Canas OnLine

26/12/2008

O PCP apoia a Restauração do Concelho de Canas III

Histórica Assembleia Popular de 1975_César Lopes,Edgar Figueiredo(1º Líder do MRCCS), Fernando Pinto,António Pêga, Antº João Miranda, João Leandro, e milhares de outros canenses no Largo da Igreja, manifestam-se a favor da Restauração do Concelho de Canas.

Caro Miguel Tiago, estava longe de imaginar que respondesse directamente no blogue aos nossos comentários. Essa disponibilidade e consideração são de enaltecer e, por simpatia, dignificam o partido que representa.
Quanto à temática (restauração do concelho de Canas) é perfeitamente legítimo que os canenses criem expectativas relativamente à posição do PC, independentemente da conjuntura política nacional, da estratégia político-partidária local ou das opções administrativas regionais. A maioria dos canenses (o povo), ainda que não os ignore, está-se borrifando para esses preciosismos políticos, sentiu e sente na pele os efeitos nefastos de toda essa argumentação, foi ultrapassado no seu ensejo por esquemas de bastidores muito estranhos e já não tem paciência para meias palavras; a atitude da câmara de Asnelas continua a secundarizar e a protelar os nossos interesses, insistindo numa visão política “umbiguista”, de investimento exclusivamente centralizado na sede do município e, mais do que tudo isto, Canas e Asnelas nunca ultrapassarão o estigma criado e patrocinado pelo despotismo do “cacique” cá da zona que presidiu ao destino do concelho durante 20 anos e que nos remeteu para uma espécie de dormitório (por vontade dele até nos apagava do mapa). Se a isto somar as razões históricas que suportam a nossa “luta” e a forte consciência política que herdámos do passado recente enquanto comunidade “operária”, facilmente perceberá que palavras “amáveis” já não nos alegram. A única solução á a auto-determinação, a devolução a este povo da sua autonomia política e administrativa, do seu destino – o Município de Canas. E sobre esta matéria, citando um camarada seu “ou se está a favor ou contra nós”, não há cá meios termos nem palavras simpáticas. E olhe que já experimentámos essa via, fomos pacientes, auscultámos as diversas sensibilidades, confiámos no discurso político dito “responsável”… debalde.
Foi nesta perspectiva que adjectivei a sua entrevista e a actual posição do PC.
Cumprimentos (canenses)

comentário de Portuga Suave
à Entrevista de Miguel Tiago

1 comentário:

Ana Mafalda disse...

Quando é que os partidos políticos entenderão este sentir...acolherão verdadeiramente este anseio...
Este desejo genuíno que nos nasce das entranhas, se apodera e sacode o nosso ser!

Quando acabará o aproveitamento gratuito, como forma de trampolim, dos nossos mais íntimos desejos.

Continuo magoada com o PS, hoje em dia ainda mais, por motivos que não passam somente pela elevação de Canas de Senhorim a Concelho, mas pela política arrogante, cega, demagógica e insensível!

Não tenho os outros partidos em melhor conta !!!!

Em Canas, no dia após dia, agudiza-se a desindustrialização o desinvestimento, o desrespeito, a depauperação do património natural e construído, o "para quem é bacalhau basta"...

Em tempos havia 3 postos médicos em Canas de Senhorim, quando nos magoávamos lá iamos ao Sr. Fernandes fazer o curativo coitado (!), com uma paciência de jó no meio de um choro sentido, lá lavava a ferida, desinfectava e punha o seu pó mágico, só mais tarde soube que eram "sulfamidas" tudo isto no posto médico da fábrica, o mesmo acontecia na Urgeiriça, com o Sr. Arlindo e no Posto de Saúde de Canas não faltavam médicos ... e hoje???
Quem por cá ficou sente bem as palavras do poeta:
"...a vida é sempre a perder..."

PAREM DE NOS USAR EM PROVEITO PRÓPRIO !!!!