cá do burgo". Paciência.

miguel disse...

@ana mafalda,

então, considera que pode haver fusão de concelhos? gostava de ver, sabe é que o governo nem sequer conseguiu extinguir freguesias.

Alguma terra que seja Concelho vai abdicar em favor de outro, haveria uma sessão da assembleia municipal a votar a integração em outro concelho? ou far-se-ia como o ministro da saúde no fecho das unidades de saúde. 200 e tal concelhos devem a sua sobrevivência e desenvolvimento ao seu estatuto.

Olhe, essa de cortar nas despesas não percebo, terá sido essa a causa para não termos sido concelho, pelo que sei o valor do bolo nacional a distribuir era o mesmo, só que dividido por mais uma câmara.

Por fim acredito no Concelho, só assim haveria desenvolvimento, ao mesmo tempo que teriamos os olhos do País virados para nós, quanto à forma de distribuição dos recursos pelas freguesias.

Cump.

Ana Mafalda disse...

@miguel continua agressigo nos "post" que me dirige, vou tentar não perceber!

Não respondeu sequer a uma única questão que lhe coloquei???

Porquê?

Eu podia concordar ou discordar mas respeitá-las-ia! Afinal vivemos em democracia. Os défices democráticos mancham o povo que por eles opta!

A falta de apresentar soluções face a este panorame em que vivemos é que me preocupa !?!?

Pense nisso, informe-se bem, já agora um esclarecimento se fossemos concelho só o orçamento municipal que cabia a Canas é que vinha destacado, as despesas com edíficio, manutenção, pessoal, etc, acha mesmo que se mantinham !?!?

Pense nisso!

manuel disse...

São hábitos adquiridos ao longo de muita convivência com a má educação e o desrespeito. Paciêcia...

Manuel Vieira

André jesus disse...

Ora aqui está um daqueles "ferranhos pelo concelho"
É destes que eu gosto de ouvir dizer que ando mal informado com o objectivo e esperança de me atingirem :D
Eu já disse: Não julguem que sofro com isto.



Não és a favor do Concelho? Então estás mal informado (REALLY FUNNY):P E assim vai Canas.

Abraço tranquilo!

André jesus disse...

Se eu chegasse aqui e tivesse dito que Canas de Senhorim era a melhor terra do mundo já era bem informado... Realmente é uma excelente visão das coisas :D Vamos longe, aliás, vão longe! Eu estou fora! ;)

Farpas disse...

Caro Manuel Vieira, aqui neste blog há uma coisa a que já nos habituámos é o "transtorno dissociativo de identidade". Cabe a cada leitor tentar distinguir quem diz o quê...

@Ana Mafalda: boa participação, independentemente da posição de cada pessoa é muito importante a postura com que se defendem essas opiniões.

Farpas disse...

@André já ouviste a música "Movimento Perpétuo Associativo" do grupo Deolinda? É o que se pode chamar de o novo Hino Nacional...

Não podemos apenas e só colocar-mo-nos de lado! É necessário saber tomar posições e defender essas posições com argumentos válidos. Não chega dizer que isto está tudo mal percebes? E muito menos chega dizer que se vai fazer isto e aquilo quando depois é mais um "vão sem mim que eu vou lá ter"!

Dizes que os mais jovens querem lá saber dessas coisas... ok até acredito que sim, aliás é mesmo isso que acontece, mas um dia esses mesmos jovens hão-de querer ter condições para criarem e viverem com as suas famílias e não vão encontrar essas condições em Canas porque simplesmente não quiserem saber destas coisas para nada. O deixa andar é uma política muito comum, eu já há muito tempo que deixei de acreditar em política e políticos, há sempre alguma coisa nas entrelinhas, há sempre uma condição, há sempre uma solução possível para todos os problemas mas que nunca aparece para solucionar o dito problema em tempo real. A anarquia está mais que provado que também não é solução, então o que fazer? Manter os cargos políticos e as politiquices todas e a máquina a funcionar, mas por outro lado lutar por aquilo em que se acredita mesmo que seja uma luta desigual e que encontre entraves atrás de entraves. E não julgues que te estou a falar só da restauração do concelho, estou-te a falar de coisas provavelmente mais "pequenas" mas que não são menos importantes, coisas que umas vezes têm a ver contigo, outras vezes até te podem passar ao lado no momento mas que um dia poderão, quando menos esperares, ser-te úteis.

É por isso que é importante que haja pessoas a lutar por aquilo em que acreditam mesmo que outros se mantenham afastados da luta quer por serem contra quer por se acomodarem. E como sempre em algumas lutas estamos certos e noutras estamos errados... seja como for temos de assumir as consequências.

Abraço e boas postagens.

manuel disse...

Caro Farpas, não devemos esquecer também a importância da " amnésia dissociativa ". Muito em voga sempre que se torna útil justificar comportamentos...ou quando não convém aclarar posições, quaisquer que sejam.

Manuel Vieira

André jesus disse...

Amigo Farpas*

"O deixa andar é uma política muito comum"

O problema é esse.

Eu não quero enganar nimguém. Como tu disses e muito bem mesmo, devemos lutar por aquilo em que acreditamos e eu não acredito (simplesmente) num elevação de Canas a Concelho, se acreditasse lutava, porque uma coisa é certa, também entendo que há coisas que para mim hoje são inuteis mas que no futuro vão-me dar geito demais. Eu não sou CONTRA O CONCELHO, até queria que Canas fosse concelho, mas... é como já disse (escrevi)

Abraço

miguel disse...

@ana mafalda, eu rebato, ou por outro lado, tento mostrar-lhe com exemplos e argumentos, que o caminho que propôe (ir alguém de Canas para a câmara) será em vão,
falei de facto que acho impossível a fusão de concelhos, isso só aconteceu debaixo de uma ditadura feroz, com o (in)célebre Mouzinho da Silveira.

Não sou agressivo, uso os meus conhecimentos práticos e não só do funcionamento das autarquias.

Defendo de facto uma causa e seguiria as vossas propostas se mostrassem dados de exequibilidade a favor de Canas.

Não percebi o quis dizer relativamente ao orçamento, quer esclarecer? Terei todo o gosto em esclarecer.

para o @andré jesus, tenho que ser mais incisivo, como quer discutir esta matéria, candidaturas, autarquias e seu funcionamento, se V.Exa. não percebe nada disso, nem quer ser informado.

a outros "blogueiros", se contrariar é ser mal educado, sou-o de facto;

o problema é que V.Exas deviam contrariar (e não vos chamo mal educados) os meus argumentos e claro que não o conseguem, mas tenham cuidado para não serem incoerentes e cairem na tentação de me chamar outros nomes, só porque defendo como solução a restauração do Concelho.

Estarei sózinho? mesmo que esteja, há que respeitar as minorias.

xuxa a lista disse...

Caro Miguel

Permita-me trocar ideias consigo.

Eu, como V. Ex.ª, gostaria de ver o concelho de Canas restaurado. Não considero isso muito plausível, é um facto. No entanto respeito e admiro os que acreditam que isso é possível desde que façam o inverso o que habitualmente não acontece.

Outro facto que me irrita é que os mais afoitos "restauradores" não toleram outros caminhos. Acham que o desenvolvimento Canense passa pela restauração e não acham possível "registos" intermédios. Não me parece que assim seja. Considero, até, que para almejarmos o concelho teremos de nos desenvolver mais. Muito mais.

Haja respeito por todas as opiniões válidas. Os "restauradores" não nos trouxeram resultados palpáveis e exequíveis. Antes pelo contrário. Depois há toda uma história mais pessoal que colectiva (com os mesmos interpretes, sempre com os mesmos interpretes) que não importa ignorar para que os factos da luta pela restauração e outras que lhe são derivadas sejam correctamente e abrangentemente compreendidas.

Já agora porque considera que alguém de Canas não pode ser presidente da câmara de Nelas? Que alternativas defende? Não me diga que é não votar?

miguel disse...

@xuxa a lista,começo pelo fim, quando falo, ir alguém de Canas para a câmara, não me refiro a uma pessoa(Manuel, Joaquim,etc) refiro-me à sua acção dentro de um orgão constituido por 7 elementos em que cada um tem um voto, tudo o que é deliberado sai deste orgão executivo(câmara) e é muito simples, repare, vamos supôr:

assunto de reunião-Requalificação e ampliação do parque industrial da ribeirinha em Canas-€ 100.000

segue-se a votação, resultados
abstenção 2
contra - 3
A favor - 2 votos - presidente e outro vereador

resultado final-não se faz o parque.

eu, pessoalmente respeito as ideias, mas não tenho que concordar com elas.

Quanto a arranjar mais condições, acha que é com soluções intermédias e ocasionais? acha que poderá ser parte da solução? a mim não me parece, até porque a câmara tem sido inteligente a destruir Canas, considero até muito melhor(infelizmente para Canas) que a do zé correia.

Temos um parque industrial que não tem um pequeno espaço para instalar uma empresa, sabia?
Em contrapartida a câmara suspende o plano director municipal e amplia o de nelas em 40 hectares, mas o de Canas está em conformidade com o PDM´, é só dotá-lo com as infraestruturas minimas e pagar os terrenos.



Cumprimentos

xuxa a lista disse...

Caro Miguel

E agora o que temos no caso de uma votação? Deve ser melhor! Que alternativas então apresenta? Deve ser seguindo essa lógica que não fomos votar anos a fio e agora não temos representantes em executivos e deixamos a "costa" livre para serem tomadas todas as decisões. Deve ser à luz dessa óptica que não nos fazemos representar na AM. Há coisas chamadas declarações de voto. Há o poder de influenciar os outros (ou considera que não são influenciáveis?). Temos que ser mais astutos que os nossos adversários.

Quanto às soluções "intermédias" eu considero que quando não podemos comer o bolo todo comemos aquilo que conseguirmos. Não devemos nem podemos abdicar dele. Essa foi a política desastrosa que seguimos e que deu desculpas ao Correia para não fazer o que não queria fazer.

Sei que somos injustiçados como o são outras freguesias neste concelho. Vê alguém a potenciar isso? Vê alguém, legitimamente empossado para tal, a reclamar em sítio próprio. E já agora será que temos, actualmente, legitimidade para tal?

Já agora questiono-o se já ouviu falar da nova forma de formar executivos municipais que se avizinha?

Ana Mafalda disse...

@miguel, uma maioria absoluta não é também uma forma de ditadura?

Pois nesta legislatura conseguiram-se fechar Maternidades, Serviços de Atendimento Permanente , Escolas, Reduziram o nº de professores do ensino especial, hoje uma criança/jovem com condições especiais de educação ( deficiente!) deixa de ter apoio na sala de aula, passa a incluir uma turma normal e seja o que Deus quiser!!!
Para ela e para os outros e para o professor!

Tudo isto para poupar, conseguiram-nos impôr estas e outras políticas, já o Dr. Jorge Sampaio quando Vetou o Concelho de Canas avançou com essa medida no discurso que fez ao País ( fusão de Concelhos)!!!!

Quando lhe falei no orçamento referia-me que à época a CCRC, assegurou que com a criação do Concelho de Canas não haveria aumento da despesa para o Estado, mas referiu-se apenas ao orçamento municipal, ou seja, há porção do orçamento que hoje faz parte do orçamento municipal de Nelas e passaria a vir destacado para a Câmara Municipal de Canas, mas sempre acautelou as despesas que seriam necessárias atribuir ao "novo Concelho" para poder funcionar tais como, com o edificio, a sua manutenção, despesas com o pessoal desde o executivo camarário, ao pessoal administrativo, aos pessoal da limpeza e manutenção, da assembleia municipal, etc...

Haveria sempre um forte aumento da despesa pública seria mais um elenco camarário!

Conhece a politica deste PS, congratulam-se de ter um défice de 3% sabe Deus as inormidades que fizeram ao povo para o conseguirem atingir!!!!!

Desejo o Concelho tanto como o @miguel mas não vejo ( na actual conjuntura) como tal seja possivel...

Eu também ando há procura de propostas exequíveis ...

E contudo foi Canas quem elegeu este executivo camarário!!!
Execrável!

Temos ainda muito tempo para, NÃO ENCONTRANDO A SOLUÇÃO IDEAL, ( essa seria mesmo o Concelho) ficarmos um pouco " menos mal", é da maneira que estamos, estamos péssimos!

Sobretudo porque este concelho( com o qual não me identifico) mas a que pertencemos é pessimamente mal gerido ... e com absoluto desprezo por Canas que curiosamente lhe deu a vitória!!!

Concordo em absoluto consigo num aspecto" mesmo que esteja sozinho , há que respeitar as minorias", quem assim fala demonstra que também o faz e com isto conseguiu dissipar em mim alguma imagem menos positiva que tinha a seu respeito.

Aceite as minhas desculpas.
Cordialmente,
Ana Mafalda

miguel disse...

@xuxa a lista, diga-me lá qual é o poder da assembleia municipal em toda a máquina autarquica? praticamente nula, se acha que não ponha um caso prático.

Já disse aqui várias vezes e corro o risco de já não me poderem ler que, Canas nunca teve mais que um (2 num dos mandatos)elemento na câmara com direito a voto, num total de 7 membros, o que mostra que nunca levariam avante qualquer proposta. Na assembleia, qual o efeito? irrelevante;

declaração de voto-qual o efeito e consequência? nenhum

A nova lei eleitoral conheço, em que é que isso muda o panorama?

o que muda é que na câmara municipal não há oposição, os vereadores podem ser todos do partido vencedor, mas esses vereadores têm direito a voto, voto gual ao do presidente que é o 1º elemento da lista mais votada, e daí, qual a diferença?

EEssa proposta foi de vela, por ser um atentado à democracia na sua base, então a oposição não tinha direito a estar representada,

a vingar uma proposta dessas com mais uns pozinhos, estaria o Governo a nomear o presidente da câmara, constituido como orgão singular, tendo uma almofada inútil de uma assembleia representativa para as sessões solenes.

miguel disse...

@ana mafalda, a despesa extra que o estado podia ter, era na comparticipação na construção de um edificio para a câmara, mas repare fá-lo constantemente com as autarquias existentes através de contratos-programa especificos para estas situações, se for ao DR esses contratos-programas são aos montes, como exemplo cito-lhe um caso aqui bem perto: o novo edificio do Municipio do Carregal do Sal, se conhecer lá alguém pode confirmar o que digo.

Extra isto o Municipio de Canas teria como principal receita as transferências da Administração Central FGM-Fundo geral municipal; FCM-Fundo de coesão municipal; FSM-Fundo social municipal, através de critérios e formulas definidos na lei, + o IMI-imposto municipal sobre imóveis; IMT-imposto municipal Transações; IMV-imposto municipal s/ veiculos e outras receitas próprias.

Este bolo vai financiar nas despesas, paga. pessoal, encargos c/ instalações, aquisição de serviços, e os tais investimentos que são as obras.

As receitas não são destinadas especificamente a esta ou aquela despesa, pelo principio da não consignação, excepto as transferências dos fundos comunitários que se destinam às obras candidatadas.

Espero que tenha percebido, por vezes a pontuação atraicoa-nos, mas esta é uma parte mais técnica, que também entendo dever ser do conhecimento de todos.

Como vê, a minha intenção é passar a maior informação possível do pouco que sei, afino quando alguém perto de mim usa a falta de informação interessadamente, ou me diz, que muita informação faz mal às pessoas e que complica mais, além do mais gostava de discutir Canas num forum depois de as pessoas que se interessam por Canas estarem a par da situação e então engendrar-mos as mais diversas soluções.

Ana Mafalda disse...

@miguel, apraz-me conversar com que domina o assunto, mas ainda assim contornou as minhas questões ...

Não considera uma maioria absoluta como uma forma de ditadura?

Acredita mesmo, que na actual e próximas conjunturas politicas, venhamos a ser concelho???

Uma coisa é defender o Concelho com todas as nossas razões e convicções outra e bem diferente é crêr na sua vinda ... se não crêmos então o que é que andamos a fazer!

Somos pouco mais de 3500 eleitores!?!? Mal nos entendemos entre nós...

Fico à espera de uma resposta honesta!

Sem mais .
Cordialmente
Ana Mafalda

Unknown disse...

Até me assustei quando em apenas três dias este texto teve 33 comentários, muitos parabéns André Jesus.

Conseguiu despolpar e diferenciar, os fanáticos, os deixa andar, os fundamentalistas, os desacreditados e aqueles que acreditam em Canas apenas pela sua razão de existir como é o meu e o seu caso.

Já tive oportunidade de o escrever que Canas se desenvolveria sem ser necessária esta dependência atrofiante, sem ser necessária esta política do “venha a nós que será bem gasto”, sem ser necessário esta alucinação por um sonho, que todas as bases políticas e sociais sabem, algumas até compreendem, que não se concretizará.

André jesus disse...

@Miguel

Não vamos mais longe, se há coisa que eu sei e sempre soube é que a política e eu não somos os melhores amigos (simplesmente não quero, julgo que estar na vida política tira muitos anos de vida), apenas dei a minha opinião, fiz o meu trabalho. E se não quisesse ser informado não estaria atento aos comentários que se vão trocando por aqui. As coisas não foram feitas á (toa)

Amigo Falancio:

É exactamente isso que queria dizer, Canas precisa é de aproveitar o que de bom já tem. Abraço

pevides disse...

O André tem razão, Canas já foi algo que hoje já não é!
E, acho que é tudo...


Beatriz Diniz ;)

pevides disse...

O André tem razão, Canas já foi algo que hoje já não é!
E, acho que é tudo...



Beatriz Diniz ;)

MANUEL HENRIQUES disse...

@Xuxa a Lista

De facto os restantes postadores devem ter alguma dificuldade em entender o seu comentário mas eu entendi-o bem pois refere-se a um meu anterior, que voluntáriamente retirei para evitar uma "escalada" verbal.


O pelourinho de que lhe falava vem claramente das suas palavras, que cito "Lamentavelmente continuamos a insistir na mesma tecla. Seria interessante organizar um fórum (mesmo aqui) com os resultados das políticas seguidas responsabilizando os seus responsáveis. Já seria bom que se identificassem todos os actos tentados para atingir esse objectivo. É disso que se trata não é? Desenvolver Canas. É esse o "goal"? Ou então digam logo que estão interessados é em "meia dúzia" de tachos, bem remunerados, com visibilidade e magnificência, e que se estão a cagar para o desenvolvimento da nossa terra."

Não queria ver nisto um comportamento inquisitório mas é dificil.De facto é bom que opine muito e bem sobre estes temas. Mas desculpe, não está em condições de fazer de "torquemada" pois está escondido. Desculpe mas é o que penso.


Como já lhe disse persistir nesta "onda" passadista não leva a lado nenhum. Acho saudável que pessoas que no passado ficaram mais expostas devido ao radicalismo das suas posições( muito emocial) possam mudar . Como diria o Dr. Mário Soares " Só os burros é que não mudam".

Ao cabo e ao resto e se vir os bitaites que mando por aqui não terá dúvidas de que não ando tão distante do método que propõe para sermos mais ouvidos neste governança municipal.

Melhores Cumprimentos

André jesus disse...

É de louvar a forma como construtivamente se defenderam os (comentadores)

Abraço

Taj Chan Ackh disse...

Canas a concelho?
Boa piada...
Secalhar um tacho bem grande, para lá caberem todos.
Canas nao tem, nao teve, nem nunca irá ter qualquer tipo de infrastructura, actividade, qualquer coisa, q faça ter algum prestigio.
Canas a concelho????
mas porque?
Para publicar neste bolg obrigao-nos a dizer sim, eu sou a favor de canas a concelho...
Nao é por algum motivo q os blogistas q escrevia antes neste blog sairam d um momento para o outro.
Canas nao merece ser concelho, vejam a realidade, nao queiram ver o q vos interessa...
Canas q fique como está!

André jesus disse...

Deixaram aqui o meu amigo taj sozinho! Opiniões são opiniões. Devem ser respeitadas e não ignoradas. Alô?