Canas OnLine

31/12/2008

A Pedido - Saídas do Baú


Pois bem, aqui vai a postagem que mais me têm pedido, espero que se consiga ampliar e que agora sim reconheçam os envolvidos ...
Não sei responder o que aconteceu às rádios em Canas, sei que houve um alvará e que a população contribuiu para um peditório ... mas mais ... ...sinceramente não sei...
Nos capítulos seguintes da história, perdi entretanto o seu desenrolar, já me encontrava a fazer o meu percurso académico, haverá alguém mais habilitado para o fazer, espero que o faça comentando este post!

27 comentários:

Pombo correio disse...

Dr. Américo, o Saudoso Sr. Manuel Figeiredo, Dr.Reis, Dra Maria João e o Marido. os outros não dá para ver o rosto.
De costas: Dr. Pega?, Eng. Valejo, Filha da D. Esabel laranjeira, António Dias, Ana Mafalda, Paulo Dias,Não me recordo o nome, irmão do Tonito Coelho, Ivaristo ou João dos "Cães " ?

luissilva disse...

O Sr. Manel Boticas (pai do AMEF), o Dr Alberto Reis (nosso grande amigo)a João Valejo e o Luís Caetano (tão novinhos) a Belinha, a Mafalda e o Paulo Dias(parecem putos).
Infelizmente só aqui estão os da Mega Rádio, não podemos esquecer a RAC (inicial)om o Luís Pinheira, o Zé Lima, o Álvaro, e tantos outros, entre os quais eu próprio, que com o Filipe Ambrósio e a solo bem me diverti.

luissilva disse...

Dr.Américo, o Sr. Manuel Boticas, o Dr. Alberto Reis (nosso grande amigo. A João Valejo e o Luís Caetano (tão novinhos) a Belinha, o Paulo Dias, a Mafalda e o Tó Dias (parecem putos).
Todos da MEGA rádio, falta a RAC (original) om o Luís Pinheira, o Zé Lima, o Álvaro, e tantos outros (eu incluído) que durante bastante tempo bem nos divertimos ajudando Canas a crescer.

Ana Mafalda disse...

@luissilva, eramos mesmo putos!!!
Vá lá mas também daí até avó, convenhamos ;)

Vais ter troco, espera pelo Carnaval, não hás-de conseguir dormir uma noite em Canas descansado ...

Eu digo-te a avó!?!?

®efeneto disse...

@luisSilva:
Não me diga que é aquele senhor que fazia de vez em quando o programa com o Sr Arlindo (enfermeiro)??

fcunha disse...

..sim amigos
nao esquecendo a R A C..
nao me lembro dos nomes todos mas devem existir fotos..tambem fiz parte da emissora e e foram bons tempos..o meu programa era o ONDA JOVEM e a equipa era eu e a Cristina Henriques.
Mas havia os irmaos tambem e muitos mais..Saudades (para quando o arquivo etno-cultural de Canas?)
abraços

Ana Mafalda disse...

Deve ser das festas anda "tudo" com pouco olho!!!
Na foto ainda estão o Sr. Rojão assim como o seu filho mais velho, o Ângelo, a Margarida Alvarez, o Tonito da "Farmácia" e o irmão e o Hélder Ambrósio...

O que foi o jantar???
Comeu-se bem ;)

Quem apareceu para cumprimentar???
O Sr. P.e Domingos!

Quem tirou a foto??? Quem foi ???
O Amef!!!!

Se se recuar ainda mais no tempo ... seria muito interessante que se desvendassem certos mistérios !!!

Como começou a história das rádios em Canas ???
Que eram os jovens que "brincavam" às rádios ???...
Qual a casa onde se iniciaram as primeiras emissões ??? (pensavam que ninguém os ouvia!!!!!!)
Quem ouvia ???
Apenas no rádio do carro ????
Quem gostou e pegou na ideia ???
Como apareceram depois duas rádios???

MUUUUITOS MISTÉRIOS!!!!!!!!!!!

Mais uma história tipicamente Canense !!!!!! DIVINA!!!

Eu não vou contar, que sejam os próprios!!!!!

Também gostaria de postar fotos sobre a RAC, mas não tenho...

@efeneto este bloger, tal como muitos outros que já não estão em Canas (embora estejam muito ligados a Canas) fazem por aqui muita falta ... torcem muito pela terra...

Devido ao fecho da ENU, da CPFE e ao êxodo de "elites" sociais, por dificuldade de empregabilidade perto, existe em Canas um hiato geracional tremendo ... dos que eram puerbes /adolescentes/jovens na década de oitenta ... quase se contam pelos dedos os que por aqui permanecem ... e a que preço ficaram !!!!!!!!!

Outros, muito gostariam de ter ficado por aqui, identificam-se genuinamente com Canas, sentem-na como o sua terra natal, sofrem connosco ... embora residindo noutros locais!

A maioria são muito bem sucedidos nas suas áreas ... fazem mesmo falta por aqui.

Estarão na casa dos 40 (e qualquer coisa) ... são sobretudo pessoas com elevada formação cívica, moral, ética alguns (muitos para a época) com formação académica, determinados ... não ficámos os melhores !!!!!!

Homens e mulheres que "dão cartas" nos locais de residência, na vida profissional, etc ...

O que seria desta Terra se por aqui ainda estivessem ???

É óptimo verificar que consultam o blog, que de quando em vez se revêem com o que se posta e melhor do que isso é quando comentam ... alegram-nos o coração, obg @luissilva.

Saudações,
com esta madrugada iniciou-se a época carnavalesca em breve faremos o nosso jantar anual, até lá ;)

Este ano consta-se que vai ser na " Escola Técnica do Dão" salas 2, 3 e 4 (é sobretudo para quem lá andou)... IMAGINEM, e como manda a tradição na segunda feira das velhas ... ainda não é certo mas já anda a onda no ar !!!!!!!!!

Espero que supere os anteriores!!!!

Ana Mafalda disse...

@fcunha, acho que este blog já é um pouco disso mesmo um:

info-etno-museu,

;)

Cump.

®efeneto disse...

@AnaMafalda:
Eu pergunto porque há mais ou menos 15 anos eu e o João dos vidros éramos os papa concursos da RAC. O enfermeiro Sr. Arlindo tinha um programa ao fim de semana que entrava pela noite dentro e normalmente só acabava quando eu desligava o telefone, longas horas e noitadas passadas. Ora havia um senhor julgo que se chamava Silva, que por acaso também julgo que só cá vinha ao fim de semana e julgo(mais um) que trabalhava numa cerâmica ou coisa que o valha pois um dos (imensos) prémios foi um azulejo. Daí a minha pergunta se é este @LuisSilva. Na altura a RAC comigo e com o João dos vidros e mais o falecido Alvadia não se safava. A Associação do Folhadal foi feita com carradas da Cominalta que eu ganhei e ofereci á referida associação. Velhos tempos....

Ana Mafalda disse...

@efeneto, este bloger já não reside em Canas há mais de 20 anos...

Realmente ele e a família eram muito amigos de Dr. Adriano Reis, dono da Farmácia Reis ... entretanto mudou de lugar e de nome e deu origem à actual Farmácia do Pelourinho!

O discurso carinhoso com que refere os elementos da foto dá-me indicações de quem é, até pelos que reconhece e pelos que não reconhece, ou seja pelos que lhe são mais próximos e os que já não são tanto, daí não crer que seja a mesma pessoa, no entanto vou tirar a duvida, depois digo ...

;)

Bom Ano

Ana Mafalda disse...

PS-@efeneto, se assim me autorizar!

®efeneto disse...

@AnaMafalda:
Ok, mas possivelmente não é a mesma pessoa, mas entretanto poderá ser que o próprio desvende a minha duvida.
Mas ele diz isto a certo espaço:
(...) Álvaro, e tantos outros, entre os quais eu próprio, que com o Filipe (...)
poderá ser ou não ser. Aguardemos.

jfernandes disse...

Em resposta ao repto da Ana Mafalda.
Primeiras emissões (1981) no sotão do Paulo da sportshoes (Senta-Aí), com o Tu-Jó, o Paulo Dias, o Jorge Fernandes;
Alguns meses depois outros intervenientes num sotão da casa do Sr Rojão: O próprio, o Luis Caetano, o Tó Dias (Sibiu), o Jorge Fernandes.

Foi extraordináriamente lindo!

Ana Mafalda disse...

@Frankie, já começava a ficar preocupada ... os intervenientes não reagirem ;)

Então tudo começou nas (longas)férias de Verão de 1981, na casa e com o Paulo Soares e um grupo de amigos todos os que nomeou e penso que também o Paulo Henriques e o Paulo Ambrósio (Muchana)!

Fartaram-se de "brincar" às rádios, pensavam que ninguém os ouvia,ah!ah!aha!
Esta foi efectivamente a primeira e com estes intervenientes e chamava-se Rádio Amador de Canas a 1ª RAC!

O sinal não era forte, mas apanhava-se bem no rádio do carro, desde que estacionado próximo da praça (pois a rádio emitia a partir do sotão do edifício onde antigamente estava instalado o restaurante Zé Pataco)...

Surgem depois o Sr. Rojão, o Caetano e o Tó Dias (Sibiu), que captavam as emissões, agarraram a "brincadeira" dos "putos" e contribuiram para que se fizesse com melhor qualidade e alcance, certo???

Assim surge a Mega Rádio!!!!!!!!

Como é uma história à Canas, que surja outro bloger e conte o episódio seguinte!!!!!!!!!

Bons tempos!!
Canas estava no seu Apogeu ... até 1987 , desde aí acho que todos sentimos o que se passou ...
Comparar Canas e Asnelas na década de 80!!!!
Dava um excelente post!!

Saudações radialistas de quem apenas ouvia as emissões ...

Unknown disse...

Recordo-me de andar com o rádio ligado a uma comprida extensão eléctrica às voltas pela casa tentando sintonizar esses sinais piratas e "ronfantes".

Pombo correio disse...

Da Mega Rádio, recordo o programa que fazia o AMEF, Salvo erro ao sábado chamado Batalha Naval.

Ficava agarrado ao telefone o programa todo, e raramente conseguia linha, tal era a quantidade de chamadas!

Também gostava de ver e ouvir o programa do Fonseca Heavy Metal, tal era a rapidez com que ele falava, e os gestos e caretas que fazia.

O programa infantil do Filipe Show.


No tempo da RAC recordo o programa feito pelo Sr.Arlindo Oliveira e o Sr. Jorge Silva, e a audiência que eles tinham, até as tantas da madrugada, musica pimba com fartura!

Os Discos pedidos com o Cândido da lapa do Lobo, ...

Tudo se perde nesta terra, ou quase tudo!!!!!!!!

®efeneto disse...

Está desvendado. Obrigado @PomboCorreio, realmente o tal senhor chamava-se Jorge Silva, curiosamente nunca o conheçi pessoalmente. Velhos tempos. Até eu cheguei a ter um pré-projecto em conjunto com o Zé Tó mas entretanto a RAC fechou e foi quando passou a ser a Expresso FM que depois foi para Viseu, julgo eu, corrijam-me se estou enganado.

Pombo correio disse...

@Efeneto

Ao que sei, o Sr. Jorge Silva, mora na rua da Estrada, ao fundo da rua dos Bombeiros!

Apesar da idade dos dois, Sr. Arlindo e o Sr. Jorge, o programa tinha grande audiência, record-me nos dias de verão, pelas 3 e tal da madrugada, estar no Cruzeiro em canas a ouvir as musicas que eles passavam e em jeito de brincadeira, ligava-mos para a RAC e dedicarmos a musica Picada de Enfermeiro do Quim Barreiros ao Sr.Arlindo.
Eles recebiam chamadas de tudo que era sitio!

Que saudades!

Caxuxita disse...

Efeneto,


Claro que conhece pessoalmente o Sr. Jorge Silva... :)

Não esta a associar a pessoa...

O sr. Jorge Silva é um membro da claque apoiante e sempre presente nas Escolinhas tanto nos jogos como nos treinos :)


Penso que já deve saber quem é...

Ana Mafalda disse...

Quando passaram do sotão do Paulo Soares para o sotão do Sr. Rojão, já emitiam com um sinal de se lhe tirar o chapéu !!!!
Com uma super contribuição do "Toninho-eu" exímio da electrónica!!!

A dupla "Toninho-eu" - Horácio Peixoto (excelentes técnicos), deram-me grandes dissabores no despique às quatro esquinas, foram eles que introduziram o som com aquelas cornetas ronfeiras no carro da música do Paço e deram origem há célebre expressão ..." ABAFÁMOS" ...

O que nos vale é que durou pouco ...

lol

Unknown disse...

Quais foram os fundadores da Mega Rádio?

Bom Ano 2009.


Cps.

Guarda Abel disse...

Caros amigos:
Depois de tudo o que li, eu como super herói que sou, tenho o dever de vos contar e informar da verdadeira historia das rádios em Canas.
Existe uma primeira distinção que é preciso fazer antes de tudo começar, é preciso ter consciência que existiram duas RACs.
A primeira apareceu e funcionou em casa do Senta-aí, por cima do antigo Zé Pacato, tendo como colaborantes, o Senta-aí, o Tu-jó, Jorge Fernandes, Paulo Dias, Muchana e o Paulo Gato.
Esta sem dúvida que foi a primeira rádio pirata em Canas, eu com o carro estacionado junto à capela ouvia, porque por eles era informado.
A frequência era preciso apanhá-la procurando hoje uma onda e amanhã outra, no entanto estes miúdos (na altura) divertiam-se, e com eles se deu um grande passo para o que veio a seguir.
Com a zanga entre eles, um separou-se de todos os outros (Paulo Gato), acabando por se extinguir a primeira rádio pirata canense (a primeira RAC).
Com o avançar do tempo são criadas posteriormente mais duas rádios também piratas.
A primeira foi a MEGA RÁDIO, onde 4dos seus “locutores” dela fazem parte, assim como o Rojão, o Hélder, Caetano, o Toninho-eu, Peixoto, transmitiu primeiro do prédio do Rojão e posteriormente da caso por cima do Caçoilo.
É criada também outra rádio pirata (2ª RAC), que foi por muitos confundida com a primeira.

A segunda rádio pirata foi criada pelo Luís Pinheiro, Álvaro Couto, Josué, Paulo Gato, Serafim Ribeiro, etc, transmitiu as suas primeiras ondas de uma casa frente ao café do Zé das Máquinas e posteriormente da casa do Sr. Mateus.
Com esta “guerra” toda entre piratas, e como era precisa a sua legalização, houve tentativas de unificação, foram feitas reuniões entre todas as pessoas envolvidas, entre todos os sócios (de um lado e do outro) no entanto muita gente esteve contra, uns porque não gostavam do Luís Pinheiro e do seu staff (para ele era mais um brinquedo que depois de usado deitava fora), outros porque não sabiam como tudo isto iria acabar.
A unificação foi avante, as negociações levaram a tomadas de decisão, o nome da rádio ficou Rádio Amador de Canas (RAC) sendo a frequência 96.8 fm (a da Mega Rádio).
No entanto esta unificação nada teve de bom para a nossa terra, a rádio é legalizada, é-lhe concedido um alvará, que posteriormente é cedida a exploração para Viseu (basta sintonizar e ouvir).
Nestas negociações esteve presente o ilustre Zé Correia (Presidente da Câmara de Asnelas), pessoa idónea e sem qualquer interessa no negócio, mas interessado também em que a rádio não ficasse por cá (penso eu), a machadada foi fatal.
Como a rádio dá trabalho e não dá dinheiro (o que acredito), foi “vendida”, o brinquedo fartou as criancinhas que o quiseram trocar por outro mais atractivo.
Agora digam-me:
Todos aqueles que colaboraram durante estes anos, todos os sócios, todos os fundadores, era isto que queriam?
Era isto que esperavam quando foi feita a unificação?
E o dinheiro das cotizações de sócios ?
E o da “venda” do alvará por acaso alguém o viu?
Pois eu como SUPER HEROI também não…
Sabem quem é que mais uma vez se ficou a rir ??????

Foi o Zé……

manuel disse...

Continuo com a mesmíssima opinião:
Vícios antigos... e sempre os mesmos! Tantos anos e só agora começam a pôr a boca no "trombone".
Pode ser que algo mude...por fim! Pena tudo resultar em danos para toda uma comunidade que acreditava em algo bem mais edificante do que interesses pessoais. A ver vamos.

PS: Já agora também sabem algo sobre a famosa GRUA? Só sei de ouvir zurzir, mas haverá quem mais e melhor conheça.

Manuel Vieira.

Ana Mafalda disse...

Tenho que fazer duas correcções aos elementos da foto para os quais fui alertada, o Sr. que se encontra de costas para a foto com uma coroa proeminente é o Sr. Manuel Monteiro ( ex-dono da Topack), da Felgueira também está na foto o Sr. António Graciano (Graxa)embora eu pessoalmente não o consiga identificar!

Outra correcção o programa batalha naval era à sexta à noite ...

@ZHULKORRO, agora é que fiquei de queixo caído!!!!!!!!!!

O Zé Correia metido na jogada ... está tudo explicado, esta eu não sabia MESMO!

Temos por aqui um super herói com memória de super herói!!!
Com tanta informação???
E só aparece de quando em vez???

@Hélder e porque não acrescentar o que sabe???

Eu sei quem são os sócios fundadores da Mega Rádio, muitos deles estão na foto ...

Outros estavam "no ar" roidínhos, lembra-se ???

Este blog às vezes faz-me lembrar a RTP Memória e o programa Lembranças D'Ouro, certos postes são-no mesmo.

Cump.

Cingab disse...

gostei...
gostei de fazer rádio!...
Os programas infantis, as manhãs com o Esaú, as trades desportivas, o teatro radiofónico do António João...
Foi bom!...

luissilva disse...

Que grande confusão com o nome luissilva.
a mafalda tem razão (apesar de ir ser uma mãe avó).
há alguns bloggers que não residem em canas apesar de se considerarem canenses.

Ana Mafalda disse...

@luissilva, olha lá se eu vou ser avó, com a tua idade é-se o quê??bisavô!!

lol

És bisavô da Carolina :)

Bjs