mais uma vez a publicidade e divulgação fica muito aquém do que seria esperado ou feito.
Depois há que tecer algumas criticas á organização, em relação ás turmas da escola presente na feira. Deveria estar presente apenas as turmas finalistas e nada mais.
para lhe ser sincero não acho que seria discriminação. Até porque se falamos em direitos e discriminações, podemos dizer até que X pessoas do café X têm direito a ter a sua barraca assim como todas essas turmas. Ou as turmas têm tratamento especial!?
Na minha opinião deveria ser como nos anos anteriores turmas finalistas e nada mais.
Se assim pensa porque defendeu noutro post, "Só para os finalistas"(?)
Na Feira Medieval devem caber TODOS os canenses, independentemente de turmas, bairros , credos, e demais organizações, etc, tb todas as associações desta Freguesia e é com muita pena que noto a ausência de determinadas associações, nomeadamente da Póvoa, Vale de Madeiros e até da Felgueira que em tempos estiveram presentes!!
Não tenho tão presente se a Urgeiriça já participou a titulo próprio ou não ou então incluida nas demais associações??
Sabe Giga são sinais , dos quais devemos saber retirar as elações possíveis...
Andamos todos de costas voltadas, também aqui, mas sobretudo com as povoações afectas a esta Freguesia, estas são duplamente penalizadas, pelos executivos camarários que ao sonegarem Canas afectam toda a Freguesia e também por nós próprios com o nosso esquecimento!!
A Viagem Medieval, em si, somou mais um sucesso...
Pena é que os vestigios ainda se façam sentir, 48 horas depois de terminada, em toda a Rua Arq. Keil do Amaral e Largo Abreu Madeira ...
Acredito que se não fosse por estarmos a trabalhar todas as associações ajudariam na sua limpeza...
Mas penso que quem mais sujou até foram os forasteiros participantes, enfim " os espinhos da rosa" não há como lhes fugir...
Eu partilho um pouco da opinião do giga, participo na Viajem Medieval através de uma Associação que vive dos jovens que frequentam a escola e por isso as barracas das turmas são concorrência em termos de pessoal :D e julgo que percebo a razão da exclusividade para os Finalistas, é a necessidade de angariar dinheiro para a viagem de finalistas certo?
Como criticas construtivas acho que a junta de freguesia devia comprar a louça para todas as barracas e depois cada uma comprava à junta, ao comprar em grandes quantidades conseguia melhores preços que permitiriam vender às associações, grupos de amigos e turmas a preço mais acessível e ainda assim ganhar algum na transacção.
Outra coisa que poderia ser interessante é fazer o dinheiro da feira, existindo pontos de troca de dinheiro real para dinheiro "medieval", não só porque era uma ideia engraçada de se ver como também porque é uma óptima maneira de angariar mais fundos, de certeza que várias pessoas iriam guardar dinheiro "medieval" como recordação (assim como fazem com a louça!) não o trocando pelo real
Gostava de ver mais o Grupo de teatro Pais Miranda nas ruas, também eles a animar a festa. E porque não a escola envolver-se mais nesta área da figuração e animação? Sinceramente vejo mais utilidade do que ter a tenda do 5ªA,B,....Z e por aí fora.
Caro giga, saiba que se todas as turmas da escola quiserem participar individualmente o poderão fazer em virtude de ser a escola, bem como a Junta de Freguesia e o Viv'Arte, membros organizadores da Feira Medieval. É um direito que lhes assiste, concedido em plano anual de actividades. Já o concordar com isto é um pouco diferente. Não me parece que fosse de bom tom e sequer possível cada turma desde o Pré-escolar ao Secundário ter a sua própria barraquinha, mas claro que aqui impera o bom senso de todos os organizadores. Mas imaginemos o que seria da Rua Keil do Amaral sem o hipermercado das várias turmas que quiseram marcar presença na feira... se calhar mais valia começarmos a feira no Pelourinho, não acha?
Não concordo muito Tix, era uma questão de incentivar outras associações a participar, por vezes é preciso um empurrão para que estas se cheguem à frente, a presença de associações da Lapa, Aguieira, Carvalhal, Póvoa, Felgueira, por exemplo poderia trazer novidade, e ainda mais visitantes à festa como a Mafalda já fez referência. Este ano também dei por falta dos Bombeiros, compreendo que não queiram fazer a sua barraca lá por cima longe do centro de animação que é o largo da Igreja, mas poderiam volta lá para o largo há espaço para eles!
Ah e Tix, as turmas da escola ainda podiam em todo o seu direito estar presentes mas há outras presenças que eu continuo sem perceber e nunca irei perceber escusam de me tentar explicar, nada contra as pessoas que constituem esse grupo de amigos mas julgo que não se enquadra...
Não acham que as nossas crianças quanto mais cedo participarem melhor se integram, e um dia, lhe darão continuidade quando provavelmente nós já cá não estivermos???
Essas crianças já são Canenses dos 7 costados, querem/têm de participar, não lhe podemos sonegar essa liberdade, hem!
Na Viagem Medieval há lugar para todos. Ainda me recordo os primeiros anos da Feira Medieval, as Barracas da Povoa, ( que bela sopa de pedra por lá se comia!), a barraca de Vale de Madeiros,(que saborosa era a espetada de peru. E a de Veado?! Que saudades.
Os trajes, esses eram a rigor, não havia espaço para "mal vestidos".
Os artigos vendidos eram de acordo com a época. Não se viam garrafões, sacos de plastico , brinquedos bem modernos, papo-secose outras coisas mais. Que boa era a broa feita pela Dona Lurdes, a Padaria Monteiro fazia aqueles pães enormes e os bolos confeccionados eram feitos de mel, azeite e outros tipos da época.
O grupo de Saltimbancos de Ceira que este ano não compareceu (julgo ter sido o primeiro ano).
Amigos! Não se pode estragar o que foi feito até aqui, temos que melhorar, espaço não nos falta.
A minha ideia era que no Terreiro da Igreja não houvesse comes e bebes. As barracas de restauração passavam a ser das escadas da Igreja até há casa do Sr. Dr. Pêga, afinal esse espaço ainda é rústico.
De lembrar que muitas pessoas abancaram nas mesas a ver os espectáculos de teatro e não consumiam, por sua vez quem queria petiscar tinha que comer de pé ou simplesmente desistia.
Mafalda ninguém está a querer retirar liberdades a quem quer que seja, apenas se pede bom senso... e ainda assistimos a alguns exemplos de falta de bom senso, alguns deles até me parecem que para algum desagrado de grande parte da organização, o que é bom... ,mas não chega!
Caro Farpas, como podes ler no meu comentário, não é que eu concorde muito em que exista um hipermercado da escola. Mas qual é a razão de os finalistas quererem angariar dinheiro para a viagem de finalistas e então poderem ter barraca e a turma X querer fazer uma viagem de estudo a Y e não a poder ter? Acho que a participação na Feira Medieval deve ser incentivada aos jovens da escola, se calhar noutros moldes... a animação de rua parece-me até uma ideia bastante interessante e facilmente aplicável uma vez que a escola tem já duas turmas no curso profissional de animação socio-cultural só para dar um exemplo...
Com bastante pena vi também que algumas associações deixaram de participar na Feira e penso que essas mesmas deveriam ser encorajadas a voltar a participar.
Quanto aos grupos de amigos... pró ano lá estamos! Até já imaginei o nome... Grupo dos Amigos Das Pessoas Que Acho Que Pertencem a Uma Associação Qualquer. Parece-me bem....
Se reparares bem eu não fiz distinção entre os finalistas e as outras turmas, apenas tentei adivinhar qual seria o motivo que levou o giga à distinção entre essas partes! Caríssimo temos a mesma opinião sobre este assunto ;)
Ahh é verdade eu alinhava nessa do Grupo dos Amigos Das Pessoas Que Acho Que Pertencem a Uma Associação Qualquer mas infelizemente no próximo ano vou pelo Grupo Das Pessoas Que Vão Tomar Café Umas Com As Outras Quando Lhes Apetece.
este blog ja me cansa um bocado.. nao ha posts que se façam, nao ha comentarios que se façam que nao sejam a apontar defeitos a isto e aquilo. em 16 comentarios nao vi nenhum a dizer por exemplo "gostei muito da animaçao de sabado à noite, foi diferente.." ou outra coisa qualquer dentro do mesmo genero. acho que as pessoas estao a esquecer-se de que apesar de tudo ainda existem muito boas coisas e eventos em canas. é claro que nem tudo é perfeito. mas é assim. eu até nem costumo escrever aqui, mas achei que se calhar era a altura. agora ja sei que depois deste comentario me vao dizer que nao é bem assim e que isto e aquilo mas é o que eu penso e pronto. concluindo... ve-s mesmo que as eleiçoes estao a chegar..há que fazer propaganda pela negativa para que se votem em certos "salvadores"
@Inês: dizer a parte boa não preciso de o fazer, é bem visível nas fotos.
No entanto faço-te a vontade, a noite de Sábado foi um bom espectáculo, não tenho visto os outros anos por isso não sei se foi diferente mas que foi bastante engraçado foi! Acho que ninguém tem dúvidas que o Viv'arte é bom no que faz.
Quanto às criticas que fiz mantenho... para mim são construtivas por isso... para além disso até acho que isto anda muito soft, ao percorrer a página principal do blog só encontro 3 posts onde são apontadas falhas, e que por sinal são bem visíveis, mas no entanto vejo aí uns 15 posts que propagandam a Viagem Medieval, que mostram como ela foi permitindo a quem não pode estar por cá viver alguns dos acontecimentos, contam histórias de gente da nossa terra, falam de como os outros nos veêm...
É normal que haja cansaço em relação a este blog... fala sempre do mesmo... de Canas, mas não quer dizer que por isso seja mau... digo eu! Mas não te preocupes que não te quero convencer de nada nem tão pouco vender-te alguma coisa! lol A mim cansa-me que estejam sempre a insinuar que este blog é contra Canas (seja lá o que isso for!) mas sinceramente já nem me interessa!
Estou em total acordo com o que o Farpas disse á pouco.
Todos nós sabemos e vimos, o quanto foi boa mais uma vez a Feira Medieval, mas nem tudo estava bem, daí estarmos aqui a debater e dar ideias para que nos próximos anos esteja ainda melhor.
E deve ser aberta a quem quiser participar, seja de que credo ou côr se revelem. E, para que tudo corra bem é necessário melhorar aspectos organizativos para que não hajam excluídos. A inscrição antecipada dos participantes ajudaria bastante na concepção do evento. E se é necessário expandir, porque não? Há sempre forma de tornar os locais mais condizentes com a época.
Só não enquadro na época medieval certos tipos de bugigangas que por lá se mercavam. Mas serão aspectos a ter em conta na próxima, digo eu.
20 comentários:
Ola
mais uma vez a publicidade e divulgação fica muito aquém do que seria esperado ou feito.
Depois há que tecer algumas criticas á organização, em relação ás turmas da escola presente na feira. Deveria estar presente apenas as turmas finalistas e nada mais.
Tive pena não ver a Feira no Sábado há noite.
Boa reportagem Farpas
@giga
Não acha que seria de certa forma descriminar?
Têm é os finalistas de melhorar as suas estratégias de "markting medieval"...
;)
Ana Mafalda
@ana mafalda
para lhe ser sincero não acho que seria discriminação. Até porque se falamos em direitos e discriminações, podemos dizer até que X pessoas do café X têm direito a ter a sua barraca assim como todas essas turmas. Ou as turmas têm tratamento especial!?
Na minha opinião deveria ser como nos anos anteriores turmas finalistas e nada mais.
Giga
Explique lá isso melhor. Qual o fundamento para essa exclusividade?
A meu ver qualquer grupo de pessoas tem o mesmo direito que qualquer turma da escola, em ter a sua barraca.
esqueci-me de dizer:
Parabéns pelas Excelentes Fotos!
Caro @Giga
Se assim pensa porque defendeu noutro post, "Só para os finalistas"(?)
Na Feira Medieval devem caber TODOS os canenses, independentemente de turmas, bairros , credos, e demais organizações, etc, tb todas as associações desta Freguesia e é com muita pena que noto a ausência de determinadas associações, nomeadamente da Póvoa, Vale de Madeiros e até da Felgueira que em tempos estiveram presentes!!
Não tenho tão presente se a Urgeiriça já participou a titulo próprio ou não ou então incluida nas demais associações??
Sabe Giga são sinais , dos quais devemos saber retirar as elações possíveis...
Andamos todos de costas voltadas, também aqui, mas sobretudo com as povoações afectas a esta Freguesia, estas são duplamente penalizadas, pelos executivos camarários que ao sonegarem Canas afectam toda a Freguesia e também por nós próprios com o nosso esquecimento!!
A Viagem Medieval, em si, somou mais um sucesso...
Pena é que os vestigios ainda se façam sentir, 48 horas depois de terminada, em toda a Rua Arq. Keil do Amaral e Largo Abreu Madeira ...
Acredito que se não fosse por estarmos a trabalhar todas as associações ajudariam na sua limpeza...
Mas penso que quem mais sujou até foram os forasteiros participantes, enfim " os espinhos da rosa" não há como lhes fugir...
Cumprim
Ana Mafalda
Eu partilho um pouco da opinião do giga, participo na Viajem Medieval através de uma Associação que vive dos jovens que frequentam a escola e por isso as barracas das turmas são concorrência em termos de pessoal :D e julgo que percebo a razão da exclusividade para os Finalistas, é a necessidade de angariar dinheiro para a viagem de finalistas certo?
Como criticas construtivas acho que a junta de freguesia devia comprar a louça para todas as barracas e depois cada uma comprava à junta, ao comprar em grandes quantidades conseguia melhores preços que permitiriam vender às associações, grupos de amigos e turmas a preço mais acessível e ainda assim ganhar algum na transacção.
Outra coisa que poderia ser interessante é fazer o dinheiro da feira, existindo pontos de troca de dinheiro real para dinheiro "medieval", não só porque era uma ideia engraçada de se ver como também porque é uma óptima maneira de angariar mais fundos, de certeza que várias pessoas iriam guardar dinheiro "medieval" como recordação (assim como fazem com a louça!) não o trocando pelo real
Gostava de ver mais o Grupo de teatro Pais Miranda nas ruas, também eles a animar a festa. E porque não a escola envolver-se mais nesta área da figuração e animação? Sinceramente vejo mais utilidade do que ter a tenda do 5ªA,B,....Z e por aí fora.
Caro giga, saiba que se todas as turmas da escola quiserem participar individualmente o poderão fazer em virtude de ser a escola, bem como a Junta de Freguesia e o Viv'Arte, membros organizadores da Feira Medieval. É um direito que lhes assiste, concedido em plano anual de actividades.
Já o concordar com isto é um pouco diferente. Não me parece que fosse de bom tom e sequer possível cada turma desde o Pré-escolar ao Secundário ter a sua própria barraquinha, mas claro que aqui impera o bom senso de todos os organizadores.
Mas imaginemos o que seria da Rua Keil do Amaral sem o hipermercado das várias turmas que quiseram marcar presença na feira... se calhar mais valia começarmos a feira no Pelourinho, não acha?
Não concordo muito Tix, era uma questão de incentivar outras associações a participar, por vezes é preciso um empurrão para que estas se cheguem à frente, a presença de associações da Lapa, Aguieira, Carvalhal, Póvoa, Felgueira, por exemplo poderia trazer novidade, e ainda mais visitantes à festa como a Mafalda já fez referência. Este ano também dei por falta dos Bombeiros, compreendo que não queiram fazer a sua barraca lá por cima longe do centro de animação que é o largo da Igreja, mas poderiam volta lá para o largo há espaço para eles!
Ah e Tix, as turmas da escola ainda podiam em todo o seu direito estar presentes mas há outras presenças que eu continuo sem perceber e nunca irei perceber escusam de me tentar explicar, nada contra as pessoas que constituem esse grupo de amigos mas julgo que não se enquadra...
Carissímos e as liberdades, hem?
Onde ficam as liberdades, hem?
Não acham que as nossas crianças quanto mais cedo participarem melhor se integram, e um dia, lhe darão continuidade quando provavelmente nós já cá não estivermos???
Essas crianças já são Canenses dos 7 costados, querem/têm de participar, não lhe podemos sonegar essa liberdade, hem!
Olha a liberdade, hem!
;)
Ana Mafalda
Na Viagem Medieval há lugar para todos. Ainda me recordo os primeiros anos da Feira Medieval, as Barracas da Povoa, ( que bela sopa de pedra por lá se comia!), a barraca de Vale de Madeiros,(que saborosa era a espetada de peru. E a de Veado?! Que saudades.
Os trajes, esses eram a rigor, não havia espaço para "mal vestidos".
Os artigos vendidos eram de acordo com a época. Não se viam garrafões, sacos de plastico , brinquedos bem modernos, papo-secose outras coisas mais.
Que boa era a broa feita pela Dona Lurdes, a Padaria Monteiro fazia aqueles pães enormes e os bolos confeccionados eram feitos de mel, azeite e outros tipos da época.
O grupo de Saltimbancos de Ceira que este ano não compareceu (julgo ter sido o primeiro ano).
Amigos!
Não se pode estragar o que foi feito até aqui, temos que melhorar, espaço não nos falta.
A minha ideia era que no Terreiro da Igreja não houvesse comes e bebes. As barracas de restauração passavam a ser das escadas da Igreja até há casa do Sr. Dr. Pêga, afinal esse espaço ainda é rústico.
De lembrar que muitas pessoas abancaram nas mesas a ver os espectáculos de teatro e não consumiam, por sua vez quem queria petiscar tinha que comer de pé ou simplesmente desistia.
Mafalda ninguém está a querer retirar liberdades a quem quer que seja, apenas se pede bom senso... e ainda assistimos a alguns exemplos de falta de bom senso, alguns deles até me parecem que para algum desagrado de grande parte da organização, o que é bom... ,mas não chega!
Caro Farpas, como podes ler no meu comentário, não é que eu concorde muito em que exista um hipermercado da escola. Mas qual é a razão de os finalistas quererem angariar dinheiro para a viagem de finalistas e então poderem ter barraca e a turma X querer fazer uma viagem de estudo a Y e não a poder ter? Acho que a participação na Feira Medieval deve ser incentivada aos jovens da escola, se calhar noutros moldes... a animação de rua parece-me até uma ideia bastante interessante e facilmente aplicável uma vez que a escola tem já duas turmas no curso profissional de animação socio-cultural só para dar um exemplo...
Com bastante pena vi também que algumas associações deixaram de participar na Feira e penso que essas mesmas deveriam ser encorajadas a voltar a participar.
Quanto aos grupos de amigos... pró ano lá estamos! Até já imaginei o nome... Grupo dos Amigos Das Pessoas Que Acho Que Pertencem a Uma Associação Qualquer. Parece-me bem....
Caro Tix (lol)
Se reparares bem eu não fiz distinção entre os finalistas e as outras turmas, apenas tentei adivinhar qual seria o motivo que levou o giga à distinção entre essas partes! Caríssimo temos a mesma opinião sobre este assunto ;)
Ahh é verdade eu alinhava nessa do Grupo dos Amigos Das Pessoas Que Acho Que Pertencem a Uma Associação Qualquer mas infelizemente no próximo ano vou pelo Grupo Das Pessoas Que Vão Tomar Café Umas Com As Outras Quando Lhes Apetece.
este blog ja me cansa um bocado.. nao ha posts que se façam, nao ha comentarios que se façam que nao sejam a apontar defeitos a isto e aquilo. em 16 comentarios nao vi nenhum a dizer por exemplo "gostei muito da animaçao de sabado à noite, foi diferente.." ou outra coisa qualquer dentro do mesmo genero. acho que as pessoas estao a esquecer-se de que apesar de tudo ainda existem muito boas coisas e eventos em canas. é claro que nem tudo é perfeito. mas é assim. eu até nem costumo escrever aqui, mas achei que se calhar era a altura. agora ja sei que depois deste comentario me vao dizer que nao é bem assim e que isto e aquilo mas é o que eu penso e pronto.
concluindo... ve-s mesmo que as eleiçoes estao a chegar..há que fazer propaganda pela negativa para que se votem em certos "salvadores"
@Inês: dizer a parte boa não preciso de o fazer, é bem visível nas fotos.
No entanto faço-te a vontade, a noite de Sábado foi um bom espectáculo, não tenho visto os outros anos por isso não sei se foi diferente mas que foi bastante engraçado foi! Acho que ninguém tem dúvidas que o Viv'arte é bom no que faz.
Quanto às criticas que fiz mantenho... para mim são construtivas por isso... para além disso até acho que isto anda muito soft, ao percorrer a página principal do blog só encontro 3 posts onde são apontadas falhas, e que por sinal são bem visíveis, mas no entanto vejo aí uns 15 posts que propagandam a Viagem Medieval, que mostram como ela foi permitindo a quem não pode estar por cá viver alguns dos acontecimentos, contam histórias de gente da nossa terra, falam de como os outros nos veêm...
É normal que haja cansaço em relação a este blog... fala sempre do mesmo... de Canas, mas não quer dizer que por isso seja mau... digo eu! Mas não te preocupes que não te quero convencer de nada nem tão pouco vender-te alguma coisa! lol A mim cansa-me que estejam sempre a insinuar que este blog é contra Canas (seja lá o que isso for!) mas sinceramente já nem me interessa!
Estou em total acordo com o que o Farpas disse á pouco.
Todos nós sabemos e vimos, o quanto foi boa mais uma vez a Feira Medieval, mas nem tudo estava bem, daí estarmos aqui a debater e dar ideias para que nos próximos anos esteja ainda melhor.
A Feira Medieval esteve bem, sim senhor!
E deve ser aberta a quem quiser participar, seja de que credo ou côr se revelem. E, para que tudo corra bem é necessário melhorar aspectos organizativos para que não hajam excluídos. A inscrição antecipada dos participantes ajudaria bastante na concepção do evento. E se é necessário expandir, porque não? Há sempre forma de tornar os locais mais condizentes com a época.
Só não enquadro na época medieval certos tipos de bugigangas que por lá se mercavam. Mas serão aspectos a ter em conta na próxima, digo eu.
De qualquer forma estamos de parabéns!
Manuel Vieira
Enviar um comentário