Canas OnLine

22/10/2008

Quercus alerta para ritmo alucinante de suspensões parciais de Planos Directores Municipais

"A associação ambientalista Quercus alertou hoje para o "ritmo alucinante de suspensões parciais de Planos Directores Municipais (PDM)", tendo "encontrado" 27 suspensões desde Setembro de 2007 publicadas em Diário da República, oito delas na passada semana.
Em comunicado, a Quercus considera que estes números revelam o "quanto é inadequado o actual regime de gestão territorial" que, "em concreto", tem como objectivo "viabilizar a instalação ou ampliação de unidades ou zonas industrias e de projectos turísticos".
"Simples actos administrativos, como as suspensões de PDM ou desafectações à Reserva Ecológica ou à Reserva Agrícola Nacional, permitem transformar terrenos rurais em urbanos, valorizando-os em dezenas de vezes e permitindo elevados encaixes financeiros a alguns privados sem o desenvolvimento de qualquer actividade produtiva", afirma a Quercus.
A associação sublinha ainda que "a última alteração ao Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial refere, no seu preâmbulo, o objectivo de evitar o recurso sistemático à figura de suspensão do plano", algo que para a Quercus, não se traduz "na prática", contabilizando alterações desta natureza em 7,5 por cento dos municípios portugueses."

Isto a propósito da mastodôntica suspensão do PDM de Nelas para a criação de um mega parque industrial quando, a 5 Km a Zona Industrial da Ribeirinha continua urbanisticamente pronta para receber investimentos, mas o poder político local entende que o caminho mais difícil e especulativo é a via a seguir. Este é o retrato perfeito do desgoverno que nos governa.

14 comentários:

Ana Mafalda disse...

Mas a verdade é que tanto o edíl camarário no activo (PSD-CDS), como a pseudo-oposição (PS), comungam dessa mesma infâmia!

Ignoram a Zona Industrial da Ribeirinha em Canas, talqualzinho como o nosso antecessor José Correia ( parece que quer entrar em cena outra vez)!

A juntar a tudo isto, não estamos representados por quem deviamos, nas assembleias municipais (e agora nem está lá o Zé Correia(?)!!!!!!!

Canas não está representada, mais uma vez, não tem voz ...

Sabem que mais, este modelo já não nos serve ... a mim há muito que deixou de servir!

Devem haver formas legais de confrontar os executivos camarários por actos lesivos para com os munícipes??

Então se já existe uma espaço para a mesma função, porquê dispender verba noutro sítio???

Isto não é lesar os munícipes???

Será que não veêm que todos os munícipes perdem, esse dinheiro que se gasta (no que já existe) podia ser investido onde realmente faz falta!

Nem para eles são bons, devem pensar que andam a fazer uma grande coisa ...

BIRRAS RIDICULAS, que nos saiem bem caras!!

miguel disse...

e se Canas tivesse voz na Assembleia Municipal?
Será que a zona industrial da Ribeirinha ia para a frente?

Como alguèm já disse muitas vezes,
ia a Assembleia Municipal mudar o rumo dos investimentos da câmara?

Lá ia a voz de Canas a não alterar nada, mas falava com o som "desligado"

Volta-se sempre ao presidente, olhe que a questão é a câmara e vai ser sempre.

Ana Mafalda disse...

@miguel, olhe que a questão são as pessoas e vão ser sempre...

D. Sebastião morreu em Alcácer Quibir, o nosso Concelho morreu às mãos do Presidente da República Jorge Sampaio e dos Partidos Políticos pré-combinados, para desgosto e infelicidade nossa! ...podemos sempre esperar ... adiar ... nada fazer ...

Mas efectivamente temos de viver com o que sobrou, que é pouco, mas temos de estar lá, é um dever daqueles que foram por nós eleitos para os respectivos cargos, não é num palanque que se defende os interesses de Canas, ou que se argumenta e expõe as temáticas lesivas, muito menos é aí que elas se resolvem!

Acho que já trocámos estas mesmas ideias noutro blog mas com outro nick , o meu mantém-se é o verdadeiro, não tenho medo de expôr as minhas ideias não pretendo ferir ninguém com elas, não creio que o faça, nem me acho melhor do que os outros sequer ... é tão só uma forma de pensar que graças ao 25 de Abril, quer o @miguel quer eu podemos livremente expressar ...

Se mais Canenses fizessem parte daquela assembleia municipal, independentemente das forças politicas, seria mau para Canas??

A segunda maior freguesia e nem um vereador lá mete??

Então só alguns (poucos) elementos é que podem falar por Canas, e nós, todos os outros, somos acéfalos, temos de nos abster de pensar de falar, é essa a sua ideia??

Essa linha de pensamento até onde nos levou??

Estamos melhor hoje do que à 10, 15 ou 20 anos atrás??

Estar na Assembleia Municipal é antes de mais um Dever para com a população de Canas e é também um Direito desta se ver representada!

Pois eu, não concordo ... que assim não aconteça!

Lembra-se do Orçamento do queijo Limiano?? Pois era um só!!! Conseguiu o que queria, não estando lá tudo perdia, concordemos ou não com esse método.

A ausência é sempre uma perda!

Ana Mafalda

MANUEL HENRIQUES disse...

O método "limiano" é democráticamente legitimo. So não é para os que defendem a disciplina de voto. Felizmente como eleitor ninguem disciplina o meu voto :)

manuel disse...

O capricho, o desrespeito, e o desinteresse que nutre pelos seus conterrâneos e eleitores ou seguidores, como queiram, impedem o nosso eleito de estar na linha da frente a reclamar os direitos de Canas. Canas não tem só direito ao Concelho...ou será que o concelho seria só para alguns?

Com estes representantes não temos qualquer poder de intervenção em qualquer orgão institucional. O pó de arroz, como bem diz @ana mafalda, ofusca e seduz as vontades!

Consta-se que a associação do Rossio recebeu 20.000 Euros. É verdade? Já agora, quem é o presidente desta associação?

Manuel Vieira

Ana Mafalda disse...

@manuel, constato agora que não sei quem é o actual presidente do Rossio...

O que considero ser uma falha grave minha enquanto sócia, vou tentar saber!

Mas a ser verdade essa atribuição de verba, (que nem é assim tanto quanto isso, muito mais o mereciamos) só posso ficar feliz :)

Cumpri.

Unknown disse...

@manuel
é uma pergunta irónica ou quer saber mesmo a verdade, é que eu gostaria de saber a resposta.

...Nós temos voz de Canas na assembleia municipal, ou pelo menos nas sessões ordinárias, gostaria também de saber porque não se desloca a voz lá?

manuel disse...

@ana mafalda, todo o ostracismo a que fomos votados, também é culpa nossa. Espera-nos uma janela de oportunidade para mudar. E o que nos chegar entretanto que seja bem aplicado. Quando pergunto pelo presidente do Rossio, é porque sei que o sr Luís Gonçalves já não o é. Gostava se saber o seu sucessor...
Eu caio para o Paço.

@falancio, a voz que se deve deslocar é a que foi eleita e tem poderes para tal. A voz de qualquer outro teria que ser mandatada.
O coro de vozes é mais aterrador...e com um maestro capaz, não sei não. Veja-se o exemplo do "Canto e Encanto".

miguel disse...

compreende-se a vossa vontade na representação nos orgãos do "nosso não municipio de nelas", vai haver eleições, é normal, mas o resultado, a eficácia é nula

manuel disse...

@miguel, resultado e eficácia nulos é o que nos coube em sorte há algum anos a esta parte. Porque não outra estratégia? Têm medo de quê? De quem? O "homem do saco" ainda consegue manter-vos enredados na serapilheira?

Manuel Vieira

miguel disse...

medo de nada "quantos são quantos são",
é por não andar enredado que custa lançarem expetactivas infundadas quanto à cãmara,

espero que as pessoas, os canenses, tenham informação, que lhes permita não irem na cantiga habitual das eleições,

o facto é que nada vão fazer...,mas a conversa vai no inicio e é cedo para passar ao concreto.

Unknown disse...

@manuel
toda a gente sabe quem é a Voz que tem direito e dever estar nas sessões ordinárias, mas o que eu perguntei é se alguém sabe o porquê de não ir.

manuel disse...

@falancio, como nunca se ouviu qualquer justificação plausível e coerente de quem de direito, só nos resta cogitar hipóteses. Eu digo que é uma grande falta de respeito pelos Canenses e as instituições. Outros até acham muito bem! Resultados dessa tomada de posição? 0.

Manuel Vieira

Unknown disse...

Partilho da mesma opinião, acentuando a falta de respeito pelas instituições, por todas as outras freguesias e pelos canenses que não concordam com a posição tomada... enfim...

Sir Winston Churchill disse "A democracia é a pior forma de governo, à excepção de todas as outras"