Canas OnLine

15/12/2008

Quo Vadis?!?... X

Porque, apesar de tudo, ainda se fazem coisas boas em Canas de Senhorim deixo-vos aqui um eco que nos chegou sobre a actividade nacional que ocorreu na nossa terra nos passados dias 6, 7 e 8 de Dezembro.



"Hoje, foi um dia diferente dos outros
Porque eu até amei e fui amado.
Hoje, o sol brilhou de verdade
Tudo foi claro e com vontade.

Não sei explicar a sensação de caminhar com a chuva na cara, já dizia alguém do 320. E eu agora sublinho essa frase e assino por baixo. Convosco não sei explicar nada. Toda e qualquer palavra que existe e que possa tentar definir aquele fim-de-semana é pouco para aquilo que vivemos.
Confesso que ao início estava um pouco apreensiva, mas aos poucos tudo se foi iluminando. É incrível como me fizeram ver as coisas de forma diferente. Ainda ontem ao falar com o Didi comentámos isso, a felicidade com que vocês, Escuteiros do Norte, fazem as coisas. E a felicidade que nos transmitiram. Em cada jogo, em cada corrida, em cada canção.
O Quo Vadis deixou sem sombra de dúvida uma marca muito forte em mim, o regressar à inocência e corrigir os nossos pecados, não são coisas que se possam fazer todos os dias. Mas nós conseguimos.
Nós não fomos só o Aníbal ou a Gertrudes, nem fomos sequer o número 10. Nós fomos um. Um Clã. Um Grupo. Uma vida com muitas experiências diferentes.
Não consigo tirar o sorriso da cara, por mais infortúnios que aconteçam. Parece que vocês conseguiram fazer com que tudo se transformasse em coisas boas.
Sinto ainda mais desejo de usar a farda, de caminhar à chuva, de meter o gorro na cabeça, o lenço ao pescoço. Sinto até saudades de não adormecer porque todos dormem em voz alta.
Releio o caderno da nossa Escola, olho a insígnia e tudo o que de bom trouxe.
Lembro-me de todo o amor que partilhámos.
Todo o carinho, toda a ajuda, toda a preocupação.
Todos os olhares de cumplicidade que me faziam querer ficar para sempre em Canas.
Sinto o coração a bater tão forte, parece que ganhei uma nova vida.
E pouco foi o tempo que passou, mas já é tanta a saudade.
A todos vocês que fizeram de mim ferramenta útil, e menina de verdade um muito obrigado.
Ficarão para sempre marcados no meu coração.
Foi um prazer.
Clã Torno,
Rijo que nem um corno."

6 comentários:

Farpas disse...

E eu acrescento ainda mais ecos:

"esta actividade foi sem dúvida a melhor de toda e qualquer actividade que fiz em toda a minha vida. Palavra de escuta!"

"sei que ficarão felizes ao ler que foi graças ao QV que, a caminheira da minha Equipa que veio comigo à actividade e que estava completamente desmotivada para a IV, abriu os olhos, está feliz e quer mais que tudo pegar na vara e seguir caminho. Isto foi das melhores coisas que vi o Quo Vadis fazer. E principalmente por isto, um MUITO OBRIGADO. Nem imaginam ao tempo que ando a tentar que a Equipa se motive, se mexa, e foi preciso ir a Canas para se dar o primeiro passo, mas acredito que este seja apenas o primeiro, e que o resto da Equipa descubra a beleza de ser Caminheiro."


É difícil explicar a quem não participa o que é o Quo Vadis?!?... mas garanto-vos que é uma actividade pela qual todos deveriam passar,... "obriga" a pensar e isso faz falta nos dias de hoje. Em 2010 há mais!

Paula Cardoso disse...

É com muito prazer que faço parte deste projecto.
E dou os parabéns ao escritor deste post e ao comentário já existente, é uma pena ver este blog a entrar num mundo de "podres" e interesses. Gosto quando se faz uma divulgação positiva da nossa terra, porque o que é mau toda a gente sabe e não precisamos de as sublinhar.

Mais uma vez um obrigada ao testemunho de uma participante do QV. São estes ecos que nos fazem continuar.

PortugaSuave disse...

Pois também eu fico satisfeito pelo sucesso do encontro de caminheiros realizado aqui em Canas. Caminhar pressupõe um objectivo - chegar ao fim, não desistir e encontrar forças interiores capazes de nos levar mais longe... apesar das adversidades e percalços nos caminhos "espinhosos" que trilhamos (há quem lhe chame terreno minado). Também é este o espírito deste blog, ir mais longe, ver mais adiante, interiorizar e reflectir, visando sempre o superior interesse de Canas. O resto são conversas e como diz o povo "conversas leva-as o vento".
Cumprimentos e parabéns ao 604 pelo evento.

Pombo correio disse...

Já fui escuteiro, fiz a promessa de lobito, já lá vão muitos anos!
Recordo com saudosismo, acabei por abandonar, pois juntei-me a outra causa, isto no voluntariado até há bem pouco tempo.
Todas estas iniciativas são boas para Canas.
Recordo, quando era Lobito, um acampamento, salvo erro em Santa Comba Dão, junto ao rio, sempre acompanhado pelos Caminheiros, como eu sonhava em um dia ser Caminheiro. O escutismo, a natureza, a amizade, o convívio, a festa em redor da fogueira, todas as coisas boas que possa-mos imaginar!
Parabéns ao agrupamento 604 e que dure durante muitos anos.

®efeneto disse...

Amigo Farpas, não umas "fotozitas"??

Farpas disse...

neste fim-de-semana vou fazer uma recolha para meter aqui um slideshow com algumas!