Canas OnLine

12/01/2009

Parabéns AHBV Canas de Senhorim

Retirei estas fotos do meu baú, para desta forma homenagear aqueles que, todos os dias continuam a defender o lema "VIDA POR VIDA". Estas fotos foram tiradas no maior desfile de Fanfarras feito no País no ano de 1993, onde os Bombeiros de Canas, foram considerada uma das melhores Fanfarras do desfile.

Em 1930, após um pavoroso incêndio, ocorrido na vila de Canas de Senhorim, um grupo de cidadãos iniciou os contactos oficiais que iriam levar a criação de uma Associação de Bombeiros Voluntários nesta Vila Beirã.
A data oficial da sua criação foi o dia 12 de Janeiro de 1931, sendo dessa data os seus primeiros estatutos, aprovados pelo Governo Civil de Viseu.

Carro de combate a incêndio antigo a desfilar

Fanfarra dos Bombeiros de Canas, a descer do Marquês de Pombal, em plena Avenida da Liberdade para a Praça do Comércio

Foto de família num jardim junto ao Marquês de Pombal

11 comentários:

PortugaSuave disse...

Muito oportuno PC.
Parabéns aos BVCS e a todos os associados.

Ana Mafalda disse...

@Pombo correio, mais um apontamento francamente positivo de Canas ... uma merecida e justa homenagem aos bombeiros!

Votos de um grandioso FUTURO!

®efeneto disse...

Fez-me lembrar a minha avenida, o meu quiosque, a minha infancia pois eu morava em frente desse quiosque "tivoli". Mais uma "reliquia" que fica sempre bem neste espaço. Ou será que não!Abraço a quem faz o "vida por vida".

Alexandre disse...

:)

Caxuxita disse...

Pombo Correio boa Homenagem aos Bombeiros...

Acho que por cá por casa também existe uma foto dessas...

E também sei que nessa altura saiu uma Noticia num Jornal diário a chamara a Fanfarra de Canas por Fanfarra da Fita Cola.
Lembra-se? :)

Cingab disse...

então parabéns ao bombeiral :P

Pombo correio disse...

@Helena

Fanfarra da fita cola???????

Recorda-me foi ao passar, salvo erro na Rua do Ouro, e os alarmes das ourivesarias e bancos começarem a tocar, tal eram as vibrações feitas quando a nossa fanfarra passou!!!

Caxuxita disse...

Pombo Correio,

Dos alarmes tocarem não sei...Isso eu não sei , pois eu não ia lá...


Mas quanto a fanfarra da Fita cola saiu essa noticia num jornal diário que penso que ate foi no Correio da Manhã porque diziam que os bombos iam todos colados com fita cola...:)
E quem me disse foi alguém que ia la e que também tem tenho em casa essas fotos... :)

Pombo correio disse...

@Helena

Bom, fomos lá vários anos! Poderia não ter sido neste ano.

Uma coisa lhe garanto, no primeiro ano, ficamos impressionados, ao ver-mos Fanfarras magnificas, como a de Guimarães, a da Lousã, Albufeira e tantas outras que nos deixavam extasiados! E a largura da Avenida? E parar em frente há tribuna e fazer-mos uma pequena demonstração e prosseguir-mos o desfile debaixo de uma enorme ovação! Era tudo em grande, Até nós!!!

Caxuxita disse...

Pombo Correio

Podias poderia não ter sido nesses ano...

Eu não fui , mas tenho cá em casa alguém que foi e penso que foi sempre que a fanfarra teve saídas... :)

Por isso a informação que dei foi o que me disseram... :)

Tanto que a pessoa esta na foto:)

Unknown disse...

78 ANOS DEPOIS ...

Hoje é dia de comemorar o click que em 12 de Janeiro de 1931 abriu as portas à solidariedade em Canas de Senhorim.

Em 12 de Janeiro de 1931, como é que seriam os meios humanos, o equipamento e que apoio é que existia?

78 anos depois …

Em 12 de Janeiro de 2009
Que meios humanos, equipamento e que apoio é que existem?

As diferenças são enormes, com certeza.
O mundo evoluiu, os números passaram a ser astronómicos e eram impensáveis em 1931.

A contrariar essas grandes diferenças há um factor que continua a ser comum: é a solidariedade.

Este termo mágico continua a mover os soldados da paz sempre que são chamados a salvar vidas humanas e os haveres de cada um.

Em 1931 os nossos soldados da paz, apesar de todas as limitações, já eram solidários.
Hoje, os homens do mundo, com todo o potencial tecnológico que têm disponível, se não forem solidários, não estão ao mesmo nível dos homens de 1931.

Este factor comum aos soldados da paz de 1931 e aos de 2009 deverá ser exemplo para as próximas gerações.

Num mundo, que é cada vez mais materialista, os soldados da paz continuam a combater essa tendência, pondo muitas das vezes a sua própria vida em risco.

Estes sim, são realmente Homens, que tantas vezes abdicam daquilo que mais amam, das suas famílias, dos seus amigos e de todos os prazeres que a vida pode oferecer.

O maior prazer para os soldados da paz, é dar corpo e alma, lutando pela vida humana, esquecendo-se por vezes da própria vida, pois nos seus ilustres peitos cresce o amor à pátria.

Para mim os soldados da paz são lutadores, firmes, corajosos, verdadeiros heróis que já se tornaram transcendentes ao longo da nossa história.
Bem hajam soldados da paz.
Até sempre