Canas OnLine

09/01/2009

Orçamentos

Há orçamentos para todos os gostos, todos os anos, sempre iguais, como mais ou menos barulho!...

Aquilo que se torna deveras transcendente é os meus caros amigos (os que se considerarem) andarem, parece, todos os anos a descobrirem a pólvora… Seca! Quando outros andam já nas bombas de hidrogénio…
Por mais contas que façam Canas de Senhorim será sempre uma rica galinha dos ovos de ouro do concelho de asnelas…
Como me quer parecer que Efeneto e Pombo Correio, ilustríssimos colaboradores deste Blogue, parecem ficar melindrados sempre que Cingab posta (a coberto de um anonimato), a minha missão torna-se mais difícil, por respeito a eles, mas…

Depois parece que olhar a nossa história (desportivo, rádios, jornais, carnavais e outras coisas mais) é como um penoso recordatório e uma eterna “pedra no sapato”… Claro que os Jogos de Futebol de Salão nos Bombeiros eram interessantes, claro que o loto, sacado pelo AMEF, era estonteante, claro que as faltas de respeito para com os árbitros e organizadores eram divertidas (excepto para eles)… Obviamente que antigamente é que haviam Pisões e Paneladas… Que fixe seria termos ainda a RAC e a MEGA… O Campo de Raposeira, a ENU e a CPFE… Vejo até longas horas de dissertações sobre quais dos MRCCS defendem Canas de Senhorim… Como era lindo termos um Rancho Folclórico Infantil…

Mas, onde estão as pessoas?... Não é mais fácil estar no café ou mesmo nos blogues a dissertar do que estar a fazer um carro alegórico no pavilhão do Rossio ou do Paço?

Querem que os vossos filhos pratiquem desporto em Canas, porque não fazem como aqueles bravos “mister’s” que treinam as escolinhas do GDR? Porque é que eu em vez de estar para aqui a escrever este post não estou a ajudar a fazer o jornal de Canas de Senhorim?

Quer-me parecer que gostamos muito de estar à espera dos outros e não temos obra para mostrar, algo que tenhamos feito sem esperar outra recompensa. Criticamos quem o faz, criticamos quem, estoicamente, tenta manter as associações, as cooperativas e entidades… Desconhecemos ainda assim que, não há muitas freguesias Vila em Portugal que têm três clubes Filiados na Federação Portuguesa de Futebol! Não nos lembramos que temos os Escuteiros mais reconhecidamente trabalhadores a nível nacional, dois hotéis (será 1,5?), um Carnaval 5 estrelas… Muitos tentam comercializá-lo, mas não dá!

Agora, para discutir orçamentos, execuções orçamentais e leis, teria de estar criado o concelho de Canas de Senhorim… Fora isso vamos “mamando” à vez com a certeza que casa onde não há pão, todos choram e ninguém tem razão!...

PS.: Caso este post cause algum eriçamento ao @efeneto e ao @pombo correio é só dizer, eu tento torná-lo mais cultural!... LOL :P

18 comentários:

PortugaSuave disse...

Ok, concordo consigo Cingab, mas mesmo assim gostava de saber o que vamos e não vamos "mamando".
Cumprim.

manuel disse...

Não é bem o que Canas vai "mamando", mas quem o vai fazendo...e aí não há mesmo orçamento que resista. O menor rigor apenas surge no papel e mesmo aí o resultado é quase sempre manipulado conforme as vontades e necessidades.
A conhecerem-se esses valores e os que mais, por direito, Canas terá, porque não se informa o comum Canense? Porque na hora de mostrar a verdade dos factos se baralham as contas e desviam atenções?
Alguém sabe qual é o património mobiliário e imobiliário de Canas de Senhorim? Alguém já inventariou desse património?
Seria interessante conhecermos tal "riqueza", ou talvez não!

Manuel Vieira

Unknown disse...

Parece-me acertado aquilo que o Cingab disse no post.

Não vale a pena "gastar" todo o tempo em qualificar e quantificar os saudosismos. Não vale a pena dizermos que o antigamente é que foi bom e agora não é.

O associativismo em Canas (em particular) está subsídio-dependente...

Pombo correio disse...

@Cingas

Se se refere ao comentário que deixei no seu post
"As idiossincrasias", julgo que fez uma má interpretação do que escrevi.

1º nunca me derigi ao amigo Cingas para deixar de postar politica!

2º O meu comentário tinha um destinatário, tanto é que voltei a coloca-lo recentemente no post: "Lei de execução orçamental 2009", em que o destinatário era o mesmo! (há, este poste foi colocado pelo amigo Portuga)

3º Gosto de saber como anda a politica pela minha terra, o que não quer dizer que me deixe levar por charmes ou politiquice caseiras ou ilusões!
Já "comeram muito do meu suor", à pala de causas, que afinal eu acreditava nelas e cheguei á conclusão que andava iludido!

Já agora, também fiquei com a pulga atrás da orelha com a história da "mama", desenvolva!!!

Quanto ao eriçamento...
Deixo para outra altura!

Aquele abraço

miau disse...

Basicamente, num único post, foi possível finalmente, iluminar os críticos, sim porque somos uma terra recheada de críticos...
Quando nos devíamos questionar sobre o que realmente fazemos para melhorar o que pensamos estar incorrecto? Em que trabalhamos activamente para a melhoria da nossa tão amada terra??

Ter boas lembranças do que se fez, do que existia em canas é importante, mas de nada serve viver da história passada...

Pois é, o pão falta, sim senhor, e se falta porque não arregaçar as mangas?!

Enquanto isso, vamos mamando o que nos cai, e já caiu bastante menos!!!

viriato disse...

@cingb, a sua forma de estar nesta terra enquadra-se perfeitamente na critica que faz.

Cps.

Pombo correio disse...

Amigo @Cingas!

Há coisas que não me escorregam bem! Custam-me engolir, digerir e...

Em relação a esta sua frase:
"obra para mostrar, algo que tenhamos feito sem esperar outra recompensa. Criticamos quem o faz, criticamos quem, estoicamente, tenta manter as associações, as cooperativas e entidades…"

Ora, que estoicamente tenta manter as assoc. ,coop. , e ent.

Tiro o chapéu a todos aqueles que o fazem, sem e repito, sem virem para a praça publica colher os louros do trabalho de uma equipa, sem se pavonearem, sem se auto promoverem, sem mais tarde tirar dividendos políticos e empregos vulgo TACHOS, e como não me quero alongar, nem começar a chamar os "bois" pelos nomes, que parece que é aquilo que certas pessoas querem, se o amigo Cingas (uma vez que o conheço muito bem) quiser que lhe explique melhor e lhe conte os factos que me levam a tais comentários, entre em contacto comigo através de mail, talvez inverta um pouco a sua opinião!
Fico a aguardar pelo seu contacto!
Até lá.

ps. Fique sabendo que não tenho nada contra a sua pessoa!

luissilva disse...

Parabéns pelo que escreveu.
É muito mais fácil escrever/falar do que fazer.
Nenhuma terra (ou projecto) pode viver eternamente do seu passado!

Cingab disse...

@viriato,

sigo-o com atenção!...

Cingab disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cingab disse...

@pombo correio

Claro que isso há e haverá sempre... trabalhar para tachos, empregos, poder, dinheiro... Há que venda a mulher a mão e a sogra...
Também, como diz o @falancio o associativismo está muito dependente... de tudo e de todos!

Mas também há muita gente boa, 5 estrelas nas associações de Canas... Como também as haverá que vão aparecendo agora nas eleições há espera de algo... Bem, se calhar eles é que estão certos!...

jfernandes disse...

@Cingab,

Confesso que aprecio a forma inteligente como “posta” e sou leitor assíduo e atento.
O título “orçamentos” apenas serve de pretexto para tentar chegar a outro fim que não consigo atingir (naturalmente será um problema meu). Pois, efectivamente falar de orçamentos é “chover no molhado”…
Mas por favor, não veja o recordar a nossa história como um “penoso recordatório”, veja antes como uma fonte inspiradora a ser aproveitada por alguém. Penoso é assistirmos à politização das associações, à utilização das associações para promoções políticas. Estas sim serão as razões que afastam as pessoas.
Não há dúvida que aqueles que ainda hoje e por carolice continuam a dar o que podem e o que não podem, são pessoas extraordinárias. E, peço desculpa, mas ainda não vi aqui nenhuma crítica a ninguém em particular. Agora, certo é de que as pessoas com mais potencial estão afastadas por consequência das políticas separatistas.
Recordar é viver! E, dos fracos não reza a história!

Que mal tem recordar factos/acontecimentos marcantes da nossa história?

Recordar as Rádios, Grandes Equipas do Desportivo, Carnavais, Futebol Salão, Maratonas de Dança, Concursos (lembram-se do 10+7), Sexta-Feira nem que chova, Festas da Vila, etc…

Isto é que temos que fazer chegar aos nossos jovens, para que as gerações vindouras não se escondam atrás de teclados de pc, de consolas de jogos, de cigarradas nos cafés, de ecstasy e de outras porcarias…

®efeneto disse...

Estou eriçado porque tive que me levantar ás 6 da manha com 0 graus, porque a camioneta saia ás 7 horas para irmos jogar com os Iniciados (coitados dos miúdos) a Viseu, onde podia ter ficado na caminha quentinha junto da “patroa”. Já ontem fiquei eriçado porque tive que almoçar ás 11 horas da manha, hora a que muito boa gente toma o pequeno almoço, porque a camioneta saia ao meio dia para ir com os Infantis jogar a Arranhados. Para a semana mais eriçado vou ficar pois de certo vou ter que me levantar cedo para ir com os Escolas a qualquer lado. Mas fica a recompensa de que nas viagens não se fala em eleições mas nas garinas que os miúdos andam atrás, pasme-se que até os “escolinhas” já namoram, não falamos em orçamentos ou candidatos mas em contrapartida ouvimos com agrado as peripécias do “veterano treinador” João Marques. Ou os golos do, na altura chamado “abono de família”, Nuno “Peliche”. E as fintas que o Paulo Dias fazia aos “gajos” que até ficavam com os olhos trocados. É mesmo de ficarmos eriçados.
Prontos. Por certo irão comentar; mas o homem está doido, este post não se refere a nada disto, o homem percebeu mal. O homem não entendeu a mensagem que este, belíssimo como sempre, post quis e quer transmitir. É verdade. Então estamos empatados porque quando eu apoiei o comentário do @pombocorreio, também fomos mal interpretados. Mas já diz o velho ditado agora adaptado: Quem se eriça por gosto não cansa.

Ana Mafalda disse...

@Cingab e as mães???
Faz favor uma ovação às mães!!!

Quem prepara atempadamente a roupa dos treinos??? Duas vezes por semana sem falhas??? Quem tem sempre o fato de treino e equipamaento de aquecimento prontos para os jogos ... quem verifica e põe as chuteiras (dos jogos e as dos treinos) a secar???
E quando toda esta logistica é x2???
Mais o equipamento para as aulas de Educação Física ( 2x por semana) e natação outras 2x por semana????? X 2 , consoante a prôle!!!!!!!!!!!!!!
Fora os jogos combinados entre eles na escola ou no campo da Junta à 4ª e 6ª à tarde e baralham a organização vigente!!

Ufa!!!!!!!!!!!!!!

Quem prepara os lanches especiais para depois dos jogos e à vez, correndo todas as progenitoras???

Bravos mister, adjuntos e dirigentes, sem dúvida e aquela parte do staff (mão-de-obra invisível) que permite que tudo aconteça????

E não dispôr de um fim-de-semana para um programa diferente ???? Senão aqueles onde não há jogos nem outas competições????
E assistir a todos os jogos para puxar pela equipa, fora ou em casa!!!!

Um grande bem haja às Mães dos atletas do GDR das camadas jovens!!

A César o que é de César!

Caxuxita disse...

Mafalda,

Obrigado por se lembrar de nós Mães que estamos sempre presentes quer os jogos sejam em casa ou fora para apoiarmos...
Que preparamos tudo desde roupas,chuteiras equipamentos, que servimos de enfermeiras em casa quando eles se esmurram nos jogos etc etc...

Que vivemos a alegria deles quando o jogo corre bem mas que também vivemos e ouvimos os desabafos e tristezas quando o jogo não corre bem...

Que nem ao sábado podemos ficar a dormir mais um pouco porque há que levantar cedo para os ir levar e depois acompanharmos para o jogo quer faça sol ou chuva...

Mas posso dizer que faço isso tudo de bom agrado que deixo de ir de fim de semana ver a família por isso mas que vale a pena pela alegria e gosto e pelo amor a camisola que as camadas jovens têm por este GDR...

Dá gosto vê-los jogar da gosto ver o orgulho deles no símbolo que tem na camisola pelo o qual eles se esforçam para o elevarem

Mas tudo isto tem o trabalho dos Misters esse estão de parabéns que esses fazem tudo isso por uma grande Paixão pois podiam estar em casa descansados a lareira sem frio sem chuva sem chatices ...
mas não estão presentes a ensinar estes "putos" a serem Homens a respeitarem as diferenças , a serem responsáveis, a serem educados e a faze-los despostistas...

A eles o meu agradecimento...

Unknown disse...

A Cesar o que é de Cesar...
e porque não, às camadas jovens o direito ao subsídio.


Estas sim de interesse público, estas sim instituições públicas que garantem a continuidade da educação e da formação dos nossos filhos.

Porquê canalizarem o subsídio público, que deveria ser rubricado para formação, para pagto de ordenados a profissionais e semi-profissionais, trabalhadores com termo e sem termo com ou sem recibos, nunca percebi muito bem, ...porquê?

Ana Mafalda disse...

@Helena, então eu não sei!?!?!?!?!

Não me ocorreram os serviços de enfermagem prestados, nem a moralização quando os resultados são desfavoráveis sobretudo devido a certas arbitragens, estes cachopos têm um sentido de justiça apuradíssimo ... boa dica, não é fácil, mas é liiiiiiiiiiiiiindo!

:)

Cingab disse...

Tem toda a razão... Mil desculpas a todas as mães