Canas OnLine

08/12/2008

Zabumbar


"miragem"

73 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

@ só pode ser miragem? não é não, é realidade, esta imagem é de uma concepção clarissima e ilustra o que já se sabia, mas custava a admitir,

como é possível este homem (aproveitador de lider do MRCCS), querer continuar a enganar as pessoas e servir-se em beneficio próprio.

Não tem concerteza nada a ver com o MRCCS Canas a Concelho, perdeu completamente a vergonha,

acincalha todos os que lutaram e lutam pela autonomia da nossa Terra, parece um jogador a fazer novo contrato no mercado de inverno, naturalmente o MRCCS não o consegue manter, 1º porque não é esta a natureza do MRCCS, depois porque definitivamente já há muito tinha assinado com a outra equipa.

Não ofenda a bandeira de Canas;
será que a Junta de Freguesia participou nisto? Os outros elementos são coniventes com estes verdadeiros golpes de interesses?

Quem diria que este homem, que um dia reivindicou a separação do cconcelho de Nelas? Ainda tenho esperanças que não tenha sido ele(está de costas).

Este homem vai recomendar o voto na sua colega de Bandeira?

O que dizem os seus companheiros nucleo duro do MRCCS?

O que dirão os Jornalistas deste homem versus a sua acção nas lutas de Canas a Concelho?

Não precisa dizer nada, as suas acções, há muito, o mostram como o nº 2 da actual Câmara e consequente acérrimo defensor da propalada integração da Freguesia de Canas no concelho de nelas, dito pela Presidente da Câmara no seu livro de obras.

elementar, meu caro Canense

Saudações solidárias aos Canenses enganados.

manuel disse...

Este mrccs não tem mesmo nada a ver com os anseios dos Canenses.
Nem o tão propalado líder. De resto, os seus pares são da mesma cêpa. Não o fossem e já muito teriam caído o carmo e a trindade.
Já defendi muitas vezes a demissão desses apócrifos. Mas o poder e o medo tolhem as ideias dos demais. Porventura ainda continuarão na mesma senda. Negociando e estendendo a bandeira a quem a quiser pisar pelo melhor preço!

Manuel Vieira

Ana Mafalda disse...

Zabumbar, significa atordoar ou atroar!

Precisamente como nos sentimos agora, atordoados, atroados, magoados, sem perceber profundamente esta malha de esquemas e de interesses só de alguns, para a qual "todos" fomos figurantes.

Houve quem acordasse cedo e não pactuasse, rapidamente foram apelidados de traidores...

Então e agora, em que ficamos???? O que fazer da luta????

Vemos imagens que nos causam calafrios, uma certa erupção cutânea, uma alergia generalizada.

Chegámos ao tempo dos corta-fitas se mostrarem, cobrarem o "esforço", mas quem mais deu passa discreto...

Nem se cumprem os protocolos, por ignorância só pode ... a placa inaugurativa devia começar pelo Bispo e depois se assim se fizesse questão os seguintes ... começa pelo mais importante D. Marcelino, Bispo de Aveiro, cujo irmão trabalhou na ENU.

Mas os Bispos não colhem votos!

Podiam até ter terminado a luta, desde que se defendessem sem cessar os superiores interesses da Freguesia de Canas...
não é isso que se verifica.

Há Urgueiriça, nem Junta nem Câmara, enviam uma equipe para as ruas varrer, ou alindar os canteiros, são os moradores que juntão as folhas caídas dos plátanos e depois as queimam ... cuidam dos espaços comuns...

Mas para cortar fitas não se fazem rogados ...

Sabemos que não adiantamos muito andar com a bandeira no ar, mas estas cambalhotas grassam a imoralidade.

Sr. Picuinhas disse...

Se me derem ordem vou virar a placa ao contrário, pode ser que depois com o tempo os dois primeiros nomes caiam ao chão.

viriato disse...

Já percebi porque é que o D. Ilídio, ilustre Bispo de Viseu não veio à inauguração. Não quis baixar o seu nível. Dou-lhe os meus sinceros parabéns. Continuo a considerá-lo como um GRANDE HOMEM.
Tenho imensa pena ques esta cena de terceiro mundo tivesse acontecido na nossa paróquia.

viriato disse...

Dou nota negativa, muito negativa pela forma como a Comissão de Culto da Urgeiriça organizou a inauguração. Mais tarde posso dizer as razões.

viriato disse...

Santa Bárbara já sabe os segredos desta obra.

viriato disse...

Os Deuses do Olimpo não dormem.

viriato disse...

Dou também os meus parabéns ao Senhor Bispo D. António Marcelino, pelo coragem que revelou ao vir até à Urgeiriça: Percebi que não veio pelos nossos políticos mas sim pela homenagem que quis fazer ao seu irmão, que pelos vistos também foi vítima das radiações. Mais, acabou por fazer homenagem a todos que trabalharam na exploração de urânio. Por aquilo que me disseram deu porrada nos políticos até dizer chega.

viriato disse...

É mais uma obra pó de arroz?

viriato disse...

Não, porque nem sequer é de pó de arroz. É um obra que nos envergonha.

viriato disse...

A câmara foi a única entidade que colaborou com a obra?

viriato disse...

Não!

AMPF disse...

Tanto Fel!!!
Não seram essas actitudes que vão parar a boa vontade de alguma coisa fazer pelas gentes de TODA a Freguesia de Canas de Senhorim.
As minhas saudações.

xuxa a lista disse...

Mas as pessoas esqueceram-se de como é que esta luta foi reactivada? As pessoas esquecem-se que LP foi candidato à CM de Nelas pelos PSD (era número dois de Jorge Alves) e que só depois disso se lembrou que era preciso restaurar o concelho de Canas. Como teria sido se tivesse ganho, naquela altura a Autarquia?

Vamos mas é virar a página e lutar pela nossa terra. Tratemos de eleger um Canense.

Ana Mafalda disse...

@viriato, perdoe-me a ousadia mas não se importa de nomear as obras e os políticos a que se refere com a frase???

"em Canas já foram feitas obras com valores muito muito superiores, provavelmente 100x e não houve placas para ninguém... os politicos eram outros"

É que grandes obras que tenham sido feitas em Canas vêem-me apenas há memória nomes como o do Sr. P.e Domingos, do D. Ilídio, ou então obras que remontam há 20-16 anos atrás!!!

Obras infraestruturantes, que fossem a concurso público e melhorassam substancialmente a vida dos Canenses feitas pela Autarquia aqui nos últimos 16 anos o que temos?????

Sinceramente não recordo... mas gostaria muito de ser justa!

Antes de mais obrigada.

MANUEL HENRIQUES disse...

@ Ana Mafalda

Diga-lhes para consultarem os projectos aprovados no âmbito do QREN.

É incrivel como alguém ousa tentar deitar-nos areia para os olhos. São vinte anos de infra-estruturas zero. Passámos ao lado de todos os quadros comunitários de apoio.

Os apoios para a Igreja de S.Bárbara são benvindos. Mas este investimento está ainda muito longe do que foi prometido e mais ainda daquilo que era necessário para reparar o legado do Sr. de Vilar Seco.

Na verdade os corta-fitas começam a perceber que as pessoas não têm meda e também não são parvas. E o mapa politico mudou muito desde 2005. Alguém tem dúvidas?

Uma nota de optimismo : O mandato não terminou - emendem a mão - façam calar os criticos - ainda é tempo de fazer obra de vulto.

carlosdasserras disse...

@ o homem aguentou o que pôde, retraiu-se, dissimulou, desconversava nas reuniões, fazia de conta, dizia que era estratégia,
aos colegas que não conseguia enganar chamava de radicais, fugia,
foi preciso a Drªa Isaura para dizer o que ele não tinha coragem,
também a Drª Isaura muito deve a este ex-lider desde 31 Julho 2003 e definitivamente a partir de Outubro de 2005, muito dinheiro lhe tem poupado.

@xuxa_a_lista, análise correcta, isto não estava a dar ou por outro lado, como não se definia podia ir para outro.

viriato disse...

bom dia , vamos a uma sessão, matinal, mas tem tenho que ser rápido.

viriato disse...

@Ana Mafalda, não é nenhuma ousadia querer saber questões que são inerentes às frases que coloquei no meu comentário.

Se não houver discussão e sustentação daquilo de que falamos não vale a pena estarmos aqui a perder o nosso tempo.

viriato disse...

Como sabe, um jornal, a televisão, um bom livro e modernamente a net serve para informar e formar as pessoas. Este blog tem sido interessante e por isso é que aqui estou. E hoje, estou numa de partir pedra.

viriato disse...

Estou numa de partir pedra porque as imagens que vi também me revoltam.

viriato disse...

Vou falar de obras e não de políticos. Se esses políticos, na altura não quiseram fotografia para que é que vou falar deles? Eles não precisam que eu vá falar deles, com o seu nome aqui expresso.

viriato disse...

"em Canas já foram feitas obras com valores muito, muito superiores, provavelmente 100x e não houve placas para ninguém... os políticos eram outros".

Vou começar por esta minha frase. Provavelmente estas minhas frases poderiam ser aproveitadas para o “Canas de Senhorim” pelo menos passava a ter algum interesse. Poderiam ser comentadas pelas pessoas e podem crer que iríamos ter depoimentos interessantes, se não houvesse censura, claro. Digo as minhas frases, mas também as frases da Ana Mafalda, como por exemplo: “Precisamente como nos sentimos agora, atordoados, atroados, magoados, sem perceber profundamente esta malha de esquemas e de interesses só de alguns, para a qual "todos" fomos figurantes”. Esta frase enchia um jornal com excelentes comentários. Hoje não estou aqui para falar de jornalismo, até porque sou um leigo na matéria, mas acho que era interessante. Apenas gosto de escrever estas palavritas, neste blog, que é excelente. È uma forma de vivermos a democracia.

viriato disse...

Vamos deixar ficar estas ideias para trás e vamos começar de partir pedra.

viriato disse...

@Ana Mafalda, vou ter necessidade de localizar as obras. Em primeiro lugar vou falar de obras da paróquia, sem querer colocar qualquer coisa em dúvida. Obras na Paróquia, feitas em património da Igreja.

1 – Obras de conservação da Igreja Matriz, aqui em Canas de Senhorim, nossa terra natal, em 2001.
Quanto custaram as obras de conservação?
Muito, muito dinheiro.
Quanto é que deu o Povo de Canas e de toda a Paróquia?
Graças a Deus, muito dinheiro.
Qual foi o valor que a autarquia/autarquias ofereceu?
Um valor razoável.
Quantas placas de inauguração existem?
ZERO

2 – Vale a pena compararmos as obras da Igreja de S. Barbara com as obras da Igreja Matriz?
Há de facto uma grande diferença e uma tem placa e outra não tem placa.

3 – Outra obra da paróquia que nos honra e feita com valores do QREN. Lar e Centro de Dia Padre Domingos.
Quanto custou?
Uma fortuna, sem derrapagens, graças a alguém que não está cá.
Quanto deu o poder central?
Uma fortuna
Quanto deu a autarquia de Nelas?
14 mil contos
Quantas placas existem no Lar?
Uma, aquela que lhe dá o nome, unicamente.

4 – Quarta obra – Capela de S. Sebastião.
Está sempre bonita desde que o Sr. Araújo está a comandar a Irmandade.
A autarquia tinha ajudado?
Claro que ajudou e o Povo também está sempre ajudar
Quantas placas tem de inauguração?
ZERO

Os nomes dos políticos que tiveram alguma intervenção não os vou mencionar, porque afinal desde ao Povo, às autarquias e ao poder central toda a gente ajuda. Ninguém faz nada sozinho, como diz o @ galegoportugûes.

Percebe perfeitamente, que esta placa e a forma como foi feita a inauguração das obras de requalificação enjoa-me, dá-me vómitos.

Outra obra da Paroquia, que foi o fermento do desenvolvimento da acção social nesta terra e que teve o dedo do nosso saudoso Abade Domingos e que tantos calafrios lhe provocou na altura: Girassol. Placa de inauguração – ZERO.

Bem, já agora permita-me o seguinte: A Câmara Municipal de Nelas vai estar ou está a fazer a iluminação exterior da Igreja Paroquial. Muito bem , mas vem muito atrasada. As outras já têm iluminação há séculos.

A @ana Mafalda vai deixar colocar ali uma placa só por causa da porcaria de uns holofotes? Nesse caso a Paróquia também tem que colocar uma placa em nome do Abade Dourado, do Abade Domingos, Sr. Abreu Madeira, etc, etc, etc. e até mesmo ao Povo de Canas e da paróquia que tem colaborado de uma forma entusiástica. Mas afinal, tratam-nos como imbecis?

viriato disse...

Em relação a outras obras, irei colocar algumas, não pensem que ninguém nos deixou nada, mas na realidade concordo que merecemos muito mais, mas de uma forma séria.

viriato disse...

Permita-me recuar 22 anos, para fazer uma pequena reflexão.


Eu gosto de fazer reflexões.
Quem encerrou os Fornos?
Cavaco Silva, (PSD) hoje ilustre Presidente da Republica.
Foi a maior machada para Canas, que alguma vez tivemos n vida.
Quem decidiu acabar com a exploração do urânio?
Cavaco Silva (PSD)
Foi nesta década que Canas se afundou, mas só demos conta mais tarde. Os efeitos negativos não se verificam logo.
Quem trouxe a balbúrdia para Canas?
Foi o PSD
Resultado: incomensurável e os seus efeitos negativos ainda vão durar muitos anos

viriato disse...

A última grande obra em Canas foi de facto O Lar e centro de Dia, que se chama e bem Padre Domingos. Infelizmente partiu com essa angustia de não a ver nascer, mas quem cá ficou segurou as rédeas, conseguiu com orgulho fazê-la, com apoio de muita gente, da população, da autarquia, do Estado, das Irmãs, de você, de mim, de outros, das vendas de Natal, de tanta gente que eu conheço. Mas os políticos também ajudaram e como eram outros, não precisaram de placas. São políticos solidários, não foram oportunistas de meia tijela. Dão uma palha e querem logo uma placa, triste figura que fizeram. Bem se o dinheiro fosse deles, a coisa não seria tão grave. Mas o problema é que o dinheiro é dos nossos impostos. Depois ainda passaram por cima do Sr. Bispo, que teve a amabilidade de também estar presente.

viriato disse...

Falta falar de investimentos feitos de vulto pela autarquia, PS. São estruturantes?
Uma estrada é estruturante? E muitas estradas? Tomáramos nós que esta Câmara fizesse um décimo do valor do que abaixo fica descriminado!
Tenho muitos, mas hoje fica só este:
Pavimentação: Rua da Linha,
Rua do Futuro,
Rua Lage de Abril,
Bairro da Raposeira,
Av. Dos Bombeiros Voluntários,
Rua da Estação,
Rua do Rossio,
Rua do Comércio,
Rua Abílio Monteiro,
Av. Engº Dionísio Cunha,
Rua Eduardo dos Santos,
Rua do Paço, Rua do Freixieiro e Urgeiriça,
Rua Madeira Lobo,
Rua das Contenças (Vale de Madeiros),
Rua dos Prados, Salgueirinho e da Associação (PSA), arruamentos interiores das Caldas da Felgueira,
Estrada Felgueira-Canas-Carvalhal-Santar.

viriato disse...

Quanto isto custou? Há quem saiba.
Deve ser muito mais que a porcaria da placa e dos arruamentos que foram feitos em alguns lugares privados à custa dos nossos impostos, dos buracos que abriram e voltaram a fechar e estão novamente abertos. Precisamos de mais investimento, também concordo que sim, mas não obras de pó de arroz, onde o trombone abafou as obras da Rua Tiago Marques. CORTA FITAS, NÃO! OBRIGADO

viriato disse...

Fiquei farto do Américo Tomás.

Ana Mafalda disse...

@viriato, ainda não lhe consigo responder, estou a digerir toda a informação que tem sido comentada desde o comentador @carlosdasserras, até às suas intervenções...

O que por aqui vai ... o amigo @efeneto, postou a festa de inauguração da Capela de Stª Bárbara e lá estão desde os actores do episódio do trombone, ao empreiteiro, aos figurões e por aí fora ... também está muita gente boa e sem interesses na rectaguarda. Tem piada nunca os vi por lá na missa aos sábados!

Torna-se estonteante absorver e discernir tudo o que está implícito aos comentários ...

Um "mea culpa" fui das que ingenuamente e por muito querer, aderi à causa do movimento e acreditei piamente no projecto, nas pessoas, porque no início haviam mais pessoas e credíveis, depois fui "nocauteada" pela vida e alhei-me de tudo, como com eles estava no principio continuei a estar!

Somente quando se fizeram os "arranjos", tais como o anfiteatro, a área envolvente da piscina, a nossa pseudo-rotunda (o prefixo pseudo significa Falso) e outros tantos disparates, as (des)obras da Av. da Igreja deixaram-me perplexa ... sem perceber o filme, ainda tentámos intervir, confiámos nos nossos representantes, mas afinal não estavam lá para isso, viraram-se para o outro lado e assunto arrumado fica tudo como aquelas cabecinhas inteligentes e bem formadas o tinham planificado..

Neste verão, ausente da Terra e quando as saudades apertam consulto o blog ... mais uma vez sofro ... já devia ter aprendido a criar sistemas de interface para me proteger, mas fervilho com este espectro "de paz podre" que se nos apresenta...

Ainda estou em choque!

MANUEL HENRIQUES disse...

@ Viriato

Muito nos conta o caro amigo. Em muitas coisas assinaria em baixo, outras nem por isso.

O meu caro conterrâneo, no meio das muitas verdades que fala, fica-se noutras pelas meias verdades apenas. Esta polémica das placas comemorativas é um pouco bizarra. Mas estes coisas têm modas. Mais importante do que contar placas é discutir/lembrar o que foi prometido e não executado - OLHAR PARA O FUTURO!!!

Estou certo que o meu amigo é um excelente cristão e bom paroquiano mas essa absolvição do partido socialista é excessiva...

Nos últimos 20 anos tivemos 16 de presidência socialista na CMN (que muitos canenses, no seu pleno direito, muitos activamente apoiaram). Esta presidência nunca teve o voto maioritário em Canas mas contou sempre com o apoio entusiástico de muitos socialistas canenses ( legitimamente, sublinho). Culpa de quem ? Não me diga que o PSD é responsável por isto?

Tivemos um presidente socialista que vetou politicamente a elevação da vila de Canas. Quem teve a culpa? Foi o psd?

Tivemos um importante acordo entre CM e JF para o nó de Canas no IC 12. Quem o inviabilizou? O PS com o silêncio ou até anuência dos socialistas canenses

Tivemos um PS - Nelas a desviar o IC 37 das fronteiras da nossa freguesia para a extrema do concelho. Quem viabilizou este situação tão prejudicial a Canas? O PS com o apoio (confirmado e apoiado) de socialistas canenses.

Não quero com isto inocentar o PSD. Canas tem sido um joguete dos principais partidos. O Apoio do PSD às causas de Canas foi muitas vezes oportunista - interessava porque a CM era de outra cor. Mas quero fazer ressalvas positivas. O último executivo camarário PSD foi excelente para Canas. O PSD numa causa muito dificil de defender colocou a cabeça no cepo pela elevação de Canas a Concelho. Demagogia ? Os nossos votos justificavam o risco? O que é certo é que o fizeram. A história não pode reescrita...

Com isto, como referia, não absolvo ninguém. Mas não não deixo de considerar bizarro que alguns por uma fidelidade canina ao seu partido digam sejam deliberadamente omissos. O momento é oportuno para re-escrever a história. Mas p.f haja mais objectividade. O PS Canas só ganha se se demarcar dos anos recentes - ao nível concelhio e distrital.

Precisamos de canenses em todos os partidos. Empenhados. E sobretudo não subservientes a directórios partidários. Recordo as celebres declarações do "chefe" junqueiro em 1 de JUlho de 2003. Lembra-se caro viriato? Subscreve-as? Orgulha-se delas?
Estimo que o meu amigo e os seus "compagnons de route" ganhem influência e voz no PS.Todos ganhariamos com isso.

Sobre o fecho dos fornos e da ENU muito haveria a dizer, até para quebrar alguns mitos. Seria viável, à data do encerramento, a exploração mineira da ENu? E DOS FORNOS? COMO ERA a saúde financeira destas empresas? Alguém pode afirmar cabalmente a sua viabilidade? Os fornos podiam de facto ter sido objecto de reconversão. Sabem dizer-me, nos últimos 20 anos, bons exemplos de reconversões, em Portugal, desta dimensão?
Esta discussão é muito técnica, e provávelmente nem me sinto habilitado- por falta de dados relevantes para a prosseguir. Podemos queixar-nos de um manifesto infortúnio, mas por amor de Deus, alguma objectividade!!!


Volte sempre e enriquece esta blog. É importante discutirmos. Em democracia. Com elevação. E menos partidarite p.f. Canas merece-nos isso.

Um abraço

miguel disse...

@viriato, uma correcção a um dos seus enumeros comentários,
esse rol de pavimentações foram à boleia e a custa da Obra de pavimentação e rectificação da estrada de Casal Sancho às Caldas da Felgueira.

É certo que Canas ficou com as estradas pintadas (pavimentadas, por altura de uma eleição) mas ao invés, a correcção e rectificação da estrada até à Felgueira ficou para as CALENDAS GREGAS, o facto aproximava a Felgueira de Vale de Madeiros e de Canas, com todas as mais valias daí decorrentes.
Nelas com a esperteza do costume não o permitiu porque o traçado para Canas tornar-se-ia mais atractivo e mais perto do que o para nelas.
Bem que esbracejei, na altura era só felicidade com a pintura da estrada, mas estavamos cegos.

Ainda tentei "fazer chegar por informação" à CCRC-Centro a desconformidade do projecto por não fazer as correcções ao traçado, conforme tinha sido anunciado em sessão solene na Cãmara pelo Secretário de Estado das Autarquias Locais, à época ex-presidente da Câmra de Torres Vedras (1º governo do Guterres)

O almoço foi nos antónios e aí ao falar outra vez no assunto, foi-me diagnosticada com o auxilio de alguns Canenes, a maleita de canite aguda, ao mesmo tempo que me enchiam o copo e diziam que aquele remédio me ia fazer bem.

este complemento não é para fugir ao tema em discussão, mas é necessário mais rígor e mais informação.

Não sou politico, mas faço questão de partilhar tudo o que sei, penso que no interesse de Canas.

O_ATENTO disse...

Grande Viriato

Só não consegui ser sucinto, mas se calhar ainda mais havia para enumerar. Venham de lá os romanos, que se não lhe espetarem uma faca nas costas, você os levará de vencida.
Mas ainda mais novidades iram vir a liça, há que esperar.

Atentamente

miguel disse...

@viriato e o_atento, o acto da inauguração com a placa e todas as ilações que se podem tirar é uma coisa, mas não se aproveitem para "engrandecer" as obras feitas pelas câmaras anteriores, a verdade é que a contabilização das mesmas representaram anualmente valores reduzidos de investimento associados a um plano dirigido à definhação de Canas e discuto isto fundamentadamente.

O mesmo faço com esta Câmara no sentido que o tal plano que referi, continua em execução.

Pode-se discutir, mantendo as devidas distâncias aos interesses das candidaturas +politicas, ou seja, falando nos interesses de Canas.

Cumprimentos

Unknown disse...

Relativamente à placa informativa da Capela de Sta Bárbara, esta informa-nos que foi inaugurada pelos fulanos e benzida pelo Bispo. Não nos diz que foi construída pelos fulanos, muito menos pelo Bispo, e também não nos informa e não nos mente que foi inaugurada por qq outro político.
A obra está feita, e foi com o suor da comunidade Urgeiricense e Canense.

3 exemplos de que como as placas de inauguração poderão ter uma série de comentários e contextos a favor e contra:
- O mini preço em Canas tem a placa de inauguração pelo Prof. LP
- A Borgstena tem a placa de inauguração do secretário de estado adjunto da indústria e inovação Dr. Castro Guerra
- o complexo desportivo de Canas TINHA uma placa de inauguração do Dr. José Correia.

viriato disse...

Bom dia!
Vamos a mais uma sessão matinal!!!!!

viriato disse...

Mantêm-se bem assanhados. Mas a máquina de guerra que montaram está a cair aos bocados, cada um foge por onde pode, parecem ratos. É uma máquina cheia de térmitas (insectos sociais que limpam tudo).

viriato disse...

@O_atento, pode estar descansado, os canenses não têm necessidade de me apunhalar porque sempre fui coerente com as minhas posições politicas e mantenho-as. Nunca fui traidor e nunca fiz acordos com o Zé Correia. Nunca defendi na Praça “Canas a Concelho” como líder do Movimento para passado pouco tempo estar a inaugurar uma placa num templo religioso (que vergonha meu Deus, com honras de trombone) com a Presidente do concelho de que o “líder” se quer separar.

viriato disse...

@manuelhenriques, de uma vez por todas, o Senhor defende este líder?
Seja claro!

viriato disse...

@manuelhenriques, quando me responder eu responderei ás questões que me colocou, no entanto posso-lhe dizer que ninguém é dono da verdade absoluta. Quando falo em política eu não ponho umas palas na cara, sei ver o que está mal e o que está bem. Claro que o PS cometeu erros, mas também fez obras, e isso não pode continuar a ser escamoteado. E voltando ao tema, só que não andou a espalhar placas por todos os lados, nas obras que colaborou e que citei, designadamente na paróquia. Foram pessoas de bom senso nesta matéria. Repito, foram políticos solidários. E não oportunistas como são, pelo seu comportamento, os dois presidentes, Isaura e Luís, políticos já fora do prazo de validade. Os templos religiosos não devem ter placas de inauguração. Veja a nossa bonita igreja paroquial, que mesmo atravessando a ditadura, não lhe foi colocada nenhuma placa. Ditadura e não só, é um templo muito para trás da republica.

viriato disse...

@manuelhenriques, há dias um Senhora com os olhos a saltar, dizia-me que não gostava dos “gaijos” do PS, odiava os “gaijos” do PS, mas olhe que até são “gaijos porreiros”. Não tenho nada que dizer. Já fizeram muitas coisas…

Mas o Post é sobre a Santa Bárbara e ela protege-o. Viu quem estava com um guarda-chuva na mão? Sabia que foi o braço direito do Ze Correia contra Canas? E olhe, já agora e em atalho de foice vou-lhe dizer o seguinte: nunca andei em jantaradas com o Zé correia e o seu “líder” já. Chega?
Andar na política é muito mais do que escrever nos Blogues, tem muito que se lhe diga.

Quanto ao post, esta questão de moda de inauguração de placas, não me convence. Fugiu ao assunto e não mediu, parece-me, aquilo que foi feito: um atestado de estupidez a toda aquela gente que por ali estava. Infelizmente é assim. O Senhor não percebe, porque só cá vem dormir de vez em quando, mas gosta de Canas, que eu sei. Eu acho que foi claro, mas se quiser eu abro outro cabaz, com pormenores ao TAC. Tenho dados para isso. Acho que não vale a pena.

As obras enumeradas foi em resposta à @ana mafalfa, mas posso colocar mais, é só carregar no gatilho. Obras de pó de arroz com direito a placas não, obrigado. Aliás a @anamafalda com certeza que ainda vai fazer comentários sobre aquela horrorosa inauguração, que até o empreiteiro esteve presente. Claro que tinha que estar, se não ainda lhe atrasavam os pagamentos. Há coisas que as pessoas ainda vão saber sobre aquela inauguração.

@manuelhenriques sem querer, acabei por lhe responder em traços gerais às suas questões ou pertinências. Sei que vai sempre defender a sua costela e eu não me aborreço. Ah! IC12 e IC 37. Defendo o IC12 como está, ou seja, com o nó na Noémia. Não queiram colocar trânsito dentro de Canas, ainda por cima pesado. Esta questão está mais que rebatida. IC 37, penso que a situação ainda poderá ser mudada, a sua passagem pela zona da ponte seca não é crime, mas é apenas a minha opinião. Sobre o acordo da CMN e a Junta para o IC12, que fala, ainda há-de correr tinta. Ainda é cedo. E não se esqueça que a ligação da Boiça ao Cemitério faz parte do projecto da Estrada para a Póvoa, de que falta exactamente aquele troço. Ou não sabia?

Para acabar de uma vez por todas a historia do Jorge Sampaio.
Porque é que o PSD não colocou pela segunda vez a proposta de Canas de Senhorim a concelho? Diga-me! Não venha cá com a história dos 2/3 que isso para si parece-lhe mal.
Questão das minas e fornos, foram dois factos e infelizmente estão consumados. Factos políticos, não vale a pena perder o seu tempo a fazer alguma investigação. Um dia destes apresento o que foi feito para minorar a crise dos fornos eléctricos, pelo PS. Mas registei a sua pressa em branquear as responsabilidades políticas do PSD

viriato disse...

@miguel, tem razão, as estradas ficaram “pintadas” para seu desgosto. Obras nesta terra são certamente consigo, há tantos anos na Junta, não é verdade? Entrou com uma traiçãozita em 1993, não foi? A quem? A quem?... Não creio que seja só pelo abono mensal. Embora, segundo a PJ, os tempos não sejam fáceis naquela casa, devido ao esbanjamento de dinheiros, aos “empréstimos” entre os seus membros e a anarquia administrativa. Não fica nada bem na fotografia.
E regressando às obras, será que ainda vão lançar a construção da estrada da Póvoa mesmo à boleia de uma calenda grega? E não se pronuncia sobre a inauguração? Não foi convidado? Não sabia de nada? Pois não, o seu papel resume-se aos papéis …

Cumprimentos a todos
Viriato

AMPF disse...

O PS não coloca placas?
Ao entrar em Canas vindo de Nelas, mesmo em frente do Hotel, esta colocado um enorme quadro (placa de conclusão de obra PS) em frente a um monte de terra que deveria sim, ter sido tirado da li.

Desculpar o PS com 16 anos de gestão Municipal consecutivos (com maioria na variação), com meia dúzia de ruas alcatroadas, mais umas ajudas as associações. É triste!
Quando largaram o poder tinham um défice de 7.000.000€, mais umas quantas obras por pagar (ex: mata das alminhas, etc.). Hipotecar o futuro do próximo, não é?
Agora se está a ver no que deram essas politicas (crédito mal parado).

Todos verificamos que agora há vontade de fazer obra em TODAS, eu repito TODAS as Freguesias do Concelho, respeitar TODAS as Associações, mas também ter que anular o défice que o anterior executivo contraiu. (com actual variação PS)

Chamam de obras de pó de arroz ao que o actual executivo tem feito?
Vêm com a treta da plaquinha. Quem dera a todas Freguesias poderem descerrar no mínimo uma “dita” por ano.

As minhas saudações.

viriato disse...

Bom dia Senhor, @AMPF.
Qual foi o papel da CM de Nelas sobre a questão do monte amarelo?

Foi contra ou a favor da forma como foi feiTa a recupEração ambiental?

Se foi contra não dei conta.

Senhor @AMPF não se esqueça de colocar também ou mandar colocar uma placa na capela da Felgueira.

Tenham vergonha!

Ana Mafalda disse...

@viriato, estou certa que em todos os partidos também há "gente de bem", Canas precisa de gente de bem em todos eles, precisamos de estar representados pelos melhores, chega de falta de representatividade, somos a segunda freguesia do concelho temos mais de 30% da população!!!

Acredito que sente e talves tenha mesmo vivenciado ( assim tiro das suas palavras) que outrora os políticos agiriam de outra forma ... por acaso também conheço alguns ... mas poucos face ao que observo no lado contrário.

No entanto e quanto à gestão do Dr. José Correia , sabe tão bem quanto eu que as pessoas que se dirigiam à Câmara para "pedir" aquilo que lher pertencia eram maltratadas, ridicularizadas, tinham de se subalternizar, para trazerem uma ínfima parte daquilo a que tinham direito.

O Sr. P.e Domingos, o D. Ilídio, foram sempre bem recebidos na Câmara PS ?!?!? Claro que não.

Considera correcto esbanjarem-se 40000 contos numa fonte cibernética e atribuir a uma infraestrutura como o Lar e Centro de Dia P. Domingos 14 000 contos??
Bem sabo a que custo esse misero valor foi conseguido e os jogos que tiveram de se fazer...
É no mínimo infame!

Sabe quanto custou o horrorozo monumento ao milénio (apraz-me saber que o próprio milénio, a continuar a sua oxidação como se vê, acabará por lhe dar o devido destino), muito mais do que as pavimentações feitas na Freguesia de Canas, alguma ruas que referiu foram sugeitas a pseudo-pavimentações ( Rua do Farol... etc).

Esse Sr. que agora veste a pele de cordeiro e consegue até reunir apoiantes em Canas, legitimamente é um facto, cada um tem direito às suas opiniões, eu também tenho direito às minhas, mas parece-me estranho ... este senhor destruíu o PS Concelhio, "liderou" implícitamente o Movimento, deixou-vos uma tarefa muito difícil penso que demorará algum tempo para se recuperarem!

Eu neste momento da minha vida sou alérgica aos partidos, uns por uns motivos outros por outros, mas em democracía são necessários, por isso considero que devem reunir as melhores pessoas, pautarem-se por valores e não por interesses, principalmente a nível local e que antes de defenderem este ou aquele partido assumam a sua terra CANAS, como a sua CAUSA!

Fiquei feliz, quando afirma que o traçado da IC37 pode ainda ser discutido, pensemos em conjunto, o IC12 divide Canas da Lapa do Lobo???
Claro que não!
Lapa do Lobo tem engrandecido muito à custa do IC12 com maior afluência de naturais que muito têm ajudado com os seus conhecimentos e meios a provocar melhoramentos...

A IC37, não dividiria o Concelho, essa é uma razão contrária aos reais interesses que estiveram na base da alteração do traçado ... que foram mesmo isolar ainda mais Canas e o sul do Concelho e manifesta uma imensa falta de visão estratégica para Canas para toda a Freguesia e até para as freguesias a Sul de Nelas.

Quanto ao traçado do IC12, concordo consigo, também não queria o trânsito sobretudo pesado dentro de Canas, como se adivinha que o novo troço passe a ser portajado, crê-se mesmo que muitos automobilistas na tentativa de pouparem percorram o traçado actual, no entanto seria a cereja sobre o bolo, se o nó se fizesse na Boiça e se se negocia-se uma variante externa ( uma espécie de circunvalação)até à Nacional nº234, isso sim seria um passo de gigante ... andamo-nos a tabelar muito por baixo ...

Relativamente aos Fornos e à ENU as suas palavras poderiam ter sido minhas, concordo inteiramente, mas estava em voga a "lei do mercado" os politicos de então tudo atribuiam às " Leis do mercado livre", foram precisos vinte anos passados, para o Mundo saber que a lei do mercado por si só não chega para regular, o estado terá de intervir para um a sociedade mais justa ... estou convencida que hoje agiriam de outra forma fossem quais fossem os políticos ...

Afinal são as causas desta crise, sabia que por exemplo no Reino Unido vigoram as leis do mercado, mas as impresas têm que cumprir com tantos detalhes impostos pelo governo que por exemplo não podem importar um produto onde entre trabalho infantil, onde não sejam cumpridas uma série de normas europeias, ou seja restringe tanto a importação que acaba por proteger as suas indústrias...
Como diria o outro: E o burro sou eu???

Nós os ESPERTINHOS não olhamos a meios para obter produtos mais baratos!!!!!!
E assim se fecham empresas, umas atrás das outras, até arruinar todo o tecido produtivo, que são as células da sociedade........
Resta-nos o Sol, o Mar e o artesanato ...

Claro os banqueiros e a classe política estão a salvo, afinal todos trabalhamos para eles!!!

Saudações

Unknown disse...

@viriato apenas 6 questões que me parecem de bom senso serem esclarecidas

- não chame a população da Urgeiriça estúpida nem que foi enganada, porque a obra foi iniciada do zero com a ajuda da comunidade.
- a Urgeiriça tem uma capela pode-se orgulhar dela
- a obra fica os políticos passam e as placas arrancam-se...
- a comunidade não é obrigada a votar nas pessoas nomeadas na placa
- não há necessidade dar exemplos de lugares de culto com placas de inauguração
- não sei, não me lembro se os poderes locais interferiram ou se podiam intervir sobre o que quer que se relacionasse com a requalificação do "monte amarelo"

viriato disse...

@mafalda, percebi o seu comentário e gostei de o ler.

Estamos numa vida nova.

Cumprimentos amigos.

PortugaSuave disse...

Guerra de placas e de partiditarite aguda.
Enfim, acrasias.

MANUEL HENRIQUES disse...

@Viriato

Das vezes que escrevo por aqui é fácil perceber a minha profunda decepção com os últimos 3 anos. Ao nível da CMN e da JF que elegi.
Isso deverá responder à sua pergunta...mas deixe-se a acabar o mandato. As pessoas são eleitas para 4 anos.Lá prá frente falaremos.

Percebo que me "desqualifica" por, nas suas palavras, "apenas dormir umas noites por cá".Paciência.

Essa lastro da partidarite não pega comigo. Não branqueio ninguem. Seja o PS ou o PSD. O PSD está, no concelho ( no país nem comento...) num estado absolutamente lastimável, quase siciliano. A culpa é dos seus militantes mais destacados que não estão para se chatear.Os arrivistas dominam. Só mudará quando deixar de cheirar a poder. Só com outra geração de pessoas.

Espero, com grande sinceridade, e independentemente dos resultados eleitorais de daqui a 10 meses, que o seu PS se regenere porque como admite teve episódios lamentáveis nos últimos anos.

Uma das façanhas mais estranhas do seu partido é vangloriar-se com a Zona Industrial da Ribeirinha onde em 16 anos nada fizeram para a promover. O seu partido é o maior responsável pela desindustrialização de Canas. Não venha por isso com o argumento estafado do encerramento dos Fornos e das Minas. Faltou, na CMN presidida pelo seu partido, e com ilustres conterrãneos nossos na Vereação, força e engenho para amenizar essa tragédia social. E teria sido possível pois dezenas de empresas se instalaram nas "redondezas"

A moda das placas que me referia é uma péssima moda. Num templo religioso não há lugar a politicos e politiquices. Acompanho a 100% o que diz sobre o assunto.

Sobre os IC´S tudo nos divide. Não estou nada certo que o Nó de Canas fique onde diz (oxalá, mal o menos). Na minha modesta opinião acho totalmente ilegitimo "lobbys politico-partidários" afrontarem decisões democráticas - e consensuais - sobre os traçados. Também registo que a actual gerência da CM nada fez para defender o acordo.
Sobre o IC 37 está a cometer um grande erro. O seu partido está quase a levar o nó para alcafache (sim, já não é a norte do estádio, mas perto de alcafache). Mangualde não precisa desses favores!!! Desperdiçamos - todas as freguesias deste concelho - um acaso favorável para reforçar a importância estrtégica deste bocado de POrtugal. Esta é a minha visão. Veremos como fica o assunto, ao que parece ainda incerto. O Dr. Soares Marques vos homenageará como cidadãos honorários do concelho de Mangualde.

Por último, e se me permite, gostaria de saber o que pensa o "renovado" PS Nelas sobre a destruição do património cultural cá da terra - falo da Villa Romana do Fojo. Desafie os Vereadores do seu partido a levar o assunto a reunião de CM ou à Assembleia Municipal. Teriam coragem? Até à data calaram tanto como a CMN que tem negado de forma abusiva esclarecimentos sobre este assunto.

Cumprimentos

viriato disse...

@manuelhenriques:
"Percebo que me "desqualifica" por, nas suas palavras, "apenas dormir umas noites por cá".Paciência."
Apenas quis dizer que há coisas que lhe podem passar ao lado, nada mais. Não o quis desqualificar. Pode crer que não tive essa intenção.

@manuelhenriques, agora vamos discutir política.


É mais do que evidente que você não sofre de qualquer género de partidarite, longe de mim tal pensamento... Será, quanto muito, uma pessoa pouco informada?


Sabe, durante anos mais não fizeram que espalhar mentiras e calúnias contra o Partido Socialista e as pessoas a ele ligadas, objectivamente para valorizarem o PSD. Certo?

Mas olhe que uma mentira repetida não faz dela uma verdade. Os mais novos, apanhados no turbilhão das aldrabices e encantados no “canto da sereia” do “mundo novo” anunciado por uns quantos contrabandistas políticos.

E por certo levaram à letra as palavras do deputado do PSD José Cesário num comício local (1998), quando então afirmou, para quem o quis ouvir e levar a sério (e você tenho a certeza de que foi um dos que o levou muito a sério), que Canas de Senhorim só então, em 1998 e depois de perder as eleições autárquicas (sabe quem foi o derrotado?), dispunha das condições e infra-estruturas necessárias para ser concelho.

A que condições se referiria?

Seria ao fecho dos Fornos Eléctricos determinado pelo governo do PSD, em 1987, depois de o próprio ter participado numa sessão radiofónica de parabéns aos trabalhadores e aos canense por “o Governo e o PSD terem viabilizados a empresa”?

E ao fecho da ENU, levado a cabo por comissários políticos do Governo PSD, que em três anos transformaram activos financeiros de 50 milhões de euros (10 milhões de contos) em passivo de 15 milhões de euros (3 milhões de contos)? Pois é, a maioria tem memória destes acontecimentos.


Interpretando tão sábias palavras, aquelas duas empresas eram um impecilho ao desenvolvimento local, por isso os governos do PSD as encerrou. Só que dessas decisões adveio o que você chama, e muito bem, uma tragédia social.

Só que lamentavelmente omite, talvez também por desconhecimento, que tal tragédia foi bem resolvida pela Câmara do Partido Socialista, entre 1990 e 1992, com uma estratégia de industrialização com vista à captação de novas indústrias.

O seu sucesso traduziu-se no fim do desemprego e num novo ciclo de praticamente pleno emprego, com especial impacto na freguesia de Canas de Senhorim e freguesias vizinhas, as mais martirizadas pelo encerramento num espaço de dois anos dos dois maiores empregadores do concelho e dos maiores da região.

E deixe explicar-lhe, que você à época pouco ligaria aos problemas da terra, fossem sociais ou de qualquer outra ordem, que na estratégia seguida para além da amplião da Zona Industrial de Nelas, criaram-se novos núcleos industriais.

E a reconversão da ex-CPFE esteve na linha de prioridade, para isso tendo desenvolvido diligências com entidades com experiência em projectos similares, primeiro o IPE-Investimentos e Participações Empresariais, SA (1991), depois a QUIMIPARQUE (1992), para prestarem apoio num projecto de reconversão daquele espaço num Parque Industrial, aproveitando a experiência da primeira em Sines e da segunda no Barreiro e em Estarreja.

Mas a disponibilidade daquelas entidades esbarrou no desinteresse da entidade proprietária, a SPE (EDP-BPA). Em alternativa, minimalista mas a possível e indiciadora do caminho a seguir, a Câmara tomou a iniciativa de comprar uma parcela de terreno com 23.000 m2 para aí instalar uma nova indústria.

Depois do insucesso de um primeiro projecto (Pormade), ali se viria a instalar a Soima.


Simultaneamente, para a Escosa, adjacente e em projecção à ex-CPFE, foi pensado um novo pólo industrial, tendo sido adquiridos cerca de seis hectares de terreno e elaborado o respectivo projecto, mas que viria a ser inviabilizado pelo traçado do IC12, o mesmo que passado 18 anos passaria para o outro lado.

Quanto à Zona Industrial da Ribeirinha viria a ter, em 1993, Plano de Pormenor aprovado e licenciado, aí sendo adquirido terrenos e se procederam a trabalhos de aterro e de implantação de infraestruturas de água e de electricidade, assim como apoios às empresas ali instaladas.

Em 1998, prosseguiam dificeis negociações para a sua ampliação. Assim como foi criada uma nova zona industrial, no Chão do Pisco, à porta de Canas, alí se instalando, em 1990, a SBV (hoje Borgstina), entre outras, ao mesmo tempo que na zona fronteira (Valcovo) eram adquiridos mais de dez hectares de terrenos, para aí se projectando o grande Parque Industrial do concelho, a ser servido pela EN 234 e por uma nova estrada de ligação entre Urgeiriça e Nelas.


Sabe, é nesta forma de fazer política que os socialistas de Canas se revêm. A partir de 1998 sobreveio, por um lado, o oportunismo político dos derrotados de 1997 e, por outro, uma vontade oculta de ostracizar, condimentos que associados conduziram o concelho para uma espécie de “palestenização” de que ninguém saiu a ganhar. Ou será que saiu?





Quanto à “villa Romana” do Fojo” não queira colocar toda a gente no mesmo nível de responsabilidade. Não é a oposição que licencia obras, sabia? Julga-se saber que o proprietário há muito sabia dos condicionalismos, sendo certo que só avançou para o licenciamento do loteamento e das construções na vigência da Câmara actual.

Mas já agora deixe perguntar o seguinte: Se em Canas toda a gente parecia conhecer a “villa” o que foi feito para evitar a sua hipotética destruição?

Qual o papel da Junta?

Porquê que ninguém agiu atempadamente?

Finalmente, o IC 37. Durma descansado, esta questão está por resolver.

Bom Natal para si e para a sua família.

Cumprimentos amigos,
Viriato

O_ATENTO disse...

Pois é, nada como estar atento ao desenrolar do mais paradigmático blog do nosso concelho.Acho mesmo que devia ser de visita obrigatória a todos os políticos do nosso feudo.
Com certeza aprenderiam alguma coisa.
Movido pela curiosidade vou mais uma vez atravessar a ponte que separa os meus pontos de vista dos de alguns do comentadores, que aqui ,com a sua escrita, nos fazem ganhar tempo, Vamos lá então.

A @miguel a minha pequena intervenção aos comentários do @viriato na tinha de aproveitamento politico ou de defesa exacerbada das minhas bandeiras, tinha antes o objectivo de chamar a atenção, de que todas as obras que foram enumeradas existiram na realidade sem pôr em causa se foram as melhores, as necessárias, se foram ou não bem executadas, ou mesmo se vieram a reboque seja do que for.
O facto é que foram obras reais, em tudo diferentes das obras virtuais que este executivo anuncia em belas e caras revistas de ilustrações, que ainda só existem em alguns imaginários, e essas não são passiveis de critica, nem positiva nem negativa. A imobilidade deixa-nos sempre no mesmo lugar.Todos os que fazem obra têm o meu respeito sejam de que partido forem , porque esses quebram o imobilismo e dão o passo essencial para o inicio de qualquer obra, aplicam a vontade de fazer, sujeitando-se por isso a também cometer erros.Não veja a constatação de factos como defesa do PS ou de qualquer dos seus militantes.
A @AMPF de facto o PS colocou placas mas construiu mais do que estes seus amigos poderiam fazer nos próximos 100 anos, sabe porquê? Porque não têm ideias, não têm método, só possuem a atracção narcisica do poder, não para o utilizar. mas pela vaidade de o possuir.
Tantos milhões de passivo? das duas uma ou é facciosismo ou nunca deu uma vista de olhos ás contas, é que na realidade era menos de metade do numero que afirma, têm graça, faz-me lembrar um digníssimo vereador que diz que de contas nada percebe, nem quer perceber.Já percebi que o seu desconhecimento é enorme.No entanto quanto a placas até concordo consigo todas as freguesias deviam ter uma ou mais que uma por ano, só lhe peço é que não seja em capelas ,igrejas, casas mortuárias, ou polivalentes já inaugurados, donde por "distracção" até retiram as anteriores placas, que depois repõem, porque felizmente ainda há muita gente que não anda distraída.
Quanto a crédito mal parado, pergunte aos fornecedores habituais da autarquia, quando e com quem se iniciou o crédito mal parado deles, talvez obtenha resposta esclarecedora.
A @manuelhenriques
Gosto de ler o que escreve embora discorde de algumas opiniões, relativamente ao IC12 e IC37 estamos em desacordo mas respeito opiniões diferentes, só que no espaço aberto para emitir essas opiniões, enquanto elas ainda podiam ter valor passível de alterar as coisa, não vi nem ouvi.No espaço e tempo aberto há discussão publica somente o PS se manifestou, de tal forma que os outros foram a reboque das suas posições. Se estas estão correctas ou não já é outro caso e para que isso não seja entrave a nada que se abra a discussão novamente, nem que seja de forma mais ou menos abrupta. Sou daqueles que acha que obras desta envergadura não devem ir contra à vontade das pessoas, pois em ultima análise são elas o objectivo dessas obras.Quanto a questão das ruínas do Fojo o renovado PS (como diz) terá todo o prazer de poder levar onde quer que seja as aspirações bem intencionadas da população, que eu tenha conhecimento nunca este tema foi introduzido pelo executivo, e para ser sincero o meu conhecimento do assunto não é de modo nenhum consistente, um post anterior apresentou-me o pouco que conheço. Se o seu interesse é suficiente para preparar um pequeno dossier posso garantir que o PS alguma coisa fará, como aliás foi o caso dos cães vadios e dos famosos candeeiros da Rua Igreja, assuntos que foram abordados pelo PS em reunião de câmara e que terei o prazer de enviar cópias das actas para o mail do Blog.

Atentamente

Unknown disse...

viriato, "traiçãozinha do miguel", diga lá qual? também estou curioso, roubou dinheiro, abotoou-se?
è que eu tenho uma ideia de quem é, ajude lá

se sabe fica mal não partilhar

xuxa a lista disse...

Animado isto anda!

Parece-me bem. :D

MANUEL HENRIQUES disse...

@Viriato


A questão do desinvestimento industrial faria correr rios de tinta. Percebo, e conheço, os argumentos “clássicos” que com detalhe e rigor expõe. Mas o meu amigo deve olhar, também, para a Zona Industrial da Ribeirinha como está, comparar com o Plano de Pormenor aprovado, e meditar se é motivo para alguém se vangloriar da situação. Não é. Ignorar que o seu estado devoluto é uma herança do consulado PS na CMN é um bom inicio de conversa. Quem geriu a CMN deveria ter tido outra sensibilidade. E não teve.


Devo-lhe dizer que para mim o pleno emprego no concelho é e será sempre motivo de regozijo. A riqueza gerada repercute-se em todas freguesias. É óptimo que, tal como aconteceu nos últimos 20 anos muitos empresários se sintam atraídos pela localização, qualidade de mão-de-obra do concelho.

Sobre a enu tenho dificuldade em rebater ou apoiar o que diz. O que lhe posso dizer é que o valor destes activos, em negócios de minérios, oscilam muito. Se quisermos ser honestos temos também que dizer que muitos dos passivos, nomeadamente ambientais, estavam à data do encerramento, por quantificar. Concorda, certo ?
Ainda este mês se assistiu em Aljustrel a uma situação que é elucidativa do que lhe estou a dizer. Umas minas que 6 meses antes eram um negócio estruturante e de futuro passaram hoje a ser um negócio de pouca viabilidade e em crise. Ademais, é uma evidencia que as empresas em processo de encerramento/massas falidas se desvalorizam de forma abrupta. O mercado percebe isso ( a tal mão invisível). Desafio a indicar-me um só caso em que os activos das empresas em processo de encerramento tenham mantido o seu valor. Acresce, à época, as dificuldades de viabilizar o negócio do Urânio no mercado internacional ( curiosamente as coisas hoje são totalmente diferentes)
Olho por isso, com condescendência e reservas para os números que me apresenta ( sem os contestar).

Nos fornos, além do desinvestimento do estado, uma série de factores como a situação financeira da empresa, o contexto internacional terão também a sua dose de culpa. Isto em nada apaga a "tragédia social" que lhe falei.
O pior para nós foi isto ter acontecido num espaço muito curto, sem tempo para adaptações. E sim, o poder politico municipal deveria ter feito melhor à época. Até para afastar o estigma que sobre ele recaia, na pessoa do seu presidente, de querer “
transformar Canas numa reles aldeia”.

Mas sobre isto tudo, e sobre alguns protagonistas que refere, era justo encerrá-los nos livros de história. Dar espaço a outras caras, mais confiáveis. E sobretudo sem o lastro que todos conhecemos.

Não quero por isso partidarizar esta conversa pois tenho, ao contrário do Viriato, a convicção que há culpas repartidas ( ao nível central e local) pelo descalabro social e pela eclosão de tensões nos anos seguintes. Com isto não defendo nenhuma paz poder. Acho é que na realidade portuguesa, e regional, temos e Canas de trabalhar com todos os partidos. Ninguém saiu a ganhar. Apenas quem era poder e se manteve, apenas saindo pelo “imprevisto” de 2005. Por último careço de qualquer legitimidade para representar seja de que partido for.


Sobre a Villa Romana do Fojo

Eu sei que a oposição não licencia obras. Mas fiscaliza o trabalho do executivo. E estranho bastante o silêncio da oposição e também….de alguma situação ( que se deveria sentir tão ou mais atingida).
Apenas registo o silêncio “ensurdecedor” nesta matéria. Porque afinal até conhece o assunto…
Houve quem reagisse ao sucedido. Só que quem reagiu não tem a “potestas” de parar obras ou obrigar a cumpri-las de acordo com a lei. Resta-lhe algum diletante activismo.


@ O atento E @ Viriato

Sobre os IC`S desafio- os a, no partido politico a que pertencem, dar um sinal de um tempo novo e propor ao executivo uma ampla discussão pública sobre as hipóteses em jogo. O manto de silêncio sobre este assunto é incompreensível. E concordo convosco. Isto é para melhorar as condições de quem cá vive. Fomentar, ou deixar no ar, que uma determinada solução é prejudicial à freguesia A ou B é o pior que pode acontecer. Desafio-os portanto a encabeçar a transparência neste assunto. Podem fazê-lo. Nós Não.


@ O Atento

Ainda sobre o Fojo os “dossiês” estão preparados. Veja o apontador “Villa Romana do Fojo” neste Blog. Encontrará factos, fotos, enquadramento legal, referências bibliográficas e uma entrevista do IGESPAR sobre este assunto

Presta um grande serviço a Canas e ao próprio concelho se levar quem licenciou as obras a dizer de sua justiça ( foi-lhes pedido, com cordialidade – pois todos têm direito a fazê-lo, e não o fizeram até à data)

Cumprimentos e um Feliz Natal a ambos

miguel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
miguel disse...

@viriato, ficou mau, zangado com a verdade sobre as pavimentações em troco da correcção do traçado que poria a Felgueira a 1 km e pouco de Vale de Madeiros, cujo impacto económico desta medida prejudicou e continua a prejudicar a Freguesia de Canas,

volto a referir que o traçado para Canas ficaria mais atractivo do que o traçado para Nelas.

Fico lisongeado porque entende que eu sou alguém que conhece, que não anda atrás de DINHEIRO, mas que entrou para a Junta com uma traiçãozinha,

é verdade e para seu mal(na sua caminhada politica) e de muitos, que haja pessoas como ele nas organizações, desmancha-vos a retórica politico-partidária que relega Canas para o charco, contesta através de factos as mentiras eleitorais e principalmente honestidade e verdade,
até agora, ninguém sabe o dia de amanhã.

Está a ter muito trabalho com o seu PS, eu prefiro discutir Canas, mais concretamente Canas a Concelho;
de qualquer forma, pluralmente, felicidades na sua luta, aplique-se mais um bocadinho e diga ao seu partido, que comece por dizer o que fazer em Canas, apresente obras com dotações credíveis baseadas na realidade do orçamento
do "vosso" municipio,
por exemplo: pergunte à sua candidatura Ps, se ganhando as eleições, lança de imediato a concurso o Centro Educativo de Canas, seria no inicio de 2010, ou mesmo no fim do ano de 2009; isto porque V. Exas. acabam de aprovar o empréstimo para comparticipações do QREN,destinado às obras elencadas pela Câmara que apaga o centro educativo de Canas.

Amigo viriato, eu discuto mesmo Canas, "bato" nos interpretes porque são eles que executam as acções, critico a câmara onde vocês se incluem,

e para acabar por agora, (não gosto de comentários longos, já abusei)convido os Canenses a ler a intervenção do candidato Ps numa entrevista a um jornal, aí ele ignora Canas, analisem.

14 Dezembro, 2008 19:37

viriato disse...

@miguel, o senhor é que anda na politica desde 1993.

Recebe ou não dinheiro da Junta?

Eu é que ando atras de DINHEIRO?

Ou vai também dizer que eu recebo dinheiro.

Recebo do trabalho que faço honradamente na minha empresa e olhe que lá trabalha-se.

Como assim? Deve andar a precisar de oculos ou de tomar lecitina.

Agora, meu amigo, o trabalho que já fiz e o Senhor também terá feito o seu trabalho, com certeza, não mo vai tirar ou apagar. E o seu trabalho também ninguém o quer apagar. Apagar para que?

Dou-lhe um conselho.
Perca mais tempo a colocar a contabilidade da Junta em condições de modo que tudo seja puro como a àgua.

O Senhor é pago para isso e não o faz.

A contabilidade é a coisa mais simples deste mundo, vocês é que a complicam, que até a judiciária teve dificuldades de fazer a investigação ao ponto de dizer:
"a desorganização administrativa da Junta não o permitir".

Será que o movimento da junta é tanto que não há dossier´s no mercado para arquivar tanto papel?

Bom natal,

Cumprimentos


PS -Defenda o seu concelho para ter possibilidade de umas viagens a Vila Real e à Figeuira da Foz, etc, etc. E as jantaradas?

Será que o Senhor Não CHUPOU nada disso?

Cumprimentos.

miguel disse...

@oh amigo viriato, ficou mesmo mau,
olhe que estamos no Natal,

está a um passo de passar à ofensa pessoal, veja, para quem num comentário atrás dizia "Entrou com uma traiçãozita em 1993, não foi? A quem? A quem?... Não creio que seja só pelo abono mensal". está a avançar;

gostei da sua resposta, mostra o desespero de uma causa que sempre prejudicou Canas,

não quer que o "desafie" no futuro de Canas, pronto não volto a fazer, eu sei que estas perguntas são constrangedoras.

Reconheci que trabalha e estava a referir-me à politica,
eu disse que andava atrás de dinheiro? vá lá leia o comentário com calma, precipitou-se.

Fica mesmo zangado por eu falar em Concelho.

Desorganização administrativa, olhe que lhe "cai" em cima por tabela, consulte o processo, que o meu amigo comenta, por o ouviu dizer ou por uma escolha jornalistica por encomenda.
PS.tem as facturas das jantaradas, publique-as.

Cumprimentos

O_ATENTO disse...

@manuelhenriques

Lamento estar a escrever num post tão antigo, mas julgo que ainda o poderá ler.
Após consulta da literatura por si aconselhada e do choque que a realidade pode causar, falo da completa falta de tacto, perante o facto de estarmos perante uma estação arqueológica de valor inquestionável, demonstrada pelo actual executivo.
Mais grave ainda é ter feito uma pesquisa nos corredores do poder ter sabido que o executivo tenta a todo o custo obter parecer de "especialistas" que permitam branquear a situação, dizendo não ser o achado impeditivo da execução da obra, sendo até mesmo desnecessário o acompanhamento desta por pessoal especializado.Em breve tomarei conhecimento da situação no terreno de modo a poder avaliar in loco.
Mantenho a intenção de não deixar este assunto esquecido. Darei novidades.

MANUEL HENRIQUES disse...

@ O ATENTO

Fico muito satisfeito pelo seu empenho.E estou certo que muitos canenses também.


Para sua informação : Dirigi 4 missivas à CMN, devidamente identificadas e ainda não obtive, como é exigivel à luz do Dtº à Informação resposta a questoes elementares - e que não me podem ser sonegadas.

Sobre o manto da ignorância e da destruição o mundo não avança...

Sobre as novidades, fica a minha disponibilidade, mediante fontes credíveis, para fazer essa divulgação.

Cumprimentos

Ana Mafalda disse...

@viriato, tenho por costume reflectir sobre aquilo que escrevo e também no que os outros escrevem, primeiro e muitas vezes é de relance ... algumas vezes concordo com o que escreve outras vezes não e digo-lho com toda a frontalidade, mas penso que não lhe dirijo ofensas pessoais nem o desrespeito, mas ao rever este post que foi dos mais comentados eis que surge um comentário seu que me afectou bastante era para outro caro bloguista o_atento, lembra-se????

@O_atento, pode estar descansado, os canenses não têm necessidade de me apunhalar porque sempre fui coerente com as minhas posições politicas e mantenho-as. Nunca fui traidor e nunca fiz acordos com o Zé Correia. Nunca defendi na Praça “Canas a Concelho” como líder do Movimento para passado pouco tempo estar a inaugurar uma placa num templo religioso (que vergonha meu Deus, com honras de trombone) com a Presidente do concelho de que o “líder” se quer separar.

Este comentário traz água no bico e o @viriato e o a_tento estão ambos contextualizados, coisa que não acontece comigo nem porventura com todos quantos consultam este blog ... ou talvez estejam...

Seria até um serviço público prestado à comunidade descodificar este vosso código, afinal o que aconteceu(?), qual a pertinência deste comentário(?)...

Já ando agastada com coisas que se passaram aquando do meu "apagão" individual, de que me vou apercebendo agora, não me considero propriamente destituída, mas agora sinto que se aproveitaram dos meus desejos mais genuínos, algo que quase nos é genético, algo que atrvessa gerações, eu estive ao colo do meu pai no Terreiro da Igreja enquanto o Dr. Edgar discursava, ou Sr. AntºJoão ou o prof Anselmo em 1975, tinha 7 anos aquele aglomerado de gente ... aquela energia, aquele sentir ... em casa, na escola, na casa dos avós, dos amigos dos meus pais onde faziamos convivío ... aquelas conversas duraram décadas...

Não se brinca com os sentimentos dos outros, do seu comentário tiro que fui manipulada????
É isso que o seu comentário quer dizer???
Não se acanhe, estou já habituada a "entradas de pés juntos", são até mimos quando comparadas com as provações que a vida já me trouxe ...

Desculpe se não quiser responder eu compreendo, mas deixa-me triste!

Cump.

Ana Mafalda disse...

@o_atento, não sei porquê mas acho que está dentro dos meandros da politica quiçá como candidato.

Não poderia informar-nos o que é que a CMN e a JFCS fizeram para resolver o problema da ETAR, em Canas de Senhorim???

Não se importa de consultar o post:

http://municipiocds.blogspot.com/2008/11/conscincia-e-interveno-cvicas.html

Que continuídade lhe deram os partidos???

As minhas expectativas quanto ao assunto são baixissímas, mas é um desafio...

Cump.

viriato disse...

@anamafalda, claro que foi manipulada.

Ainda é cedo para contar essa estoria.

Deixe que a fruta amadureça.

Nesta altura estou preocupado com outras coisas.

Como é possivel dizerem que não gastaram dinheiro em Hoteis, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc .... até ao infinito.

Grandes aldrabões e malabaristas, sim senhor, até estou perplexo.

Branqueadores de factos que já me foram contados.

@anamafalda, nem sempre temos que ser rapidos,tenha calma, a vida é feita de todos os momentos. O tapete está a sair - lhes debaixo dos pés. Já faltou mais ... a credibilidade deles é ZERO.

Os meus cumprimentos

manuel disse...

A grande maioria dos canenses foi manipulada...até eu. Quando me lembro que paguei do meu bolsito o autocarro e eles ficaram com o dinheiro, fiquei estupefacto. Não queria acreditar, até ver...E mais há que não aparece, nem irá aparecer. Mas há quem saiba bem a fundo do que estes srs. foram e são capazes de fazer! Mas pronto, como não enriqueceram???!!! está tudo bem!
Como diz @viriato, há que ter calma e aguardar. Pena é que o descrédito de todos eles se reflita em toda a nossa Canas de Senhorim.

Manuel Vieira

Ana Mafalda disse...

@viriato, compreendo que o blog não é propriamente um mail, mas podia enviar-me para o mail, que tenho disponível e pôr-me ao corrente, pode contar com a minha total discrição???

Em tempos, alguém muito educado e bem formado alertou-me para certos factos, mas fui atingida por uma cegueira tal, que pura e simplesmente não liguei, entrei na onda ...
Por alheamento devido a factos recentes não acompanhei a politica local, desde Agosto de 2004 até à uns meses atrás, quando consciencializei que este edíl camarário é um falhanço completo, como podemos nós ter lutado pela RCCS e agora darmo-nos como satisfeitos com as obras que eu apelido de "pó de arroz" por considerar que são meros retoques ainda por cima de fraca qualidade, pura cosmética (dos chineses)... que causam alergias!!

Mas que é isto???

Faz-me lembrar uma época da minha vida em que leccionei na Madeira, como sabem a Região Autónoma da Madeira assim como a Região Autónoma dos Açores têm estações de televisão Regionais...

No caso concreto da RTPMadeira, que é o caso que eu conheço, não havia um único dia que o Pres. da Região Autónoma não surgisse no pequeno ecrãn, na altura considerava aquilo estranhissimo, abusivo mesmo, sei lá ... não havia um só palmo de chão que não tivesse direito a inauguração com presença do Sr. Presidente, conclusão inaugurava tudo e mais alguma coisa, passeios, iluminação, corrimões, "promenades", 5 a 10 m de alcatrão, mercados,rotundas, farmácias, estações do correio, escadarias, fontenários, parques infantis, veredas, estava presente em TODAS as festas, desde o festival de bandas filarmónicas, ao festival de ranchos folclóricos, à festa das vindimas, às festas do pão por Deus, às missas do Parto, ao Carnava, à Festa da flor, aos altares S. Joaninos e em todas as povoações onde se realizasse qualquer evento, ou seja as mesmas festas vezes 12 concelhos ... ou seja a campanha lá decorre durante 365 dias x 4anos e todo e qualquer motivo serve, do mais ridículo ao mais sério...

Mas contudo lá fazem-se obras, surpreendentes até ... o mesmo não acontece por aqui!!!!!!!!!!!!!

Será que já chegámos à Madeira????

O_ATENTO disse...

@Ana Mafalda

Minha cara Ana, insiste na ideia de que sou candidato a alguma coisa, mas posso-lhe garantir que mantenho o estatuto inicial de quando aqui comecei a comentar, e que já anunciei em comentários anteriores.
Gosto de politica, sou militante do PS, vivo no concelho e gosto de ouvir as opiniões dos outros, também para formar a minha opinião.
Como disse a Ana ao @Viriato podemos ter opiniões diferentes desde que exista respeito e frontalidade.
Ora cá estão duas pequenas palavras que ás vezes fazem a diferença, Respeito e Frontalidade, e que não abundam cá no feudo.Se as assumirmos podemos de certeza fazer algo melhor, quer a comentar, a criticar, ou até mesmo a construir, novos pilares para um entendimento comum entre todos onde quer que estejamos.
A nossa realidade é o concelho Nelas , temos o dever de nos esforçar para fazer o melhor pelo sitio onde estamos.
A questão que pôs relativamente a minha sincronia de opinião com @Viriato, dizendo que estamos no mesmo contexto, é verdadeira, pelo menos em termos de opinião e espero que isso não acarrete nada de pejorativo ao que irei dizer.
Senão vejamos o @Viriato parece ser um Canense nado e criado no local, com raízes e orgulhos que o levariam a lutar pelo Concelho de Canas, mas que não fez disso uma obsessão.
Suspeito, porque não sou de Canas e devo sentir as coisas de outro modo, que esse senhor deve em determinada altura, ter passado um mau bocado, quanto mais não seja por delito de opinião.
Como observador externo compreendo os anseios desse povo, mas as formas de luta e agora como transparece, os generais, não foram merecedores da força do povo, abandonando-o agora na tristeza e desiluão.
É contra essa situação, que pelo que li,@Viriato se insurge, e com a qual estou totalmente de acordo.
Parece-me que um anseio dos Canenses, que começava a ganhar pontos na opinião publica,foi amesquinhado, por negociatas e egoísmos, que o diminuíram e que agora tentam calar, para quem distraído, olhe de fora.
De qualquer modo a paixão ainda mora em Canas e todos os ciclos acabam por se fechar.
Quanto aos meandros da politica tento estar informado e desempenhar o meu papel, que não é decerto o principal, mas que acredito sempre servirá para qualquer coisa, como disse , se conseguir mudar uma virgula já fico satisfeito.
Posso dizer-lhe que sobre ETARS já foi tudo dito e reconhecido pela Isaurinha quando afirmou que o saneamento do concelho era do século passado, e como tal gastou largos milhares de euros a falar de ETARS, pensando com isso resolver algum dos problemas. O facto e que o problema resolve-se com dinheiro e esse já foi gasto. O empréstimo de 2.5M€ que de forma surpreendente foi aprovado com abstenções do ex vice-presidente e de um vereador do PS irá servir grosso modo para pagar dividas pendentes, financiar a próxima campanha eleitoral, e quem sabe , se restar algum, para fazer obras.
Se servir de exemplo o empréstimo obtido à cerca de três anos de 700 m€, posso afirmar que se destinou a quase tudo, menos ao que o motivou, tendo desaparecido como por golpe de magia,ontem estava lá, hoje já tinha sido desbaratado.
Até porque "pó de arroz" é caro!!!
Terá sido por isso que para o próximo ano foram orçamentados mais de 300m€ numa rubrica para passeios???
Com tanto dinheiro chegam a canas de certeza.
É pena é que não seja a variante ou a estrada da Póvoa.
Os partidos de oposição, ou seja o PS pouco podem fazer senão evitar o completo desvario, tendo para isso que recorrer a entendimentos que podem não ser desejáveis, tendo até neste momento que olhar para dentro de si próprio.
Os partidos são assim, há que mudar, senão começamos todos a olhar para eles como a @Ana Mafalda

FELIZ NATAL PARA TODOS

Atentamente

miguel disse...

@o_atento, só lero lero, divulgue lá qual a posição do Ps no orçamento para o próximo ano e principalmente quais as propostas que apresentou para contrariar, por exemplo o dinheiro para os passeios,

apresentou por acaso uma proposta, para de uma vez por todas, dotar o parque industrial da ribeirinha das condições necessárias à instalação de firmas? claro que não e sabe porquê? porque esta também é a vossa politica, politica de eliminar as hipoteses de Canas se desenvolver, vocês sabem que os passeios são estáticos, não dão rendimento.

O emprestimo de 2,5 m é para garantir a comparticipação às vossas obras do QREN - Centro Educativo de Nelas, Variante de Nelas (até já preveem a 2ª fase), infraestruturas do aumento do vosso parque indústrial e modernização administrativa-

Chega para a sua teoria...



Cump.

O_ATENTO disse...

@miguel

Meu caro o seu comentário não faz sentido, com tanto empenho que o tenho visto utilizar na defesa deste executivo não me parece que a sua posição de proximidade com o poder tenha dado algum fruto.
A zona industrial que cita, segundo palavras do vereador das obras Dr. Manual Marques, numa entrevista ao FOLHA DO CENTRO, tem todas as condições , o que falta são empresários interessados em lá investir.
Se não concorda e porque me parece tão chegado ao poder, reclame, é para isso que existem reuniões de câmara e assembleias municipais, onde por acasso, ou talvez não, Canas não se faz representar.
Parece-me ser muito dotado para finanças e num post antigo até conseguia desencantar dinheiro onde não o havia, já agora podia dar uma ajudinha aos seus amigos que eles precisam.
No entanto o que mais me incomodou no seu comentário foi o desconhecimento dos assuntos, não tem andado atento. a posição do PS sobre o orçamento é publica basta pedir a acta da reunião de câmara , e quanto ao 2.5M€ incluem também o Centro Educativo de Canas de Senhorim, mas esse facto deve ter-lhe passado ao lado, o maior cego é aquele que finge não ver. Se bem que sou forçado a concordar consigo, o facto de estar orçamentado não é garantia de ser feito, até porque das muitas dezenas de obras orçamentadas neste mandato, poucas ou nenhumas foram executadas.
Quanto à sua teoria, de tão boa, até fiquei ZABUMBADO.

UM FELIZ NATAL PARA @MIGUEL

Atentamente

miguel disse...

@o_atento, generalidades, normal.
perguntei qual a proposta do Ps na Cãmara para o parque industrial de Canas-NADA
As declarações do vereador que representa a Cãmara, são obviamente mentira, aqui nem vale a pena dizer alguma coisa, toda a gente sabe o estado do parque e o grande contributo que V.Exas têm dado.


-Centro Educativo de Canas-NADA

-as minhas intervenções não são com o poder nem com o contra poder, são por Canas e isso irrita-vos.

"Dinheiro onde não o há",
essa será a futura frase que vão utilizar se ganharem a cãmara,

repito, esta câmara tem prejudicado Canas já o divulguei várias vezes, mas não espero diferente se a câmara mudar, as orientações são as mesmas: fazer definhar Canas, surripiar as verbas que equitativamente seriam de Canas,

quanto à teoria, é naturalmente por Canas

Obs: se puder trancrever as intervenções dos membros do Ps na reunião da cãmara em sede de discussão e aprovação do orçamento,agradecia.


Cumprim e Bom Natal.