Canas OnLine

09/01/2009

" GDR : É a força da malta que puxa, a certeza de que vai ganhar..."



A minha ligação "afectiva" ao desportivo começou sensivelmente na época daquela brilhante equipa "postada" pela Ana Mafalda. A minha ligação "formal" começou no meu 10º aniversário. Os meus pais presentearam-me com o "estatuto" de associado do Desportivo. Conservo, desde então, o cartão com o maior carinho. Não obstante ter outras paixões clubisticas não há amor como o 1º.
Recentemente, com o nascimento da minha filha, procurando incutir-lhe uma precoce paixão pelo Desportivo, tornei-a sócia ( mesmo estando certo que por não residirmos em Canas actualmente, ela não acompanhará como eu acompanhei os jogos da Raposeira, mas, perceberá um dia o quão importante é tratarmos bem as nossas referências). Tinha esta obrigação de passar o testemunho.

Desculpem este momento mais intimista - que não é meu timbre - mas os 75 anos do GDR e a visualização de algumas fotografias nos nossos blogues comovem-me e tornam-me um saudosista do pior....
Fica o desafio para a vossa prenda ao desportivo, nos seus 75 anos : abondonem a "união de facto" e " casem-se" com esta colectividade, tornando-se sócios. É a melhor homenagem que poderemos fazer ao nosso querido clube.
Termino com um agradecimento a todos os atletas e dirigentes do desportivo que, com o seu empenho, possibilitaram estes honrosos - e às vezes estóicos - 75 anos.

P.S - Comentários à fotografia serão censurados. LOL


9 comentários:

®efeneto disse...

"Assim se vê a força do GDR"
É com palavras assim que o GDR irá avançar sempre em frente.
Peço autorização para usar a foto no video dos 75 anos.

Ana Mafalda disse...

Aquela canção que o Jorge Moreira cantava divinamente aquando das comemorações dos 50 anos do desportivo, alguém tem????

Letra e música, podem postar???

"... arranca o velhote e sai mais um canhão" lembram-se ????

"desportivo, desportivo, lá??, lá?? lá?? isso é limpinho."

Já não ouço há anos!
Ouvia-se muito no baile de carnaval do Rossio tocada pelo Vértice e muito bem cantada pelo Jorge Moreira, espero que o volte a fazer nas comemorações

É património memorativo!

Muito miuda cantava-se outra na raposeira:

" Canas,
Anda lá para a frente,
marca lá um golo,
P´ra animar a gente."

E assim se puxava pela equipa ...

Começo a interiorizar a "estória" de avó :(

®efeneto disse...

Tenho a musica do Desportivo que servirá de suporte musical ao video. É esperar para ouvir.

®efeneto disse...

OUTRA COISA:
Andei eu a pedinchar, a choramingar de porta em porta e de email em email a pedir, suplicar, implorar até, "coisas" para fazer o video e agora que ele está praticamente feito é que começam a publicar essas "coisas"???????????????????????????????????
Isso não se faz ao nétinho....

jfernandes disse...

É com muita tristeza e saudade que tenho assistido a recordações inolvidáveis: o Carnaval, as Rádios, o GDR...
De entre outras, há mais uma de passado recente, da qual mereceria a pena trazer a debate e quiçá “tirar do Baú”: O Futebol de Salão no mês de Junho, nas traseiras dos Bombeiros.
Que noites fantásticas!
Recordo-me da adrenalina dos jogos de Loto nos intervalos dos jogos de futebol e dos nomes que passamos a chamar aos números, tal era o à vontade com que o Amef os pronunciava: “Os anos de Cristo – eram o 33; As maminhas da Tia Eulália – eram o 88; Pau e Bola – o 10; etc…”

Como eu gostaria que os meus filhos tivessem a mesma oportunidade de assim passarem o serão das noites do inicio do Verão!

Enfim, tudo se perde!

PortugaSuave disse...

Nada está perdido. Compete às gerações vindouras manter as tradições e promover as iniciativas.
Cumprim.

PortugaSuave disse...

Manel
Vou ver se encontro o meu cartão para lhe fazer companhia neste agradável apontamento que nos deixou.
Cumprim

Ana Mafalda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Mafalda disse...

@efeneto, lembrei-me d'outra cantilena da raposeira com um adversário muito específico ...

" Ai rapa o tacho,
rapa o tacho,
rapa o tacho,
Canas por cima,
Nelas por baixo!"

(parece que ag$ra andam mesm$ em baix$)

lol

@Frankie, e os patinhos ...22!
Foi mesmo há muito tempo!
Entre Junho e Julho, não era??
Lembra-se dos AC Melão??
Problema foi o ano dos exames no 12º, saídas à noite interditas e o raio dos exames que acabaram tarde :(
O "amef" no loto era magnífico!