Canas OnLine

31/01/2009

Entrudo

E... E aí está o Carnaval!...

Canas de Senhorim em festa desde a passagem do ano com os pisões (que não se metem), as paneladas (que não se atiram), “as mascaradas” (que não se vêm)... Salvam-se, por ventura, os desfiles do Rossio e do Paço, seus carros alegóricos, “as batatadas” e o Enterro do Entrudo... Claro que já esqueci “as farinhadas”, os “Compadres e as comadres” e outras cosias que tais...

Mas, não deixa de ser um, diria até, “o” Carnaval... O nosso Carnaval! Onde se discute quem ganhou o despique, se ele é com ou sem som, se o Paço passa ou não passa... Onde o Rossio tenta ter carros como o Paço e o Paço julga fazer frente à marcha ao Rossio... Depois há os bailes, em separado pois então, na Praça o do Rossio, nos Bombeiros o do Paço, assim manda a tradição... Uma tradição que agora também passa por atirar balões de urina na Segunda Feira das Velhas...

Sim!... Aí temos mais um Carnaval!... Agora com mais dinheiro, mas ainda muito abaixo de outros, mas o dinheiro também prejudica o voluntariado, a carolice, a entrega... Contudo, dirão alguns, o Carnaval tem de começar a ser mais profissional, organizado por instituições supra bairristas, mas era preciso que eles aceitassem, já que o diálogo parece sempre ser difícil, com desconfianças mútuas, muitas vezes fundadas!...

Venha de lá então esse Entrudo

edit ao post.:
como resposta a uma pergunta de várias pessoas e para quem interessar informo:
o actual pavilhão do Rossio tem 199,5m2 mais 76m2 de parte social, o novo terá 450m2 de pavilhão mais 180m2 de parte social, além do terreno com 1825m2

36 comentários:

Anónimo disse...

Por falar em Carnaval...
Fiquei indignada quando soube que há algum tempo atrás os bombos do Paço foram utilizados para «animar» um evento qualquer da Câmara de Asnelas. Não vi, peço desde já desculpa se não é verdade. Quem me dera que fosse mentira. Mas quem me disse é credível. Não sei quem esteve «à frente» desta iniciativa, mas imagino. Como pacense que sou, custa-me muito saber que o Paço anda a ser utilizado para estes fins. Gostava muito que este assunto fosse esclarecido. Até parece que o Paço, e os pacenses em geral, algum dia apoiaram a dita Câmara.

Cumprimentos.

MANUEL HENRIQUES disse...

Maria

Provávelmente os bombos tiveram comparticipação da CM.
Se não tiveram, a Associação recebe um subsidio anual da CMN para as suas actividades.

Não me parece que seja por aqui que nos devemos indignar...

Anónimo disse...

Os bombos estão pagos há muito tempo, não foi com toda a certeza a Câmara que os pagou.
E mesmo que dê algum contributo à Associação, não faz mais que a sua obrigação.
Também eu pago anualmente centenas de euros em impostos camarários, e não é por isso que a Câmara tem alguma consideração por mim. Ou por um comum canense...
Continuarei sempre a pensar que ir a Nelas, só por necessidade absoluta. Quanto mais ir servi-los...
Mas quem quiser ir com os seus pertences, que vá. Com os do Paço, indigna-me.

Cumprimentos.

MANUEL HENRIQUES disse...

Maria

Desejamos todos a autonomia concelhia.mAS DEVEMOS por causa disso renegar os apoios municipais ( que também têm como proveniência os nossos impostos) ?

Não me parece.

Também me parece uma posição deslocada da realidade das associações que só poderiam adoptar uma posição como aquela que sugere se financiadas por um mecenas o que, há-de convir, é um pouco complicado.

Desta forma não me choca nada a participação nestes eventos se a relação é cordata e as duas partes benificiam.

Os nossos motivos de queixa infelizmente radicam em temas estruturantes (acessos, zonas industriais, investimento em geral) onde somos claramente discriminados. Começa a ser claro que enterrar a cabeça na areia não é amelhor fornma de luta . É tempo de nos locais próprios batermo-nos duramente. Agressivamente se quiser- por uma justa repartição dos dinheiros públicos.

Anónimo disse...

Manuel Henriques,
Eu não disse para renegarmos os apoios municipais, pelo contrário, devemos exigir todo o financiamento que é nosso por direito. Aqui, obviamente, incluem-se as verbas dadas às associações. Se a Câmara apoia financeiramente o Paço ou o Rossio não é por favor, é um dever. E por não ser um favor - se fôsse, aí sim, estaria totalmente contra essa dádiva, - nenhuma delas tem de prestar qualquer serviço à dita Câmara. A não ser que houvesse um «Acordo de Cavalheiros», e para isso era preciso que os sócios fossem ouvidos nesta questão, o que não aconteceu. Que eu saiba, a relação entre os pacenses e a Câmara não é cordata. O Paço não pertence a meia dúzia de pessoas. Porque estas desaparecem, a Instituição fica.

Quanto ao genuíno Carnaval de Canas, na minha opinião, as Associações do Paço e do Rossio deviam acusar todos os promotores do Carnaval de Nelas de plágio. É uma vergonha terem feito uma cópia tão má do nosso Carnaval, e ainda serem bem pagos por isso.

Também penso que não devemos enterrar a cabeça na areia, nunca o fiz na vida pessoal nem na luta pelo nosso concelho. Também penso que é nos locais próprios que devemos exigir a justa repartição dos dinheiros públicos. E é neste aspecto que não concordo consigo. O local próprio não é a Câmara. Como jurista que é, sabe que há outros locais onde podemos exigir o que nos é devido há muitos anos. E esses são soberanos. Desafio-o a começar essa luta. Se precisar de ajuda, conte comigo e com outras pessoas com competências legais.

Cumprimentos.

Pombo correio disse...

Desculpem, meter-me ao "barulho"

Alguém me sabe dizer o que lucra o Paço por fazer publicidade ao Coração do Dão? É que, na camisola dos músicos vem estampado publicidade ao Coração do Dão!

MANUEL HENRIQUES disse...

Maria

Eu concordo consigo. Não podemos é desviar-nos do ponto. Esta luta não morreu. Anda apenas adormecida.

Eu concordo que o apoio é devido. Sem mais. Mas a realidade dos factos, bem ou mal, é que a "bolsa" está lá na sede de concelho.Pode achar que é injusto mas as regras do jogo obrigama a elasticidade por quem está nas associações ( eles melhor saberão)

Declaração de interesses : Não sou sócio do PAÇO.


Cumprimentos

xuxa a lista disse...

Renegamos a "mãe" mas pedimos-lhe dinheiro. Grande atitude.

Farpas disse...

@Manuel Henriques: Não és sócio do Paço? Fazes mal... devias ser!

xuxa a lista disse...

Viva o Entrudo (e a liberdade de expressão)

Beijo e abraço aos moderadores do blog ;)

manuel disse...

@maria, o movimento está precisar de novo líder?
Então só agora descobriram que existem outros locais onde poderíam ter exercido o direito de reclamar o que nos é devido? O(s)jurista(s) do mrccs não são competentes? Ou será que a àrea de actuação é outra? Mais interna, mais caseirinha?...Terminem lá com essa luta de faz de conta. Disse o vosso líder que a luta já não tem razão de ser. Ele lá saberá porquê.
Mas também não vejo como chegaremos a concelho assim; as pessoas não se querem comprometer, há demasiadas inseguranças e desconfianças. Os Canenses de hoje já não se unem por uma causa própria. É pena!

Manuel Vieira

xuxa a lista disse...

A partida de Carnaval deste ano é trocar um concelho por passeios. Viva Canas - capital da calçada de bloco de cimento.

Afinal queríamos o concelho para termos passeios?

Cingab disse...

Opiniões bairristas sobre os apoios municipais às associações carnavalescas de Canas de Senhorim, poderiam deslocar-nos do cerne da questão... Mas, é claro que tem havido ao longo do tempo uma postura diferente da parte do Paço e o Rossio! Basta recordar que os pacenses têm instalações condignas há muitos anos e o Rossio não, intermitentemente os pacenses têm feitos umas festas de asnelas e o Rossio não, o Paço tem feito umas censuras nos carros alegóricos e o Rossio não... Mas isso são visões diferente de como “gerir” uma associação, apenas os sócios e só aqueles que vão às assembleias gerais poderão adjectivar essas posições... Parece-me claro que nestes últimos 4 anos tem sido bastante mais fácil “gerir” as duas associações. Estando ainda bastante longe do apoio as associações carnavalescas asnelenses, o facto de haver dinheiro mais fácil e em maior volume comparativamente ao passado leva a que se esqueçam de , por exemplo, cobrar cotas, peditórios aos comerciantes e populares, e pedir subsídios a empresas e outras instituições(contra mim falo)...

André jesus disse...

Ohpa TRETAS! E qual é o problema de os BOMBOS serem tocados em NELAS! Sim NELAS E NÃO (ASNELAS)?? Tretas! Tretas!! Preocupem-se mais com o que se têm de preocupar!

Paço para sempre! Aqui, em Nelas e em todo o Mundo!

Ana Mafalda disse...

Caro Cingab, informo-o que os pisões continuam a pôr-se e até lhe digo mais, com as imprescindíveis cumplicidades, conseguem-se pôr no 1º, 2º e 4º andares de alguns prédios :)

Nas moradias continua a ser fácil!!!!

Mascarados também os há, mas em vez de deambularem pelas ruas, vão às casas "alvo" com os seus uivos característicos ... continua a resultar!

Cabe-nos a nós fazer passar as tradições!

Ana Mafalda disse...

@Cingab,já agora permita-me discordar em absoluto da sua frase:
"...apenas os sócios e só aqueles que vão às assembleias gerais poderão adjectivar essas posições..."
Os outros servem para quê, só para pagar cotas?
A omnipresença não é uma faculdade comum a todos!
Cump.

Cingab disse...

sim!...
porque há sempre tempo para ir ao café e aos blogues, se alguma coisa se desagrada nuna associação antes de criticar publicamente vou ao sítio certo, as assembleias...
mas isso sou eu!... cada um pode ter a sua opinião...

Ana Mafalda disse...

@cingab, se todos tivessémos as mesmas opiniões, gostos e disponibilidades ... havia ainda mais atropelos!

Penso que o Mundo seria bem mais monótono ...
" na diversidade é que está a riqueza"
sei que conhece este princípio!

Eu não teria disponibilidade para ir a todas as assembleias de que sou sócia ou parte interessada, confio, para isso existem as vias de comunicação, que nalguns casos é como se sabe ... assim sempre vou consultando, fazendo a sopa, destinando as refeições para a semana entre muiiiiitas outras tarefas, fazer compras on-line, estudar, preparar materiais, responder aos mails, dar apoio aos filhos, fazer companhia a quem precisa, etc ) ... os julgamentos "à priori" acabam por esbarrar em grandes injustiças, até o maior criminoso tem direito a apresentar a sua defesa!

Talvez a sua condição masculina lhe dê mais disponibilidade, ou não.

Cordialmente

Cingab disse...

Fique lá então com a taça!... eu farei de futuro o mesmo... que se lixem as associações!... Afinal hoje em dia há muito pouco tempo para os outros!

Ana Mafalda disse...

@cingab, não percebi está a ser elegante ou deselegante?

Ou simplesmente solidário.

A mim custa-me criticar quando penso que não faria melhor se lá estivesse!

Quando critico é precisamente por pensar que "naquele" lugar faria melhor, mas claro é apenas e tão só a minha opinião... nas associações estão pessoas ( penso/desejo) por pura carolice, desabenegadas ... mas se cometem qualquer acto ilicito, abespinho-me!
Não preciso estar nas assembleias ... até porque lhe digo sinceramente estou traumatizada com reuniões, nestes últimos 6 anos tive mais reuniões que nos anteriores 11, ufa!!!!!!!!!!

Mas diga-me, se um nosso filho fizer uma asneira, deixamos passar impune??? Apropriar-se de algo que não lhe pertence??? Isso não seria educar, nem preparar para o futuro...
O branqueamento destas ou de outras menos correctas atitudes deixa-me perplexa, sobretudo de quem jamais o esperaria, por acreditar que se norteiam por fortes convicções ético/morais!

Mexe comigo uma certa ética "à la carte", (como diz um amigo que muito admiro) ... quer seja nas associações ou onde quer que se encontre impestada pelo país!

Anónimo disse...

Desculpem só responder agora, mas a minha a actividade profissional não me permitiu fazê-lo mais cedo.

Manuel Henriques, afinal não percebeu nada do que eu disse, ou não lhe interessou perceber...
Daqui a algum tempo vamos perceber porquê...
Também já todos sabemos que é do Rossio.

xuxa a lista, a Câmara não é reconhecida, pelos canenses que se prezem de o ser, como «mãe». E não devemos pedir, mas sim exigir.

Manuel Vieira, o MRCCS está a precisar de um novo líder há muito tempo... O que temos já não nos serve.
Quanto ao(s) jurista(s) do Movimento, a haver não tem(têm)competência legal porque, em princípio, assinou (assinaram) um contrato de exclusividade com a empresa onde trabalha(m) e por isso não pode(m) representar terceiros.

Cumprimentos.

xuxa a lista disse...

Maria,

A sua opinião de verdadeiro Canense é sua. Eu sou tão Canense como muitos e não há ninguém que me convença do contrário. A mania de fazer generalizações e carneirizar os pensamentos de uma terra divertem-me.

Se não reconhecem a CM então porquê lá vão pedir dinheiro?

De uma vez por todas sejamos coerentes e sérios. Lutemos pela restauração do concelho, sim sr., mas até o conseguirmos não digamos que não pertencemos ao concelho de Nelas, porque efectivamente ainda pertencemos (lamentavelmente diria).

Mas pela amostra que temos da gestão autarquica local, não sei bem para que queremos um concelho. Para fazer passeios? Para passear para Ponte de Lima? Para nem termos representantes nos Órgãos Municipais?

Ana Mafalda disse...

Que não estamos representados nas Assembleias Municipais, penso que já toda a população tem conhecimento.

Agora, as reuniões ocorrem no "Jota" antes do almoço, são reuniões "informais" mas de grande cumplicidade ... eu até acho interessante estas reuniões serem itinerantes, porque o "staff camarário" já veio mais vezes a Canas nos últimos dois meses, do que quiçá, em toda a vida de cada um dos seus elementos!!!!!!!!

É uma Carnavalada!

Agora Ponte de Lima????????????

Que raio se passa em Ponte de Lima, que me lembre (fui lá a custo próprio) tem excelentes ouriversarias, uma Ponte Romana sobre o Lima para percorrer a pé que nos faz recuar no tempo (será aqui a semelhança?), umas explanadas soberbas e o queijo Limiano ..........

@xuxa lista, que tal descodificar este assunto????

A Câmara nada faz em Canas que não nos seja devido há muito tempo, todos pagamos impostos ( Canas é a galinha dos ovos de ouro deste Concelho), ainda não fez uma única "OBRA" do tal caderno de encargos, ouviu falar?????

Apostava consigo que o Centro Escolar de Nelas arrancará brevemente, o de Senhorim logo a seguir e o de Canas será adiado "sine die" ... assim como a nossa ETAR também será preterida tal como a Zona Industrial ... mas quem vai investir numa Zona Industrial inapropriada quando tem uma adequada a uns simples 6 Kms????

A sede do Rossio será a única OBRA edificada, tudo o resto são retoques e arranjos rascas ... Pó-de-arroz para disfarçar as imperfeições ... e nos tapar o Sol com tal poeira!

Cump.

xuxa a lista disse...

Tudo pó-de-arroz (eu diria mesmo poeira da mais rasca) mas os mesmos que defendiam a expulsão de Canenses, organizavam vigílias, etc. são os mesmos que não levantam a garimpa.

Ponte de Lima não sei o que tem, as ajudas de custo da Junta não dizem!

Quanto às obras é mais do mesmo. Obras que resolvem lá em cima e cá em baixo disfarçam. As ETARs são um exemplo claro. Segundo sei a 3ª ETAR lá de cima custa mais do que a soma da 2ª de Canas, da de Casal Sancho e da de Aguieira juntas.

Ao menos temos passeios novos em redor das piscinas. Já estivemos pior!

MANUEL HENRIQUES disse...

Ana Mafalda

Existe outro motivo muito importante para ir a Ponte de Lima : o arroz de Sarrabulho. Imperdoável a sua omissão. Percebo que a sua actual condição não lhe permite dislates gastronómicos mas não queira cercear a água na boca de terceiros…

Politicamente Ponte de Lima é uma vila importante. Quem se lembra de um certo deputado “limiano” que ousou ( bem ou mal) colocar o seu futuro politico no cepo na defesa da sua terra – deitando para o lixo os interesses e fidelidades partidárias. Na época, talvez por ser da província, e com poucos requintes intelectuais, foi objecto de escárnio nacional. Curioso num país onde o principal motivo de chacota deveria ser a mediocridade e o seguidismo partidário que grassa na grande e na pequena politica (local).

Coloca muito bem o dedo na ferida. A Zona Industrial é um caso clamoroso de discriminação à nossa freguesia. Mas pronto, as mais altas individualidades da politica local decidiram “chancelar” esta presidência de Câmara, em vez de fazerem, como era sua obrigação e dever “encostar às cordas” uma presidência que só existe devido ao voto maciço de Canas. Os números falam por si. Canas é tratada, no investimento público como uma freguesia menor.

Maria

Para fechar o assunto. Sugiro que se candidate a uma colectividade e proponha aos associados esse seu programa desligado de apoios. Desejo-lhe a maior sorte.

Ana Mafalda disse...

@MANUEL HENRIQUES, ora aí está, a atracção deve ser mesmo o "arroz de sarrabulho" ... como não sou dada a grandes manjares ... escapou-me :)

Agora que por aqui se fazem grandes caldeiradas lá isso fazem!!!

Cingab disse...

@ana mafalda,
desculpe atraso da resposta estava a ser elegante e solidário... nem poderia ser de outra maneira

Anónimo disse...

Sr Manuel Henriques e outros afins a quantas manifestações foi o que pretende daqui um cargo politico, mas deixe la não é o único existe mais pessoas que se aproveitam deste blogue para se promoverem.

Anónimo disse...

Xuxa a lista, mais uma vez lhe digo que não temos que pedir nada à Câmara. E irrita-me bastante pensar que há alguém ou alguma instituição que vá lá pedir alguma coisa. A CM é que deve MUITO aos canenses. Tudo o que fizeram por cá é POUCO. Quanto à carneirada, não me enquadro. Pelo contrário,muitos canenses desiludiram-me, parece que estão enfeitiçados pelas pequenas esmolas que a CM lhes dá. A Dra. Isaura continua a ser bem recebida, até com aplausos. Fico perplexa. Grandes lutadores e lutadoras da nossa causa vão a Nelas cantar no Grupo Coral ou animar festas camarárias com os bombos do «meu» Paço. Quem os viu e quem os vê... Que decepção! Devíamos EXIGIR o que é nosso e continuar com a nossa LUTA. Eu sou coerente e séria, se os outros não são, lamento.
Quanto a Ponte de Lima, também não percebi. Não me diga que está a pensar que sou alguém ligada a esses passeios... dos quais nem tenho conhecimento... Deus me livre...

Manuel Henriques, se presidisse a alguma colectividade, garanto-lhe que os apoios viriam porque são devidos e não por «pedinchices». Uma confidência minha: detesto subsídio-dependências e subserviência.

Cumprimentos.

Ana Mafalda disse...

@Cingab não esperava de si outra coisa :)

Cump.

xuxa a lista disse...

Cara Maria

Não sei se andou a passear, nem me interessa, isso diz-lhe respeito a si. Ponte de Lima foi um dos muitos destinos do actual Presidente de Junta (com direito a ajuda de custo), não sei o que lá terá ido fazer. Nessa altura era necessário defender Canas. Agora pelos vistos não. Se calhar é porque ir a Nelas não dá direito a ajuda de custo.

Minha cara Canense.
Eu, Canense de gema, afianço-lhe que enquanto não tivermos uma CM nossa (e das restantes localidades, já agora) não temos outro remédio que não reconhecer a lá de cima. Foi isso aliás que foi feito pelo MRCCS, ou pelo seu proclamado líder, ao dizer-nos em quem deviamos votar para esse mesmo órgão. Recorda-se?

Infelizmente temos de pedir e muito. Pedimos o que julgamos que temos direito (e na maior parte das vezes temos mesmo), da mesma forma que outros pedem. Em nelas também se pedincha na CM. Só quando alguém de Canas é contemplado é que não é necessário pedinchar (a CM assegura logo a igualdade para o lado de cima).

Eu continuo a dizer, e tenho alguma experiência nisso, de umas conversas que vou tendo, que sem ovos não se fazem omeletes. Se queremos que Canas se desenvolva e que continue a ter Instituições que nos permitem ter uma vida melhor, mais alegre e mais preenchida, temos de jogar com as cartas que nos dão.

Até lá....utopias ficam para os "bastidores".

Ana Mafalda disse...

"A seita tem um radar,
Qu'apanha tudo no ar.
Na seita não há papão,
Tudo tem explicação"

Afinal Ponte de Lima não veio à baila à toa ...

@xuxa a lista, haverá concerteza algo que justifique (branqueie) desde já essa despesa de representação ...

manuel disse...

Não me digam que vai sair o cd`2?
Já há maquete? Já está no estudio?

Manuel Vieira

xuxa a lista disse...

Mafalda

A despesa já está mais do que branqueada. À semelhança do que aconteceu em Felgueiras e Oeiras, o povo, com o seu soberano voto, absolveu todos os comportamentos éticamente (e quem sabe mais qualquer coisa) ilicitos. Ou não!

Vamos ver se esse povo continua tão apegado à sua Terra como estava antes, apego esse, que servia para justificar muitas dessas atitudes no mínimo estranhas.

Eu queria uma sessão de esclarecimento pública para me explicar porque é que não fazem o que prometeram em Canas e o porquê de não existirem formas de luta para exigir o que nós foi prometido pela Presidente a troco da sua eleição. Como ela sabe que é bem recebida, poderia ser uma sessão, no local habitual, mas com a sua presença e já agora dos intragáveis e Marques e Osvaldo. Para moderador poderiamos ter o vereador Borges da Silva. Quem sabe que se com a presença desta fauna possamos ter direito a um "copo-de-água".

Ainda não perdi a esperança

Anónimo disse...

xuxa a lista, estou muito curiosa para saber o que se passou de tão importante em Ponte de Lima. Se sabe, diga...Já agora, porque é que me relaciona várias vezes com o actual presidente da Junta? Até me dá vontade de rir! E logo eu, que estou sempre a dizer que este não é o mais indicado para continuar a ser líder do MRCCS, depois de tudo o que se passou. Se tem a certeza que houve desvio de verbas, apropriação de dinheiros públicos, etc, denuncie nos locais próprios... O que é que o impede?

Escrevem-se e dizem-se indirectas, não são claros, não têm provas, se as têm não as apresentam...Enfim...

É uma utopia exigir o que é nosso? Então continuem a votar para a CM e deixem a luta pelo Concelho de Canas acabar por morrer. Continuem a pedir, hão-de ir longe... Continuem com a pré-campanha...

Cumprimentos.

Ana Mafalda disse...

:)

"fauna"

Agora usa-se a expressão "recursos cinergéticos" ...

Só muda o nome ...

Ainda não estava preparada para assistir a tamanhas cumplicidades, sobretudo quando supunha ir-mos por outro rumo, ainda o mais corrosivo é mesmo: a falta extrema de sentido de prioridades, a "falsa imagem da alegada não discriminação" e a enorme falta de sentido estético, tudo serve!!!!!!!!!!!!!!