Canas OnLine

13/01/2009

O Presidente falou...

No mês em que se comemora o 75º aniversário do GDR Canas de Senhorim, apresentamos a entrevista ao seu actual presidente. A equipa do MSZone, aqui publicamente, agradece ao Sr. Adelino Mouraz a sua disponibilidade. O nosso muito obrigado.


Ponto 1 - Situação Económica
MSZ - Qual o orçamento anual do GDR?
A Mouraz- O orçamento esta época será idêntico ao da época anterior. Apresentámos contas em Assembleia Geral aos nossos associados, tendo essas contas sido aprovadas por unanimidade. Os sócios se realmente estivessem interessados estariam presentes em tal assembleia, e a todos aqueles que por qualquer motivo não estiveram presentes a direcção disponibilizará essas informações.

MSZ - Deste, qual a dependência de dinheiros públicos?
A Mouraz- Tal como todos os clubes do conselho sempre dependemos dos dinheiros públicos. Sem esses subsídios não é viável manter a estrutura de qualquer clube seja ele qual for.

MSZ - Os apoios da C. M. Nelas aos clubes de futebol do concelho deram alguma polémica no verão passado. Quer explicar aos sócios e simpatizantes do GDR quais os critérios para auferir subsídios da C. M. Nelas?
A Mouraz- Os critérios para auferir dos subsídios da Câmara Municipal de Nelas são os mesmos utilizados à muitos anos. No inicio de cada época futebolística a Câmara atribui subsídios às equipas de futebol do concelho, assim como em determinada altura do ano faz o mesmo em relação a outras instituições e colectividades, tais como Associações carnavalescas, Ranchos Folclóricos, etc.

MSZ - Sabemos que os próximos tempos não irão ser fáceis. Como pensa gerir financeiramente o clube?
A Mouraz- Nos tempos em que estamos nada é fácil, e este clube tal, como outros, e outras associações, esperam cada vez tempos mais difíceis. Espero geri-lo financeiramente tal como o fiz sempre que estive á frente dos destinos do clube, com muito rigor financeiro, tendo como lema “não gastar mais do que aquilo que realmente podemos gastar”

MSZ - Qual o peso do futebol sénior no total anual dos gastos do clube?
A Mouraz- No patamar onde nos encontramos no futebol distrital o GDR Canas de Senhorim deve ser dos poucos clubes que menos gasta com o Futebol Sénior. Sem dúvida que o Futebol Sénior dentro do orçamento do clube é o que mais gasta, mas em contrapartida também é o que gere mais receitas aos cofres do clube, e é aquele em que os sócios mais exigem a nível de resultados a todas as direcções que por aqui passam.
Ponto 2 – Sócios
MSZ - Qual o nº de sócios actual? O nº tem conhecido oscilações?
A Mouraz- O número de sócios é actualmente de 360, não tendo sofrido grandes oscilações. As pequenas oscilações prendem-se apenas com o falecimento de alguns, que serão sempre sócios no pensamento do Desportivo, e outros, porque não se identificam com alguém que está no clube, e para esses o mais fácil é deixarem de o ser. Com mentalidades destas este clube não pode alcançar patamares que alguns sócios exigem.

MSZ - Qual o peso (percentual) das quotizações para o orçamento do clube?
A Mouraz- O peso percentual das quotizações é muito baixa no orçamento do clube, ronda talvez os 10% desse mesmo orçamento, o que não invalida que essa percentagem não seja muito benéfica e importante para quem está a gerir o clube.

MSZ - O que tem sido feito para aumentar o numero de sócios?
A Mouraz- Têm sido feitas algumas iniciativas para aumentar o número de sócios, uma delas na época passada em que apresentámos aos associados a oferta de um livre transito para toda a época futebolística a quem trouxesse três novos sócios para o clube. Não fomos correspondidos em tal iniciativa, e tenho a lamentar que os amigos do clube nem sequer um novo sócio trouxeram. Parte dos sócios exigem o melhor a quem está á frente do clube, mas infelizmente nestas iniciativas eles não estão cá.
Ponto 3 -Estabilidade Directiva
MSZ - Esta direcção tem tido um inegável sucesso à frente dos destinos do GDR. Qual o segredo para contas sãs e sucesso desportivo?
A Mouraz- Sem dúvida que esta direcção a que presido há cerca de 5 anos, embora com pequenos ajustes a nível directivo, tem tido o seu sucesso. Aproveito aqui para lembrar aos sócios e amigos do clube que para a época de 2004/05 não havia quem pegasse no clube estando por esse motivo a atravessar uma crise directiva até finais de Agosto. Fui eu juntamente com o Sr. José Lima, já em inícios de Setembro, que resolvemos não deixar que o clube fechasse as portas e convidámos um grupo de pessoas que amavelmente não nos disseram que não. Com uma equipa construída há última da hora ainda nos classificámos em 4º lugar no escalão sénior da 2ª Divisão.
A época seguinte, 2005/06, já foi melhor e aí atingimos o 2º lugar, o que nos daria o acesso a disputar um lugar na Divisão de Honra com o 2º classificado da Zona Norte. Fomos os vencedores desse disputa mas infelizmente nesse ano não deu para ascendermos á Divisão de Honra.
Na época de 2006/07, aí sim, apostámos fortemente na subida de Divisão, o que com o esforço de todos fomos bem sucedidos, tendo inclusive sido Campeões Distritais na referida prova e alcançado a final da Taça Sócio de Mérito, o que nos permitiu pela 1ª vez na historia do clube estarmos na Taça de Portugal na época seguinte.
Época de 2007/08, presença na Divisão de Honra, aliás a divisão em que toda a direcção pensa ser o lugar certo para os pergaminhos deste clube. Um honroso 5º Lugar logo no ano de estreia.
2008/09, na época que está a decorrer, a nossa ambição passa por manter a classificação da época anterior (5º lugar), ou se possível fazer um pouco melhor.
Quero reafirmar, com tudo aquilo que disse, que o sucesso do GDR Canas de Senhorim nestas últimas épocas se deve ao bom trabalho desenvolvido pela actual direcção e seus colaboradores. Sobre as contas do clube, da minha parte e da parte dos meus colaboradores, todos somos da opinião de seguir o lema já descrito: “não gastar mais do que aquilo que realmente podemos gastar”.

MSZ – A recente remodelação, com a entrada de novos elementos veio dar mais dinamismo a esta direcção?
A Mouraz- Sem dúvida que com pequenos ajustes e a entrada de novos elementos houve outro dinamismo. Não quero com isto dizer que aqueles que hoje já não se encontram não foram úteis ao clube, pelo contrário, mas devido aos seus afazeres pessoais tiveram que infelizmente abandonar . Com os que estão e com aqueles que partiram eu apostaria novamente em tais pessoas para uma recandidatura. Aproveito para dizer o meu muito obrigado àqueles que comigo trabalharam e para os que actualmente fazem parte da minha equipa.
Ponto 4 -Equipas de Futebol
MSZ - Como tem decorrido esta época futebolística a nível de seniores?
A Mouraz- A época futebolística a nível sénior tem decorrido dentro daquilo que foi programado no inicio da época. Como atrás foi referido, os nossos objectivos passam por atingirmos uma classificação igual á da época transacta e se possível melhora-la.

MSZ - Está á vista de todos a excelente melhoria das equipas mais jovens. Podemos concluir que esta política de ter camadas jovens é benéfica ou se pelo contrario se torna um “fardo” financeiro para o clube!
A Mouraz- Sem dúvida que tem havido uma excelente melhoria das equipas mais jovens. Essa melhoria deve-se ao trabalho desenvolvido pelos técnicos ao longo destas últimas épocas. Aproveito para agradecer publicamente a esses técnicos o magnifico trabalho que têm desenvolvido em prol do GDR Canas de Senhorim. Sem dúvida que é muito benéfico ter camadas de formação nos clubes. Não é “fardo” nenhum, pelo contrário, é uma semente a colher pelo clube num futuro próximo.

MSZ - O GDR tem estrutura (financeira) para uma 3ª divisão nacional?
A Mouraz- O GDR Canas de Senhorim tem estruturas capazes de enfrentar uma 3ª Divisão Nacional, tal como alguns clubes que hoje lá militam. O GDR Canas de Senhorim, hoje, tem condições de trabalho de fazer inveja a alguns clubes da Divisão de Honra e até a alguns da 3ª Divisão nacional. O que falta realmente neste clube para atingir esses objectivos e esses patamares é mais apoio das “gentes desta terra”. No dia em que os canenses forem unidos em torno do clube da sua terra, sem dúvida que teremos capacidades para enfrentar esse desafio.
Ponto 5 - Modalidades
MSZ - Vê com bons olhos o GDR ter equipas em modalidades que não o futebol (se um grupo de sócios a isso se disponibilizasse)?
A Mouraz- O GDR Canas de Senhorim tinha o dever de ter outras modalidades que não só o futebol, assim as pessoas se disponibilizassem junto das direcções, dispostas a colaborar. Temos uma pista no nosso estádio que é uma das poucas do nosso distrito sem utilidade. Daqui faço um apelo aos amantes do atletismo, que venham junto da direcção e se disponibilizem a avançar com esta modalidade. Aproveito ainda para colocar esta pista à disposição das nossas escolas para que esta tenha utilidade e que seja útil aos nossos jovens.

MSZ - Já teve propostas nesse sentido?
A Mouraz- Já tivemos uma proposta na época passada, para que fosse possível o ciclismo estar representado no clube. Foi uma óptima ideia, tendo esta direcção levado à Assembleia Geral tal proposta para que esta modalidade fosse criada. Foi criada mas acabou logo á nascença.
Ponto 6 - Infra-estruturas
MSZ - Para a sua actividade o GDR tem alguma reivindicação quanto a infra-estruturas?
A Mouraz- A reivindicação que o GDR Canas de Senhorim tem feito junto das entidades competentes, além do campo de futebol pelado, tem a ver com a obra a fazer na parte da bancada coberta do Complexo desportivo. Aí esperamos num futuro próximo a construção de uma sede digna para os associados e criar condições de trabalho para as direcções e departamentos de futebol, e outros que possam futuramente fazer parte do clube.

MSZ - Para quando uma sede condigna para o desportivo? Acha possível edificá-la no complexo desportivo?
A Mouraz- A sede terá que ser nesta área a que me acabo de referir na pergunta anterior.
Para quando?
Quando as entidades competentes assim o entendam. Para uma obra desta envergadura, o clube não tem capacidades financeiras, e se não houver ajuda exterior de alguém, esse sonho não é possível de ser concretizado. Como confio nas pessoas, acredito que o sonho se torne realidade dentro de um futuro a médio prazo.
Ponto 7 – Outros
MSZ - 75 Anos são uma bonita idade. Que sente um Presidente ao olhar para o “seu” clube com esta idade?
A Mouraz- Sinto-me orgulhoso por todas as pessoas que deram o seu esforço e suor ao longo destes 75 anos em prol do GDR Canas de Senhorim. Aproveito para endereçar um convite a todos os amigos do “Desportivo” a estarem presentes no jantar de aniversário deste nosso querido clube que se realiza no próximo dia 30 de Janeiro.

MSZ - Costuma consultar o Município SportZone ou o Canas Online?
A Mouraz- Sempre que posso dou uma “espreitadela” ao Municipio Sport Zone e ao Canas Online.

MSZ - Acha possível estreitar os laços com estas plataformas virtuais com o intuito de divulgar ao público o dia-a-dia do desportivo?
A Mouraz- Enquanto presidente deste clube e sempre que pretenderem estarei disponível a dar a minha colaboração.
Aproveito para desejar a todos os amigos do GDR Canas de Senhorim um bom ano de 2009 e que, na medida do possível, continuem a apoiar este clube que bem merece e precisa da ajuda de todos para se manter dignamente no lugar que merece no desporto português.
Eduardo A Mouraz Alexandre

3 comentários:

MANUEL HENRIQUES disse...

A direcção do Desportivo trabalha muito, bem, e inspira confiança.

Como associado ficaria extremamente satisfeito se tivessemos modalidades amadoras com importância. Só que isto, como diz o Adelino Mouraz Alexandre depende mais dos associados do que da direcção.

A 3ª Divisão seria também um sonho bonito (se feito sem loucuras).

Cumprimentos e Viva o Desportivo

Taj Chan Ackh disse...

quem la esteve nestes ultimos anos, sabe bem quem é a pessoa q se esconde dentro da mascara.!

®efeneto disse...

Uma entrevista com alguns recados para dentro do clube. Uma situação financeira controlada ao pormenor de fazer inveja a muitos clubes, basta olhar para o lado. Rigor, orientação e entreajuda tem sido a força motriz desta direcção, quer se goste quer não. Na minha opinião pessoal é melhor não agradarmos e não devermos nada a ninguém, do que sermos adorados e estarem a bater-nos á porta. Nos tempos que correm não é fácil gerir um clube nos patamares onde o “Desportivo” se encontra. Força GDR e que os sócios acreditem neste clube e nesta direcção.