Canas OnLine

31/10/2008

Canas (S) Em Festa!

Não sei quem é a Senhora Celeste Nunes. Para o caso também não interessa. Apenas interessa as palavras sentidas e sábias de quem já viveu belos momentos na sua terra. Momentos que têm tendência a desaparecerem.
Tomei a liberdade de transcrever na integra um artigo de opinião colocado por esta senhora no Jornal de Canas de Senhorim. Porque as palavras inteligentes vindas do pensamento do ser humano devem ser (ainda mais) divulgadas.

Nasci em Canas de Senhorim, e embora tenha saído muito cedo para Coimbra, todas as minhas férias eram passadas aqui e desde que a minha memória o permite recordo-me com saudade e alguma nostalgia, até porque todas estas lembranças me trazem ao pensamento a minha mãe, pelo seu envolvimento e pelas histórias que me contava, de todas as festas que aconteciam na nossa terra e que traziam à mesma gente do espectáculo e forasteiros.
Saudosas Festas da Vila! Importantes Festas de Santa Bárbara e do S. Pedro, na Urgeiriça, com as famosas gincanas que tanto nos divertiam! Brilhantes teatros apresentados pelo grupo cénico “Os Canenses”, que tinha por ensaiador o fabuloso Manuel Pereira da Rosa! Carnavais onde sobressaia a simplicidade dos trajes, a beleza dos carros alegóricos e primavam pelo despique salutar onde o importante era a brincadeira e a originalidade do mesmo!
A tradição Pascal! A família reunida, todas as portas abertas com a verdura a dar as boas vindas ao “Senhor”. Era a roupa nova, era a visita a casa dos padrinhos para recolher o folar, era a partilha!

Mas infelizmente os tempos mudam, e para pior. Já nem as festas escapam á crise. Mas acima de tudo é uma crise de valores, pois o comodismo apoderou-se das pessoas, e, se eu posso ir á festa vizinha sem ter trabalho nenhum, para que hei-de eu incomodar-me a participar e organizar uma festa?

Num passado não muito longínquo a entrega pessoal era a chave para o sucesso de tudo o que se organizava, mas certo também que a pouca adesão e participação da comunidade desmotiva e dá para pensar se valerá a pena o esforço de meia dúzia de pessoas que fazem tudo para não deixar cair as tradições da nossa terra.

Este ano a festa em honra de Nossa Senhora das Dores ficou marcada pela Eucaristia e pela procissão que generosamente duas ou três pessoas organizaram, pois os mordomos eleitos não tiveram disponibilidade para o fazer.
Agora pergunto:
Não sentiram falta da quermesse?
Não sentiram falta da tasquinha dos comes e bebes?
Não sentiram falta do rancho, do teatro ou da tuna?
Principalmente não sentiram falta do convívio e da união entre todos e pela devoção a Nossa Senhora das Dores?
E o vazio que se criou também pelas receitas que se perderam e poderiam beneficiar a Paróquia e algumas pessoas mais carenciadas?


Aos Mordomos eleitos para 2009 e todas as pessoas que se mobilizam para ajudar, eu dou as boas vindas, pessoalmente fico grata por poder usufruir de alguns momentos agradáveis e simples que são o pilar da alma e ajudam a fortalecer a mesma contra as agruras da vida!

Por Canas de Senhorim e Com Canas de Senhorim, sempre!

Celeste Nunes

In: Jornal de Canas de Senhorim nº 119
24 de Outubro de 2008

1 comentário:

maravilha disse...

prá frente, é só politica, não largam o tacho